RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 23, 2024 3:33 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 11:18 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Jan 04, 2013 7:35 pm
Mensagens: 12
Localização: Alto Piquiri- PR
Olá amigos!

Estou com uma duvida em relação a esse combo:

-Uso um motor brushed que veio com automodelo 1/10 Himoto ZmotoZ3.
Esse motor só consegue alcançar a velocidade de 40km/h Max com bateria totalmente carregada(7,2 NI..) e com velocidade de curso que se consegue brincar realmente é de 30km/h, o conjunto não consegue empurrar mais que isso.
Ao buscar pelas informações do motor que uso não consegui praticamente nada.


Com o que pesquisei na internet deduzi que o RPM max que o motor alcança é de 16000 RPM, mas outras informações dizem que o RPM max é de 9000 RPM.

Com esses dados fiz uma conta simples: 4.370KV x 11,1(voltagem 3s), compensando um pouco: 4.000kv x 10= 40.000 RPM MAX

16.000 (RPM máximo do motor atual) = 30km/h
40.000 (PRM máximo do motor brushless com 3s) = X km/h
x=75km/h(velocidade máxima nominal)

Mas, se trocarmos o 16.000 RPM max do motor brushed por 9.000 da outra informação teremos: x= 133 km/h(vel. max nominal)

Diminuindo um pouco a nominal para ter um resultado mais real: x1=75km/h -10% =67,5 km/h ; ou x2=133km/h - 10% = 119,7, mas ainda sim é alto então 100km/h.

Sei que terei que fazer alterações na corroa, pinhão diferencial,... e no restante do conjunto para que suporte o motor mais potente, para que esse não destrua meu carro.

Se meu raciocínio exposto acima estiver errado, por favor me ajudem também.

Peço também que se alguém tiver alguma informação do motor brushed que vem no automodelo himoto zmoto z3 que me ajude

Gostaria de saber se com esse combo conseguiria levar meu automodelo a faixa dos 80km/h com uma lipo 3s de 5000mAh. Com uma corroa e pinhão do mesmo tamanho? Caso não, qual seria o motor ideal para isso.?

O meu problema é que com as informações que tenho a margem de erro é muito alta(133km/h até 67,...km/h).

Desculpe o texto longo, e desde já muito obrigado!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 11:58 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Já tive um igual, e na caixa vem escrito:
Motor Brushed RC540 20.000RPM at 7.2V,
e velocidade máxima de 28km/h...
E 80km/h é muita coisa, com um combo Ezrun 9T e 2S vc consegue
colocar aí uns 60km/h, e é mais que suficiente, assim você não força a estrutura do carrinho,
nem aquece motor/esc...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 1:19 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Outra coisa. Motores Brushed 380 ou 540/550 não aguentam 3s. O ideal é você colocar uma bateria de Lipo de 2s que caiba no seu auto e comprar um carregador especifico pra Lipo. Depois parte pra um Brushless!

Se pegar um Combo Brushless Ezrun 60A com motor 10T 3900kv, de 2s seu himoto vai voar. Mas tenho certeza que coroa e pinhão não vão aguentar. Um amigo meu fez o mesmo e o dele não aguentou! Apenas coroa e pinhão moeram! esse carrinho é bem valente!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 1:42 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
Amigo acho que um motor brushless 12t e um esc 60a seria o ideal pra vc
Aumentaria a velocidade pra algo em torno de 50/60kmh sem forçar demais o conjunto

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 3:24 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Felipenotdead escreveu:
Outra coisa. Motores Brushed 380 ou 540/550 não aguentam 3s. O ideal é você colocar uma bateria de Lipo de 2s que caiba no seu auto e comprar um carregador especifico pra Lipo. Depois parte pra um Brushless!

Se pegar um Combo Brushless Ezrun 60A com motor 10T 3900kv, de 2s seu himoto vai voar. Mas tenho certeza que coroa e pinhão não vão aguentar. Um amigo meu fez o mesmo e o dele não aguentou! Apenas coroa e pinhão moeram! esse carrinho é bem valente!


A coroa e pinhão realmente não aguentam 2 minutos, algumas versões mais recentes já vem com coroa e pinhão em aço, não sei se é o caso dele... mas se não vier, na helipal vende baratinho...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 3:24 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Felipenotdead escreveu:
Outra coisa. Motores Brushed 380 ou 540/550 não aguentam 3s. O ideal é você colocar uma bateria de Lipo de 2s que caiba no seu auto e comprar um carregador especifico pra Lipo. Depois parte pra um Brushless!

Se pegar um Combo Brushless Ezrun 60A com motor 10T 3900kv, de 2s seu himoto vai voar. Mas tenho certeza que coroa e pinhão não vão aguentar. Um amigo meu fez o mesmo e o dele não aguentou! Apenas coroa e pinhão moeram! esse carrinho é bem valente!


A coroa e pinhão realmente não aguentam 2 minutos, algumas versões mais recentes já vem com coroa e pinhão em aço, não sei se é o caso dele... mas se não vier, na helipal vende baratinho...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 5:38 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Jan 04, 2013 7:35 pm
Mensagens: 12
Localização: Alto Piquiri- PR
olá gente! obrigado pelas dicas!

Sobre a resposta do amigo a respeito de motores 380 e 540 não suportarem 3s. Não sei se essa informação é verídica. Vi muita coisa afirmando que esse motor suporta 3s, anúncios, respostas de perguntas,..., claro, existem motores que suportam somente 2s. Agora se estava se referindo a durabilidade então creio que esteja certo, afinal, "nenhuma" maquina que funciona com 100% da capacidade ira ter durabilidade.
-Por favor, se estiver errado sobre meu pensamento me avise, muito obrigado por alertar sobre isso.

Sei que terei que trocar as peças como coroa e pinhão,..., e já estou correndo atrás disso. Muito obrigado pelo aviso.

Tenho conhecimento que 60km/h estão ótimos para um automodelo desse nível, mas gostaria que meu automodelo desenvolvesse 80km/h sem perder muito torque. Se pudessem me ajudar a escolhe um motor para esse fim ficaria sobremodo grato! Outra pergunta: Qual o top speed dos automodelos elétricos off que concorrem na categoria 1/10 brushless, é realmente a de 60km/h?

Obrigado pelas informações sobre o motor que vem com esse carro!

Muito obrigado a todos os que responderam, realmente estou muito grato!!!

Desculpem novamente pelo texto longo!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 5:53 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
O problema não é atingir 80kmh, é saber se o automodelo vai suportar entende?
Falei do 12t pra não forçar demais, além disso você corre um sério risco de destruir seu rc
Se quiser arriscar a destruir seu rc então coloque motores bem fortes e baterias 3s
Vai correr muito só não sei se aguenta

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 7:08 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Jan 04, 2013 7:35 pm
Mensagens: 12
Localização: Alto Piquiri- PR
Sim, eu entendi desde o inicio "fkot2006" . Agradeço muitíssimo pela preocupação! Acredito realmente que todos vocês estejam certos em suas exposições, o meu maior problema é minha "cisma" por velocidade e potencia quando o assunto é automodelo. Acredito que as respostas foram de grande ajuda, agora sei até onde o RC pode ir sem ter que muda-lo totalmente.

Estava realmente pensando desde o começo em mudar muita coisa no automodelo para que ele suportasse o upgrade: suspensão, diferencial, relação,..., mas vejo que "nem seria mais o mesmo automodelo", então creio que o melhor é ter um RC que dure muito tempo sem quebrar do que ter um super rápido que vive dando trabalho com manutenção.

Agradeço a todos pelas respostas! Vamos de 60km/h mesmo! :D

No futuro buscarei uns autos mais resistentes para maiores velocidades e potencia, sem que tenha que mexer neles a ponto de "perder as suas características".

Grato novamente!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 8:50 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
lucas-a.v escreveu:
Sim, eu entendi desde o inicio "fkot2006" . Agradeço muitíssimo pela preocupação! Acredito realmente que todos vocês estejam certos em suas exposições, o meu maior problema é minha "cisma" por velocidade e potencia quando o assunto é automodelo. Acredito que as respostas foram de grande ajuda, agora sei até onde o RC pode ir sem ter que muda-lo totalmente.

Estava realmente pensando desde o começo em mudar muita coisa no automodelo para que ele suportasse o upgrade: suspensão, diferencial, relação,..., mas vejo que "nem seria mais o mesmo automodelo", então creio que o melhor é ter um RC que dure muito tempo sem quebrar do que ter um super rápido que vive dando trabalho com manutenção.

Agradeço a todos pelas respostas! Vamos de 60km/h mesmo! :D

No futuro buscarei uns autos mais resistentes para maiores velocidades e potencia, sem que tenha que mexer neles a ponto de "perder as suas características".

Grato novamente!


60kmh é muito para automodelo, você vai ver com um 12t como ele vai correr

Mesmo os topo de linha que atingem 80, 90 ou 100 é difícil atingir isso tudo "de verdade" afinal não dá só pra dar final, não há reta que nunca acabe kkkk

Fique tranquilo que essa velocidade aparentemente baixa vai te deixar satisfeito e não estragar o carrinho

Boa sorte

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 07, 2014 9:32 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Ago 26, 2014 1:37 pm
Mensagens: 37
Localização: Farroupilha -RS
tenho um himoto zmotoz3... to afim de dar um up nele...
eu colocando um motor 4000 kv 8.5T sensorado será que vai bem? e que esc usar? valeu

_________________
Sakura Zero S - Trackstar 3.5t 9410kv - ESC X-Car 120a - B-Grade Hard Case 2S 5000mAh


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB