RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jun 28, 2013 9:24 am 
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Bom, tenho um himoto emxt-1 (truck monster) que queimou o motor latinha, provavelmente foi pq andei em terreno muito ingreme e muito acidentado(forcei bastante) com uma materia lipo 2S de 6000mha, fiquei 30minutos brincando sem parar, então acabou indo pro espaço e acabando com motor.

Então comprei um motor latinha da Tamyia black can tunned, e botei um pinhao 23T com a coroa padrao (64T), antes o pinhao padrao tinha 14T se eu nao me engano.

Entao fui fazer o teste, o carrinho ta voando, mas depois de poucas voltas no asfalto liso tava cheirando queimado o motor e tava mto quente, pq está correndo isso? relação ruim?

Obrigado

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MensagemEnviado: Sex Jun 28, 2013 9:54 am 
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diminui o pinhão ...

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MensagemEnviado: Sex Jun 28, 2013 10:56 am 
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Com certeza é por causa da relação, quanto mais longa mais o motor vai esquentar.
Tente diminuir o pinhão e como a sua brincadeira dura muiot tempo por conta da Lipo, coloque um bom cooler no motor...

[]´s

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MensagemEnviado: Sex Jun 28, 2013 11:09 am 
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Coelho escreveu:
Com certeza é por causa da relação, quanto mais longa mais o motor vai esquentar.
Tente diminuir o pinhão e como a sua brincadeira dura muiot tempo por conta da Lipo, coloque um bom cooler no motor...

[]´s



muito obrigado pelas respostas, logo vou trocar por motor brushless, esse motor eh temporario, vai ser realmente necessário um cooler?
aonde eu encontro cooler barato (pode ser fora do brasil)
Soldei um termometro digital na carcaça do motor para verificar a temperatura constantemente.

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MensagemEnviado: Sex Jun 28, 2013 2:49 pm 
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Poyta escreveu:
Coelho escreveu:
Com certeza é por causa da relação, quanto mais longa mais o motor vai esquentar.
Tente diminuir o pinhão e como a sua brincadeira dura muiot tempo por conta da Lipo, coloque um bom cooler no motor...

[]´s



muito obrigado pelas respostas, logo vou trocar por motor brushless, esse motor eh temporario, vai ser realmente necessário um cooler?
aonde eu encontro cooler barato (pode ser fora do brasil)
Soldei um termometro digital na carcaça do motor para verificar a temperatura constantemente.


Um brushless será um otimo up-grade, não tenha duvidas.
Se vc soldou um sensor fica facil de vc controlar a temperatura e não deixar subir alem dos 90°C, mas um cooler vai prolongar sua brincadeira com certeza... e ele tb pode ser útil no seu futuro brushless....
Deve ter a venda aqui no forum, mas vc encontra no e-bay, hobby King, etc... é um item bem comum...

[]´s

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MensagemEnviado: Seg Jul 01, 2013 12:37 pm 
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Aproveitando o topico.. O que pode ser.. antes tinha um motor original no meu Himoto EMXT-1 1:10.. Ai começaram os problemas.. troquei o ESC para 100a, coloquei bateria lipo 3s e um motor brushless de 10T..
Ai o motor começou a cheirar queimado.. Ai o radio começou a perder o alcançe e o carrinho voltou a cararejar (tipo.. hora anda, hora fica nos tranquinhos) ai peguei o motor antigo (original dele) e descobri que o problema original dele estava na solta do fio amaredo (fio do meio) a ponteira que é conectada no ESC estava com a solda ruim.. refiz a solda e o motor original voltou a funcionar e estou usando ele com o ESC de 100a e a bateria lipo de 3s e esse motor não esquenta tando... Porque o de 10T esquentou tanto a ponto de queimar, pois se coloco ele agora fica cacarejando e se tento acelerar cheira a queimado? É o motor que já veio ruim para mim ou falta de sorte ou mal uso mesmo? Tem como saber?


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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 10:03 am 
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Então, atualizando, troquei a relação para pinhao 18T, o motor é esse http://www.rcmart.com/tamiya-53068-rs54 ... h=1560_948 e a bateria eh lipo 6000mah 25C...andei bem devagar dentro de casa e motor ja ficou muito quente, o que é?

obs: tive que inverter os fios do motor pra ele andar pra frente quando eu aperto pra andar pra frente.

obrigado!!

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 10:06 am 
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Será que o pinhão não está apertado demais na coroa?

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:01 am 
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fkot2006 escreveu:
Será que o pinhão não está apertado demais na coroa?


eu verifiquei, fiz o teste da folha entre pinhao e coroa pra ver se furava ou rasgava, empurrei o carrinho com a mao pra saber se tava travando...mas parece estar tudo bem...

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:08 am 
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Será que entrou sujeira nos rolamentos e eles estão meio "presos", forçando o motor?

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:24 am 
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fkot2006 escreveu:
Será que entrou sujeira nos rolamentos e eles estão meio "presos", forçando o motor?


que rolamentos você está referenciando? do motor? não pq o motor é novo e nem andei e em terra ainda... se for os outros eu vou passar wd40 pra ver se ajuda um pouco, e tentar ver o que está preso... o que mais pode ser?

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:33 am 
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certa vez eu estava driftando e o motor começou a esquentar mais que o normal, vi que os rolamentos não estavam girando macio, e precisou dar uma manutenção
depois o motor começou a rodar mais frio
não é rolamento do motor, é das rodas do rc

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:49 am 
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fkot2006 escreveu:
certa vez eu estava driftando e o motor começou a esquentar mais que o normal, vi que os rolamentos não estavam girando macio, e precisou dar uma manutenção
depois o motor começou a rodar mais frio
não é rolamento do motor, é das rodas do rc


Muito obrigado, vou verificar todos rolamentos!

Estou ficando irritando e estudando pra comprar um combo, qual sugestão?

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... 1104518631

http://www.ebay.com/itm/program-card-SK ... 2a2df91bb6

http://www.ebay.com/itm/BEEMAN-60A-ESC- ... 2580078bfa


http://www.rcmart.com/speed-passion-rev ... =1100_1252


muitoo obrigado

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:52 am 
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tenho aqui muitos combos se quiser, a maioria na faixa dos 4000kv que alia potência com velocidade

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MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 11:53 am 
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Combo sensorado esquenta menos, por isso eu te indico

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