RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 11:46 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 8:29 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Dom Mar 24, 2013 4:35 pm
Mensagens: 59
Localização: Xanxerê - SC
Dae galera blz!?

Seguinte to com um probleminha aqui, comprei este motor abaixo,
e eu necessito inverter o lado que ele gira, se eu ligar os polos invertidos
vai danificar alguma coisa?
Imagem

combo motor e esc + pinhão 30T para automodelo 1/10 produto novo

Max. Amperagem - 30A
Max. Voltagem - 11.1v
Peso - 170g
Diâmetro Eixo - 3.175mm
Diâmetro motor - 36mm
Comprimento motor - 50mm

E se for entrar na configuração do controle remoto para inverter a rotação do motor,
meu controle e este abaixo.
Imagem

Porém não entendi bolhufas alguma de como configurar pelo controle...

Entenderam o que eu estou querendo?
se poderem me ajudar eu agradeço...
valeu e até mais..

_________________
Summit 1/10 - Combo Mamba Monster 2200kv + Trackstar 150A - É o demónio!




RC Elétrico - http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=42158


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 8:32 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Inverter o fio não tem problema algum, não queimaria nada, mas inverter no rádio não funciona?

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 8:47 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 24, 2013 10:37 pm
Mensagens: 837
Images: 4
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Em motor brushless e tenquilo, mas esse aí é brushed... É o mesmo esquema?

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk 4

_________________
SLASH 4X4 - OFNA Ultra LX2e - Huan Qi Land Cruise 1/18 - Summit 1/10 - HPI Trophy FLUX - HPI 5B SS - MUGEN MBX6TR - LOSI MINI 8IGHT - Rustler VXL
COMO POSTAR FOTOS NO FÓRUM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 9:05 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Pra inverter o Brushed também não tem problema nenhum não, é igual ao brushless...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 9:24 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mar 07, 2012 3:04 pm
Mensagens: 569
Images: 144
Localização: São Paulo - SP
João Victor escreveu:
Pra inverter o Brushed também não tem problema nenhum não, é igual ao brushless...


Geralmente motores brushless sem sensor (sensorless) funcionam nos dois sentidos de rotação, e dá pra inverter pela programação do ESC, ou então invertendo qualquer dois dos fios A-B-C.

Já os motores com sensor (sensored) giram somente no sentido anti-horário. Isso está relacionado ao avanço físico (endbell timing); se inverter qualquer das fases, ele deixa de trabalhar como sensored e o timing vai pro saco.

Não sou nenhuma sumidade, mas foi isso que aprendi (precisei saber pra usar na prática, inclusive!).

_________________
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 9:49 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
cardinal escreveu:
João Victor escreveu:
Pra inverter o Brushed também não tem problema nenhum não, é igual ao brushless...


Geralmente motores brushless sem sensor (sensorless) funcionam nos dois sentidos de rotação, e dá pra inverter pela programação do ESC, ou então invertendo qualquer dois dos fios A-B-C.

Já os motores com sensor (sensored) giram somente no sentido anti-horário. Isso está relacionado ao avanço físico (endbell timing); se inverter qualquer das fases, ele deixa de trabalhar como sensored e o timing vai pro saco.

Não sou nenhuma sumidade, mas foi isso que aprendi (precisei saber pra usar na prática, inclusive!).



Sim, eu já li sobre inverter os fios em motores com sensor também, e realmente em motores brushless com sensor não se deve inverter os fios, pois nesse caso pode ocorrer de o sensor queimar (quase certo de acontecer), eu não tenho certeza, mas acho que você pode até inverter, desde que o sensor esteja desligado... Mas em motores sensorless vc pode inverter qualquer fio, e quando o motor é escovado você pode inverter, sem restrições, já que não existe motor escovado com se,sor...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 11:31 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Dom Mar 24, 2013 4:35 pm
Mensagens: 59
Localização: Xanxerê - SC
Opa, gostei da galera ai pronta para ajudar, valeu mesmo!

Assim eu usei os fios invertidos e andei um pouco, e não aconteceu nada de diferente.
Mas e configurar pelo controle eu não consegui entender o que o manual explica,
o que na verdade seria melhor neh, já que inverter os fios eu só percebi que
se eu acelerar e frear ele da o ré de soco e não para pra depois dar o ré,
agora se eu ir para trás e acelerar, ele primeiro para aí tenho que soltar o
acelerador e depois acelerar novamente para ir marcha a frente.
Única coisa que ficou estranho, por isto seria melhor tentar
configurar no controle, mas nao consegui fazer isto...

_________________
Summit 1/10 - Combo Mamba Monster 2200kv + Trackstar 150A - É o demónio!




RC Elétrico - http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=42158


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 11:38 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Se ele dá ré direto, deixa o fio do motor normal mesmo,
e você inverte no rádio, é só inverter o canal 2,
no manual deve explicar como Channel 2 REV, ou algo assim...
Nessa página do manual que você postou, lá no canto superior direito tem uma imagem
com a interface do rádio onde está escrito na parte de baixo da imagem: MultiLed Display,
tem ali uma chavinha que você pode mover ela para baixo e para cima, para cima é NOR (Normal),
para baixo é REV (Reverso), tem duas chavinhas, a que você vai mudar é a de baixo (aceleração),
se estiver em REV muda para NOR, e vice versa...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 11:41 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 24, 2013 10:37 pm
Mensagens: 837
Images: 4
Localização: Rio de Janeiro/RJ
diego-drop escreveu:
Opa, gostei da galera ai pronta para ajudar, valeu mesmo!

Assim eu usei os fios invertidos e andei um pouco, e não aconteceu nada de diferente.
Mas e configurar pelo controle eu não consegui entender o que o manual explica,
o que na verdade seria melhor neh, já que inverter os fios eu só percebi que
se eu acelerar e frear ele da o ré de soco e não para pra depois dar o ré,
agora se eu ir para trás e acelerar, ele primeiro para aí tenho que soltar o
acelerador e depois acelerar novamente para ir marcha a frente.
Única coisa que ficou estranho, por isto seria melhor tentar
configurar no controle, mas nao consegui fazer isto...


No seu controle, na area identificada como "TH" (throtle, aceleração) tem uma chave de 2 posições, "NOR" e "REV" (normal e reverso). Após inverter os fios do motor, coloque essa chave em "REV".

_________________
SLASH 4X4 - OFNA Ultra LX2e - Huan Qi Land Cruise 1/18 - Summit 1/10 - HPI Trophy FLUX - HPI 5B SS - MUGEN MBX6TR - LOSI MINI 8IGHT - Rustler VXL
COMO POSTAR FOTOS NO FÓRUM


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 2:37 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Dom Mar 24, 2013 4:35 pm
Mensagens: 59
Localização: Xanxerê - SC
aí galera obrigado a todos que me ajudaram.

Consegui inverter pelo controle, ficou show de bola, só não consegui alterar o sistema do freio,
mas não da nada assim ficou muito bom...

Obrigado aí logo coloco uns videos do carrinho heheh
vlwww

_________________
Summit 1/10 - Combo Mamba Monster 2200kv + Trackstar 150A - É o demónio!




RC Elétrico - http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=42158


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 5:42 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 01, 2010 7:56 am
Mensagens: 1865
Images: 0
Localização: São Paulo - SP
Motor escovado é assim mesmo, se tiver com o carro na mão acelerar e freiar ele dá ré direto com um tranco, isso acontece devido a não ter carga (peso) sobre a transmissão, faz com o carro andando no chão q vc verá

_________________
Team Associated RC8T FT
Team Associated SC10 4x4 FT
HPI WR8 Flux Ken Block - GYNKHANA_FIVE
Tamiya TT01E - BMW M3 Sport EVO
Tamiya M-Chassis M05 - Mugen CR-X Pro


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 6:49 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Ter Mai 13, 2008 10:07 pm
Mensagens: 998
Localização: armação dos buzios - RJ
diego-drop escreveu:
aí galera obrigado a todos que me ajudaram.

Consegui inverter pelo controle, ficou show de bola, só não consegui alterar o sistema do freio,
mas não da nada assim ficou muito bom...

Obrigado aí logo coloco uns videos do carrinho heheh
vlwww


na verdade vc nao deveria inverter pelo controle nao, tinha so q inverter os fios do motor, pq se ele da re direto quando freia, ele ta usando os "fets" da re pra andar pra frente, e fazendo isso pode queimar a re do seu esc


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 6:49 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Ter Mai 13, 2008 10:07 pm
Mensagens: 998
Localização: armação dos buzios - RJ
diego-drop escreveu:
aí galera obrigado a todos que me ajudaram.

Consegui inverter pelo controle, ficou show de bola, só não consegui alterar o sistema do freio,
mas não da nada assim ficou muito bom...

Obrigado aí logo coloco uns videos do carrinho heheh
vlwww


duplicou


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 26, 2013 6:55 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Isso já estava acontecendo quando os fios do motor estavam invertidos...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Set 27, 2013 8:34 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Dom Mar 24, 2013 4:35 pm
Mensagens: 59
Localização: Xanxerê - SC
Projeto finalizado!

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=19&t=42794

_________________
Summit 1/10 - Combo Mamba Monster 2200kv + Trackstar 150A - É o demónio!




RC Elétrico - http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=42158


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB