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MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 6:03 pm 
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À muito tempo escuto: Fulano esse seu motor é sintered?... daí eu pergunto: vc sabe o que significa sintered???

Sinterização:

"A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmico, no qual a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base. Isto ocorre devido a um ou mais métodos chamados “mecanismos de transporte”: estes podem ser consecutivos ou concorrentes. Sua finalidade é obter uma peça sólida coerente.

Durante o processo ocorrem várias reações no estado sólido do elemento que são ativadas termicamente. Algumas podem ocorrer espontaneamente quando a base atinge uma temperatura determinada.

O fenomeno da sinterização, diz respeito às inúmeras teorias existentes, e pode ser explicado da seguinte maneira:

Adesão inicial das partículas metálicas, cujos pontos de contato aumentam com a temperatura sem que, nessa fase inicial, ocorra qualquer contração de volume e apenas com pequena influência na difusão superficial: à medida que aumenta a temperatura, ocorre um aumento da densidade, acompanhado de esferoização e progressivofechamento dos vazios; finalmente, mediante uma difusão nos contornos dos grãos, desaparecem os últimos vazios arredondados e isolados.

Na realidade, o processo de sinterização se baseia na ligação atômica entre a superfície de partículas vizinhas."

fonte: wikipédia

Abçs, Xmad

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MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 6:50 pm 
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E o que afeta? O que será que melhora?


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MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2008 7:54 pm 
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Fernando escreveu:
E o que afeta? O que será que melhora?


fala Fernando, como dito acima, com a sinterização, nós obtemos uma maior liga entre as partículas do neomidio obtendo uma peça(no caso o magneto do induzido) mais forte e resistente, inclusive à temperatura e as variações da mesma.

Resultado: temos um Motor mais estável e seguro em altas rotações, com aumento da eficiencia do motor em temperaturas mais elevadas e consequentemente maior durabilidade.

Abç
x-mad

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