RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 5:13 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 4:52 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
Olá pessoal, sou novo no fórum e entrei pois estou desenvolvendo um projeto e travei na parte de motorização. Na verdade não se trata de um automodelo, mas de um "teleférico" ou um tipo de carrinho que irá correr atrasvés de uma corda utilizando roldanas. Meu problema é que tenho que ir e voltar pela corda e por isso decidi usar um motor de automodelo e esc com reverso. Mas eu não conheço nada de motores de automodelos, meu carrinho vai pesar cerca de 1kg a 1,3kg completo com bateria e tudo e eu gostaria de atingir cerca de 60km/h de máxima com ele, se possível um pouquinho mais até. Qual motor e esc serviria pro meu projeto? Quanto a denominação dos motores, o que elas representam??? Preciso muito terminar esse projeto e só me falta definir essa questão do montor, eu ficaria honrado se alguém pudesse me dar uma força


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 6:26 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 27, 2012 3:39 pm
Mensagens: 278
Images: 0
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
esc de 60a. motor brushless de 3000kv.

_________________
Mini-z mr03


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 6:42 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Menos de 2kg, o motor nem precisa ser muito grande, se essa corda não gerar muito atrito, até um motor de tamanho 380 serve.

Sobre denominação de motor, não entendi o que você quis dizer, mas basicamente
pra saber se ele vai atingir ou não a velocidade que você deseja, é só pegar
o kv do motor e multiplicar pela voltagem da bateria, assim você vai ter o RPM máximo que o motor vai atingir

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 7:26 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
Puxa agradeço as dicas pessoal... então terei que usar uma relação ligando o motor a roldana pra chegar na velocidade que eu quero certo??? eu pensei em colocar um roldana direto no eixo do motor, mas assim acho que não vai dar certo?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 7:33 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
João Victor escreveu:
Menos de 2kg, o motor nem precisa ser muito grande, se essa corda não gerar muito atrito, até um motor de tamanho 380 serve.

Sobre denominação de motor, não entendi o que você quis dizer, mas basicamente
pra saber se ele vai atingir ou não a velocidade que você deseja, é só pegar
o kv do motor e multiplicar pela voltagem da bateria, assim você vai ter o RPM máximo que o motor vai atingir



então se eu usar um motor de 3000kv e uma bateria 12v (3s) ele vai me dar 36.000 rpm no eixo???


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 7:35 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Exato, 3000kv x 12V = 36000 RPM

Se você calcular bem qual motor, bateria e tamanho das roldanas que vão ser usadas, ligando direto no motor chegará na velocidade certa,
eu sou muito ruim nesses cálculos, mas basicamente a relação do tamanho das roldanas é proporcional ao da velocidade, é só descobrir como fazer a conta...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 7:43 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Se quer um projeto de baixo custo, o mais comum não seria usar motor brushless,
e sim um motor "latinha", que é um motor com escovas.

São mais baratos, mas não são definidos por kv, então é mais difícil calcular a rotação deles,
geralmente eles têm uma voltagem máxima (que costuma ser 12V ou 7,2V), e nas especificações deles diz qual a rotação que ele atinge com essa voltagem.

A vantagem deles é que você poderá pegar a bateria, uma chave de liga/desliga e ligar direto no motor.

O ponto negativo é que nesse gatilho você não terá como variar a velocidade, se ele pegar realmente 60km/h você vai ligar e ele vai de 0 a 60 em menos de 1 segundo e pode dar merda,
você precisaria de um variador de voltagem.

Se você for usar toda a eletrônica de automodelismo pode sair um pouco caro, um ESC + Motor costuma custar no mínimo 150 reais, e ainda precisará de um rádio...

Tudo depende muito do modo que será montado.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 8:24 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
João Victor escreveu:
Se quer um projeto de baixo custo, o mais comum não seria usar motor brushless,
e sim um motor "latinha", que é um motor com escovas.

São mais baratos, mas não são definidos por kv, então é mais difícil calcular a rotação deles,
geralmente eles têm uma voltagem máxima (que costuma ser 12V ou 7,2V), e nas especificações deles diz qual a rotação que ele atinge com essa voltagem.

A vantagem deles é que você poderá pegar a bateria, uma chave de liga/desliga e ligar direto no motor.

O ponto negativo é que nesse gatilho você não terá como variar a velocidade, se ele pegar realmente 60km/h você vai ligar e ele vai de 0 a 60 em menos de 1 segundo e pode dar merda,
você precisaria de um variador de voltagem.

Se você for usar toda a eletrônica de automodelismo pode sair um pouco caro, um ESC + Motor costuma custar no mínimo 150 reais, e ainda precisará de um rádio...

Tudo depende muito do modo que será montado.




João eu tenho uns motores de escova aqui antigos mas nem sei se ainda funcionam, não ligo de pagar uns 200 ou 300 reais em um conjunto de motor e esc pro meu projeto, vou usar em um radio futaba que tenho aqui....só o que ta me travando mesmo é essa questão da relação pois justamente quero ter ideia da velocidade que irá atingir o projeto e gostaria que fosse de forma progressiva, pq estarei carregando uma câmera nesse negocio correndo pela corda


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 02, 2015 8:43 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Então, seria interessante aprender os cálculos, com certeza tem gente aqui do forum que sabe, eu não sei...
Não precisa de relação, é só adaptar o tamanho das roldanas, quanto menor a que estiver no motor, menor a velocidade. Quanto menor a outra roldana que estiver em contato com a roldana do motor, maior a velocidade.
Se você tiver opções de diferentes tamanhos de roldana, consegue adaptar fácil...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 03, 2015 6:10 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
Galera agradeço a ajuda. Encontrei as formulas e fiz as contas. com um motor de 3000kv e bateria lipo 3s e as polias dimensionadas eu cheguei a 88,9km/h. Bem perto do que eu planejava. Agora se souberem me ajudar em outra questão... qual o peso máximo que um motor desse pode carregar sem forçar? Tem um calculo pra isso, já é algo definido pelo motor??


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 03, 2015 6:19 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Olha só, o negócio é você calcular o peso x potência,
o peso é baixo, se o motor for de padrão 540, e as cordas não oferecerem uma resistência (atrito) muito grande,
com certeza você consegue colocar fácil fácil uns 3kg...

Veja qual a potência do motor em Watts, se for uns 500W, leva uns 3kg fácil...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 03, 2015 7:23 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
João Victor escreveu:
Olha só, o negócio é você calcular o peso x potência,
o peso é baixo, se o motor for de padrão 540, e as cordas não oferecerem uma resistência (atrito) muito grande,
com certeza você consegue colocar fácil fácil uns 3kg...

Veja qual a potência do motor em Watts, se for uns 500W, leva uns 3kg fácil...



João, to querendo usar esse conjunto do link mas não achei nenhum lugar que fale a potência dele em watts.

[url]http://www.magnashop.com.br/loja/product_info.php/hobbyfans-combo-brushless-esc-60a-motor-13t-3000kv-polos-sensorless-automodelo-110-116-etc-p-3391/url]


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 04, 2015 12:20 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Esse motor aí tem por volta de uns 250W no máximo, ele tem umas "frestas" no 'corpo' dele,
ele é menor que um motor 540 normal, onde o espaço que essas frestas estão é ocupado pelo enrolamento...
Meu automodelo tinha uns 2,5kg com baterias e pegava 55km/h pelos meus calculos e ele esquentava bastante,
então não é aconselhável passar muito desse peso de 1,5kg...

Pra falar a verdade, acho que 80km/h com menos de 5kg de peso vai sair meio que desgovernado, essa velocidade é muito maior que você imagina...

Uns 40km/h já estaria ótimo, a não ser que esse teleférico seja de uns 100 metros pra cima...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 04, 2015 3:43 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 02, 2015 4:43 pm
Mensagens: 8
João Victor escreveu:
Esse motor aí tem por volta de uns 250W no máximo, ele tem umas "frestas" no 'corpo' dele,
ele é menor que um motor 540 normal, onde o espaço que essas frestas estão é ocupado pelo enrolamento...
Meu automodelo tinha uns 2,5kg com baterias e pegava 55km/h pelos meus calculos e ele esquentava bastante,
então não é aconselhável passar muito desse peso de 1,5kg...

Pra falar a verdade, acho que 80km/h com menos de 5kg de peso vai sair meio que desgovernado, essa velocidade é muito maior que você imagina...

Uns 40km/h já estaria ótimo, a não ser que esse teleférico seja de uns 100 metros pra cima...



Porra João, valeu mesmo por estar ajudando nesse projeto cara....to esperando algumas peças chegarem pra começar a fazer mas no máximo daqui uns 15 dias ta pronto e aí compartilho fotos e videos.
Pra você entender mais ou menos como vai ser, vou faz uma estrutura de uns 40 cm de comprimento com uma roldana em cada ponta pra dar estabilidade e a estrutura não vai passar de 3 cm acima da altura da corda, todo resto da estrutura vai ficar pra baixo da corda deixando o CG bem baixo e centralizado porque o braço que o conjunto vai formar vai ser de uns 30 a 40cm abaixo da altura da corda, inclusive a roldana central ligada ao motor por uma correia, essa roldana vai ser instalada de forma a dar certa tensão na corda. Abaixo disso virá a bateria,esc, receptor e um gimbal com uma gopro. a Estrutura eu to pensando em fazer com chapas de acrílico recortadas a laser. Acho que estourando vai ficar com 1,5kg mas chuto algo em torno de 1,3kg. Vou usar uma corda de 6 a 8mm com uns 250m de comprimento. A idéia é filmar em pista de motocross, essas coisas


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB