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MensagemEnviado: Seg Mai 30, 2005 9:51 am 
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Todo mundo já brincou com um motorzinho elétrico, aqueles de brinquedo. Os motores de automodelos funcionam de forma semelhante, porém com qualidade superior para suportar uma tensão que não se vê em brinquedos. Eis os termos básicos:



*** Turns (voltas) ***

Indica o número de vezes que o fio é enrolado em volta de cada braço da armação do motor. Motores com menos voltas conseguem maiores RPM´s (da mesma forma que uma resistência de chuveiro curta esquenta mais), cosneguindo maiores velocidades (RPM). Também irá consumir muito mais, encurtando a duração da bateria.

A analogia com a resistência do chuveiro é perfeita: na posição quente, o comprimento da resistência é menor, gerando mais calor e consumindo mais energia. Na posição verão (morno), o comprimento é maior, esquentando e consumindo menos.

A marcação do motor é feita com um T (turns) na frente do número de voltas: 19T, 20T, e assim por diante...


*** Winds (acho que não se costuma traduzir pra "ventos" :) ) ***

Refere-se ao número de fios que são enrolados em cada "braço". Mais fios, maior a inércia, então o motor vai demorar mais para atingir sua rotação máxima. Por outro lado, mais fios significam maior corrente passando, então maior velocidade final conseguirá atingir. Normalmente prefere-se o menor número de winds e turns, para que o motor consiga maiores RPMs com a menor inércia possível, ou seja, dando uma aceleração mais rápida.

Um único fio de prata, por exemplo, enrolado o menor número de vezes possível, resultaria num motor com bom arranque e ótima velocidade final. Por outro lado, 2 fios de cobre (condutor pior que a prata) enrolados com o mesmo número de voltas resultaria num motor um pouco mais lento de arrancada. (apesar de terem o mesmo número de T´s)

Da mesma forma, ainda aproveitando o exemplo acima, dois motores com o mesmo material (cobre por exemplo) mas com winds diferentes também possuem performance diferente: como o material é o mesmo, o com maior wind tende a possuir maior RPM, e o com menor wind melhor arrancada - até que ponto isso vai te fazer ganhar a corrida, é outra história.

Perceba que não há simplesmente "melhor e pior" winding: ganha-se de um lado, perde-se do outro.


*** Timing ***

Pode-se adiantar o tempo dos motores elétricos da mesma forma que motores à explosão. Alguns motores permitem que seu timing seja modificado girando-se em poucos graus a tampa onde são fixadas as escovas, visando obter maior performance. Isso acontece porque motores com timing neutro não tem nenhum avanço no ciclo positivo-negativo, ou seja, só na hora em que um ciclo acaba é que o outro começa. Adiantar o timing permite que um ciclo comece "por cima" do outro, obtendo maior performance. Mas perceba: a maior performance só virá num sentido, você deixará a ré uma porcaria!!! Se bem que (espero eu) vc não costuma correr de ré :D



Classes de motores: existem duas classes básicas:

Stock: se seu modelo veio com um motor, provavelmente é um stock. Motores stock precisam correr como são: nenhuma modificação é permitida.

Modified: requerem uma maior corrente para operarem e devem ser usados apenas com speeds eletrônicos. Alguns são equipados com rolamentos e timing ajustável, permitindo ajustes. Normalmente oferecem maior velocidade e torque que os stocks, e acabam com sua bateria mais rapidamente também.




Método de enrolamento:


Hand Wound (enrolado à mão)

Pode parecer estranho, mas motores enrolados manualmente normalmente são superiores aos enrolados por máquinas (Machine Wound), porque é possível um enrolamento mais preciso e apertado: quanto mais próximo o enrolamento ficar do centro do motor, menor é a força necessária para girar. Um enrolamento manual também permite que menos fio seja usado: menor resistência e maior eficiência.


(este post foi baseado em vários sites de RC)


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MensagemEnviado: Seg Nov 19, 2007 8:20 am 
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uma pergunta de iniciante!
e os motores 11x2 / 13x2 / 15x2 como são classificados em numero de voltas(Turns)?

[]s'


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MensagemEnviado: Seg Nov 19, 2007 8:49 am 
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11x2 = 11 voltas (turns), 2 winds
13x2 = 13 voltas (turns), 2 winds
15x2 = 15 voltas (turns), 2 winds

(2 winds também tem gente que fala duplo wind)


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MensagemEnviado: Ter Nov 20, 2007 10:44 am 
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Fernando escreveu:
11x2 = 11 voltas (turns), 2 winds
13x2 = 13 voltas (turns), 2 winds
15x2 = 15 voltas (turns), 2 winds

(2 winds também tem gente que fala duplo wind)


Obrigado Fernando!


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MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 10:03 am 
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Mais uma pergunta de iniciante mas...
Fernando você se referio aos: Turns (Voltas) aos winds e ao Timing e la no finalzinho você usou uma expressão bem conhecida "Torque" esse torque seria um adjetivo de Turns??

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MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 10:49 am 
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Não

Turns é simplesmente o número de voltas que aquele fio dentro do motor dá no induzido. Deu 20 voltas, tem 20 Turns. Cortou, tirou duas voltas e montou de novo, virou 18 turns.

Torque é uma medida universal, não é muito fácil de explicar, mas vamos simplificar assim: é a força de um motor, principalmente útil na arrancada. Por exemplo, um trator, tem bastante torque, consegue puxar um caminhão, etc.

Leia aqui:

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/torque7.htm


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MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 12:11 pm 
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caraaaca... deu pra entender tudo!! :D
muito bom! parabéns

só uma coisa..
se eu quiser um motor de arranque... melhor então um motor 20t simples ou um motor 20t duplo ou triplo em diante? me enrolei um pouco nessa parte

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MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 8:26 pm 
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Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?

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MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 9:48 pm 
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VinyyTuning escreveu:
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?


Um motor stock é escovado (tem tambem uns brushless chamados de stock) , e o brushless é sem escova .
O seu motor é meio fraquinho , mas para um iniciante é bom

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MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 10:44 pm 
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Augusto Beck escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?


Um motor stock é escovado (tem tambem uns brushless chamados de stock) , e o brushless é sem escova .
O seu motor é meio fraquinho , mas para um iniciante é bom


Augusto, me desculpe a ignorancia, to começando agora no hobby ainda não manjo nada, o que é a "escova"?
Vou usar meu carro pro drift, vc me recomenda trocar meu stock por um Brushless(seria necessário trocar a central, o Esc e a bateria de uma voltagem maior)?
Falowss!

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MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 10:50 pm 
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VinyyTuning escreveu:
Augusto Beck escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?


Um motor stock é escovado (tem tambem uns brushless chamados de stock) , e o brushless é sem escova .
O seu motor é meio fraquinho , mas para um iniciante é bom


Augusto, me desculpe a ignorancia, to começando agora no hobby ainda não manjo nada, o que é a "escova"?
Vou usar meu carro pro drift, vc me recomenda trocar meu stock por um Brushless(seria necessário trocar a central, o Esc e a bateria de uma voltagem maior)?
Falowss!

Os motores escovados tem um induzido que gira dentro da carcaça com os imãs , e para a energia ser transmitida para o induzido , ela passa por escovas (também chamados de carvões) , ja nos brushless(brush = escova , less = sem) o induzido fica fora , e o que gira é o imã , mas eles são mais caros e precisam de esc's proprios para motores brushless.

é , você teria que trocar alem do motor , o esc , o que sairia no minimo por uns 300 pila (motor=esc) , mas eu acho que apenas colocando um motor na faixa dos 18T o carro ja daria uma melhorada legal

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MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 11:04 pm 
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valeu Augusto...
por enquanto vou ficar com motorzinho fraquinho mesmo...
no momento to meio sem $$$, sabe como é né...
agora preciso só das baterias pro carro e as do radio...
falowsss

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MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 9:55 pm 
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Amigo tb sou nobato no forum um motor escovado de 10T e o Motor sem escovas de 10T vão ter i mesmo desempenho?? pergunto isso pq no regulamento da associação capixaba de RC os motores permitidos são escovados até 27T e sem escovas 13.5T

Obrigado

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MensagemEnviado: Sex Jan 02, 2009 11:29 am 
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Narcotize escreveu:
Amigo tb sou nobato no forum um motor escovado de 10T e o Motor sem escovas de 10T vão ter i mesmo desempenho?? pergunto isso pq no regulamento da associação capixaba de RC os motores permitidos são escovados até 27T e sem escovas 13.5T

Obrigado

Comparar Brushed com Brushless é + ou - Metade, por isso o 27T escovado ou 13.5 BL, um 10T Brushed andará mais que o 10T Brushless.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


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MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 1:15 pm 
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Pensei que fosse o contrário...

Quem um Brusheless 10T fosse melhor que o Brushed 10T. :mrgreen:

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