RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 7:16 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mai 30, 2005 9:51 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Todo mundo já brincou com um motorzinho elétrico, aqueles de brinquedo. Os motores de automodelos funcionam de forma semelhante, porém com qualidade superior para suportar uma tensão que não se vê em brinquedos. Eis os termos básicos:



*** Turns (voltas) ***

Indica o número de vezes que o fio é enrolado em volta de cada braço da armação do motor. Motores com menos voltas conseguem maiores RPM´s (da mesma forma que uma resistência de chuveiro curta esquenta mais), cosneguindo maiores velocidades (RPM). Também irá consumir muito mais, encurtando a duração da bateria.

A analogia com a resistência do chuveiro é perfeita: na posição quente, o comprimento da resistência é menor, gerando mais calor e consumindo mais energia. Na posição verão (morno), o comprimento é maior, esquentando e consumindo menos.

A marcação do motor é feita com um T (turns) na frente do número de voltas: 19T, 20T, e assim por diante...


*** Winds (acho que não se costuma traduzir pra "ventos" :) ) ***

Refere-se ao número de fios que são enrolados em cada "braço". Mais fios, maior a inércia, então o motor vai demorar mais para atingir sua rotação máxima. Por outro lado, mais fios significam maior corrente passando, então maior velocidade final conseguirá atingir. Normalmente prefere-se o menor número de winds e turns, para que o motor consiga maiores RPMs com a menor inércia possível, ou seja, dando uma aceleração mais rápida.

Um único fio de prata, por exemplo, enrolado o menor número de vezes possível, resultaria num motor com bom arranque e ótima velocidade final. Por outro lado, 2 fios de cobre (condutor pior que a prata) enrolados com o mesmo número de voltas resultaria num motor um pouco mais lento de arrancada. (apesar de terem o mesmo número de T´s)

Da mesma forma, ainda aproveitando o exemplo acima, dois motores com o mesmo material (cobre por exemplo) mas com winds diferentes também possuem performance diferente: como o material é o mesmo, o com maior wind tende a possuir maior RPM, e o com menor wind melhor arrancada - até que ponto isso vai te fazer ganhar a corrida, é outra história.

Perceba que não há simplesmente "melhor e pior" winding: ganha-se de um lado, perde-se do outro.


*** Timing ***

Pode-se adiantar o tempo dos motores elétricos da mesma forma que motores à explosão. Alguns motores permitem que seu timing seja modificado girando-se em poucos graus a tampa onde são fixadas as escovas, visando obter maior performance. Isso acontece porque motores com timing neutro não tem nenhum avanço no ciclo positivo-negativo, ou seja, só na hora em que um ciclo acaba é que o outro começa. Adiantar o timing permite que um ciclo comece "por cima" do outro, obtendo maior performance. Mas perceba: a maior performance só virá num sentido, você deixará a ré uma porcaria!!! Se bem que (espero eu) vc não costuma correr de ré :D



Classes de motores: existem duas classes básicas:

Stock: se seu modelo veio com um motor, provavelmente é um stock. Motores stock precisam correr como são: nenhuma modificação é permitida.

Modified: requerem uma maior corrente para operarem e devem ser usados apenas com speeds eletrônicos. Alguns são equipados com rolamentos e timing ajustável, permitindo ajustes. Normalmente oferecem maior velocidade e torque que os stocks, e acabam com sua bateria mais rapidamente também.




Método de enrolamento:


Hand Wound (enrolado à mão)

Pode parecer estranho, mas motores enrolados manualmente normalmente são superiores aos enrolados por máquinas (Machine Wound), porque é possível um enrolamento mais preciso e apertado: quanto mais próximo o enrolamento ficar do centro do motor, menor é a força necessária para girar. Um enrolamento manual também permite que menos fio seja usado: menor resistência e maior eficiência.


(este post foi baseado em vários sites de RC)


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Nov 19, 2007 8:20 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Out 28, 2007 9:34 am
Mensagens: 1238
Localização: São Paulo
uma pergunta de iniciante!
e os motores 11x2 / 13x2 / 15x2 como são classificados em numero de voltas(Turns)?

[]s'


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Nov 19, 2007 8:49 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
11x2 = 11 voltas (turns), 2 winds
13x2 = 13 voltas (turns), 2 winds
15x2 = 15 voltas (turns), 2 winds

(2 winds também tem gente que fala duplo wind)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Nov 20, 2007 10:44 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Out 28, 2007 9:34 am
Mensagens: 1238
Localização: São Paulo
Fernando escreveu:
11x2 = 11 voltas (turns), 2 winds
13x2 = 13 voltas (turns), 2 winds
15x2 = 15 voltas (turns), 2 winds

(2 winds também tem gente que fala duplo wind)


Obrigado Fernando!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 10:03 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qui Jan 24, 2008 6:16 pm
Mensagens: 472
Localização: João Pessoa - PB
Mais uma pergunta de iniciante mas...
Fernando você se referio aos: Turns (Voltas) aos winds e ao Timing e la no finalzinho você usou uma expressão bem conhecida "Torque" esse torque seria um adjetivo de Turns??

_________________
- RUSTLER VXL - EzRun 8,5t 60A
Vendo clique aqui


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 10:49 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Não

Turns é simplesmente o número de voltas que aquele fio dentro do motor dá no induzido. Deu 20 voltas, tem 20 Turns. Cortou, tirou duas voltas e montou de novo, virou 18 turns.

Torque é uma medida universal, não é muito fácil de explicar, mas vamos simplificar assim: é a força de um motor, principalmente útil na arrancada. Por exemplo, um trator, tem bastante torque, consegue puxar um caminhão, etc.

Leia aqui:

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/torque7.htm


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Dez 11, 2008 12:11 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Dez 07, 2008 5:20 pm
Mensagens: 524
Localização: Taguatinga - DF 71.938-000
caraaaca... deu pra entender tudo!! :D
muito bom! parabéns

só uma coisa..
se eu quiser um motor de arranque... melhor então um motor 20t simples ou um motor 20t duplo ou triplo em diante? me enrolei um pouco nessa parte

_________________
TC-4 Diggity Designs Full Carbon (vendendo) / Savage 4.6 (convertida flux)
Spektrum Dx3
Xcelorin 7500kv + hobbywing 60A / Trackstar 1:8 2650kv + Mamba monster 2


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 8:26 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 03, 2008 6:03 pm
Mensagens: 1957
Localização: São Paulo, SP - Jardim Pery
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?

_________________
Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 9:48 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
VinyyTuning escreveu:
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?


Um motor stock é escovado (tem tambem uns brushless chamados de stock) , e o brushless é sem escova .
O seu motor é meio fraquinho , mas para um iniciante é bom

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 10:44 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 03, 2008 6:03 pm
Mensagens: 1957
Localização: São Paulo, SP - Jardim Pery
Augusto Beck escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?


Um motor stock é escovado (tem tambem uns brushless chamados de stock) , e o brushless é sem escova .
O seu motor é meio fraquinho , mas para um iniciante é bom


Augusto, me desculpe a ignorancia, to começando agora no hobby ainda não manjo nada, o que é a "escova"?
Vou usar meu carro pro drift, vc me recomenda trocar meu stock por um Brushless(seria necessário trocar a central, o Esc e a bateria de uma voltagem maior)?
Falowss!

_________________
Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 10:50 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:50 pm
Mensagens: 987
Localização: Blumenau-SC
VinyyTuning escreveu:
Augusto Beck escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Qual é a diferença entre um Stock e um Brushless ?
O meu é um Stock 23T HPI, este é bom ?


Um motor stock é escovado (tem tambem uns brushless chamados de stock) , e o brushless é sem escova .
O seu motor é meio fraquinho , mas para um iniciante é bom


Augusto, me desculpe a ignorancia, to começando agora no hobby ainda não manjo nada, o que é a "escova"?
Vou usar meu carro pro drift, vc me recomenda trocar meu stock por um Brushless(seria necessário trocar a central, o Esc e a bateria de uma voltagem maior)?
Falowss!

Os motores escovados tem um induzido que gira dentro da carcaça com os imãs , e para a energia ser transmitida para o induzido , ela passa por escovas (também chamados de carvões) , ja nos brushless(brush = escova , less = sem) o induzido fica fora , e o que gira é o imã , mas eles são mais caros e precisam de esc's proprios para motores brushless.

é , você teria que trocar alem do motor , o esc , o que sairia no minimo por uns 300 pila (motor=esc) , mas eu acho que apenas colocando um motor na faixa dos 18T o carro ja daria uma melhorada legal

_________________
Amax Razor / Schumacher Fireblade
Hobbyking 100A , 9T 4300kv
HPI TF1
Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 22, 2008 11:04 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 03, 2008 6:03 pm
Mensagens: 1957
Localização: São Paulo, SP - Jardim Pery
valeu Augusto...
por enquanto vou ficar com motorzinho fraquinho mesmo...
no momento to meio sem $$$, sabe como é né...
agora preciso só das baterias pro carro e as do radio...
falowsss

_________________
Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 9:55 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Nov 30, 2008 5:26 pm
Mensagens: 394
Images: 5
Localização: Barretos - SP
Amigo tb sou nobato no forum um motor escovado de 10T e o Motor sem escovas de 10T vão ter i mesmo desempenho?? pergunto isso pq no regulamento da associação capixaba de RC os motores permitidos são escovados até 27T e sem escovas 13.5T

Obrigado

_________________
Qualific
viewtopic.php?f=3&t=14945
ML
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_172797321

HPI-HellFire EP
HPI-MT2 B EP
HPI-RS4 rally EP
Losi-SCTE
Losi-8ight-B 2.0 EP
Tamiya-TRF418
Team Associated-RC8Te
F103 - Tamiya


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 02, 2009 11:29 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Narcotize escreveu:
Amigo tb sou nobato no forum um motor escovado de 10T e o Motor sem escovas de 10T vão ter i mesmo desempenho?? pergunto isso pq no regulamento da associação capixaba de RC os motores permitidos são escovados até 27T e sem escovas 13.5T

Obrigado

Comparar Brushed com Brushless é + ou - Metade, por isso o 27T escovado ou 13.5 BL, um 10T Brushed andará mais que o 10T Brushless.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 14, 2009 1:15 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 24, 2008 1:20 am
Mensagens: 30
Pensei que fosse o contrário...

Quem um Brusheless 10T fosse melhor que o Brushed 10T. :mrgreen:

_________________
IWAVER 02M 1/28 - Standard - Mustang GT Black


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB