RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 3:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Mai 03, 2009 1:29 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
PRCG escreveu:
Não muda nada usar NiMh ou LiPo na velocidade final...

Isso falando em LiPo 2S e NiMh 6celulas

Augusto Beck escreveu:
clóvis escreveu:
Amigos, nunca tive um RC elétrico ou a combustão. Querendo iniciar no hobby, sem nenhuma indicação, comprei o buggy 10070-pro da Amax com motor brushless e com bateria de 3000mha. Estou aguardando chegar. O que vocês podem me dar de referência sobre essa aquisição, boa ou ruim? O motor anda bem? Infelizmente só descobri o fórum depois da compra.

Vamos dizer que foi uma compra média
Esses genéricos são bons , tem peças de reposição baratas e no brasil , aguentam bastante porrada e motores bem fortes , mas ao passar do tempo vão ganhando umas folgas , mas nada que prejudique a brincadeira :D
O motor dele é um brushless 3800kv , se não me engano , de principio , com nimh ele não é muito bom , deve chegar a uns 40km/h , mas com lipo chega perto dos 80 , e tem um ótimo torque .

Pessoal, tomando como base ele ter dito que é iniciante, vamos dar uma informação completa, só andará mais com LiPo se for 3S.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 03, 2009 3:58 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 18, 2009 1:49 pm
Mensagens: 39
Localização: Osasco - SP
E aí senhores, beleza?

É o seguinte, estou querendo converter meu Kyosho DBX em elétrico, já até vi um combo ( http://www.rcmart.com/catalog/rc-brushl ... 28782.html ), gostaria da opinião de vocês sobre ele e tem um outro combo Ezrun também só que é 5.5T!

Fora isso ainda tenho outra dúvida:
Qual a diferença entre Sensored e Sensorless? (pergunto a diferença na prática, ok??) :wink:

Abraços!

_________________
Kyosho DBX
Estudando conversão para elétrico!
http://www.flickr.com/photos/rafaelth5/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 16, 2009 9:45 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:18 am
Mensagens: 23
Localização: Uberlândia MG
anru escreveu:
olá mano, tudo bém!
Tenho um automodelo eletrico da heng long um bmw 1:10 com motor 540 stock 4x4.
Este motor é fraco e relação aos da kyosho (por exemplo), ele não tem descrição de quantas voltas ele possui e a potencia dele.
Este automodelo tem bom torque (vence fácio a inérica, chega as rodas patinarem) mas não tem boa velocidade final.
O esc, com pode ser vista na foto, é de 320 A. A relação de dentes da coroa (42) e pião (16) é de 2.626.
Qual seria o motor mais indicado para substituir o meu stock 540? e se posso manter com esse novo motor com o esc original do carro para resultar em um aumento da velocidade final?

ps: se apenas mudar a relação da coroa/pião, consiguirei obter um aumento na velocidade final sem a necessidade de mudar o motor? (o custo sairia menor)

obrigado
tudo de bom 8)


Tenho o mesmo auto que voce e também os mesmos problemas, inclusive fundi, detonei meu motor , ai comprei um motor da Kyosho G20 que acredito eu ser 20T, aqui no forum, do Coelho, este motor é mais veloz que o original porem mais fraco de arrancada. Estou afim agora é de achar um de 50T pra por no carrinho e ver no que da, semana que vem vou a uma empresa aqui de Uberlândia para que possam fazer para mim um pinhão de 10 ou 12 dentes pra eu testar no lugar deste de 16, depois posto aqui os resultados.

Abraço.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 16, 2009 10:29 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mar 15, 2009 12:40 am
Mensagens: 2276
Localização: Porto Alegre
daniarme escreveu:
anru escreveu:
olá mano, tudo bém!
Tenho um automodelo eletrico da heng long um bmw 1:10 com motor 540 stock 4x4.
Este motor é fraco e relação aos da kyosho (por exemplo), ele não tem descrição de quantas voltas ele possui e a potencia dele.
Este automodelo tem bom torque (vence fácio a inérica, chega as rodas patinarem) mas não tem boa velocidade final.
O esc, com pode ser vista na foto, é de 320 A. A relação de dentes da coroa (42) e pião (16) é de 2.626.
Qual seria o motor mais indicado para substituir o meu stock 540? e se posso manter com esse novo motor com o esc original do carro para resultar em um aumento da velocidade final?

ps: se apenas mudar a relação da coroa/pião, consiguirei obter um aumento na velocidade final sem a necessidade de mudar o motor? (o custo sairia menor)

obrigado
tudo de bom 8)


Tenho o mesmo auto que voce e também os mesmos problemas, inclusive fundi, detonei meu motor , ai comprei um motor da Kyosho G20 que acredito eu ser 20T, aqui no forum, do Coelho, este motor é mais veloz que o original porem mais fraco de arrancada. Estou afim agora é de achar um de 50T pra por no carrinho e ver no que da, semana que vem vou a uma empresa aqui de Uberlândia para que possam fazer para mim um pinhão de 10 ou 12 dentes pra eu testar no lugar deste de 16, depois posto aqui os resultados.

Abraço.




um motor 50T é muito lerdo, acho que seria melhor voce so trocar o pinhao e talves a coroa e ver como fica, e se mesmo assim ficar fraco acho que um 35T ja ta otimo

_________________
slash 4x2, slash 4x4 platinum, e-maxx, wrangler jk escala, cherokee xj escala
rafaelltaschetto@hotmail.com
Moras em Porto alegre ou região? Clique aqui: viewtopic.php?f=41&t=18860
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 29, 2010 12:04 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Dez 28, 2010 4:50 pm
Mensagens: 20
mais uma pergunta eu comprei um carriho mais ele e um pouco lento, como eu faço para deixar ele mais rapido é so trocar o motor ?

valeu.... :drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Dez 31, 2010 2:11 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Dez 30, 2010 11:38 pm
Mensagens: 2
eu gostaria de saber se são só os T's, winds e timings que influenciam no desempenho do motor ou se depende de algo mais


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2011 6:15 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jan 25, 2011 7:05 pm
Mensagens: 1
Fernando escreveu:
Todo mundo já brincou com um motorzinho elétrico, aqueles de brinquedo. Os motores de automodelos funcionam de forma semelhante, porém com qualidade superior para suportar uma tensão que não se vê em brinquedos. Eis os termos básicos:



*** Turns (voltas) ***

Indica o número de vezes que o fio é enrolado em volta de cada braço da armação do motor. Motores com menos voltas conseguem maiores RPM´s (da mesma forma que uma resistência de chuveiro curta esquenta mais), cosneguindo maiores velocidades (RPM). Também irá consumir muito mais, encurtando a duração da bateria.

A analogia com a resistência do chuveiro é perfeita: na posição quente, o comprimento da resistência é menor, gerando mais calor e consumindo mais energia. Na posição verão (morno), o comprimento é maior, esquentando e consumindo menos.

A marcação do motor é feita com um T (turns) na frente do número de voltas: 19T, 20T, e assim por diante...


*** Winds (acho que não se costuma traduzir pra "ventos" :) ) ***

Refere-se ao número de fios que são enrolados em cada "braço". Mais fios, maior a inércia, então o motor vai demorar mais para atingir sua rotação máxima. Por outro lado, mais fios significam maior corrente passando, então maior velocidade final conseguirá atingir. Normalmente prefere-se o menor número de winds e turns, para que o motor consiga maiores RPMs com a menor inércia possível, ou seja, dando uma aceleração mais rápida.

Um único fio de prata, por exemplo, enrolado o menor número de vezes possível, resultaria num motor com bom arranque e ótima velocidade final. Por outro lado, 2 fios de cobre (condutor pior que a prata) enrolados com o mesmo número de voltas resultaria num motor um pouco mais lento de arrancada. (apesar de terem o mesmo número de T´s)

Da mesma forma, ainda aproveitando o exemplo acima, dois motores com o mesmo material (cobre por exemplo) mas com winds diferentes também possuem performance diferente: como o material é o mesmo, o com maior wind tende a possuir maior RPM, e o com menor wind melhor arrancada - até que ponto isso vai te fazer ganhar a corrida, é outra história.

Perceba que não há simplesmente "melhor e pior" winding: ganha-se de um lado, perde-se do outro.


*** Timing ***

Pode-se adiantar o tempo dos motores elétricos da mesma forma que motores à explosão. Alguns motores permitem que seu timing seja modificado girando-se em poucos graus a tampa onde são fixadas as escovas, visando obter maior performance. Isso acontece porque motores com timing neutro não tem nenhum avanço no ciclo positivo-negativo, ou seja, só na hora em que um ciclo acaba é que o outro começa. Adiantar o timing permite que um ciclo comece "por cima" do outro, obtendo maior performance. Mas perceba: a maior performance só virá num sentido, você deixará a ré uma porcaria!!! Se bem que (espero eu) vc não costuma correr de ré :D



Classes de motores: existem duas classes básicas:

Stock: se seu modelo veio com um motor, provavelmente é um stock. Motores stock precisam correr como são: nenhuma modificação é permitida.

Modified: requerem uma maior corrente para operarem e devem ser usados apenas com speeds eletrônicos. Alguns são equipados com rolamentos e timing ajustável, permitindo ajustes. Normalmente oferecem maior velocidade e torque que os stocks, e acabam com sua bateria mais rapidamente também.




Método de enrolamento:


Hand Wound (enrolado à mão)

Pode parecer estranho, mas motores enrolados manualmente normalmente são superiores aos enrolados por máquinas (Machine Wound), porque é possível um enrolamento mais preciso e apertado: quanto mais próximo o enrolamento ficar do centro do motor, menor é a força necessária para girar. Um enrolamento manual também permite que menos fio seja usado: menor resistência e maior eficiência.


(este post foi baseado em vários sites de RC)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 30, 2011 10:10 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Ago 30, 2011 9:53 pm
Mensagens: 1
Dae galera, beleza! Peço desculpas se estou no lugar errado, pois, sou iniciante na arte dos RC. Seguinte, comprei um kyosho elétrico (não sei se é assim que se escreve a marca hehehe) e está para chegar. Mas, não é bem deste que quero me referir. Tenho um RC da época do máximus da estrela, porém é da marca Presto (acho que ninguém conhece). Ele é Japonês e andava igual ao máximus. Quem me deu foi meu pai e foi um presente que não quero me desfazer por valores sentimentais. Mas enfim, o motor havia queimado e eu quero enrolar este motor novamente. Troquei as escovas que estavam ruim e o restante está muito bom, mas minha dúvida é sobre o enrolar. Quantas voltas devo dar e que fio devo usar (medida, tipo, marca). E é claro quero dar uma apimentada neste motor. Não sei se ajuda, mas, o motor é exatamente o mesmo do máximus e a voltagem da bateria é de 9V. Fico no aguardo da ajuda de vocês. Um grande abraço a todos!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 22, 2011 9:46 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 04, 2010 9:16 am
Mensagens: 649
Images: 0
Localização: Curitiba/PR
Pessoal, eu estou confuso, bastante, quer dizer que se eu tiver um brushed 10t com 3000kv vai andar mais que brusheles 10t 3000kv?
Ele vai arrancar melhor e vai atingir maior velocidade?

O que seriam os kv exatamente? Num motor crawler tem que ter mais kv ou menos?
Um brusheles quanto menor T e maior kv é mais rapido e forte ou ao contrario, menor t menor kv ou sei la...?

Se brusheles anda mais que brusheles, entao pq usar brusheles? Posso molhar brusheles? So tem desvantagem....

Um motor pra ter super boa arrancada e super boa final, ao mesmo tempo, qual seria a melhor configuraçao, hipoteticamente?

:?: :?: :?: :?: :?:

valeu pessoal :drinks: ...sou leigo nisso tudo....

_________________
É de Curitiba? Entre Aqui:
viewtopic.php?f=53&t=24745


Meu Tópico:
viewtopic.php?f=22&t=28043


--> Axial AX-10 Scorpion Cage Loka
--> Tamiya F-350 HighLift


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 22, 2011 11:42 am 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 26, 2009 12:12 am
Mensagens: 1552
Localização: São Paulo e ABC - SP
E aí sarna, td bem ?

Cara, acho que temos um pouco de confusão por aqui, rs.

Até onde eu sei, e aí a galera que escova o bit dessas coisas pode confirmar e até explicar melhor é, motor brushed (escovado) tem os famosos T's, que significam Turns, ou voltas. Esse número é o número de voltas do enrolamento do motor e quanto mais voltas (T's) mais torque e consequentemente menos velocidade final.

Para os brushless (sem escovas) não há o numero de T's e sim os kv's que significa a rotação do motor por volt. Quanto mais kv's mais rápido e consequente menos torque e vice versa.

Quanto a velocidade final e arrancada precisa-se considerar a relação do auto tbm, ou seja, coroa, pinhão, diff e etc.

Abraços

_________________
Tundra -- 80%
Higher Gear Box

F-250 -- 100%


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 22, 2011 1:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 28, 2011 4:22 pm
Mensagens: 2159
Images: 7
Localização: São Paulo - ZS
Tanto motores Brushed quanto Brushless tem Turns!!!

Mas o restante que o Grade falou esta correto!!!


:drinks:

_________________
ImagemGUH
Garagem:
TRAXXAS STAMPEDE VXL
AXIAL SCX 10 Tekin FX-R + HW "Pro" 35t
AXIAL SCX 10
TAMIYA CC01 Rooster Crawler + 55t Novak
HOBÃO HYPER 10sc


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 22, 2011 2:21 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 04, 2010 9:16 am
Mensagens: 649
Images: 0
Localização: Curitiba/PR
entao seria bom eu pegar um motor com varios t, tipo 65t e com bastante kv, sei la uns 10000kv, eu teria bastante velocidade e bastante torque, ou melhor, eu teria um balanço muito bom.

_________________
É de Curitiba? Entre Aqui:
viewtopic.php?f=53&t=24745


Meu Tópico:
viewtopic.php?f=22&t=28043


--> Axial AX-10 Scorpion Cage Loka
--> Tamiya F-350 HighLift


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Mai 15, 2012 1:46 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 04, 2010 9:16 am
Mensagens: 649
Images: 0
Localização: Curitiba/PR
Opa pessoal, acho que abandonaram esse tópico.

Eu ainda tenho a mesma dúvida ainda da pergunta que fiz ali /\

Outra coisa, eu to querendo tirar os brushed da HL e do ax-10, só que não sei qual motor
mais indicado brusheless.

Levando em conta que:

- Eu costumo mergulha meus autos na agua, então não sei se poderia usar sensorado, poderia?

- Eu quero ter uma boa rotação pra jogar muito barro pro alto.

- Eu quero ter precisão pra fazer crawler com tranquilidade.

- Tudo isso sem ter que ficar trocando ou configurando o carro toda vez que for andar em lugar diferente.

vlwww pessoalll

_________________
É de Curitiba? Entre Aqui:
viewtopic.php?f=53&t=24745


Meu Tópico:
viewtopic.php?f=22&t=28043


--> Axial AX-10 Scorpion Cage Loka
--> Tamiya F-350 HighLift


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2012 11:58 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Jul 06, 2012 2:48 pm
Mensagens: 6
Opa, tenho umas duvidas aqui.

Um motor 10x2 de um fabricante teria um rendimento proximo de um 10x2 de outro fabricante ou tem mais variaveis envolvidas? por exemplo diametro do motor, corrente utilizada, tensão da bateria? Não sei nem se a pergunta faz muito sentido pois sou novo nos elétricos e não sou muito familiarizado nesse universo de eletronica, sou mais envolvido no ramo da mecânica mesmo.

Espero que possam me ajudar!

Valeu!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 1:26 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Dom Dez 21, 2008 11:20 am
Mensagens: 98
Localização: Nova Friburgo - RJ
Bom parece que este forum esta meio abandonado, mas vou tentar assim mesmo. :bleh:

Tenho duvida com relação a diferença entre motores Brushed e Brushless, na verdade a duvida não é totalmente com relação aos motores mais sim em relação aos ESC. Existe ESC especifico para cada tipo de motor? Tem como um ser utilizado em outro? Se eu tiver um ESC ele so aceita motor Brushed ou Brushless?

Bom acho que é isso. :mrgreen:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB