RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2016 4:56 pm 
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Boa tarde a todos, primeiramente preciso dizer que sou bem novato no automodelismo, acabei me interessando agora pois ganhei de presente um Himoto Buggy 1/10. Dei algumas voltas e curtí bastante, mas percebi que a bateria original (nimh 7.2v 2000mah) dele além de demorar um monte pra carregar (12 horas) dura apenas 12 minutos. Desde então estou tentando ler bastante pra ver o que poderia fazer para ter mais tempo de autonomia. Cheguei a conclusão que a solução é utilizar baterias lipo, porém, já lí bastante aqui no fórum que para isso preciso dar um up no auto, trocando o motor e o ESC, hoje está com o motor original Himoto RC550 (Brushed) e um ESC que não me dá muita informação. Pensei então em trocar esse motor e o ESC por um combo Brushless. Como não é um auto de muito valor gostaria de um combo legal, que me desse no mínimo a mesma força/velocidade que esse motor original e que não custe muito. Gostaria da sugestão do pessoal mais experiente sobre os melhores combos (motor+ESC) para esse modelo de auto.

Agradeço bastante, se não está no local correto me perdoem.

Abaixo a foto do carrinho
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Grato


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MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2016 7:25 pm 
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Olá, Bem vindo ao forum.

Antes de trocar qualquer coisa, quantos ciclos já fez nessa bateria?
Baterias NiMH só pegam carga total depois de alguns ciclos.
O seu tem aquela capa de metal ao redor do motor igual o da foto?
São capas para aumentar o torque do motor, mas ao custo de eficiencia.
Então se.tirar aquela capa o motor vai esquentar menos e ter mais velocidade final mas vai perder um pouco de arrancada.

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Pilote mais que navegue, leia mais que escreva.


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MensagemEnviado: Ter Mar 29, 2016 8:59 am 
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É exatamente esse da foto. Tirei fotos reais ontem, estão abaixo:



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MensagemEnviado: Qua Mar 30, 2016 2:04 pm 
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fabiano.ag, antes de trocar o combo (motor+esc), devemos ter uma boa bateria para supri-lo, não adianta um belo motor brushless com uma bateria NiMh capenga.
Antes um motor latinha com LiPo do que um brushless com uma NiMh stock.

Indico que meça o tamanho do compartimento da bateria e pesquise pela maior LiPo 2S que couber (maior amperagem (mah)), de preferência, de uns 30C de descarga, assim se você achar que tem necessidade de mudar além da bateria, o combo, então já terá uma bateria boa pra suportar a corrente que o motor puxa.

Além da bateria você precisará de um carregador e também de um buzzer (pra avisar quando parar de andar, evitando de estragar a LiPo).

No geral você vai precisar de:

Bateria LiPo (creio que caiba uma 2S de 5000mah 30C nesse compartimento, mas é bom medir pra ter certeza).
Carregador (de preferência um carregador inteligente como o Imax B6 por exemplo, que carregará a sua NiMh também mais rápido)
Buzzer (o tal apito que quando a célula da bateria chega perto de 3,2V pisca e emite um som pra avisar que está acabando a carga, pois se a LiPo cair pra menos de 3V (alguma das células) ela estraga)

E se puder, arranja um cooler 2x2cm também pra dar uma forcinha pro ESC não superaquecer.

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MensagemEnviado: Qua Mar 30, 2016 6:21 pm 
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Primeiramente obrigado pelas dicas, e sim, estou ciente das questões de bateria. inclusive esse é o maior motivo para o upgrade que gostaria de fazer, além também de adquirir conhecimento.

Tenho 3 dúvidas..

1 - Verifiquei que alguns combos o ESC vem com um tal cutoff, essa característica eliminaria a necessidade de um buzzer?

2 - Esse carregador imax b6 é um que tem no ML por em média R$160,00?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... d-nimh-_JM

Esse carregador é bom mesmo? Aqui na minha cidade em uma loja me sugeriram um tal de Venom, mas custa R$480,00. Tem alguma diferença funcional ou é apenas a diferença de marca?

3 - Verifiquei que esse motor tem o tamanho de 550, mas a maioria dos motores brushless são 540. Será que vou precisar de algum adaptador para instalar um 540? ou tenho que colocar obrigatoriamente um 550? não achei nenhum combo com motor desse tamanho...

Agradeço a paciência e atenção, sei que esse assunto não deve ser muito empolgante para o pessoal mais experiênte, mas infelizmente não estou achando muita informação sobre essa modificação nesse carrinho.

Grato


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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 1:37 am 
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fabiano.ag

1 - Sim, o cutoff serve pra proteger a bateria LiPo, embora não seja tão eficaz (se a bateria estiver com as células descarregando de forma desigual, o cutoff não funciona, já que não mede a voltagem de cada célula individualmente e sim apenas a soma da voltagem das células, se uma estiver 2,5V e a outra 4V, ele verá como 6,5V e continuará andando, e a célula abaixo de 3v estragará). Resumindo, Cutoff pra baterias mais cansadas (velhinhas), pode não funcionar com 100% de eficácia, com baterias boas e sempre bem balanceadas ele funcionará bem.

2 - Sim, é esse carregador que eu indico, mas esse do link não possui fonte, o que significa que você terá que comprá-la por fora ou usar o carregador ligado à uma bateria de carro de 12V. Uma fonte de 12 a 15V e 5A ou mais de corrente custa uns 50 reais mais ou menos.

3 - A furação dos motores 550 e 540 é a mesma, embora o motor seja maior, o montante pra prendê-los possui a mesma distância entre os parafusos, ou seja, você pode comprar um 540 brushless e colocá-lo sem adaptação. Ele será um pouco menor, mas a tecnologia brushless é bem mais avançada, com certeza o seu brushless, mesmo sendo menor será bem mais potente que seu escovado.

E sim, o assunto não deve ser empolgante pro pessoal mais experiente, por isso que eu tô aqui, ajudo o pessoal do fórum com dúvidas mais básicas, aquelas que exigem mais conhecimento eu deixo pra quem entende bem...

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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 9:11 am 
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Cara, muito obrigado mesmo por essa força, acho que to começando a ficar confiante nesse upgrade.

Vou colocar o Buzzer, pelo que ví é uma peça relativamente barata..


Agora, se não for me folgar muito hehe... teria como me indicar um exemplo de combo que eu poderia colocar nesse carrinho.. apenas para me basear em algumas especificações?
Queria algo em torno de R$300 a R$400.. me comprometo a fazer um tópico detalhando todo upgrade para ajudar o pessoal que assim como eu está iniciando e com dificuldades..

Grato


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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 12:44 pm 
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fabiano.ag, gosto muito da Himoto, é uma boa marca que disponibiliza bastante peça aqui no Brasil, mas pro seu modelo em específico, as peças são um pouco raras,
portanto é bom não exagerar no motor porque se houver quebras incomuns (tipo quebrar o case do diferencial), você terá que importar, então vou colocar um motor de força média, não muito exagerado.

Motor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ginal--_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kv-13t-_JM

No primeiro link você pode escolher entre o 13T ou o 12T, no caso o 12T seria um pouco mais rápido e teria menos torque.

ESC:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lo-110-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... etrico-_JM

Ambos bons ESCs e com bom preço, aguentarão o motor numa boa.

Se você quiser arriscar num motor mais forte, o que eu não indico, mas é sua escolha:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 10-116-_JM

Sobre a qualidade dele eu não posso dizer porque nunca vi um retrospecto de quem já teve, o que posso dizer é que por ser 4 polos e não ter frestas, é um 540 'legítimo', ele terá força quase dobrada em relação aos outros que mandei.

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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 1:23 pm 
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Opa, legal, muito obrigado pelas indicações, no meu caso, não preciso aumentar a velocidade nem força, se ficar igual ao original 550 Brushed já está ótimo, acho que esses motores são até acima do original não?

Outra duvida.. se o motor puxa 45A preciso sempre colocar um ESC que suporte pelo menos 10% a mais correto? tipo um de 50A? Posso ir além disso, ou seja para um motor que precise de 45A colocar um ESC de 90A? há algum problema nisso?

Uma coisa que não entendi, no primeiro link tem um motor de 3300kv 12T, e nesse último que vc disse que era mais forte também é um de 3300kv 12T. Imagino que os motores sejam iguais? ou há alguma diferença que eu não esteja percebendo?



De qualquer forma andei fazendo umas buscas, pra ver se entendi..

Nesse conjunto fica um pouco sub-dimencionado com pouca velocidade (3000kv) e pouco torque (13T)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745704840-leopard-combo-brushless-esc-60a-v2-motor-13t-3000kv-sensor-_JM

Nesse conjunto fica super dimensionado muita velocidade (4370kv) e muito torque (9T)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753020656-motot-sky-rc-leopard-brushless-combo-esc-60a-4370kv-00042-02-_JM

O ideal seria encontrar um motor com KV entre 3300 e 3800 com algo entre 10T e 12T como o abaixo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736837202-motor-brushless-12t-3300kv-4-polos-sensorless-p110-116-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738359317-motor-brushless-105-t-com-sensor-hirosaka-pro-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741117899-vendo-motor-brushless-trackstar-3900kv-10t-com-pinhao-18t-_JM

Grato


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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 4:11 pm 
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fabiano.ag, o ESC tem que suportar uma corrente maior que a corrente máxima que o motor puxa, no caso, com um motor que puxa 45A você pode pegar um de 50A que vai funcionar, mas eu sinceramente considero 10% muito pouco, pra rodar com o ESC frio mesmo eu coloco sempre uns 30% acima.

O link que eu passei que tem 2 motores, um é 13T 3000kv e o outro é 12T 3300kv.

Sobre os combos que você pesquisou, na verdade você inverteu a lógica.
Quanto mais T, mais torque, então um 13T tem mais torque que um 9T.

Então o motor de 3000kv tem mais torque do que o de 4370kv.

O motor 12T de 3300kv eu acho uma boa pedida, a velocidade original vai ficar praticamente a mesma, e o dia que você quiser correr mais, é só comprar um pinhão com mais dentes e substituir.

O motor Hirosaka eu não indico muito se você for andar em terra batida, porque ele é aberto e pode entrar areia, além de que ele é um motor sensorado, pra você usar um motor sensorado você tem que ter um ESC com função Sensored, o que encarece muito o pedido passando do seu orçamento.

O motor Trackstar 10T 3900kv vai ficar bem esperto no seu RC, vai ficar bem mais rápido que originalmente fica.

Eu prefiro muito a questão do torque do que a velocidade quando se trata de offroad, já que andar na areia/terra batida força muito mais o motor do que andar no asfalto, por isso OnRoads podem usar motor de mais de 5000kv e offroads geralmente usam motores com menos KV, e quando quiser correr é só aumentar o pinhão, que o motor possui um bom torque e aguenta na boa.

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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 4:14 pm 
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Lembrando que o 12T de 3300kv de 4 polos (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 10-116-_JM) é bem mais forte que o motor 12T 3300kv (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ginal--_JM), que por sua vez é só de 2 polos e ainda possui o ímã menor (só pelo casco você já percebe, o diâmetro dos dois é o mesmo, mas o 12T 3000kv tem uma carcaça com frestas, ou seja, um espaço vazio).

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MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2016 4:21 pm 
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Então basicamente se eu quiser mais velocidade o 10t 3900kv (melhor para asfalto), se eu quiser mais torque 12t 3300kv. E esse último é bem semelhante ao que eu ja tenho.. observando sempre a questão dos 4 polos.


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MensagemEnviado: Sex Abr 01, 2016 1:26 am 
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fabiano.ag Isso aí, o 12T 2 polos creio que ficará bem mais esperto que o seu motor original, mas não será forte o suficiente pra forçar o chassi.

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MensagemEnviado: Sex Abr 01, 2016 9:35 am 
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será que um 12 T com 4 polos fica muito forte a ponto de comprometer a estrutura? Imagino que ser for forte demais pode estragar os dentes do pinhão/coroa, ou até mesmo trincar/quebrar a parte de fixação do motor que é de plástico?


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MensagemEnviado: Ter Abr 05, 2016 2:28 pm 
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Olá João Victor, cara, desculpa te encomodar tanto, mas é incrível como além de você ninguém mais responde as dúvidas dos novatos..

pra deixar de te encomodar um pouco.. to a fim de comprar os ítens motor+esc+carregador+2 baterias hoje.. e pra finalizar tinha apenas algumas dúvidas abaixo..
vc poderia dar uma olhadinha please..? principalmente ESC carregador e baterias.. o motor já escolhi..

agradeço bastante.



MOTOR:

Estou optando pelo 13T.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712332533-motor-ez-run-3000kv-13t-ou-3300kv-12t-original--_JM#questionText


ESC:

Além daqueles que vc indicou também estou vendo esses, so queria confirmar se todos me servem..

https://www.fabmodelismo.com.br/esc-trackstar-60a-v2-3s-brushless/
https://www.fabmodelismo.com.br/esc-hk-x-car-60a-brushless-car-esc--sensored-sensorless-/
https://www.fabmodelismo.com.br/esc---speed-control-brushless-tipo-hobbywing-60a-2-3s-/

CARREGADORES
Ainda estou na dúvida, tem algum melhor que outro?.. os accucel eu sei que terei que comprar uma fonte externa exceto para o b6ac

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711211813-carregador-balanceador-imax-b6-original-skyrc-lipo-life-e--_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748961010-carregador-imax-b6-ac-chargerdischarger-1-6-cellsoriginal-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717165766-carregador-turnigy-accucell-6-80w-10a-charbalan-preplihv-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717281501-carregador-turnigy-accucel-6-50w-6a-_JM


BATERIAS (estou em dúvida se 2s ou 3s.. também com relação a 20C 30C 40C)
2s
https://www.fabmodelismo.com.br/bateria-de-lipo-venom-2s-4000mah-20-30c-hardcase/
https://www.fabmodelismo.com.br/bateria-de-lipo-zippy-4000mah-2s-25-30c-hardcase-roar/
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710139739-maxximus-hobby-bateria-4000mah-lipo-2s-40c-zippy-_JM

3S
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712218175-maxximus-hobby-bateria-4000mah-lipo-3s-40c-zippy-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719399751-bateria-lipo-3s-111v-4000mah-venom-20c-universal-system1580-_JM


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