RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Jul 16, 2025 3:37 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jun 14, 2005 11:23 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 7:20 am
Mensagens: 66
Localização: Sampa/Z.Leste/Pobre ê ô/Timão
Qual a temperatura máxima que o motor pode chegar? eu andei no sábado e chegou a absurdos 80C. Porque? o que pode acontecer?

Outra dúvida, sou novato e o meu carro veio com dois motores, um sendo o tal latinha e outro um S.Stock 23Voltas que tem os carvões. Qdo eu sei que tenho que dar o tal "passe" nos carvões? qual é a manutenção que tem que ser feita neste tipo de motor?

Obrigado.

_________________
Converto fitas VHS para DVD (pelo menos fiz meu Jabá!!!)

Atualmente:
- Mini Z Altezza Amarelo :)
- TT01 com bolha NSX Honda --> "É véio mas tá pago II"
- TA04 Chassi de Fibra
- TA04 Chassi original

Tinha um V-ONE R :')


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 12:00 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
Seu motor esquentou porque está com relação errada, provavelmente mto longa... ou pq seu carvão já foi... ou ainda pq ele pode estar em curto. Numericamente não sei dizer a temperatura de trabalho desses motores, nunca tive aparelho pra medir.... foi sempre no dedo... heeh

Se vc só vai usar esse motor pra andar pra se divertir, mesmo pq num tem nenhuma corrida q se use esse motor, da pra andar umas 15-20 baterias com um jogo d carvão mais duro.

O tempo de troca de carvão depende do motor e do seu uso.... meus motores de corrida eu troco carvão a cada corrida (+/- 5 baterias)

A manutenção nos motores se resume à troca d carvão, passe no coletor e lubrificação das buchas/rolamentos, esse último extremamente importante, principalmente se for motor com bucha.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 15, 2005 2:25 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Milton Belli escreveu:
Seu motor esquentou porque está com relação errada, provavelmente mto longa... ou pq seu carvão já foi... ou ainda pq ele pode estar em curto. Numericamente não sei dizer a temperatura de trabalho desses motores, nunca tive aparelho pra medir.... foi sempre no dedo... heeh

Se vc só vai usar esse motor pra andar pra se divertir, mesmo pq num tem nenhuma corrida q se use esse motor, da pra andar umas 15-20 baterias com um jogo d carvão mais duro.

O tempo de troca de carvão depende do motor e do seu uso.... meus motores de corrida eu troco carvão a cada corrida (+/- 5 baterias)

A manutenção nos motores se resume à troca d carvão, passe no coletor e lubrificação das buchas/rolamentos, esse último extremamente importante, principalmente se for motor com bucha.


Onde eu encontro carvões??? Alguem sabe???
Lubrifica e e da passe no coletor eu faço com todos os meus motores....só não troco os carvões porque não sei quando está gasto. Como eu posso saber para saber quando está gasto???


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 12:13 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
Na Colecionaveis tem carvão, na Horiginal ainda deve ter tb.

Precisa trocar qdo chega a +/- 2/3 do tamanho de um novo

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 12:14 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
Ah, num adianta nada dar passe sem trocar carvão, assim vc só prejudica seu motor!

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 12:00 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 7:20 am
Mensagens: 66
Localização: Sampa/Z.Leste/Pobre ê ô/Timão
Ahh tá.. o passe é dado no motor e não no carvão heheh eu ia levar num pai de santo aqui mas acho melhor em outro lugar, vcs tem máquina pra isso? qto custa dar um passe no bichinho?

Que óleo vcs usam nos rolamentos? de "máquina" mesmo? eu passei de motor de carro 10w30 mas disseram que é muito espesso.

Obrigado Milton

_________________
Converto fitas VHS para DVD (pelo menos fiz meu Jabá!!!)

Atualmente:
- Mini Z Altezza Amarelo :)
- TT01 com bolha NSX Honda --> "É véio mas tá pago II"
- TA04 Chassi de Fibra
- TA04 Chassi original

Tinha um V-ONE R :')


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 5:31 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Eu não sei se é o mais correto, mas eu uso oleo de maquina. O passe seria da uma lixadinha com uma lixa muuuuito fina na parte do motor que enconta o carvão. Se voce quiser eu posso fazer isso pra voce!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 16, 2005 7:05 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
Ricardo, o "passe" é mesmo um passe de torneamento na superficie do coletor. Eu tenho equipamento q faz isso. Lixar eu não recomendo, pois a superficie tem q ficar espelhada q nem um anel... a lixa, por mais fina q seja, vai deixar riscado, sem contar qdo o coletor ja ta bem usado q faz um degrau entre a parte de contato e a parte q num encosta no carvão.... ai na lixa só uma 80 pra resolver, ou um torno... heheehhee

Qto à lubrificação, pode usar oleo d maquina, eu uso um lubrificante proprio para rolamentos q eu peguei com um amigo, num sei dizer as caracteristicas dele.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 17, 2005 9:57 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Eu uso um torno para fazer isso.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2006 12:18 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jan 25, 2006 4:00 am
Mensagens: 72
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Olhando esses tópicos meios antigos eu fiquei com uma dúvida: e se eu trocar o carvão e não der passe no coletor? Vai funcionar?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2006 12:52 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm
Mensagens: 399
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Funcionar vai, mas o ideal é dar o passe toda vez q trocar o carvão. O rendimento de um motor onde apenas a troca do carvão foi feita nunca vai ser igual ao de um motor que tenha sofrido um passe e troca de carvões.

_________________
http://www.tartararc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2006 6:34 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
trocar o carvão sem retificar o coletor não adianta em nada... vai disperdiçar um jogo de carvões novos e não vai ter rendimento pois a superfície do coletor vai estar toda arranhada e suja e não vai passar corrente corretamente, além do fato dos carvões novos não assentarem na superfície.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB