RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:13 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 4:57 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Amigos,

Estou convertendo um Gp para EP, já comprei algumas peças de usuários aqui no fórum. Estava tudo indo bem, quando me deparei com um impasse. O motor que irei usar, é um Kyosho G20, que no lazer fica do lado direito. Com estou aproveitando o chassi de aluminio de meu Nitro (já fiz as furações necessárias), o motor ficou do lado oposto do cardã. Ora, se ele funcionar óbvio que o conjunto da coroa e pinhão irá girar ao inverso.
A minha pergunta é: Posso inverter a polaridade do motor a fim de que o mesmo gire ao contrário, corrigindo consequentemente, a referida inversão da relação do carro? Ou seja, o que na posição original, no Foward do controle ele andaria para frente e agora estando em lado oposto, ele andaria para trás. Valeu!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 5:14 pm 
[Moderador]

Pode facilmente, se for sensorless; já sensored eu não sei, mas a lógica aponta para que não seja possível apenas revertendo a polaridade.
Rola de inverter uma polaridade no motor, teria que saber o seu motor e ESC.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 5:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabricio monaco escreveu:
Amigos,

Estou convertendo um Gp para EP, já comprei algumas peças de usuários aqui no fórum. Estava tudo indo bem, quando me deparei com um impasse. O motor que irei usar, é um Kyosho G20, que no lazer fica do lado direito. Com estou aproveitando o chassi de aluminio de meu Nitro (já fiz as furações necessárias), o motor ficou do lado oposto do cardã. Ora, se ele funcionar óbvio que o conjunto da coroa e pinhão irá girar ao inverso.
A minha pergunta é: Posso inverter a polaridade do motor a fim de que o mesmo gire ao contrário, corrigindo consequentemente, a referida inversão da relação do carro? Ou seja, o que na posição original, no Foward do controle ele andaria para frente e agora estando em lado oposto, ele andaria para trás. Valeu!

Fabrício, blz?
Olha, motores brushed podem sim, só os latinhas que não podem se não me engano.
Tanto é que os motores funcionam ré dependendo do ESC.
Só tome cuidado se o motor estiver com o Diodo Schotky, ele no carro original dava ré?

Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 6:36 pm 
[Moderador]

Ahnnn, agora que saquei...
Você pretende usar um motor escovado 20T pra empurrar um chassi GP.
Acredito que não vai ficar exatamente satisfatório, o chassi é muito pesado pro motor.
Mas vale como teste se fizer um bom montante pro motor, depois rola de colocar um brushless e aí sim, vai andar legal.
E latinha é reversível como todo brushed, desde que não tenha um diodão entre os polos. Sobre diodo, se for diodo normal (não o schotky) ele queima (quando não explode) se inverter a polaridade. Mas o motor brushed, quando invertidas as polaridades, de qualquer forma vai girar no sentido contrário (claro que motor com timming mexido vai render mais para o lado do avanço, mas aí já é outra conversa).

MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 7:16 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio Lagares escreveu:
Acredito que não vai ficar exatamente satisfatório, o chassi é muito pesado pro motor.
Mas vale como teste se fizer um bom montante pro motor, depois rola de colocar um brushless e aí sim, vai andar legal.
E latinha é reversível como todo brushed, desde que não tenha um diodão entre os polos. Sobre diodo, se for diodo normal (não o schotky) ele queima (quando não explode) se inverter a polaridade. Mas o motor brushed, quando invertidas as polaridades, de qualquer forma vai girar no sentido contrário (claro que motor com timming mexido vai render mais para o lado do avanço, mas aí já é outra conversa).

Pô Hélvio, legal hein, não sabia que o latinha tb podia usar reverso, eu acho q li em algum lugar uma vez.

P/ o dono do tópico, qual o chassi que vc vai usar?

Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 12:14 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rafaelvanhalen escreveu:
Helvio Lagares escreveu:

Pô Hélvio, legal hein, não sabia que o latinha tb podia usar reverso, eu acho q li em algum lugar uma vez.

P/ o dono do tópico, qual o chassi que vc vai usar?

Abraço
Rafael

Na verdade, motor latinha é o que tem "menos" problema em rodar no inverso, mas em NENHUM motor Brushed é bom funcionar no inverso, principalmente se forem motores Pro, isso no caso do Brushed, nos Brushless, qualquer motor pode, só que os ESC sensored de ponta, nenhum tem opção reverso.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 3:50 am 
[Moderador]

Se o motor brushed estiver com o timming no zero (caso do latinha e do motor que o camarada pretende inverter o sentido), ele vai ter praticamente o mesmo desempenho em ambas direções. Se for stock, por ter o timming avançado mas travado naquele ângulo por ser lacrado, ele só vai girar forte em uma direção, e o funcionamendo dele em reverso vai ser prejudicado - o que também não representa exatamente problemas para o motor, apenas o torna inadequado para usar normalmente com o sentido de rotação invertido, como o camarada quer fazer.
Se for modified ou tiver o timming ajustável, para inverter a rotação do motor basta girar o endbell 180º. Ele (o induzido) vai girar no sentido inverso praticamente com o mesmo desempenho, só o que eu recomendo nesse caso é virar os carvões também (para manter sentido de contato e desgaste), ou ainda melhor, colocar carvões novos quando fizer isso.
Como o motor do camarada é um tipo latinha 20t, creio que não haverão problemas invertendo o motor.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 7:47 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Blz Helvio?
Cara, muito boa a explicação.
Vai tirar a dúvida de várias pessoas.

Obrigado
Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 9:22 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Nos brushed ou brushless não existe diferença física em relação a polaridade, portanto vai ter o mesmo desempenho rodando para qualquer lado. Alguns motores vem com a sinalização de polaridade, mas servem basicamente para que o timing de fábrica fique ajustado. Se o timing estiver adiantado ao inverter a polaridade ele fica atrasado.
Cuidado para não usar o reverso para andar para frente, pois o ESC manda menos corrente, não terá freio, não terá drag break, ficará tudo desconfigurado, portanto não inverta o sentido da rotação no rádio/ESC, inverta na polaridade do motor.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:20 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Fico agradecido pela ajuda do pessoal aqui do fórum. Muito tenho aprendido. Ontem mesmo, fiquei à madrugada desmontando e limpando os diff´s do antigo GP para prepará-los para o EP. Bom, voltemos ao assunto do tópico.

O chassi que estou usando para a conversão é igual a esse aqui, porém o picotei, a fim de adaptá-lo ao EP.

http://www.nitrorcx.com/51c00-02163.html

O motor que pretendo usar, como já disse, é um Kyosho G20 - preto e vermelho. Nele não existem quaisquer diodos ou capacitores, tão somente os fios positivo e negativo.

Já pesquisei na rede, e vi que ele trabalha em ré quando ligado ao ESC. Por isso, pensei em inverter os fios para que o trabalho em "ré', original, passasse a ser "frente", o que resolveria o meu caso. Bom, esse carro que estou montando, além do Tamiya que acabei de importar e de um outro que trouxe dos EUA, servirá como meu "Centro de Estudos" em carros EP´s. Nele farei todos os testes possíveis para carros de DRIFT, com vários houp-ups e montagens, tais como mecânica, centro de gravidade, elétrica, etc.
Mas ele, se tudo correr bem, não ficará com cara de Frankstein, não.

Logo, o que tenho que resolver é justamente a questão da rotação do motor, já que quero adquirir um ESC da Duratrax 1059 para motores 19T. Tenho receio de inverter esse motor brushed e queimar tb o ESC.

Valeu.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:23 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

NATTIS escreveu:
Nos brushed ou brushless não existe diferença física em relação a polaridade, portanto vai ter o mesmo desempenho rodando para qualquer lado. Alguns motores vem com a sinalização de polaridade, mas servem basicamente para que o timing de fábrica fique ajustado. Se o timing estiver adiantado ao inverter a polaridade ele fica atrasado.
Cuidado para não usar o reverso para andar para frente, pois o ESC manda menos corrente, não terá freio, não terá drag break, ficará tudo desconfigurado, portanto não inverta o sentido da rotação no rádio/ESC, inverta na polaridade do motor.

Nattis,

quando vc diz em inverter a polaridade do motor, vc se refere tão somente a, no momento de ligar os fios do motor ao ESC, ligá-los invertido ou vc diz em abrir o motor e inverter a polaridade interna? Valeu!!!!!

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:27 am 
[Moderador]

Pode inverter só os fios, não precisa abrir nada.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:28 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabricio monaco escreveu:
Fico agradecido pela ajuda do pessoal aqui do fórum. Muito tenho aprendido. Ontem mesmo, fiquei à madrugada desmontando e limpando os diff´s do antigo GP para prepará-los para o EP. Bom, voltemos ao assunto do tópico.

O chassi que estou usando para a conversão é igual a esse aqui, porém o picotei, a fim de adaptá-lo ao EP.

http://www.nitrorcx.com/51c00-02163.html

O motor que pretendo usar, como já disse, é um Kyosho G20 - preto e vermelho. Nele não existem quaisquer diodos ou capacitores, tão somente os fios positivo e negativo.

Já pesquisei na rede, e vi que ele trabalha em ré quando ligado ao ESC. Por isso, pensei em inverter os fios para que o trabalho em "ré', original, passasse a ser "frente", o que resolveria o meu caso. Bom, esse carro que estou montando, além do Tamiya que acabei de importar e de um outro que trouxe dos EUA, servirá como meu "Centro de Estudos" em carros EP´s. Nele farei todos os testes possíveis para carros de DRIFT, com vários houp-ups e montagens, tais como mecânica, centro de gravidade, elétrica, etc.
Mas ele, se tudo correr bem, não ficará com cara de Frankstein, não.

Logo, o que tenho que resolver é justamente a questão da rotação do motor, já que quero adquirir um ESC da Duratrax 1059 para motores 19T. Tenho receio de inverter esse motor brushed e queimar tb o ESC.

Valeu.

Cara, já que é assim é só mudar o encaixe dos fios, não precisa fazer mais nada.
ESse seu motor G20 é lacrado não é?
Se for é só inverter mesmo pq não tem muito o que vc fazer.

Sobre o chassis, só cuidado p/ não deixar muito pesado pq senão o motor fica insuficiente p/ andar legal.

Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:36 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Helvio Lagares escreveu:
Pode inverter só os fios, não precisa abrir nada.

Que bom, pois abrir o motor, por enquanto, seria muito avanço para quem está caminhando no hobby, vamos devagar, rs.

Hj a noite, testarei a inversão do motor direto na bateria,, sem ESC.

Brigadão.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 11:12 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Quando meu Evader caiu do Half Pipe e quebrou o motor, eu desmontei inteiro e limpei, na hora de montar novamente eu sem perceber montei o imã interno ao contrário, o que inverteu a rotação do motor. Não sei te dizer quanto ao desempenho pois eu abri o motor e mudei o imã novamente, Mas como nosso amigo já disse, inverte o imã em 180º que inverte a rotação.

Duratrax Evader ST PRO (Mamba Max 5700kv)
Turnigy Accucel-6
Lipo Intellect 2S 5000 25+C
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas