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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 4:57 pm 
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Amigos,

Estou convertendo um Gp para EP, já comprei algumas peças de usuários aqui no fórum. Estava tudo indo bem, quando me deparei com um impasse. O motor que irei usar, é um Kyosho G20, que no lazer fica do lado direito. Com estou aproveitando o chassi de aluminio de meu Nitro (já fiz as furações necessárias), o motor ficou do lado oposto do cardã. Ora, se ele funcionar óbvio que o conjunto da coroa e pinhão irá girar ao inverso.
A minha pergunta é: Posso inverter a polaridade do motor a fim de que o mesmo gire ao contrário, corrigindo consequentemente, a referida inversão da relação do carro? Ou seja, o que na posição original, no Foward do controle ele andaria para frente e agora estando em lado oposto, ele andaria para trás. Valeu!


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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 5:14 pm 
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Pode facilmente, se for sensorless; já sensored eu não sei, mas a lógica aponta para que não seja possível apenas revertendo a polaridade.
Rola de inverter uma polaridade no motor, teria que saber o seu motor e ESC.

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 5:19 pm 
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fabricio monaco escreveu:
Amigos,

Estou convertendo um Gp para EP, já comprei algumas peças de usuários aqui no fórum. Estava tudo indo bem, quando me deparei com um impasse. O motor que irei usar, é um Kyosho G20, que no lazer fica do lado direito. Com estou aproveitando o chassi de aluminio de meu Nitro (já fiz as furações necessárias), o motor ficou do lado oposto do cardã. Ora, se ele funcionar óbvio que o conjunto da coroa e pinhão irá girar ao inverso.
A minha pergunta é: Posso inverter a polaridade do motor a fim de que o mesmo gire ao contrário, corrigindo consequentemente, a referida inversão da relação do carro? Ou seja, o que na posição original, no Foward do controle ele andaria para frente e agora estando em lado oposto, ele andaria para trás. Valeu!


Fabrício, blz?
Olha, motores brushed podem sim, só os latinhas que não podem se não me engano.
Tanto é que os motores funcionam ré dependendo do ESC.
Só tome cuidado se o motor estiver com o Diodo Schotky, ele no carro original dava ré?

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 6:36 pm 
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Ahnnn, agora que saquei...
Você pretende usar um motor escovado 20T pra empurrar um chassi GP.
Acredito que não vai ficar exatamente satisfatório, o chassi é muito pesado pro motor.
Mas vale como teste se fizer um bom montante pro motor, depois rola de colocar um brushless e aí sim, vai andar legal.
E latinha é reversível como todo brushed, desde que não tenha um diodão entre os polos. Sobre diodo, se for diodo normal (não o schotky) ele queima (quando não explode) se inverter a polaridade. Mas o motor brushed, quando invertidas as polaridades, de qualquer forma vai girar no sentido contrário (claro que motor com timming mexido vai render mais para o lado do avanço, mas aí já é outra conversa).

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MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2009 7:16 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Ahnnn, agora que saquei...
Você pretende usar um motor escovado 20T pra empurrar um chassi GP.
Acredito que não vai ficar exatamente satisfatório, o chassi é muito pesado pro motor.
Mas vale como teste se fizer um bom montante pro motor, depois rola de colocar um brushless e aí sim, vai andar legal.
E latinha é reversível como todo brushed, desde que não tenha um diodão entre os polos. Sobre diodo, se for diodo normal (não o schotky) ele queima (quando não explode) se inverter a polaridade. Mas o motor brushed, quando invertidas as polaridades, de qualquer forma vai girar no sentido contrário (claro que motor com timming mexido vai render mais para o lado do avanço, mas aí já é outra conversa).


Pô Hélvio, legal hein, não sabia que o latinha tb podia usar reverso, eu acho q li em algum lugar uma vez.

P/ o dono do tópico, qual o chassi que vc vai usar?

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 12:14 am 
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rafaelvanhalen escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Ahnnn, agora que saquei...
Você pretende usar um motor escovado 20T pra empurrar um chassi GP.
Acredito que não vai ficar exatamente satisfatório, o chassi é muito pesado pro motor.
Mas vale como teste se fizer um bom montante pro motor, depois rola de colocar um brushless e aí sim, vai andar legal.
E latinha é reversível como todo brushed, desde que não tenha um diodão entre os polos. Sobre diodo, se for diodo normal (não o schotky) ele queima (quando não explode) se inverter a polaridade. Mas o motor brushed, quando invertidas as polaridades, de qualquer forma vai girar no sentido contrário (claro que motor com timming mexido vai render mais para o lado do avanço, mas aí já é outra conversa).


Pô Hélvio, legal hein, não sabia que o latinha tb podia usar reverso, eu acho q li em algum lugar uma vez.

P/ o dono do tópico, qual o chassi que vc vai usar?

Abraço
Rafael

Na verdade, motor latinha é o que tem "menos" problema em rodar no inverso, mas em NENHUM motor Brushed é bom funcionar no inverso, principalmente se forem motores Pro, isso no caso do Brushed, nos Brushless, qualquer motor pode, só que os ESC sensored de ponta, nenhum tem opção reverso.

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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 3:50 am 
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Se o motor brushed estiver com o timming no zero (caso do latinha e do motor que o camarada pretende inverter o sentido), ele vai ter praticamente o mesmo desempenho em ambas direções. Se for stock, por ter o timming avançado mas travado naquele ângulo por ser lacrado, ele só vai girar forte em uma direção, e o funcionamendo dele em reverso vai ser prejudicado - o que também não representa exatamente problemas para o motor, apenas o torna inadequado para usar normalmente com o sentido de rotação invertido, como o camarada quer fazer.
Se for modified ou tiver o timming ajustável, para inverter a rotação do motor basta girar o endbell 180º. Ele (o induzido) vai girar no sentido inverso praticamente com o mesmo desempenho, só o que eu recomendo nesse caso é virar os carvões também (para manter sentido de contato e desgaste), ou ainda melhor, colocar carvões novos quando fizer isso.
Como o motor do camarada é um tipo latinha 20t, creio que não haverão problemas invertendo o motor.

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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 7:47 am 
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Blz Helvio?
Cara, muito boa a explicação.
Vai tirar a dúvida de várias pessoas.

Obrigado
Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 9:22 am 
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Nos brushed ou brushless não existe diferença física em relação a polaridade, portanto vai ter o mesmo desempenho rodando para qualquer lado. Alguns motores vem com a sinalização de polaridade, mas servem basicamente para que o timing de fábrica fique ajustado. Se o timing estiver adiantado ao inverter a polaridade ele fica atrasado.
Cuidado para não usar o reverso para andar para frente, pois o ESC manda menos corrente, não terá freio, não terá drag break, ficará tudo desconfigurado, portanto não inverta o sentido da rotação no rádio/ESC, inverta na polaridade do motor.

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Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:20 am 
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Fico agradecido pela ajuda do pessoal aqui do fórum. Muito tenho aprendido. Ontem mesmo, fiquei à madrugada desmontando e limpando os diff´s do antigo GP para prepará-los para o EP. Bom, voltemos ao assunto do tópico.

O chassi que estou usando para a conversão é igual a esse aqui, porém o picotei, a fim de adaptá-lo ao EP.

http://www.nitrorcx.com/51c00-02163.html

O motor que pretendo usar, como já disse, é um Kyosho G20 - preto e vermelho. Nele não existem quaisquer diodos ou capacitores, tão somente os fios positivo e negativo.

Já pesquisei na rede, e vi que ele trabalha em ré quando ligado ao ESC. Por isso, pensei em inverter os fios para que o trabalho em "ré', original, passasse a ser "frente", o que resolveria o meu caso. Bom, esse carro que estou montando, além do Tamiya que acabei de importar e de um outro que trouxe dos EUA, servirá como meu "Centro de Estudos" em carros EP´s. Nele farei todos os testes possíveis para carros de DRIFT, com vários houp-ups e montagens, tais como mecânica, centro de gravidade, elétrica, etc.
Mas ele, se tudo correr bem, não ficará com cara de Frankstein, não.

Logo, o que tenho que resolver é justamente a questão da rotação do motor, já que quero adquirir um ESC da Duratrax 1059 para motores 19T. Tenho receio de inverter esse motor brushed e queimar tb o ESC.

Valeu.


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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:23 am 
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NATTIS escreveu:
Nos brushed ou brushless não existe diferença física em relação a polaridade, portanto vai ter o mesmo desempenho rodando para qualquer lado. Alguns motores vem com a sinalização de polaridade, mas servem basicamente para que o timing de fábrica fique ajustado. Se o timing estiver adiantado ao inverter a polaridade ele fica atrasado.
Cuidado para não usar o reverso para andar para frente, pois o ESC manda menos corrente, não terá freio, não terá drag break, ficará tudo desconfigurado, portanto não inverta o sentido da rotação no rádio/ESC, inverta na polaridade do motor.




Nattis,

quando vc diz em inverter a polaridade do motor, vc se refere tão somente a, no momento de ligar os fios do motor ao ESC, ligá-los invertido ou vc diz em abrir o motor e inverter a polaridade interna? Valeu!!!!!


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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:27 am 
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Pode inverter só os fios, não precisa abrir nada.

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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:28 am 
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fabricio monaco escreveu:
Fico agradecido pela ajuda do pessoal aqui do fórum. Muito tenho aprendido. Ontem mesmo, fiquei à madrugada desmontando e limpando os diff´s do antigo GP para prepará-los para o EP. Bom, voltemos ao assunto do tópico.

O chassi que estou usando para a conversão é igual a esse aqui, porém o picotei, a fim de adaptá-lo ao EP.

http://www.nitrorcx.com/51c00-02163.html

O motor que pretendo usar, como já disse, é um Kyosho G20 - preto e vermelho. Nele não existem quaisquer diodos ou capacitores, tão somente os fios positivo e negativo.

Já pesquisei na rede, e vi que ele trabalha em ré quando ligado ao ESC. Por isso, pensei em inverter os fios para que o trabalho em "ré', original, passasse a ser "frente", o que resolveria o meu caso. Bom, esse carro que estou montando, além do Tamiya que acabei de importar e de um outro que trouxe dos EUA, servirá como meu "Centro de Estudos" em carros EP´s. Nele farei todos os testes possíveis para carros de DRIFT, com vários houp-ups e montagens, tais como mecânica, centro de gravidade, elétrica, etc.
Mas ele, se tudo correr bem, não ficará com cara de Frankstein, não.

Logo, o que tenho que resolver é justamente a questão da rotação do motor, já que quero adquirir um ESC da Duratrax 1059 para motores 19T. Tenho receio de inverter esse motor brushed e queimar tb o ESC.

Valeu.


Cara, já que é assim é só mudar o encaixe dos fios, não precisa fazer mais nada.
ESse seu motor G20 é lacrado não é?
Se for é só inverter mesmo pq não tem muito o que vc fazer.

Sobre o chassis, só cuidado p/ não deixar muito pesado pq senão o motor fica insuficiente p/ andar legal.

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:36 am 
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Helvio Lagares escreveu:
Pode inverter só os fios, não precisa abrir nada.



Que bom, pois abrir o motor, por enquanto, seria muito avanço para quem está caminhando no hobby, vamos devagar, rs.

Hj a noite, testarei a inversão do motor direto na bateria,, sem ESC.

Brigadão.


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MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 11:12 am 
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Quando meu Evader caiu do Half Pipe e quebrou o motor, eu desmontei inteiro e limpei, na hora de montar novamente eu sem perceber montei o imã interno ao contrário, o que inverteu a rotação do motor. Não sei te dizer quanto ao desempenho pois eu abri o motor e mudei o imã novamente, Mas como nosso amigo já disse, inverte o imã em 180º que inverte a rotação.

_________________
Juka Araujo
------------------------------------------------------
Duratrax Evader EXT (Trinity 22t)
Duratrax Evader ST PRO (Mamba Max 5700kv)
Turnigy Accucel-6
Lipo Intellect 2S 5000 25+C
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn


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