RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 8:14 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 12:06 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

E ai galera, tranquilo ?

Então... Já li aqui no fórum algumas críticas com relação a fontes de computador para RC...

O que elas tem de tão ruim se são leves, estáveis e tem proteção nas saídas? Entendo pouco de electrônica, e pelo que sei o projeto de uma fonte chaveada é bem parecido com a de uma fonte de computador (que é chaveada também)... Uma fonte de computador pode chegar a 15A, o que é uma corrente boa para automodelismo ( pelo menos para mim (-: )

Qual a opinião de vocês ?

Abraços
Banzai

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 12:44 am 
[Moderador]

Bem, também não entendo as críticas negativas. Eu uso fonte de PC e funciona perfeitamente. E ainda coloco a bateria na frente do cooler da fonte pra não fritar muito durante a carga.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 12:46 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Ja usei uma Seventeam 350w com o carregador fornecendo 5A e aguentou tranquilamente, e fiz isso com o computador ligado e em uso, claro que fiquei de olho nas voltagens pelo setup e não sofreram nenhuma alteração. Mas ja usei uma fonte AT e outra ATX ambas "genéricas" e não deu certo, não conseguiam dar nem 2A.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 2:11 am 
[Moderador]

A fonte que eu uso é uma AT antiga de 200W, comprada usada no Sta. Ifigênia por R$15,00, e consigo carregar até 10A (o máximo do meu carregador) sem problemas.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 2:29 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Eu estou com uma fonte AT de 200W também... Só vou tirar todos os fios (12, 5 e GND) e colocar uns plugs banana com um fio grosso (12 ou 14) nas ilhas do 12 e do GND... só isso né ?

Tem mais alguma alteração que vocês fazem ? Li em alguns sites de PX que eles tiram um indutor, colocam diodos, capacitores, etc para aumentar um pouco a tensão... Precisa de tudo isso ?

Abraços
Banzai
PS: só para não abrir um novo tópico... Vocês conhecem esse carregador ? Ele é bom ? http://teammuchmore.com/product_info.ph ... cts_id=361

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 4:58 am 
[Moderador]

Não fiz alteração nenhuma, uso a saída de 12V e só (bem, coloquei o interruptor no próprio gabinete da fonte, ao invés de deixar ele pendurado, e eliminei todos os fios extras, deixando só um de 12V, só pra ficar organizado).

Mas pelo que entendi agora, você quer carregar as baterias diretamente com a fonte? Eu uso a fonte para alimentar meu carregador Novak, que fique bem claro. O que o pessoal daqui do fórum normalmente se queixa é que essas fontes não são fortes o suficiente para os seus carregadores, o que não aconteceu comigo, talvez por sorte ou pela fato de minha fonte ser bem antiga...
Não tente carregar diretamente com a fonte, que o prejuízo em baterias ferradas vai ser grande com toda a certeza.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 1:18 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

OK, realmente um não iria ligar a pack direto na fonte... sou novato mas leio muito... :-)

Estava perguntando pois estou para adquirir um carregador CTX-CELL MASTER da Muchmore ( http://teammuchmore.com/product_info.ph ... cts_id=361 )

Por falar nisso, vocês sabem quanto esse carregador necessita de corrente ? Nas especificações eu fiquei meio perdido...

Valeu!
Abraços
Banzai

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 2:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É um bom carregador sim. Acho que 10A bastam.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2007 4:04 pm 
[Moderador]

banzai escreveu:
OK, realmente um não iria ligar a pack direto na fonte... sou novato mas leio muito... :-)

Estava perguntando pois estou para adquirir um carregador CTX-CELL MASTER da Muchmore ( http://teammuchmore.com/product_info.ph ... cts_id=361 )

Por falar nisso, vocês sabem quanto esse carregador necessita de corrente ? Nas especificações eu fiquei meio perdido...

Valeu!
Abraços
Banzai

Certo, eu é que não entendi direito mesmo qual era o uso que daria à fonte, foi mal.
Mas só pra constar, dei uma checada na minha fonte, e ela não é de 200W, mas de 100W e segura a onda total! Marca DVE (desconheço), bem antiga, devia ser de um velho XT!

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jul 14, 2007 4:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É isso mesmo Helvio

As fontes antigas para computadores era super-dimensionadas... elas forneciam bem mais do que os XT precisavam e tal...

Hoje, as fontes de PC vem todas no limite do limite, tanto é que, se vc colocar uma placa de vídeo boa mesmo em seu PC, tem que trocar a fonte!

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas