RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 8:43 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 1:08 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pessoal, quero comprar um carregador que sirva também para NiMH, mas tem que ser algo de baixo custo por enquanto, o que acham desses??

http://www.duratrax.com/caraccys/dtxp4002.html

http://www.electrifly.com/chargers/gpmm3001.html

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 9:13 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O primeiro eu tenho

É simples, não dá pra selecionar a amperagem, mas em compensação é só apertar um botão e pimba! esperar a bateria carregar

O segundo é para aviões elétricos, ou seja, baixa carga.... e muitas células, vai até 10

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 9:41 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fernando escreveu:
O primeiro eu tenho

É simples, não dá pra selecionar a amperagem, mas em compensação é só apertar um botão e pimba! esperar a bateria carregar

O segundo é para aviões elétricos, ou seja, baixa carga.... e muitas células, vai até 10

O fato de não poder setar a amperagem pode diminuir a vida util das baterias (no caso as NiMH)???

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 10:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

que eu saiba não

acho que é porque setando a amperagem você pode escolher entre mais velocidade inicial ou duração da bateria

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 11:18 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
A carga lenta, ou seja, com baixa amperagem faz a bateria esquentar menos . Há tb um aproveitamento melhor da capacidade da bateria. Porém exige mais tempo. Então o que acaba acontecendo é que utiliza-se a carga lenta pra fazer a primeira carga do dia. As outras recargas faz-se em alta amperagem pra carregar rápido e aproveitar o dia. Acredito que dessa forma não comprometa a durabilidade da bateria.
valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 11:37 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Entendi, quando se compra uma bateria nova a primeira carga deve ser lenta?? Deve-se coloca-la direto na carga ou descarrega-la antes (se houver alguma carga) com uma lampada ou algo do tipo???

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 12:53 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
A primeira carga de toda bateria deve ser lenta. Mas o q quero dizer é outra coisa: se toda vez q vc anda, utililiza a mesma bat 3x por exemplo, a primeira carga da bateria rola de ser lenta. A segunda e a terceira rola de ser carga rápida. Sempre q for andar faça a primeira carga lentamente.
Com relação a fazer ciclo (descarregar e regarrega-la) só faço quando sinto que a bateria não tá dando muita pressão pq as nimh tem pouco efeito memória.

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 2:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não cicle a bateria. Só faça isso, se puder equalizar.

Não tem problema em usar esse carregador da duratrax. A corrente dele é alta o suficiente para satisfazer o usuário pela velocidade e não é tanta para detonar a bateria.
Eu não carrego bateria minha com menos de 5A....

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 3:05 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Germano escreveu:
A primeira carga de toda bateria deve ser lenta. Mas o q quero dizer é outra coisa: se toda vez q vc anda, utililiza a mesma bat 3x por exemplo, a primeira carga da bateria rola de ser lenta. A segunda e a terceira rola de ser carga rápida. Sempre q for andar faça a primeira carga lentamente.
Com relação a fazer ciclo (descarregar e regarrega-la) só faço quando sinto que a bateria não tá dando muita pressão pq as nimh tem pouco efeito memória.

Ja tinha entendido isso de a primeira carga do dia ser lenta, minha duvida era sobre a primeira carga numa bateria nova, mas ja foi esclarecida. Meu carregador atual fornece 100ma em carga lenta, como calculo o tempo necessario pra carregar a bateria toda??

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 18, 2006 5:13 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fernando_221 escreveu:
Germano escreveu:

Ja tinha entendido isso de a primeira carga do dia ser lenta, minha duvida era sobre a primeira carga numa bateria nova, mas ja foi esclarecida. Meu carregador atual fornece 100ma em carga lenta, como calculo o tempo necessario pra carregar a bateria toda??

Isso deve ser por hora. 100 por hora demoraria 20horas para carregar uma bateria de 2000.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qui Out 19, 2006 6:45 am 
[Moderador]

Não acho que a primeira carga de toda bateria deva ser lenta. As baterias usadas nos elétricos (principalmente as de mais de 3000mAh) já são feitas pra serem usadas com carga e descarga rápida. Sempre carrego minha baterias com mais de 5A, e nunca tive problemas. Como o prcg bem disse, demoraria muito pra carregar essas baterias de alta capacidade com carga lenta.

Já baterias de pack (AA, AAA, etc) não são feitas pra carga e descarga rápida, por isso eu costumo carregá-las com correntes menores (1A).

Título:
MensagemEnviado: Qui Out 19, 2006 6:18 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

No manual do Ice diz que voce pode carregar baterias AAA com 1C sem problemas tambem...
Se não me engano....

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas