RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 8:33 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 9:43 pm 
Novo no Fórum

Ola pessoal estou fazendo alguns testes de ciclagem com baterias novas, optei por fazer um pack palito (AAA com celulas da marca ECOmania de 950 mah). somente para testes no carregador ICE da duratraxx. esse pack é para uso no receptor de meu auto à combustão 1/10 com 2 servos digitais alto torque.

Estou à procura de informações que o pessoal do eletrico entende bem, eu quero um pack que tenha bastante runtime, sei que as celulas Sanyo, GP, Orion são boas entretanto com preço salgado.

Gostaria de saber se celulas Matched e Zapped se aplicam aos packs de receptores e como fazer-las?

Enfim abaixo coloco os testes que fiz:

ecomania 950 - primeira carga com 0,1A entrou 1050mah - descarga com 0,3A saiu 563mah - equalizada - Adormeceu ???
ecomania 950 - segunda carga com 0,5A entrou 650mah - descarga com 0,5A saiu 583mah - não equalizada
ecomania 950 - terceira carga com 0,5A entrou 621mah - descarga com 0,5A saiu 559mah - não equalizada
ecomania 950 - quarta carga com 0,2A entrou 625mah - descarga com 0,5A saiu ???mah - ??????????????
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
GP 1100 - decima carga com 0,2A entrou 757mah - descarga com 0,5A saiu 709mah - não equalizada
ecomania velha - velha carga com 0,5A entrou 750mah - descarga com 0,5A saiu 672mah - não equalizada
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
LIPO 900 - terceira carga com 0,9A entrou 888mah - descarga com 1,8A saiu 888mah - não equalizada

Gostaria de ressaltar que o Pack GP que testei foi o melhor, entretanto eu pensava que ele daria pelo menos 1000 mah de descarga, me decepcionei.

Sera que C/10 de carga e C/3 de descarga até 1,0V por celula será a melhor opção para quando eu comprar meus packs SANYO? Sera que eu ciclar 3 vezes ajuda ou é besteira?

Já li umas 3 vezes o site do Mano RC que é muito bom http://www.manorc.com.br/inic...tm#Cycler2

Estou no aguardo do paulinho da 2Fast que irá me mandar segunda feira os novos packs, que pelo que me parece são excelente qualidade.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 10:23 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

ciclar baterias sem necessidade nao é uma boa nao...

Baterias matched ou zap nao vao ajudar muito nao.... as zap costumam ter tensao mais alta e as matched como sao celulas selecionadas recebem melhor a carga.... mas a vantagem delas sao punch.. o que nao se aplica a receptor.... pra vc ter um runtime legal, não descarregue seu pack abaixo de 0,9V/cell equalize e de a carga o mais lenta possivel...

eu tenho um Ice. Mas as baterias do meu radio prefiro recarregar no carregador de parede que recarrega a 50mAh... demora séculos ate a proxima recarga.... faço o mesmo com minhas pilhas AAA 1100mAh do meu Iwaver (escala 1/28)

Alias são otimas pilhas as Camelion 1100mAh ... 4 pilhas custam 50 reais na hobbidelivery.

A propósito..... ciclar baterias principalmente pra recptor.. é besteira!... nao faça isso .. é só perca de vida util... em vez disso prefira uma carga beeeeeeeem lenta... sugiro 22hs de carga a 50mAh.... no caso das 1100.... dai é runtime pra vida toda.... e tente equalizar sempre descarregando a 0,9V/Cell antes de recarregar... vai ajudar a ter bom runtime nas demais cargas;;;

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 11:22 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu uso no radio Baterias AA Sony de 2500, sempre carrego com corrente entre 0.5 e 0.7A, entra de carga em média 2700 em todas as cargas...

MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 12:18 pm 
Novo no Fórum

Deividfei e Alekimura obrigado pela ajuda.

Pelo que pude ver no site http://www.camelion.de/industrial_nimh.html as celulas camelion são excelentes mesmo.

As celulas "planet battery" sera que tem qualidade semelhante? tenho o ICE que carrega a 100mah no minimo e posso fazer um "carregador de parede" com uma fonte de 12V e um resistor de 150ohms para conseguir proximo a 50 - 80mah de carga, qual seria melhor para o runtime das celulas? se eu fazer o carregador de parede ele não tem Delta peak...

As cèlulas ecomania que comprei para teste (1 cartela com 4 pilhas e 1 com 2 pilhas). Ao montar o pack com 5 celulas as celulas tiveram capacidades diferentes, e após a descarga do pack até 1,0V/celula tendo 580mah, restou 1 celula ainda com + 250 mah quando equalizei individualmente. Esta mesma celula durante a carga tinha1,48V enquanto as outras tinham 1,41v. As outras 4 deram apenas 20-30mah cada. vou ter que descartar esse pack.

Enfim, para que eu saiba quanto tem o pack realmente, preciso descarrega-lo até 1,0V por celula no ice a 0,5C e anotar o valor resultante em mah certo? acredito que se fosse a 0,1C a voltagem minima poderia ser 0,9V.

MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 12:53 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

essa descarga até 1v/c só vale para runtime de radio... no caso de carro eletrico o pack do carro mesmo é até 0,9.. essa descarga é so pra efeito de calculo mesmo... lembrando que... não é boa ideia ciclar suas baterias sem necessidade

MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 2:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Deividfei escreveu:
essa descarga até 1v/c só vale para runtime de radio... no caso de carro eletrico o pack do carro mesmo é até 0,9.. essa descarga é so pra efeito de calculo mesmo... lembrando que... não é boa ideia ciclar suas baterias sem necessidade

Eu não ciclo nem as packs do carrinho, as Orion SHO4200, eu só carrego, uso e equalizo, sempre heauehuaheuahe

MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 3:16 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Deividfei escreveu:
ciclar baterias sem necessidade nao é uma boa nao...

Baterias matched ou zap nao vao ajudar muito nao.... as zap costumam ter tensao mais alta e as matched como sao celulas selecionadas recebem melhor a carga.... mas a vantagem delas sao punch.. o que nao se aplica a receptor.... pra vc ter um runtime legal, não descarregue seu pack abaixo de 0,9V/cell equalize e de a carga o mais lenta possivel...

eu tenho um Ice. Mas as baterias do meu radio prefiro recarregar no carregador de parede que recarrega a 50mAh... demora séculos ate a proxima recarga.... faço o mesmo com minhas pilhas AAA 1100mAh do meu Iwaver (escala 1/28)

Alias são otimas pilhas as Camelion 1100mAh ... 4 pilhas custam 50 reais na hobbidelivery.

A propósito..... ciclar baterias principalmente pra recptor.. é besteira!... nao faça isso .. é só perca de vida util... em vez disso prefira uma carga beeeeeeeem lenta... sugiro 22hs de carga a 50mAh.... no caso das 1100.... dai é runtime pra vida toda.... e tente equalizar sempre descarregando a 0,9V/Cell antes de recarregar... vai ajudar a ter bom runtime nas demais cargas;;;

Acho que nesse caso se aplica ao receptor sim, pois num GP quem fornece energia aos servos digitais(consomem mais energia ainda) são essas baterias!!

MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 4:15 pm 
Novo no Fórum

Usando 1 BLS451 e 1 S9451 (servos de alto torque digitais) num carro GP pro12, começa a preocupação com pack, mesmo com os endpoints certos no radio o consumo é enorme, na minha mão um pack 1100 nimh palito nao aguenta 5min da tomada de tempo + 25 da semi e 40 da final. lipo de 900 também não.

Assim que o salvadori sair do brasileiro quero ver com ele como tem se comportado os packs LIPO para receptor LRP 1500mah 7.4v (54gramas) achei estranho que nas fotos não mostra plug balanceador... da mesma forma que os XCEED 1100 para o 720 não tem o plug balanceador... ja usei lipo 900 e não gostei muito do monte de fio e do incomodo que é o regulador... além de que é uma "eletronica" a mais para encomodar nas corridas na chuva... mas compensa no peso.

Se 1500mah for suficiente para os 70 minutos de runtime que eu preciso talvez eu compre pois não preciso trocar pack entre a semi e a final.

Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas