Helvio Lagares escreveu:
PRCG, vou discordar nesse aspecto com você.
Uma boa fonte deve ser estabilizada e com boa corrente. Ponto.
Não entendo o preconceito com as fontes de PC, sobretudo as AT, mais antigas. Elas são fontes chaveadas (ou seja, precisas, dão exatamente 12v, 5v ou 17v, se quiser), que entregam uma corrente extremamente estabilizada e limpa, que é tudo que um ICE, por exemplo, precisa. E, se procurar, você acha superbarato uma fonte AT de 400W, e que dá 15A fácil. A minha é de 100W e dá 10A brincando (que é o máximo que o meu carregador aplica).
Fontes de PC têm que ter essa precisão para que os micros funcionem bem.
Pagar 250 dólares numa fonte é o mesmo que pagar 5 vezes mais caro numa calça da Fórum do que uma calça da Riachuelo, tão boa quanto. Você paga griffe, etiqueta.
Tenho certeza absoluta que uma Nodaj é de ótima qualidade, mas, mesmo para competição, posso assegurar que uma fonte de PC boa qualidade dá conta do recado legal. Você carrega exatamente do mesmo jeito com uma fonte de 250 dólares nos EUA ou uma fonte AT de 300W comprada num desmanche de PC na Sta. Ifigênia por 20 mangos.
Em parte, concordo com o Helvio. Não precisa ter uma fonte de 250 dólares nem uma da Nodaji pra brincar e nem pra competir! A carga que vai entrar na bateria vai ser a mesma...
O que acontece é que em competições muitas vezes se usa 2 carregadores ao mesmo tempo, além de equalizadores, ventoinhas, etc. Nestas condições a carga em cima da fonte vai ser alta e é certo que uma fonte top de linha vai manter a tensão mais estável mesmo com uma carga alta, enquanto que uma "genérica" pode arriar um pouco. Tanto é verdade que já tive que trocar fonte de computador porque ela não segurava a tensão em determinadas condições (apesar da potência nominal dela ser suficiente), e já vi meu ICE "reclamar" quando tentei usar uma fonte mais baratinha de 5A pra carregar um pack a 4,5A...
Mas eu tenho uma da Nodaji porque gosto de comprar equipamentos, não porque considero indispensável!