edured1 escreveu:
Bom não sou doutor em baterias, mas depois de tudo o que já ouvi e testei, vou deixar o que realmante tem dado certo, ao menos para mim. Celulas podem queimar ou ficar ruins de uma hora pra outra, sem explicação, isso é normal, já ví acontecer com pacs com duas cargas, simplesmente não entrava mais a carga nominal.
1 - Nunca use aquecedores, tipo de aplicadores de insufilm, para colocar termo retrátil em celulas ou baterias, elas superaquecem as celulas e podem queimar mesmo antes da primeira carga.
2- Ao soltar as celulas, use ferro de solda de ao menos 100 wats. Antes de soldar, lixe com dremel onde vai aplicar solda, depois passe um pouco de acido para a solda pegar bem.
3 - Montado o pac, carregue com 5 amperes, baterias 4200, e descarregue com 10 amperes, ou seja cicle ao menos duas vezes antes de usar na pista, ou ela fica xoxa.
4 - Quando andar com a bateria, pare logo que começar a cair a potencia, andar com ela até o fim estraga as celulas e vc não está treinando nem aproveitando o motor.
5 - Se tiver um equalizador, deixe a celula com 0.9 volts de corte após correr.
6 - Antes de quardar a bateria carregue com 30% da capacidade, nas 4200 dá mais ou menos 1300.
7 - Antes de carregar para correr ou treinar passe de novo no equalizador e carregue em seguida. Eu carrego com 5,5 amperes, mas nunca carregue com mais de 6,5 no caso das 4200.
8 - Se for repicar a bateria, faça somente uma vez, ou vc vai começar a danificar o pac. Nunca repique duas vezes ou mais, nunca.
9 - Cuidado com a temperatura, usar relação muito longa, alem de aquecer o motor, a bateria se danifica, principalmente com motores brushless acima de 5700 ou 7.5 em circuitos que tem muitas freadas e retomadas, a amperagem para reacelerar o carro é alta e puxa muito da bateria.
10 - Se não usar as baterias por mais de um mês, carregue e descarregue com amperagem mais alta, tipo, 20 ou 30 amps, e depois equalize e quarde com ao menos 50% de carga. Faça isso ao menos uma vez por mês, ou quando vc for usar de novo ela vai entrar por volta de 4900 e vc vai achar que a bateria sofreu algum milagre...na verdade ela começou a morrer..
Isso tudo não é garantia de baterias eternas, mas vai com certeza diminuir muito o risco de perder celulas em menor tempo...
Abs
Edu
Po edu, gostei mesmo da dica, isso podia até ser topico fixo em...