RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 5:00 pm 
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Pessoal,
sou novo no hobby, na verdade ainda estou comprando meu primeiro Automodelo, um kyosho Lazer ZX-5
Sou engenheiro eletrônico, e vivo metido na eletrônica. Quando vi que o automodelismo tinha bastante eletrônica embarcada me apaixonei.
Bom, minha dúvida é a seguinte.
Fui ver os preços das baterias e vi que custam bem caro. então pensei.
Se a tensão necessária é de 7,2V por que não pegar 6 pilhas de 1,2V, AA recarregaveis. Dessas que usamos no dia a dia e associar em série pra ter 7,2V??

BOm, na prática do nosso caso.

Se eu pegar 6 pilhas AA de 2000mha e colocar em série, vou ter um pack de 7,2V e de 2000Mhz.
Se eu pegar 2 packs de 6 pilhas em série e colocar em paralelo vou ter um "packao" de 7,2V com 4000mha
Ta certo que 12 pilhas AA ficaria pesado e nao caberia em muitos carros.
Mas se forem pilhas do tipo-C, como por exemplo essas aqui:
http://www1.dealextreme.com/productimag ... 9080_1.jpg
São células de 1,2V com 4000mha menores que as AA e mais grossas.

Se forem pilhas AA, é só comprar um suporte para pilhas que vende em qualquer eletrônica. COmprar 2 suportes de 2 pilhas cada.
Para carregar, pode-se carregar com carregador de pilhas AA comum ou entao juntar elas e carregar como um pack

Se forem baterias tipo-c é só soldar os conectores.

Agora minha dúvida:
Esse papo de baterias lipo e tal, são células comuns tipo essas do link??


abçs


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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 5:07 pm 
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O seu carro até vai andar com um pack feito com pilhas comuns, mas muuuito lento.
O lance é que as pilhas não tem poder de descarga suficiente.

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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 8:04 pm 
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Pilhas comuns tem uma descarga muito fraca para automodelos , não rola .

As celulas que usamos são sub-c , são um pouco mais curtas que pilhas tamanho c normais , mas tem o mesmo diametro.

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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 8:22 pm 
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rpompeu escreveu:
O seu carro até vai andar com um pack feito com pilhas comuns, mas muuuito lento.
O lance é que as pilhas não tem poder de descarga suficiente.




Mas peraí. Se o poder de descarga das pilhas for de 2000mha, é igual a uma bateria de 2000mah da piranha, por exemplo

não??


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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 8:28 pm 
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chui escreveu:
rpompeu escreveu:
O seu carro até vai andar com um pack feito com pilhas comuns, mas muuuito lento.
O lance é que as pilhas não tem poder de descarga suficiente.




Mas peraí. Se o poder de descarga das pilhas for de 2000mha, é igual a uma bateria de 2000mah da piranha, por exemplo

não??


Errado..heheh
2000mah é a capacidade de carga... diferente de capacidade de descarga...
Capacidade de descarga é medida em C (coloumb)... se sua bateria for de 2000mah e por exemplo, uma Sub-C da em media de 6 a 8C de descarga, entao temos 2A (2000mah) x 8 (C)= 16A (ou 16000mah).. sua Bateria consegue dar 16A de descarga.. esses valores de descarga da sub-c podem variar...
Uma PILHA normal AA acredito que nao chegue nem a 1C ou no maximo 1,5C ... sacou?

Abrasss

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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 8:59 pm 
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aeeee, até que enfim alguém com uma explicação boa. Mas olha só, as pilhas normais tem capacidade de descarga descrita nelas, isto é. Se a pilha tem 2000mah, ela tem essa capacidade de descarga. Afinal, não teria sentido eles informarem a capacidade de carga comparando-a com a durabilidade, nao é??


Outra dúvida, as pilhas tipo-C são diferentes as SUB-c também na capacidade de descarga??

abçs





_HuMMeR_ escreveu:
chui escreveu:
rpompeu escreveu:
O seu carro até vai andar com um pack feito com pilhas comuns, mas muuuito lento.
O lance é que as pilhas não tem poder de descarga suficiente.




Mas peraí. Se o poder de descarga das pilhas for de 2000mha, é igual a uma bateria de 2000mah da piranha, por exemplo

não??


Errado..heheh
2000mah é a capacidade de carga... diferente de capacidade de descarga...
Capacidade de descarga é medida em C (coloumb)... se sua bateria for de 2000mah e por exemplo, uma Sub-C da em media de 6 a 8C de descarga, entao temos 2A (2000mah) x 8 (C)= 16A (ou 16000mah).. sua Bateria consegue dar 16A de descarga.. esses valores de descarga da sub-c podem variar...
Uma PILHA normal AA acredito que nao chegue nem a 1C ou no maximo 1,5C ... sacou?

Abrasss


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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 9:06 pm 
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chui escreveu:
aeeee, até que enfim alguém com uma explicação boa. Mas olha só, as pilhas normais tem capacidade de descarga descrita nelas, isto é. Se a pilha tem 2000mah, ela tem essa capacidade de descarga. Afinal, não teria sentido eles informarem a capacidade de carga comparando-a com a durabilidade, nao é??


Outra dúvida, as pilhas tipo-C são diferentes as SUB-c também na capacidade de descarga??

abçs

Muito pelo contrario, esse é o interesse.. eles apenas informam a capacidade de carga, ou seja, durabilidade...eles só tem interesse en divulgar a capacidade de carga, pra falar que essa pilha dura mais que aquela... nunca vi uma pilha AA descrita a capacidade de descarga...

Nao sei qual a celula tipo C que estao falando, mas acredito ser diferente da Sub-C, exatamente oque o Augusto falou
Citação:
As celulas que usamos são sub-c , são um pouco mais curtas que pilhas tamanho c normais , mas tem o mesmo diametro.


Nao sei dizer se a Descarga de uma tipo-C é igual/maior/menor que as Sub-c...

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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 9:26 pm 
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Bom, dúvida esclarecida.
A pilha que falei que é tipo-c em a seguinte descrição:

Maxuss 1.2V 4000mAh Ni-MH Rechargeable C-Type Battery Cell

Se é SUb-c ou nao realmente nao sei.
De qualquer forma, vcs me ajudaram a tirar uma dúvida que já esava a algum tempo.
Porém, ainda ficam algumas hehehe por exemplo:

A bateria tem que ser de 7,2 para os Kits. Os componentes eletronicos, ESC, receptor e servos tem a corrente de alimentação específica de 7,2v ou trabalham num range, por exemplo de 5V~12V ??

Digo isso pois tenho acesso a um site da china, onde posso comprar baerias de 7,4V ou 11,1V. E estou na dúvida se vou ter que colocar um regulador de tensão depois da bateria ou posso usar direto

em uma por exemplo de 11,11V 2100mAh 20C - LIPO
Conforme acabei de aprender, a capacidade de descarga seria de 2100 x 20 = 41000,a ou 42A
Apenas $24,00

E já agradeço pela ajuda do pessoal

abçs


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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 9:42 pm 
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chui escreveu:
Bom, dúvida esclarecida.
A pilha que falei que é tipo-c em a seguinte descrição:

Maxuss 1.2V 4000mAh Ni-MH Rechargeable C-Type Battery Cell

Se é SUb-c ou nao realmente nao sei.
De qualquer forma, vcs me ajudaram a tirar uma dúvida que já esava a algum tempo.
Porém, ainda ficam algumas hehehe por exemplo:

A bateria tem que ser de 7,2 para os Kits. Os componentes eletronicos, ESC, receptor e servos tem a corrente de alimentação específica de 7,2v ou trabalham num range, por exemplo de 5V~12V ??

Digo isso pois tenho acesso a um site da china, onde posso comprar baerias de 7,4V ou 11,1V. E estou na dúvida se vou ter que colocar um regulador de tensão depois da bateria ou posso usar direto

em uma por exemplo de 11,11V 2100mAh 20C - LIPO
Conforme acabei de aprender, a capacidade de descarga seria de 2100 x 20 = 41000,a ou 42A
Apenas $24,00

E já agradeço pela ajuda do pessoal

abçs


Cara, realmente nao sei te dizer sobre essa tipo-C ... acho que é a mesma.. passa o link de onde voce axou..

Vamos lá...
Quem manda a energia para o receptor (no caso do EP) é o esc. Os esc`s tem uma tensao de trabalho, exemplo:
Alguns esc`s aguentam de 4 a 7cell (celulas de 1.2v) entao eles aguentam de 4.8V ate 8.4V .... Outros esc aguentam de 4- 8cell, e por ai vai...hoje qualquer esc aguenta 6cell nimhh ou 2S de lipo, 99,9% deles... alguns esc como o mamba max (brushless) aguentam de 4cell a 12cell nimh, ou 2S ate 3S de lipo...
Voltando ao receptor:
O propio esc tem um regulador interno de tensao, ele pode entrar 3s (11.1V) e sai no cabo que vai para o receptor 6V, ou alguns mais antigos mandam 5v..quem alimento o receptor e o servo, é a energia que vem do esc, que vem da bateria!!! =)

Alguns Receptores novos, acredito que digitais e sistema 2.4Ghz, estao aguentando 9V, mas sao poucos e mesmo assim acredito que ainda nao tenha servo que trabalhe a 9v...


Sobre Lipo, é esse mesmo o pensamento... se ela tem 2100mah 20C, sim, ela vai ter 42A de descarga continua..

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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 9:56 pm 
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_Hummer_
muito obrigado pela ajuda, esse tipo de informação não se encontra.

Vou te passar um achado
http://www.dealextreme.com/

Compro direto nesse site, tem motores brushless, baterias, etc... e tudo o mais que vc possa imaginar. Tem até preservativos heheheh
Se precisar de mais informações sobre o site me adiciona no msn
fabio.chui@gmail.com

a pilha é essa aqui
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.9080

Mas como posso usar baterias de mais de 7,2V, já resolveu o meu problema.

!!!CUIDADO!!!! Esse site vicia. Não paro de comprar lá. PS: o frete é grátis


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MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 10:01 pm 
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Opa.. sussa cara...o forum é pra isso...

Hehehehe esse site ja é conhecido do pessoal aqui do forum...eu nao vejo muito se nao gasto tudo em porcariada...kkkkk

Sobre a celula, realmente ela é maior que a Sub-C...

Se voce quer um lugar bao e barato pra comprar lipos e brushless, tambem já é conhecida do pessoal daqui do forum:
http://www.hobbycity.com

Melhor lugar pra comprar essas coisas...

Qual esc que voce usa??

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MensagemEnviado: Qui Mar 05, 2009 11:24 am 
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Ainda não uso nada heheh.
Acabei de conhecer o Hobby, e como me amarro em eletrônica, já vou entrar de cabeça.

To comprando um chassi e radio, e o restane ainda estou escolhendo nesses sites que te falei.
Por enquanto to procurando entender bem como tudo funciona. O problema tb é que sou louco para montar as peças e não comprar prontos. Tipo assim, to montando um projetinho de Esc . Sai mais caro, mas a graça é projetar, montar e testar (quando num pega fogo).

Eletrônica é um vício.

Bom tb esse site que vc falou, vou dar uma geral

abçs


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MensagemEnviado: Seg Mar 09, 2009 11:18 pm 
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A capacidade da bateria diz o quanto ela carrega e o quanto ela descarrega, nisso o Chui está certo.
O que o Hummer disse sobre capacidade de descarga não é quanta energia pode sair da bateria, mas o quão rápido ela consegue sair.

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