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MensagemEnviado: Seg Nov 09, 2009 2:37 pm 
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Galera,

Achei esse documento muito interessante sobre as baterias LiFe A123 e vou colocar o link aqui para quem interessar. Desconsiderando as partes específicas para os Helis, o documento esclarece bem as características das LiFe.

E dandos os devidos créditos, foi escrito por Cássio Mikulski do site http://www.superhelis.com.br

http://www.superhelis.com/editor/images/file/LiFe.pdf

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MensagemEnviado: Sex Nov 13, 2009 7:25 pm 
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Po, legal esse documento Gunz!

Eu e um camarada estamos estudando essas celulas pra ver a viabilidade nos autos.

Eu vi que o pessoal de aero usa faz tempo, desde 2008, no site do evoo acha-se bastante material sobre isso!

Abracos,


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MensagemEnviado: Sex Nov 13, 2009 8:09 pm 
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mdias escreveu:
Po, legal esse documento Gunz!

Eu e um camarada estamos estudando essas celulas pra ver a viabilidade nos autos.

Eu vi que o pessoal de aero usa faz tempo, desde 2008, no site do evoo acha-se bastante material sobre isso!

Abracos,


eu uso desde março nos meus carros, são ótimas!

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MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 3:31 pm 
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Pois é... eu tenho muito interesse nelas também, principalmente pela velocidade de 5C pra recarga!!

Eu até comprei um pack 2S2P 4600mah pra testar... carga completa em 15min!!
O lado ruim é que ele é maior que as NiMh e LiPos, por isso só cabe no chassi com "adaptações"... quero testá-lo na pista comparando com as LiPos de 7.4v pra ver se dá muita diferença.

Lá fora já estão até lançando packs com hardcase no estilo das LiPo de competição com células Life e 6.6v.

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MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 5:46 pm 
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Gunz escreveu:
Pois é... eu tenho muito interesse nelas também, principalmente pela velocidade de 5C pra recarga!!

Eu até comprei um pack 2S2P 4600mah pra testar... carga completa em 15min!!
O lado ruim é que ele é maior que as NiMh e LiPos, por isso só cabe no chassi com "adaptações"... quero testá-lo na pista comparando com as LiPos de 7.4v pra ver se dá muita diferença.

Lá fora já estão até lançando packs com hardcase no estilo das LiPo de competição com células Life e 6.6v.



na hobbycity tem !!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... duct=10309

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... duct=10310

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... duct=10311

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MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 6:45 pm 
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Mas compensa?

Elas são mais pesadas que as Lipo, que hoje têm descarga de 40 a 45C, e carregam também a 5C. A grande vantagem das Life seria a segurança, não?

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MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 7:00 pm 
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pelo o que eu entendi elas são mais seguras, tem uma vida util muito maior, podem ser descarregadas a 0 volts e carregadas a 5c .

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MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 7:33 pm 
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Até onde sei não existe LiPo que carregue à 5C... sei que as novas LRP 5300 carregam até 3C, mas dizem que se você usar os 3C vai diminuir bem a vida útil delas.

Pelo que entendi, as vantagens e desvantagens das Lipo e A123 são:

LiPo:
Vantagens - mais leve, vais voltagem (7.4v) e capacidade MAH variadas... vc acha LiPo desde 800mah até 12.000mah
Desvantagens - Pode inchar e pegar fogo, precisa sempre do cut-off, para a maioria das LiPos não se recomenda carregar com mais de 1C.

Life:
Vantagens - Aguenta 5C pra carregar sem danificar ou diminuir a vida útil das células, é mais segura, não incha, aguenta mais ciclos e pode ser descarregada até 0v sem cut-off.
Desvantagens - Menos voltagem (6.6v), se você montar um pack com celulas A123 padrão seu pack vai ficar maior que os packs comuns e pode não caber em alguns chassis, é um pouco mais pesado que a LiPo.

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MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 7:46 pm 
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Diz a lenda que essas carregam a 5C de boa....

http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... 0C_Lipoly_

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MensagemEnviado: Ter Nov 17, 2009 7:48 am 
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doug01n escreveu:
Diz a lenda que essas carregam a 5C de boa....
http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... 0C_Lipoly_


Uia!! Interessante heim??

Mas LiPo 3S, sem hardcase, e com 2500mah só não é lá muito atrativa para automodelistas... essa deve ser mais voltada pros aeros. Tem alguma 2S de uns 5000mah que carrega à 5C?

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MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 10:24 am 
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Só adicionando informação...

Esse final de semana fui pra pista com o TC5, motor LRP 9.5 e uma A123 de 6.6v e 4600mah.
Como estava sozinho, não deu pra comparar lado à lado... mas senti que a A123 não perde muito pra LiPo mesmo sendo 7.4v contra 6.6v... se abusar fica pau à pau.

É uma pena que só consegui andar 5min já que o segurança do shopping me expulsou de lá, por isso não pude medir o runtime... outra coisa que percebi que é que A123 esquenta um pouquinho, mas bem pouco... BEM menos que a NiMh.

Pelo fato de ser carregada em 15min, acho que vale a pena ter uma nem que seja só pra brincar vez ou outra (já que não são permitidas em competições ainda)... mais tempo na pista e menos tempo esperando carga. :mrgreen:

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Gunz escreveu:
Só adicionando informação...

Esse final de semana fui pra pista com o TC5, motor LRP 9.5 e uma A123 de 6.6v e 4600mah.
Como estava sozinho, não deu pra comparar lado à lado... mas senti que a A123 não perde muito pra LiPo mesmo sendo 7.4v contra 6.6v... se abusar fica pau à pau.

É uma pena que só consegui andar 5min já que o segurança do shopping me expulsou de lá, por isso não pude medir o runtime... outra coisa que percebi que é que A123 esquenta um pouquinho, mas bem pouco... BEM menos que a NiMh.

Pelo fato de ser carregada em 15min, acho que vale a pena ter uma nem que seja só pra brincar vez ou outra (já que não são permitidas em competições ainda)... mais tempo na pista e menos tempo esperando carga. :mrgreen:


Mas mesmo com a voltagem menor o conjunto eletrico em geral tem o mesmo rendimento como se estivesse alimentado com 7.2v???

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MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 12:11 pm 
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Gunz escreveu:
Só adicionando informação...

Esse final de semana fui pra pista com o TC5, motor LRP 9.5 e uma A123 de 6.6v e 4600mah.
Como estava sozinho, não deu pra comparar lado à lado... mas senti que a A123 não perde muito pra LiPo mesmo sendo 7.4v contra 6.6v... se abusar fica pau à pau.

É uma pena que só consegui andar 5min já que o segurança do shopping me expulsou de lá, por isso não pude medir o runtime... outra coisa que percebi que é que A123 esquenta um pouquinho, mas bem pouco... BEM menos que a NiMh.

Pelo fato de ser carregada em 15min, acho que vale a pena ter uma nem que seja só pra brincar vez ou outra (já que não são permitidas em competições ainda)... mais tempo na pista e menos tempo esperando carga. :mrgreen:



qual pack a123 voce estava usando ?

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VinyyTuning,
Pra comparar mesmo teria que ter alguém de LiPo andando junto, e não tinha... mas o que eu senti é que fica bem próximo do desempenho com LiPo, o carro deslanchou legal.
Se tem diferença, deve ser pouca... ou eu estou pirando (muito provável também!).

RCCRAWLER,
Eu estava usando um A123 de 4600mah e 6.6v igual esse da foto:
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Ele é 30C contínuo e 60C burst.

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onde comprou ??



estava olhando as a123 da hobbycity mas elas tem 40C de burst e nao 60C.

http://hobbycity.com/hobbycity/store/uh ... duct=10309

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