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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 8:52 am 
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As baterias de Lítio estão se tornando muito populares como fonte de energia para controles e sistemas de nossos modelos. Isto é verdade devido à sua grande capacidade de armazenamento de energia (relação amp-hr/wt) comparadas com as baterias de NiCad e outras. Com o aumento de energia, aumentam os riscos na sua utilização. E o principal risco é o FOGO que pode resultar de uma recarga inadequada, danos devido à queda do modelo ou curto-circuito dos elementos. Todos os fornecedores destas baterias alertam seus clientes quanto a estes riscos e recomendam um cuidado extremo no seu manuseio. Independente disto, muitos casos de incêndio têm ocorrido com o uso de baterias de Lítio-Polimero ocasionando perda de modelos, automóveis e outras propriedades. Casas, garagens e oficinas também têm sido atingidas. O fogo provocado por uma bateria de Lítio pode chegar a milhares de graus e pode provocar incêndios espontâneos. O fogo ocorre devido ao contato do Lítio com o oxigênio contido no ar. Não necessita de outra fonte de ignição, ou combustível e pode queimar quase que explosivamente. Estas baterias devem ser manuseadas de forma a evitar estes acontecimentos. As seguintes recomendações devem ser seguidas: - Armazene e recarregue as baterias em um dispositivo à prova de fogo; NUNCA no modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria. - Num caso de acidente, remova os destroços para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos para observação. Células com danos físicos podem romper em fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante. NUNCA tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos, por menor que pareçam !!! - Sempre utilize carregadores desenhados para fins específicos, preferivelmente que tenham um ajuste fixo para seu conjunto de bateria. Muitos incêndios ocorrem quando se usam carregadores com ajustes feitos inadequadamente. NUNCA tente recarregar uma bateria de Lítio com um carregador que não seja o especificado para esta bateria. NUNCA utilize um carregador especificado para baterias de NiCad.. - Use carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) páre o processo de carga imediatamente e remova as células para um lugar seguro e ventilado pois podem iniciar o fogo. O mais importante: NUNCA DEIXE UMA BATERIA RECARREGANDO DURANTE A NOITE, SEM QUE ESTEJA SENDO OBSERVADA . Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta pratica. NÃO tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais. Estas baterias não podem ser manuseadas e recarregadas ocasionalmente como os outros tipos de bateria. As conseqüências desta prática podem ser muito sérias resultando em danos maiores em propriedades e danos físicos nas pessoas.

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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 9:42 am 
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Caramba, agora fiquei com medo. :D

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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 10:16 am 
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medo ?
fiquei foi hororizado , posso perder minha casa pô !
tem que perstar mta atenção mesmo , qualquer descuido arrebenta com tudo !


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 10:25 am 
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Não exagerem


É só carregar com alguém perto, usar carregador apropriado, não tentar abrir o pack e jogá-lo fora em caso de algum dano visível


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 10:32 am 
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Vejam neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=dOMfdH76oi0&mode=related&search=


Se carregar dentro de uma lata de metal, por exemplo, não vai derrubar a casa :mrgreen:

Agora, se você carregar em cima do sofá, SINTO MUITO


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 10:45 am 
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Fernando escreveu:
Vejam neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=dOMfdH76oi0&mode=related&search=


Se carregar dentro de uma lata de metal, por exemplo, não vai derrubar a casa :mrgreen:

Agora, se você carregar em cima do sofá, SINTO MUITO


noooossa cara!! o PRCG tem uma bateria dessa, e ela ta inchadona!!

qui foda hein!!!

agora tem que falar pra ele não abrir ela se não explode.

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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 11:13 am 
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Também acho que usando carregador apropriado e seguindo as normas não tem problema.
Nos EUA o controle dessas coisas é muito rígido, se fosse tão perigoso assim não iam deixar vender, iam usar como arma no Iraque.

Abraço
Rafael

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ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
Referências: viewtopic.php?f=3&t=9656


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 11:37 am 
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caraca, eu pensava que dava umas fagulhinhas i no maximo uma chama rapida(o que é suficiente pra por fogo num sofa por exemplo) , mais não,
a paraa da maior cabumm !!
até assustei vendo o video !
tem que tomar cuidado mesmo não pode dar moli com essas coisas não !


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 1:02 pm 
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Pessoal,

A coisa não é assim tão grave!!!

O pessoal de aero usa muito e não temos muitos relatos de problemas...

E não se esqueçam que TODO celular hoje em dia usa este tipo de bateria...Se fosse tão perigoso assim, os orgãos de qualidade internacionais teriam proibido.


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 1:14 pm 
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é isso aí

carrega no chão, longe de qualquer coisa que possa pegar fogo (móveis, cortinas, divisórias, etc)

não é tão perigoso quanto acender uma churrasqueira com álcool, por exemplo....

agora, botar pra carregar no sofá, com carregador inapropriado, perto das cortinas, e ir dormir, sinto muito !!!!! :mrgreen:


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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 1:27 pm 
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Fernando escreveu:
agora, botar pra carregar no sofá, com carregador inapropriado, perto das cortinas, e ir dormir, sinto muito !!!!! :mrgreen:


é pedir pra acordar no IML com sérios problemas de pele!! rssss

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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 2:17 pm 
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Cold Fusion escreveu:
Fernando escreveu:
Vejam neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=dOMfdH76oi0&mode=related&search=


Se carregar dentro de uma lata de metal, por exemplo, não vai derrubar a casa :mrgreen:

Agora, se você carregar em cima do sofá, SINTO MUITO


noooossa cara!! o PRCG tem uma bateria dessa, e ela ta inchadona!!

qui foda hein!!!

agora tem que falar pra ele não abrir ela se não explode.


Já abri, desoldei, soldei de volta e não aconteceu nada.

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MensagemEnviado: Sex Mar 23, 2007 2:24 pm 
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Vou dizer o que é preciso para carregar essa bateria. (Experiencia própria).

O manuseio é bem simples, ela já vem com plug e não é preciso soldar nada.
Use um carregador feito para LiPo ou que tenha essa função.
Não descarrega-la por completo.
Sempre usar balanceador durante a carga. (Não usei, por isso perdi 2 packs de 5100mAh, sobrou apenas uma célula em condições normais).

O lugar mais comum para carregarmos as baterias é numa mesa de madeira! Para carrgar a LiPo na mesa coloque o um prato de vidro pirex em baixo, assim fica tudo mais seguro.

Não deixar a bateria cair no chão ou bate-la.


É SÓ ISSO....não é assim tão complicado.

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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2007 12:59 pm 
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Galera,
Estou usando uma lipo 2S da Premium power, de 7,4 v.

Construi um Deck, para estande de carro, e proteger tb as baterias e o ICE do calor (aqui no Rio é cruel .... hhehehhe)

Mas vem a dúvida..... No manual do ICE está recomendando configurar a temperatura em até 35° :

The maximum temperature for Li-Ion/Li-Po batteries varies by cell
manufacturer, but as a general recommendation the maximum
temperature should not exceed 90-95°F (32-35°C).


Então .... estou carregando a LIPO com uma FAN de 3000 RPM, e mesmo assim, a temperatura de carga COMEÇA em 31,1º Celsius.....

Então, imagino que lá pras tantas dos 4000 Mah, ela deva subir de temperatura rápido, ultrapassando os 35º.

Ai, o ICE desarma, e não carregará completamente .......

O que fazer ????? Ficar esperando a bateria esfriar, e ficar re-completando a carga ???

Ou devo aumentar a temperatura limíte (para 40º por exemplo) ????

A configuração de VOLTAGE CUT-OFF para LI-PO no ICE vem como 3.8v per CELL. Mas algums dizem que deva se colocar 3.0v ...... Qual seria o mais adequado ???? 2.8v OU 3.0v ???


Um abraço


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2007 1:04 pm 
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Galera,
Estou usando uma lipo 2S da Premium power, de 7,4 v.

Construi um Deck, para estande de carro, e proteger tb as baterias e o ICE do calor (aqui no Rio é cruel .... hhehehhe)

Mas vem a dúvida..... No manual do ICE está recomendando configurar a temperatura em até 35° :

The maximum temperature for Li-Ion/Li-Po batteries varies by cell
manufacturer, but as a general recommendation the maximum
temperature should not exceed 90-95°F (32-35°C).


Então .... estou carregando a LIPO com uma FAN de 3000 RPM, e mesmo assim, a temperatura de carga COMEÇA em 31,1º Celsius.....

Então, imagino que lá pras tantas dos 4000 Mah, ela deva subir de temperatura rápido, ultrapassando os 35º.

Ai, o ICE desarma, e não carregará completamente .......

O que fazer ????? Ficar esperando a bateria esfriar, e ficar re-completando a carga ???

Ou devo aumentar a temperatura limíte (para 40º por exemplo) ????

A configuração de VOLTAGE CUT-OFF para LI-PO no ICE vem como 2.8v per CELL. Mas algums dizem que deva se colocar 3.0v ...... Qual seria o mais adequado sem estragar a bateria ???? 2.8v OU 3.0v ???

O uso de equalizador se faz tão nescessário assim ??? Com quantos usos deveria comprar um ????


Um abraço


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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