banzai escreveu:
Galera estou aproveitando o tópico...
Eu comprei um carregador CTX-CELL MASTER da Muchmore (
http://teammuchmore.com/product_info.ph ... cts_id=361). Ele descarrega a pack e descarrega com o cut-off regulável...
Perguntas:
- É um bom equipamento (criticas) ?
- Deixei o cut-off a 0.9V, está certo ?
- Se eu tenho esse descarregador, porque eu preciso de um equalizador/descarregador ? Quais vantagens eu terei se tiver um ?
Abraços
Banzai
PS: eu tenho 2 packs de 3700 da GP
Banza,
- Como carregador: É sim um excelente carregador. Está sem dúvida entre os melhores. Como descarregador: A descarga dele é de 10A. Resolve, mas se quiser manter seus packs nas melhores condições, por mais tempo e até melhorar seus desempenhos, o ideal é descarregar sempre na amperagem que ele pede (informação na etiqueta das células) que, geralmente, é de 30A ou 35A. Os únicos carregadores/descarregadores no mercado que carregam a altas amperagens e também são descarregadores potentes (30A, 35A até 40A), são os da competition electronics (os turbos), Spintec e futaba cdr500. Todos acima de U$400!!! Imagine isso com frete internacional e impostos!!! Mês passado eu vendi um turbo thirty... foi oportunidade pra quem comprou... enfim. Um bom carregador, como o seu, na faixa de R$250,00.... R$300,00 + um bom descarregador, que você encontra de R$50,00 a R$200,00... dá aí uns R$300,00 a R$350,00... acredito que saia bem mais em conta, não é verdade?
- O cut off em 0.9V está ótimo. É o ideal. Pode até reduzir... mas não convém pra você... pelo menos, ainda.
- Você está confundindo equalizador com descarregador, que não são a mesma coisa... Apesar de existirem descarregadores que equalizam e vice-versa... O equalizador, como o nome diz, equaliza as células, deixando-as iguais (equalizadas) Desculpe a redundância. Enquanto o carregador, apenas descarrega. As vantagens de se ter um pack com as células iguais (equalizadas) são inúmeras. Por exemplo: andar mais tempo (run time), mais forte e constante etc. Pra você entender melhor, imagine as células dos seus packs... Se uma única célula de 3700mah estiver pegando 3000mah enquanto as melhores pegam 3700mah a 3900mah, o seu pack, como todo, vai "morrer" em torno dos 3000mah. Embora a maior parte das células do pack (5 para 1) seja superior e eficiente, a célula fraca limita todo o pack. Sacou? Isso a grosso modo, claro. Pra ficar fácil de entender. Existem inúmeros outros fatores e motivos que justificam o uso de equalizadores.
Agora meus
comentários pessoais:
O mais importante você já tem: Um excelente carregador com um bom descarregador!
O ideal é ter, além do excelente carregador, tanto um excelente descarregador quanto um equalizador.
Agora, se não tiver "sobrando grana", como você tem apenas 2 packs, carregador e descarregador, vejo muito mais vantagens pra você comprando mais uns dois ou três packs usados do que comprando um equalizador.
É o tipo de equipamento essencial sim, pra quem compete, pra quem investe R$150,00 a R$200,00 num único pack... sacou?
A menos que você já tivesse umas seis baterias e elas já estivessem muuuuito ruins...
Enfim. Se a grana estiver curta, mas você tiver um bom planejamento (financeiro/emocional) e um pouco de empenho, pode comprar mais packs e o equalizador também... meu conselho, nessa ordem.
Grande abraço e espero ter ajudado.