RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 2:51 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 ... 19  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jan 04, 2010 8:38 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 27, 2009 6:58 pm
Mensagens: 78
Images: 9
Localização: Itabirito - MG
Galera, só para deixar registrado a quem tiver interesse em usar fonte de PC. Preparei uma fonte AT, 250W de sucata, que saiu de graça, simplesmente colocando, os bornes e uma lampada automotiva 12v / 20W na saida de 5V da fonte, o que estabilizou a tensão de saida em 12,05V, sem carga. Utilizando uma carga de 2A (Carregamento), a tensão ficou estabilizada em 11,78V. Perfeitamente útil para usuários com um carregador, como é a maioria. Custo quase zero.


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 5:51 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Comprei uma fonte C3 Tech de 350w reais na Santa Efigenia por R$ 80 para usar como fonte no meu carregador, ela usa o CI WT7520, baixei o datasheet dele e pelo pouco que entendo percebi que esse CI monitora todas as saidas e não somente a saida +5V, hoje testei a fonte usando o meu ice.

Coloquei o ICE para carregar um pack de 6 células de NIMH a 8A e verifiquei no visor do ICE a diferença com e sem o resistor na linha +5v, o resultado foi uma diferença de 0,005V para mais com o resistor, então cheguei a conclusão que não compensa utilizar o resistor visto que a fonte vai gastar mais energia para jogar fora em calor no resistor.

tem um review na net sobre a fonte, ela não é a melhor do mundo, mas é um bom custo beneficio... http://www.clubedohardware.com.br/printpage/1949

eu não tenho como testar com essa potencia, mas conforme o teste feito no link acima ela chega a 27,5A

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 8:37 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Fev 18, 2007 8:51 pm
Mensagens: 467
Localização: São Paulo - Jundiai - Paineira RaceWay Mini-Z
Opa, isso a não necessidade do resistor na sua fonte se da por ser uma fonte nova atualizada o projeto, explicação simples : as fonte de uns anos atraz so estabeliza as tensão de saida com referencia no consumo de 5v logicamente aumentando o consumo na de 5v ela aumenta a de 12v pois o transformador é unico, ja a sua fonte nova existe um c.i. que analiza individualmente cada saida como voce consumiu na de 12v ela deixou a voltagem na forma correda de trabalho independente de ter consumo na de 5v. Sacou ! valeuuu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mai 29, 2010 9:04 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
rcelétrico escreveu:
Opa, isso a não necessidade do resistor na sua fonte se da por ser uma fonte nova atualizada o projeto, explicação simples : as fonte de uns anos atraz so estabeliza as tensão de saida com referencia no consumo de 5v logicamente aumentando o consumo na de 5v ela aumenta a de 12v pois o transformador é unico, ja a sua fonte nova existe um c.i. que analiza individualmente cada saida como voce consumiu na de 12v ela deixou a voltagem na forma correda de trabalho independente de ter consumo na de 5v. Sacou ! valeuuu


exatamente, por isso que escrevi aqui para dar uma alo para o pessoal que nem sempre é necessário o resistor...

outra coisa também é que essas fontes novas não dá para deixar com 13.8V pois o ci WT7520 tem controle de sobretensão para as linhas de 3.3V, 5V e 12V, então a não ser que alguém descubra uma mágica, e o pessoal sempre consegue...esse tipo de fonte não dá para transformar em 13,8V.

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mai 29, 2010 4:43 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Galera, o que voces acham de uma fonte dessa?
http://cgi.ebay.com/12V-30A-Durable-Regulated-Switching-Power-Supply-360W-/200469142475?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2eace45bcb#ht_1611wt_913

Sai R$90 e nao precisa fazer nenhuma modificaçao.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mai 31, 2010 10:55 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Esta fonte é do KCT, muito boa, porem acho extremamente perigos por ter todos os terminais externo, muito fácil dar um curto. A gente pode pensar "vou ter cuidado", mas qualquer fiapinho ou uma chave de fenda em cima e já era.

Se eu tivesse a necessidade de uma fonte com 30A pegaria esta e montaria dentro de uma caixa plástica para ficar seguro.


sabongi escreveu:

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 7:49 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Dom Mar 02, 2008 10:44 am
Mensagens: 268
Localização: Recife
Caros,

Boa noite, estou com esse carregador:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ccessories

Com voltagem de entrada máxima de 17 volts, só que tenho um fante de notebook antiga de 19 volts/ 6,3 amperes, sera que o carregador suporta esse diferença de 10%.

Cleyton


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 7:59 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
c0sta escreveu:
Caros,

Boa noite, estou com esse carregador:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ccessories

Com voltagem de entrada máxima de 17 volts, só que tenho um fante de notebook antiga de 19 volts/ 6,3 amperes, sera que o carregador suporta esse diferença de 10%.

Cleyton


bom, o carregador já trabalha com uma folga 11~17
ai vc ainda quer passar... sei lá. eu nao arriscaria.

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 8:20 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
c0sta escreveu:
Caros,

Boa noite, estou com esse carregador:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ccessories

Com voltagem de entrada máxima de 17 volts, só que tenho um fante de notebook antiga de 19 volts/ 6,3 amperes, sera que o carregador suporta esse diferença de 10%.

Cleyton


Vai em uma loja que vende componentes eletronicos e pede diodo maior que 6,3A, não sei qual o valor comercial acima, talvez seja 9A ou algo assim aí vc liga os diodos no positivo da saida da fonte, cada diodo deve fazer a tensão cair 0,7V então 3 diodos ligados em série deve dar, mas como o decaimento não é exatamente 0,7V por diodo compra logo uns 5 ou 6 para não perder viagem....se tiver alguma dúvida de como colocar o diodo escreve aqui que eu tento ajudar...


Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 8:23 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Fev 18, 2007 8:51 pm
Mensagens: 467
Localização: São Paulo - Jundiai - Paineira RaceWay Mini-Z
Oi, não faz isto, senão é mais um carregador pra mim consertar hehe. é olha que não são poucos. Na verdade os 17v ja é alem do limit mesmo, pois tem alguns modelos de carregadores quem vem com os capcitores de filtro de entrada pra 16v. abraço


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 8:35 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
rcelétrico escreveu:
Oi, não faz isto, senão é mais um carregador pra mim consertar hehe. é olha que não são poucos. Na verdade os 17v ja é alem do limit mesmo, pois tem alguns modelos de carregadores quem vem com os capcitores de filtro de entrada pra 16v. abraço


vc acha que não dá certo derrubar a tensão com diodos?

se não der certo, me explica porque

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 10:06 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Fev 18, 2007 8:51 pm
Mensagens: 467
Localização: São Paulo - Jundiai - Paineira RaceWay Mini-Z
Se colocar uns 5 diodos vai derrubar os 19v vai chegar nuns 15.5v , mais tem que ser diodo de minimo 5~6A cada !, vai custar uns $ , mas nada convensional esta engenhoca ne, mas funciona. hehe.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 10:34 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
rcelétrico escreveu:
Se colocar uns 5 diodos vai derrubar os 19v vai chegar nuns 15.5v , mais tem que ser diodo de minimo 5~6A cada !, vai custar uns $ , mas nada convensional esta engenhoca ne, mas funciona. hehe.


no caso dele que a fonte fornece 6,3A o diodo tem que ser mais forte que isso....

eu comprei uns diodos de 6A e paguei cerca de R$0,5 cada para fazer o mesmo com uma fonte de note mas não tive tempo de fazer ainda...

vc na primeira resposta disse para não fazer isso pois se não era mais um carregador para consertar, foi isso que eu não entendi, o que poderia dar errado? ou vc tava falando para ele não ligar nos 19v e eu que não entendi?

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 10:50 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Fev 18, 2007 8:51 pm
Mensagens: 467
Localização: São Paulo - Jundiai - Paineira RaceWay Mini-Z
pra não ligar os 19v !
Com diodo o maximo de erro é os diodos começarem a esquentar pacas ai ja é sinal que deu errado, ou faltar corrente. Mas continua sendo meio engenhoca e todo engenhoca tem seu risco ! Derrubar 3...4v com diodos não é um metodo convencional. Senão todas fontes seriam com uma pandaca diodos pra se conseguir varias tensões, os diodos não é um padrão de queda de 0.7v pois a função dele é retificar a onda e não derrubar tensão ai ja é outra aula de eletrônica hehe. Boa arte !.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 9:32 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
outro esquema interessante p/ elevar e estabilizar em 13.8v..

http://www.qsl.net/py2ha/informatica/fonte/fonte-pc.htm

amanha vou testar e montar esse esquema numa fonte que tem um CI alienigena (2005Z) e ver se funfa

T+

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 ... 19  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB