RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 8:23 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 19  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 9:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 19, 2007 10:04 am
Mensagens: 2378
Localização: Itatiba - SP
Fabil, funciona sim, fiz exatamente esse tuto na minha e está uma blz, segurou 3 carregadores mandando 5A cada p/ as baterias, deu uma caída mas não baixou de 12.3V

Abraço
Rafael

_________________
Associated RC10T2
ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
Referências: viewtopic.php?f=3&t=9656


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 04, 2010 9:44 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 07, 2010 1:10 am
Mensagens: 263
Localização: São Paulo / Jaragua
rafaelvanhalen escreveu:
Fabil, funciona sim, fiz exatamente esse tuto na minha e está uma blz, segurou 3 carregadores mandando 5A cada p/ as baterias, deu uma caída mas não baixou de 12.3V

Abraço
Rafael


Voce fez o esquema do evoo ou do link do radio amadores?

Montei minha fonte, e segundo a etiqueta ("claro que não confio") ela da 17A na +12V.

Bem, como somente tenho 1 imax b6 e 2 baterias de 1,8A nimh por enquanto fiz os seguintes testes

Sem carga nenhuma, na saida da fonte marchando 11,78 v

Carregando a bateria a 2A, caiu pra 11,45v.

Acredito que a 2C a fonte vai ficar no limite do limite... isso carregando 1,8A, 2C vai pra 3,6A.

Esse esquema do radio amador, achei mais interessante que do evoo, porém , como tudo que é mais punk, tem seus poréns, pode da merda no diodo, e a fonte ter um surto de 28v, que mandaria pro espaço meu carregador.

O esquema de colocar um varistor achei interessante, mas teria que ser de 15V no máximo, ai em caso do diodo da pau, o varistor fecha curto na 12v e desarma tudo.

Segundo o texto do criador, a fonte sem proteção aguento 7,5 horas, e desarmou por temperatura, ou seja, os diodos aguentaram.

O que acham?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 20, 2010 7:04 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Amigos, estive lendo o tópico e vou adquirir um IMAX B6 e uma Turnigy LiPo de 5000mHa, mas devido ao preço de uma fonte vou adaptar uma de pc, como é bem discutido e explicado aqui. Pensando nisso lembrei que tinha uma fonte bem antiga e esquisita aqui em casa. Nunca vi este tipo de fonte e por isso to colocando a foto dela para os amigos analizarem. Gostaria de saber se vai ser possível usar esta fonte, o único chicote é o que ja está nela, somente com aqueles poucos fios e então veio a dúvida, será que rola, porque na etiqueta ta dizendo que da 12v a 5.5A. E tem o caso do resistor na linha de 5v pra estabilizar e onde ali entraria o resistor? Meio esquisito não acham? rsrsrs



Abraços!

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 21, 2010 12:21 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 07, 2010 1:10 am
Mensagens: 263
Localização: São Paulo / Jaragua
Pessoal, eu fiz a fonte e coloquei uma carga de 15W a 10ohm ceramico na linha de 5v.

Inicialmente a tensão sem carga na linha 12v ficava com 11.8, ligando o imax , carregando uma bateria de 1.8 a 3.6 nimh, a tensão pelo multimetro caia a 11.2.

Pois bem, coloquei a carga citada acima, incialmente consegue 12,3V, com imax carregando da mesma forma, a queda foi no máximo até 11.8.

Das 2 formas, ele carrega perfeitamente, mas o que ue noto que, atualmente e antes de colocar o resistor, ele fica estável, e de tempos em tempos a tensão volta para como se não tivesse nada ligado e se voce olhar no imax fica em 0 A !!!, passa 1 segundo, e começa a carregar de novo, e assim oscilando sucessivamente.


Tem alguma forma de estabilizar para parar de ocorrer, pq ao que parece, tem algo na fonte que fica liga, desliga, liga desliga, de tempos em tempos, derrubando a corrente.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 21, 2010 8:33 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
E então galera, alguém pode dar uma luz pra fonte esquisitinha aí pessoal!!!


Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 21, 2010 11:31 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Fábio Alves escreveu:
E então galera, alguém pode dar uma luz pra fonte esquisitinha aí pessoal!!!


Abraços


coloca uma foto dela aberta para a gente conseguir ver os detalhes, mas provavelmente se vc colocar o resistor na linha de 5V ela vai funcionar igual as outras.

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Ago 22, 2010 12:20 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
A foto dela por dentro como o amigo solicitou... E como seria em relação as cores dos fios, já que ela só possui 6 pinos?


Abraços...

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:39 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Alguém poderia dar uma luz por favor, meus equipamentos chegam amanhã e como meu carregador vem sem fonte preciso de uma ajudinha para saber realmente se esta fonte vai dar certo.


Abraços!

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 7:52 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
fábio, o ci de 8 pernas logo acima da onde está gravado R11, o que tá escrito nele?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 11:28 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Muito obrigado Paulo Frare, desmontei para ver o que está escrito no ci de oito pernas como vc pediu. Tem duas inscrições nele, na parte superior é 98DN7JM e logo abaixo é UC3842P.

Obrigado pela força!!!



Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 12:31 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
o número que vc passou acabou não me ajudando em nada, mas o esquema para essa fonte é o seguinte

amarelo = 12V
roxo = 5v
preto = terra (referencia)
verde = faz a fonte ligar.

então é só ligar o verde em um preto que a fonte liga
aí entre o roxo e um preto vc liga o resistor ou a lampada como já foi falado aqui nesse tópico
e entre o preto e amarelo vc terá os 12V.

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 12:33 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
esqueci de dizer que talvez não seja necessário o resistor entre o +5 e o terra, testa a fonte sem antes, aí se a tensão cair muito vc coloca o resistor (ou lampada)

e que a corrente máxima da sua fonte é 5,5A, então dependendo do carregador que vc for usar a fonte não vai aguentar nem o começo da brincadeira.

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 4:16 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Amigo Paulo vc ta me ajudando muito, antes de mais nada muito obrigado. Entendi o esquema que vc passou com as voltagens, resolvi e fui comprar um multímitro para testar se a fonte tava funcionando mesmo e curiosamente obtive os seguintes detalhes;

Testei com o multímetro as seguintes combinações;

1- Fio roxo com Preto= 10.6v
2- Fio Amarelo com Roxo= 14.8v
3- Fio Preto com Amarelo= 26.3v


O estranho é que não achei 5v em nenhuma das combinações, estou fazendo correto? E o carregador que irei usar é o Imax B6 e bateria de lipo 2s 7.4v 5000 mHa.

Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 4:33 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Fábio Alves escreveu:
Amigo Paulo vc ta me ajudando muito, antes de mais nada muito obrigado. Entendi o esquema que vc passou com as voltagens, resolvi e fui comprar um multímitro para testar se a fonte tava funcionando mesmo e curiosamente obtive os seguintes detalhes;

Testei com o multímetro as seguintes combinações;

1- Fio roxo com Preto= 10.6v
2- Fio Amarelo com Roxo= 14.8v
3- Fio Preto com Amarelo= 26.3v


O estranho é que não achei 5v em nenhuma das combinações, estou fazendo correto? E o carregador que irei usar é o Imax B6 e bateria de lipo 2s 7.4v 5000 mHa.

Abraços


estranho isso pois a primeira foto que vc mandou tem na parte de cima as tensões conforme eu lhe falei... pode ser que está faltando carga na referencia (5V) e por isso as tensões estão malucas, coloca uma carga entre o roxo e o preto uma lampadazinha qq de 5v ou 12v.

e mede outra vez as tensões entre o amarelo e o roxo já descarta pois vc precisa ligar o preto da fonte com o preto do carregador.

a fonte vai ficar no limite de potencia para o imax, fica sempre de olho na temperatura da fonte.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 24, 2010 4:46 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:40 pm
Mensagens: 140
Localização: Jundiaí-SP
Paulo Frare escreveu:
o número que vc passou acabou não me ajudando em nada, mas o esquema para essa fonte é o então é só ligar o verde em um preto que a fonte liga



Isso pode ser um problema, a fonte é tão antiga que pode ser que não precise ligar o verde no preto, por isso que as tensões ficaram malucas...

se caso vc ligou, tenta desligar e mede novamente, se é que a fonte vai ligar com esses fios desligados.

Paulo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 19  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB