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MensagemEnviado: Ter Nov 16, 2010 1:52 pm 
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Caros....

como calculo para saber um mínimo de bateria para o combo (motor x Esc) ??

Pois, testando um motor 10.5, percebi q algumas de minhas baterias (lipo), não são suficientes para o uso.

Motor, LRP X12, 10.5t - tem 306 wats

A batera q testei tem 64A, (3200 x 20C) - sem condições... 1 minuto e meio boa, mais 1 nitidamente sem desempenho e cutt-off!

Testei tbm uma de 92A (4600 x 20C) - andou bem uns 6 ; 7 minutos, mas fiquei na dúvida se é suficiente!

Teria alguma matemática para calcular isso?

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Qui Nov 18, 2010 2:53 pm 
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Vc precisa saber:

1- Quantos watts seu motor consome;
2- Calcular watts/voltagem para saber quantos amperes motor consome;
3- Calcular amperagem da bateria x C para calcular capacidade de descarga;

Normalmente um 10.5T consome em torno de 230W, então:

230/7,4 = 29,7

Vc precisa de uma bateria que forneça pelo menos 29,7A de descarga contínua, como todos os fabricantes mentem de uma margem de pelo menos 50% para mais, logo 29,7 + 50% = 44,55A.

Agora a bateria que vc for comprar for:

5000mah – 44,55/5 – tem que ter mínimo de 8,91C
4000mah – 44,55/4 – tem que ter mínimo de 11,13C
3000mah – 44.55/3 – tem que ter mínimo de 14,85C

Se vc já tem uma bateria e só fazer a compra reversa:

5000mah 20C 2S = 5x20x7,4 = 740W, tirando 50% = 370Watts

Esta é a conta que vc deve fazer para calcular a bateria dar conta do motor. Autonomia é só comprar a com a maior amperagem que vc achar, hoje bateria boa já esta na casa dos 6000mah, num 10,5T deve durar uns 10 a 15 minutos andando forte.

Os dado que vc apresentou estão com autonomia muito abaixo do normal, é provável que as baterias já foram para o saco... Tem carregador que descarrega Lipo? Se tiver carrega e manda descarregar e verifica que elas estão com a carga nominal.

Tem também o fator dos ESC com timming dinamico, se tiver ativado pode fazer o seu 10.5T consumir igual um 5.5T.

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MensagemEnviado: Qui Nov 18, 2010 3:08 pm 
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Grande Nattis !!!

Cara o X12 10.5 tem 306 watts, ainda + timming dinamico no Esc:

pelas suas contas, 306/7,4 = 41,35A + 50% = 62,02A

Tenho uma batera de 4000 25C, 100A, teóricamente dará conta, porém o fator do Timming me preocupa.

A intenção é uma boa batera somente o suficiente, pois, se a de 4000 dar conta é leve, comparada a uma de 5000 40C por exemplo.

valeu as dicas !!! :drinks:

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Qui Nov 18, 2010 4:32 pm 
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Eu acho que esse calculo nao funciona com os ESC atuais com Timming... Chupa uma bateria do cão.

Eu uso 5000 45C, e nao ando mais que 8~9 minutos...

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MensagemEnviado: Qui Nov 18, 2010 5:45 pm 
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Este tempo com um 10.5T correto?

alekimura escreveu:
Eu acho que esse calculo nao funciona com os ESC atuais com Timming... Chupa uma bateria do cão.

Eu uso 5000 45C, e nao ando mais que 8~9 minutos...

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MensagemEnviado: Qui Nov 18, 2010 5:55 pm 
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Nattis, só como referencia.

Andava com um X11 9.5t q tem 278w (os motores do Paulista 2009)
O Esc é o mesmo, LRP SXX StockSpec com avanço.

No motor acima, antigo, uma batera de 92A, dava conta do recado (4600 x 20C).
*Detalhe, neste motor, o boost chegava ao máximo, 10!

Com o X12 10.5 q tem 306w, já o boost, cheguei no máximo ao 7, já o run time caiu uns 40% !!!
E desempenho superior.

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MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 9:01 am 
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NATTIS escreveu:
Este tempo com um 10.5T correto?

alekimura escreveu:
Eu acho que esse calculo nao funciona com os ESC atuais com Timming... Chupa uma bateria do cão.

Eu uso 5000 45C, e nao ando mais que 8~9 minutos...

Sim... vc chegou a ver os meus videos, com e sem avanço de timming?

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MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 1:49 pm 
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Seria legal instalar aqueles wattímetros com registro de máximo para comparar o consumo de um 10.5T em relação a outro motor sem timming dinâmico e depois comparar qual é mais eficiente.

Acredito que o timming deixe ligeiramente menos eficiente por causa do encavalamento dos pulsos, mas só teoria.


BlackSh33p escreveu:
Nattis, só como referencia.

Andava com um X11 9.5t q tem 278w (os motores do Paulista 2009)
O Esc é o mesmo, LRP SXX StockSpec com avanço.

No motor acima, antigo, uma batera de 92A, dava conta do recado (4600 x 20C).
*Detalhe, neste motor, o boost chegava ao máximo, 10!

Com o X12 10.5 q tem 306w, já o boost, cheguei no máximo ao 7, já o run time caiu uns 40% !!!
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MensagemEnviado: Sex Nov 19, 2010 1:51 pm 
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Não vi não, manda para mim o link, please.

alekimura escreveu:
NATTIS escreveu:
Este tempo com um 10.5T correto?

alekimura escreveu:
Eu acho que esse calculo nao funciona com os ESC atuais com Timming... Chupa uma bateria do cão.

Eu uso 5000 45C, e nao ando mais que 8~9 minutos...

Sim... vc chegou a ver os meus videos, com e sem avanço de timming?

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Repetido.

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