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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 5:15 pm 
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Galera,

Surgiu uma duvida...
Comecei a utilizar LiPo a pouco tempo.
Ja ajustei meu ESC para CUTOFF em 6.0V e carreguei ela pelo balanceador do carregador (Imax B6).
Porem, fiz o que recomenda aqui no topico, de fazer a carga de armazenamento, pois so vou andar daqui a 1 semana.
A Duvida é, quando eu for andar eu devo descarregar e carregar ou devo somente "completar" a carga???

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 5:26 pm 
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righetti escreveu:
Galera,

Surgiu uma duvida...
Comecei a utilizar LiPo a pouco tempo.
Ja ajustei meu ESC para CUTOFF em 6.0V e carreguei ela pelo balanceador do carregador (Imax B6).
Porem, fiz o que recomenda aqui no topico, de fazer a carga de armazenamento, pois so vou andar daqui a 1 semana.
A Duvida é, quando eu for andar eu devo descarregar e carregar ou devo somente "completar" a carga???


Bateria LIPO voce nao descarega ela amigo
mesmo que tenha usado 5min e queira carregar ela
so colocar para carregar e pronto

as minhas lipo mesmo que fique uma semana sem andar eu carrego elas normalmente
só se for ficar mais tempo parado, ai uso o modo storage.

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 6:04 pm 
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To acompanhando o tópico, e tenho uma dúvida que queria compartilhar com vcs. Pode ser que isso já tenha sido comentado, mas se foi me passou despercebido.

Eu encomendei 2 lipo 2s de 2200mah 25C (as de maior capacidade que consegui achar que coubesse em um f103GT). A capacidade de descarga dela fica em aprox 60A. Entretanto, o ESC que tá no carrinho é um escovado com capacidade de 30A.

A dúvida está exatamente aí: eu poderia usar a LIPO neste esc? ou isso irá fritá-lo? O ESC puxaria apenas os 30A ou a bateria empurraria os 60A pro ESC e faria churrasquinho dele?

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 7:29 pm 
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Olá, posso estar enganado, mas o que eu entendo a respeito é que o ESC solicita pra bateria o que ele precisa.

Se por exemplo o ESC é de 30A e a bateria é 2200mAh 25C, ela poderia enviar até 55A. Como o ESC pede 30, a bateria não chega no limite.

No meu caso, eu tenho um ESC BL de 35A. Comecei usando baterias LIPO de 3200mAh 20C, ou seja 64A. Nunca meu ESC passou de 38/40 graus. O motor chegou a 80 graus, num dia muito quente. Minhas baterias chegaram no máximo a 60 graus. Como elas são de hardcase, então deve ser mais.

Quando usei baterias de 5000 mAh 20C, que podem enviar até 100 A, não tive problemas também.

No caso, acho perigoso quando se tem um ESC de 30 A e uma bateria que gera 20 A, por exemplo, pois ela vai ser exigida além da capacidade.

No meu 1:8 eu uso MMM e comecei usando baterias que geravam 100A. Elas esquentavam muito, sendo que a temperatura delas diminuiu quando passei a usar 150 ~ 170 A.

Eu parto do princípio que baterias superdimensionadas são menos exigidas e com isso tem vida útil mais longa.

Aliás, tenho pra vender 2 baterias de 5200 mAh 30 C com hardcase :mrgreen:

156 A.... vai durar o resto da vida... hahahaha


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 10:49 pm 
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Eh por isso que eu gosto daqui!

O cara responde a pergunta e ainda faz merchand!!

Valeu. Btw, diz aí via mp qual é dessa bateria. :drinks:

PS: mais alguem notou alguma coisa muito errada com o forum?

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 8:11 pm 
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Também penso assim. Eu comprei Lipos que davam descarga de 700Watts sendo que usaria no máximo 500Watts, as baterias esquentavam, então comprei baterias com mais descarga chegando a 1100Watts e agora elas não esquentam nada. Acredito que a diferença de preço vale a vida mais longa que ela vai ter.

mdias escreveu:
Olá, posso estar enganado, mas o que eu entendo a respeito é que o ESC solicita pra bateria o que ele precisa.

Se por exemplo o ESC é de 30A e a bateria é 2200mAh 25C, ela poderia enviar até 55A. Como o ESC pede 30, a bateria não chega no limite.

No meu caso, eu tenho um ESC BL de 35A. Comecei usando baterias LIPO de 3200mAh 20C, ou seja 64A. Nunca meu ESC passou de 38/40 graus. O motor chegou a 80 graus, num dia muito quente. Minhas baterias chegaram no máximo a 60 graus. Como elas são de hardcase, então deve ser mais.

Quando usei baterias de 5000 mAh 20C, que podem enviar até 100 A, não tive problemas também.

No caso, acho perigoso quando se tem um ESC de 30 A e uma bateria que gera 20 A, por exemplo, pois ela vai ser exigida além da capacidade.

No meu 1:8 eu uso MMM e comecei usando baterias que geravam 100A. Elas esquentavam muito, sendo que a temperatura delas diminuiu quando passei a usar 150 ~ 170 A.

Eu parto do princípio que baterias superdimensionadas são menos exigidas e com isso tem vida útil mais longa.

Aliás, tenho pra vender 2 baterias de 5200 mAh 30 C com hardcase :mrgreen:

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 9:52 pm 
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Cara, como faz pra calcular em Watts?

Rs... eu só sei fazer o cálculo em Amperes,.... :oops:


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 10:54 pm 
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multiplica a amperagem pelos volts = watts

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mar 03, 2010 6:59 am 
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Ah, então se eu tenho uma bateria de 5000 mAh 20C 2S, ela gera 100A.

100 A x 7,4v = 740 Watts?


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mar 03, 2010 9:11 am 
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mdias escreveu:
Ah, então se eu tenho uma bateria de 5000 mAh 20C 2S, ela gera 100A.

100 A x 7,4v = 740 Watts?


Exato! (Se a bateria for de qualidade e o fabricante informar a descarga real!)

Abraço
Rafa

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ITENS À VENDA: viewtopic.php?f=4&t=24527
Referências: viewtopic.php?f=3&t=9656


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mar 03, 2010 9:39 am 
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Exatamente, o problema é como o Rafael falou, muitos fabricantes mentem. Um Exemplo é que eu tenho um Buggy que segundo as contas consome 400Watts, usando uma Ge Power 5200mah 2S 25C deveria teoricamente fornecer 962Watts e dar conta com sobra, mas ao usar uma Lipo Zippy 4000mah 2S 25C 740Watts o automodelo anda visivelmente mais, o que é uma prova de que a Ge Power mente sobre seus valores de descarga. Ainda considero a Ge Power uma bateria boa por não desbalanciar fácil, extremamente barata e aguentar muito o tranco, mas certamente não acredito mais nos números desta marca.

Referente a calculo de watts agora vc consegue entender porque o ducha do banho é 220v, ela tem em torno de 6000watts, se fosse em 110v a amperagem deveria ser altíssima fazendo com que a bitola do fio seja muito larga, senão ia torrar tudo, então para facilitar e ter mais segurança os aparelhos que consomem muitos watts em casa são 220v.



mdias escreveu:
Ah, então se eu tenho uma bateria de 5000 mAh 20C 2S, ela gera 100A.

100 A x 7,4v = 740 Watts?

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 7:17 pm 
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Tenho uma dúvida. Comprei 2 baterias Turnigy 2S 5000mAh 20C Hard Case e ao tentar utilizá-las para carregar ambas no meu carregador Turnigy Accucel 6, utilizei um adaptador (Xing Ling - http://cgi.ebay.com/CCB-723-LiPo-Batter ... 0375182555) para balancear as LIPO e o que ocorreu foi que ao plugar as baterias, ambas queimaram o cabo balanceador. Como faço para abrir a bateria lipo (hard case) e trocar o cabo balanceador.

Agradeço a ajuda!!!!

:putz:

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 7:22 pm 
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Alguém conhece um site para comprar um cabo balanceador para carregar 3 baterias lipo 2S ao mesmo tempo?

:D

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Abr 06, 2010 9:15 pm 
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Achei um vídeo no youtube (não entendi p#@%a nenhuma) mas deu para perceber que foi aberto uma bateria Zippy Lightmax Hard Case. Pelo que observei, acredito que o case seja colado... vou tentar dar uma "forçadinha" para ver se consigo abrir. Caso positivo posto os resultados.

http://www.youtube.com/watch?v=3dXDRyoL ... re=related

Um abraço!!

:D

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Abr 07, 2010 10:50 am 
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Camaradas, estou com 2 baterias que uso em 4s que chegaram em casa novas, e depois de 1 semana sem uso (nem 1a. carga foi dada) elas deram uma leve estufada.

No voltage reader acusava 3,5v por celula.

No primeiro uso elas deram uma estufada boa e o cutoff parou o carro com as baterias tendo 7,5v.

Será que a bateria veio bichada de fábrica?


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