RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Mar 19, 2024 10:59 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 47  Próximo
Autor Mensagem
 Título: LiPo
MensagemEnviado: Seg Set 03, 2007 2:20 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jun 23, 2006 1:52 am
Mensagens: 151
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Pessoal, eu resolvi fazer um estudo sobre LiPo's já q é uma tecnologia que está se tornando bem popular agora em nossos automodelos.
Nessa minha pesquisa foquei nos seguintes itens:
- Os riscos de uso
- Balanceador e LVC (low voltage cut-off)
- as diferenças entre os fabricantes
- a performance dos packs em comparação com o NiMH
Tentei dar enfase ao packs da Orion, por serem os mais usados em automodelos.

-Riscos de uso:
1. Quais faotres podem fazer uma LiPo entrar em cobustão?
2. Simplesmente descarrega-la totalmente e voltar a carregá-la pode causar isto?
3. Pode-se ter certeza que conseguiremos carrega-las sem problemas com alguns carregadores?
4. Que tipo de segurança os carregadores tem em relação a carregar LiPos?
5. Uma batida com carro pode levar o pack a explodir?
6. Se eu der curto na bateria, isso pode faze-la explodir?
7. Existe algum tipo de sinal que indique q meu pack pssa vir a entrar em combustão?
8. Qual o pior caso possível se entrar em combustão? É igual a uma célula ventilar ou explode que nem uma granada? Fica algum resíduo tóxico? Com o que estamos lidando caso as coisas deêm errado?

1 e 2. Os fatores que podem levar um pack LiPo a entrar em combustão são: carregar além da capacidade do pack, descarregar além da voltagem recomendada e voltar a carregar, curto externo, curto interno, dano mecânico e dano térmico. Para a maioria das indústrias que usam essa tecnologia, o maior perigo é o curto interno devido à fabricantes com produtos de pouca qualidade

3 e 4. A maioria dos carregadores LiPo são bem seguros qdo usados no modo LiPo. Geralmente basta entrar com voltagem e capacidade. Mas se vc tentar carregar uma LiPo com configuração de NiMH, vc poderá carregar o pack demais e isto poderá fazer com q o pack entre em combustão.

5. Existe uma pequena possibilidade de caso vc bater, seu pack sofra dano mecanico, o que poderá fazer com que o pack entre em combustção. É aí que entra os Hard case. Eles protegem as células contra este tipo de dano.

6. Isto depende do desgin da célula. As células da Kokam (usadas pela Orion) e algumas da Enerland, vem com um dispositivo que previne este tipo de curto externo (um mini fusivel), isto ainda assim irá causar um aquecimento do pack e mesmo assim pode levar à combustão, apesar de em testes feitos isto não ter ocorrido mas teoricamente é possível.

7. Sim, a bateria incha e fica quente =P. Mas falando sério, pode ser que a célula venha com algum defeito de fabricação que leve a um curto interno. É por isso que é altamente recomendável vc comprar de fabricantes repeitados na industria. Os melhores fabricantes tem melhor controle sobre defeitos de fabricação.

8. O pior caso possível depende do fabricante e da química específica da célula. Algums células testadas que foram fabricadas na China chegam a parecer um lança-chamas que fica ardendo durante uns bons 30 segundos ou mais. As células da Kokam entretanto ao entrar em combustão, ardem durante 1-2 segundos.

Se alguma célula apresentar inchaço, isso quer dizer que já houve problema interno nela e assim ela foi dessa para melhor.

- Balnceador e LVC (cut-off)
Existem dois pontos importantes sobre LiPo's que ainda não foram mencionados. Um é não deixar o pack ir abaixo de determinada voltagem, e outro é carregar de modo correto os packs.
Nas células usadas em nossos automodelos, a voltagem recomendada mínima é de 3.7V, como nos packs é utilizada duas células em série, a voltagem mínima recomendade pro pack é de 5.4V, geralmente esse número é arredondado para 6V já que já é visto uma queda no rendimento considerável nessa voltagem. Para segurança, alguns ESC's já contam com o dispositvio de "LVC" (low voltage cut-off, ou só cut-off), este dispositivo também pode ser comprado separadamente e instalado no carro.
A carga recomendada para os packs é de 1C, assim para um pack de 3200mah, a carga recomendada é de 3.2A. Alguns fabricantes afirmam que seus packs podem ser carregados a até 2C mas isto geralmente leva os packs a terem maior probabilidade de desbalancearem conforme mais cargas são dadas.
Desbalancear significa que as células do pack estão com diferenças de voltagem. Para evitar este efeito (que influencia no rendimento do pack), é utilizado um dispositivo balanceador junto ao carregador. Alguns fabricantes permitem que as células de seus packs possam ser balanceadas sem um balanceador, basta carregar as células individualmente.

- as diferenças entre os fabricantes
É importante comentar que uma coisa é o fabricante de célula e outra é o fabricante de hard-case. A hard-case nada mais é que um dispositivo adicional de segurança. E seus fabricantes geralmente são parceiros dos fabricantes de células.
Existem bastante diferenças nas diferentes células LiPo. O desempenho, ou melhor dizendo, a capacidade de manter voltagem qdo submetidas a uma descarga variavel é notável. Por exemplo, células da enerland mantém melhor voltagem à 20A do que células da Kokam, entretanto à descargas de 50A as células da Kokam são melhores. Isto influencia no tipo de motor utilizado, em Stock e 19t as células da enerland vão ter melhor desempenho do que as Kokam, mas em Modified as Kokam vão ser superiores. Em relação ao número de ciclos, as células da Kokam são bem superiores. Em testes de ciclos feitos, as células da Kokam precisaram de 200 ciclos para perder 5% da capacidade enquanto as enerland em 40-50 ciclos já alcançaram esse número.
O C rating das células também são diferentes mas como essa informação é meio difícil de se comparar entre os diferentes fabricantes então fica meio complicado comentar.


- a performance dos packs em comparação com o NiMH
Agora realmente a parte importante. E também a mais interessante e com mais informação hehe
Packs LiPo não precisam da mesma manutenção dos NiMH. Não é necessário ficar ciclando os packs e eles tb tem uma vida útil com bom desempenho muito maior do que os NiMH.
Um pack NiMH após 10 ciclos já não apresenta o mesmo rendimento de um novo (ainda mais se for um pack matched), já nos LiPo (em especial nos packs da Orion/Kokam) essa mesma perda só ocorre depois de pelo menos uns 100 cilcos. Outros fabricantes de células LiPo tem essa perda em menos ciclos (varia de 20 pro pior e aumentando pra 50 em outros casos)

Foram feitos vários testes em relação à curva de voltagem nos packs 4200 em comparação aos de LiPO. À 20A e 30A (descarregados nessa amperagem constante) os packs NiMH se provaram superiores, e em amperagens superiores 50A+ houve um empate ténico tendendo pro lado das LiPO). Ou seja, com packs novos, em motores Stock e 19T os NiMH superam os LiPO em termos de voltagem, e em Modified é bem parecido mas com a LiPO tando pequena vantagem. É claro que como já mencionado, para essa vantagem se manter durante várias corridas, o pack de NiMH tem de ser trocado por outro novo (mais $$)
Inclusive dá pra notar essa diferença em voltagem na hora que dá o "peak" no fim da carga das baterias: 2 celúla LiPo dá o pico à 8.4V e 6 celúlas NiMH dá o pico à 9.6V+

Algumas pessoas não concordam com esse tipo de comparação e dizem que numa corrida a descarga não é constante. Isso é verdade, mas é fato que a grande maioria dos corredores concorda que em Stock e 19T os NiMH são superiores. (somente comparando a performance da bateria)

Em relação ao runtime, as células de 3200mah da orion foram projetadas para ter o mesmo runtime de um pack 4200NiMH.

Uma outra diferença crucial está no peso.
Estas informações são de packs da Orion:

4200mAh NiMH - 422 gr
3900mAh NiMH - 371 gr

3200mAh LiPo - 198 gr
4800mAh LiPo - 266 gr

Dá pra notar que os pack LiPo são bem mais leves que os NiMH, isso leva à um desbalanceamento do peso dos carros pois eles foram feitos para a utilização com packs sub-c Nixx, assim os usuários de LiPO têm que adicionar pesos na parte da bateria para compensar essa diferença.

Ainda está havendo bastante avanço na tecnologia das LiPo com certeza num futuro próximo elas estarão com rendimento muito superior. O "C" rating dos packs está aumentando e com isso a performance dos packs ficará melhor.


Obs: As células da Orion são IATA Certified, ou seja, são permitidas para transporte aéreo pela Internatinal Air Transport Association (IATA)

Ah, mais um ponto pra LiPo hehehe, pra jogar fora basta pegar uma e submergir em agua e deixar um pouco pra ter as reações quimicas necessarias e pronto. Pode jogar em lixo normal q nao tem problema.


Editado pela última vez por Khelmo em Ter Nov 20, 2007 3:02 pm, em um total de 3 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Set 03, 2007 10:02 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Khelmo escreveu:
...
8. O pior caso possível depende do fabricante e da química específica da ...
... Em relação ao número de ciclos, as células da Kokam são bem superiores. Em testes de ciclos feitos, as células da Kokam precisaram de 200 ciclos para perder 95% da capacidade enquanto as enerland em 40-50 ciclos já alcançaram esse número.


Excelente estudo, Khelmo. Muito útil e elucidativo. Valeu!
Só uma correção... no item 8, onde diz perder 95% da capacidade, o correto seria alcançar "apenas" 95% da capacidade. Ou seja: perder 5%, na realidade.

Ah! Sugiro alterar/complementar o título do tópico. Posteriormente pode se tornar fixo e será, com certeza, uma referência.

Grande abraço

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Set 03, 2007 10:20 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jun 23, 2006 1:52 am
Mensagens: 151
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Pode crer masiato escrevi errado hehe, mas deu p entender o q quis dizer =P
Vou alterar, valeu pela dica.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qui Jan 24, 2008 7:18 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 03, 2007 5:30 pm
Mensagens: 1570
Localização: Ottawa, ON
Quais os principais tipos de plugue de balanceamento?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Dom Fev 03, 2008 10:06 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Acho que os mais comuns são:

Hyperion/Apache
Imagem

Thunder Power
Imagem

Align/JST
Imagem

Kokam/FMA
Imagem

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Dom Fev 03, 2008 10:20 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Mais fotos de plugs e adaptadores podem ser vistas aqui:
http://www.chargery.com/doc/Accessories%20list%20v1.4.pdf

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Dom Fev 03, 2008 6:38 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Registrado em: Sáb Jan 12, 2008 9:36 pm
Mensagens: 549
Images: 0
Localização: Santo André
Deixa eu entender direito:

Alguns packs de lipo é necessário usar esse balanceador para carregá-lo, então eu teria que usar o meu carregeador, conectado nesse balanceador e ele conectado na bateria para efetuar a carga/descarga!

É isso mesmo?

Se sim, que parafernalha!

_________________
HBX Max Buggy com pneus slick.
Traxxas New E-maxx Xerun 150A + 2000kv
Traxxas Link 2.4Ghz
UP THE IRONS


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Dom Fev 03, 2008 10:18 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
É isso ai!
Parafernalha pra carregar, mas a bateria em si é muito mais leve que as NiMh....vale a pena!

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Fev 04, 2008 9:36 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Pessoal,

Estou copiando todas as mensagens do tópico Lithium-Manganese e trazendo pra cá.

Tranquei o tópico de origem pois as mensagens descambaram para o mesmo tema/assunto deste.

banza escreveu:
Alguem ai ja ouviu fala nesse tipo de bateria?
Sera q esta ja eh superior a lipo?

Se alguem souber de algo posta ai
vlww


Isao_TKR escreveu:
Pelo que eu vi pela Net, são baterias mais seguras que as Li-Po, mas ainda é uma tecnologia muito recente, tanto que não segura a mesma carga que as Li-Po e portanto ainda não obteve aceitação do mercado.



masiato escreveu:
Cara,
Para de procurar pulga pra se coçar...
Se tu tiver grana e disposição pra gastar, a bateria que deve comprar é de lipo e ponto final.
NiCd já era! NiMH ainda é uma excelente opção e custam menos que as lipo. Mas fatalmente ficarão obsoletas.
Orion, Trinity, Reedy, por exemplo, são as mais seguras, mas as MaxAmps também são boas e de capacidade maior. Tem batera de até 12000mAh!!!
As outras baterias ou são muito pesadas, ou tem pouca capacidade ou ainda não foram suficientemente testadas, enfim.
Agora.... tem outro ponto importante: Se estiver pensando em competir, compre NiMh, pois as demais não são aceitas em nenhum regulamento (no Brasil).
Agora.... se for pra brincar, mete logo uma potente!!!
No mais é isso aí. As lipo são o futuro do hobby, como bem disse o Fernando num outro post.
Mas as NiMh ainda bombam legal e o custo é bem menor.



rafammbass escreveu:
Maseias,

As Orion que você tem são as coisas mais fofas do mundo.

Eu vi que o balancete delas é feito com a ajuda de um buraquinho embaixo da caixa do pack, é difícil fazer isso?? Você carrega mais "direto" ou balançando? :mj:

Abração



SUB-ZERØ escreveu:
Baterias de LI-PO da Orion não necessitam de balancer!!!
Isso as daqui do Japão!Essas q o masiato tem não sei como são!
Tenho varios conhecidos q tem LI-PO da Orion e nunca precisaram fazer o balanceamento delas!



rafammbass escreveu:
http://nexusracing.net/product_info.php?cPath=139_161&products_id=956



SUB-ZERØ escreveu:
What is cell balancing and does the Team Orion Li-Po require it?

Cell balancing is a way of ensuring your Li-Po will deliver the maximum performance and capacity over a prolonged period of time.
With Kokam’s unique battery design, balancing is not absolutely required

http://cms.teamorion.com/orion/instructions/ori_fin_li_inst.pdf

Bom como vc sabe ler japones tai o manual em japones das lipo da orion!
http://www.team-orion.co.jp/web/instruction/pdf/orion_lipo_battery.pdf

As baterias q são da orion q tem aquela capa de carbono até no manual da bateria esta escrito q não precisa de balancer!!!!
Lembre do que citei lá em cima eu não sei que modelo de lipo o camarada usa,mas as de carbono daqui do Japão não é obrigatorio o uso de balancer!!!!!! 8)
Alias pode usar mas NÃO É OBRIGATORIO!!!
http://rajiten.info/shopping/product_detail.php?TAR=4520817140011
http://rajiten.info/shopping/product_detail.php?TAR=7612888140056



Isao_TKR escreveu:
Precisando ou não, sempre é bom deixá-las balanceadas :D



masiato escreveu:
Fala, Galera!

As Lipos que eu tenho são: Orion 4800 mAh "Platinum Edition", Peak 4800mAh "Power Edition" e as mais novas aquisições foram
as Trinity Li-Pro Reference Race Packs, de 4500mAh:
Imagem Imagem
Imagem
Quanto ao que foi dito até aqui, o que sei é que, segundo os fabricantes, as Orion e Peak (que na verdade são a mesma coisa) realmente não requerem balanceamento. Apesar do quê, elas têm uma entrada para plug tipo bullet (banana) de 2mm na parte inferior (oposta aos pólos + e -). Portanto, já que têm entrada para balancear, é bom fazê-lo vez ou outra. Outra é que não custa nada e é uma proteção a mais. Tanto para o usuário quanto para o pack.

Já as novas Lipo da Trinity, Reedy, Venom e outras, essas sim, requerem balanceamento. Vêm inclusive com os cabinhos externos (balancer wires adapter ou cable) e nos respectivos manuais (destas últimas -Trinity, Reedy, Venom e outras) inclusive diz para balancear SEMPRE que carregar.

Não existe (pelo menos não comprovadamente) um padrão de quando deve ser feito, após quantas vezes de uso deve ser feito, nem nada do tipo. O que existe é o bom senso. Siga o manual...

Se diz para fazer, faça! Se não faz referência ou mesmo diz que não há necessidade, mas tem como fazer, faça assim mesmo!

Eu, particularmente, tomo como base o mesmo que faria para ciclar/equalizar meus packs de NiMh. E assim levo numa boa.

Ah! Apesar ne nunca ter ouvido nada de mais acontecendo com essas baterias seladas (que têm caixinha protetora), vale comprar um Lipo Safe ("saco" anti-fogo) para maior proteção. Só por desencargo de consciência mesmo...

Imagem

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 11:30 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mai 09, 2008 9:46 am
Mensagens: 32
Khelmo escreveu:
Ah, mais um ponto pra LiPo hehehe, pra jogar fora basta pegar uma e submergir em agua e deixar um pouco pra ter as reações quimicas necessarias e pronto. Pode jogar em lixo normal q nao tem problema.


Não entendi.

se eu tenho um RC off road que permite eu andar em poças d'agua, posso comprometer minha bateria?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 11:42 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
bauhausbr escreveu:
Khelmo escreveu:
Ah, mais um ponto pra LiPo hehehe, pra jogar fora basta pegar uma e submergir em agua e deixar um pouco pra ter as reações quimicas necessarias e pronto. Pode jogar em lixo normal q nao tem problema.


Não entendi.

se eu tenho um RC off road que permite eu andar em poças d'agua, posso comprometer minha bateria?


Amigo. Você não pode molhar NADA elétrico. NADA. NADA.

Tem que, no mínimo, encapar com alguma bexiga, plástico, qq coisa...

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 12:58 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mai 09, 2008 9:46 am
Mensagens: 32
Sim, mas exixtem RCs q são a prova d'agua

http://www.traxxas.com/products/electri ... xx3905.htm

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 1:34 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
bauhausbr escreveu:
Sim, mas exixtem RCs q são a prova d'agua

http://www.traxxas.com/products/electri ... xx3905.htm

Imagem
Imagem


É, neste caso, uma exceção, um carro com todos os componentes protegidos contra a água, como eu havia dito.

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 5:12 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mai 09, 2008 9:46 am
Mensagens: 32
Aproveitando esse tópico, vou fazer uma pergunta q havia feito em outro.

agora, uma 7.4V 1000mAh 2 Cell LiPo: MMB custa 27,00US$

e uma 7.4V 1650mAh 2 Cell LiPo 20C custa 45,00US$

como bateria extra compro 2 de 1000 ou 1 de 1650?




---------------

Agora, imagina uma pessoa descuidada com uma E-maxx com 2 baterias de LIPO top de linha, mergulhando o RC = ao comercial da Traxxas, sem tomar os devidos cuidados.


--------------

ps. Tenho de fazer as compras ainda essa semana, parece q o dolar vai reagir novamente.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 5:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
bauhausbr escreveu:
Aproveitando esse tópico, vou fazer uma pergunta q havia feito em outro.

agora, uma 7.4V 1000mAh 2 Cell LiPo: MMB custa 27,00US$

e uma 7.4V 1650mAh 2 Cell LiPo 20C custa 45,00US$

como bateria extra compro 2 de 1000 ou 1 de 1650?




---------------

Agora, imagina uma pessoa descuidada com uma E-maxx com 2 baterias de LIPO top de linha, mergulhando o RC = ao comercial da Traxxas, sem tomar os devidos cuidados.


--------------

ps. Tenho de fazer as compras ainda essa semana, parece q o dolar vai reagir novamente.



Amigo, não refaça perguntas em outros tópicos. Isso "polui" o fórum!

Eu compraria uma de 1650. Mas acho que já é uma questão pessoal, sou mais ter run-time, do que ter quantidade de baterias (e ter que ficar trocando).

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 700 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 47  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB