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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Dom Out 19, 2008 7:14 pm 
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Já fiz isso... essas medidas não no cabo do balanceamento... medindo com o multimetro true Xing Ling, a diferença é proxima da dada pelo carregador. To achando que vou ter de comprar um balanceador externo... ou pior, as baterias estão ruins :rip:

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 2:20 am 
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Sim mas se vc não mediu no balanceamento não dá para saber quanto tá cada celula.

Olhe ai. Aqui no medidor externo q fica no carro uma celular dá 4.20 e outra 4.17 no meu carregador 4.20 as duas. E no multimetro true rms dá 4.20 então o carregador esta perfeito entende?

Abraços!


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 2:20 am 
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Sim mas se vc não mediu no balanceamento não dá para saber quanto tá cada celula.

Olhe ai. Aqui no medidor externo q fica no carro uma celular dá 4.20 e outra 4.17 no meu carregador 4.20 as duas. E no multimetro true rms dá 4.20 então o carregador esta perfeito entende?

Abraços!


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Seg Out 20, 2008 3:29 pm 
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Sim, mas a diferença dada entre o carregador e o multimetro são próximas, e grotescas em relação ao desbalanceamento da celula. Acho que terei mesmo de comprar um balanceador externo....

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2008 3:30 pm 
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Registrado em: Qua Dez 06, 2006 10:33 pm
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Olá pessoal,
Tenho notado que algumas pessoas acham que pack com hard case para automodelo é um item obrigatório, mas não. Ao menos que queira participar de campeonatos que exijam este item de segurança para participar.
Mas se seu foco no hobby não é competir seriamente, e nem tem “caixa” para isto, está mais para brincar com os amigos sem se preocupar quem ganhou e quem chegou em último, e se você tem um off-road e sempre que possível evita terrenos e obstáculos que possuem grande risco de quebrar seu auto, você não precisa necessariamente de um hardcase.
Mas não discordo do pessoal, que tem e não compete seriamente, pois segurança é sempre bom.

Mas a questão é, o hard case também aumenta o valor do pack de bateria, além da dimensão, que na minha opinião eu prefiro ter uma pack comum/convencional, e eu mesmo decidir proteger (ou não proteger) ele da forma que achar melhor, para a ocasião do terreno que irei rodar, com materiais encontrados facilmente (ex: Depron, folha de EVA, espuma rígida, borracha, etc.) e usando o bom senso para a absorção de impacto nos lugares de interesse, pensando que se for para danificar seriamente o pack, o carro terá que quebrar bastante para danificar o pack de tal modo. Ou dependendo do acidente nem o hard case salvará sua lipo, mesmo que ela não pegue fogo.
Sem o hard case de fábrica, cria-se também uma vantagem, que para quem tem 2 hobbies auto e aero (como eu), a bateria ou as baterias se tornam "Flex" no hobby, podendo tirar a proteção feita (aliviando peso) para usar em um aeromodelo.
Por exemplo: 1 pack 3S 4000mAh sem hard case, servirá tanto para um Stampede VXL, quanto para um modelo glow convertido para elétrico.

No meu caso, tendo dois packs 2S 5000mAh sem hard case, posso usar tanto no meu E-maxx (protegendo os packs ou não), quanto usar em um aero, que o motor voe bem com uma 4S 5000mAh (ligando os packs em série). Ou com baterias diferentes usando em outros modelos, mas que forneçam a corrente necessária para os dois tipos de modelos (aero e auto).

Outro fator importante na escolha do pack de lipo, é evitar comprar packs na configuração em paralelo (2S2P, 3S2P, 2S3P) se tiverem os conectores de balanceamento iguais a packs somente ligados em série (2S, 3S). Digo isso, pois independente da qualidade do fabricante, num mesmo lote, uma célula nunca vai ficar exatamente igual à outra, sempre vai haver uma diferença, mesmo que desprezível nos primeiros ciclos, mas logo se notará caso despreze o balanceamento de todas as células.
Se seu pack é 2S2P, terá 4 células para balancear, se o conector tiver somente 3 fios, que é o conector comum para 2S(1P), seu balanceador vai “enxergar” cada par de células como uma célula só, ou seja, como se fosse somente 2 células.

Por isso não é prudente pensar só no agora, quando a bateria está nova, mas no futuro quando a bateria estiver próximo do fim da vida útil. É que nem no casamento, "até que a morte os separe", ao menos que haja um divórcio no caminho ( :lol: ), você terá que cuidá-la da melhor forma para estender o máximo a sua vida útil, carregando balanceando.
Agora, se não tiver balanceador e/ou (o ponto que eu queria chegar) conectores para encaixar e balancear todas as células dentro do pack. Não terá certeza da "saúde" de cada célula, principalmente no fim da vida útil, quando a lipo mais precisa. Então não interessa se a bateria é de boa qualidade ou uma Xing-ling, pois faltando conector para analisar todas as células, sempre terá a incerteza de como estarão se comportando as células ligadas em paralelo.

Quando comprei minha primeira lipo, faz alguns anos, quando era novidade lipo em aeros e ainda se usava motores com escovas, o pack que comprei nem se quer tinha conector de balanceamento, era um pack 3S 1320mAh, e este pack não durou nem 2 meses voando todo final de semana. Uma célula caiu a tensão mais que as outras, deu uma leve estufada e perdeu uma pequena parte da capacidade de descarga, prejudicando-a ainda mais na descarga e comprometendo as duas ainda boas, no final da carga do pack.


Com isso, espero te ajudado a esclarecer algumas coisas.
E ajudando também a tirar suas próprias conclusões.

Abraço

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Voando Aeros
Conhecendo Autos
Andando com:
Traxxas E-maxx 3905 16,8V > D+!

Pensando em comprar:
Par de baterias: 7cell ou 2S(sem hard case, 100A de descarga ou+)

Jogo de pneus onroad (p/ E-maxx)


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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2008 6:38 pm 
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Tópico bom esse pessoal
mas estou com uma duvida e não achei nada na internet para me ajudar.
Bom estou com um pack Team Orion Platinum Two 5000mAh
ele tem os buracos para conectar o positivo e o negativo e também tem um bem pequeno que é para balancer.
No manual do pack diz que não é necessário balancear o pack, mas, caso eu queria fazer isso, como é que eu faço?
que plug é esse que devo usar? alguem pode dar um help ai.
valeu

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2008 6:53 pm 
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Fabio_Floripa escreveu:
Tópico bom esse pessoal
mas estou com uma duvida e não achei nada na internet para me ajudar.
Bom estou com um pack Team Orion Platinum Two 5000mAh
ele tem os buracos para conectar o positivo e o negativo e também tem um bem pequeno que é para balancer.
No manual do pack diz que não é necessário balancear o pack, mas, caso eu queria fazer isso, como é que eu faço?
que plug é esse que devo usar? alguem pode dar um help ai.
valeu

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2008 6:58 pm 
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alekimura escreveu:
Fabio_Floripa escreveu:
Tópico bom esse pessoal
mas estou com uma duvida e não achei nada na internet para me ajudar.
Bom estou com um pack Team Orion Platinum Two 5000mAh
ele tem os buracos para conectar o positivo e o negativo e também tem um bem pequeno que é para balancer.
No manual do pack diz que não é necessário balancear o pack, mas, caso eu queria fazer isso, como é que eu faço?
que plug é esse que devo usar? alguem pode dar um help ai.
valeu

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putz, show de bola, valeu amigo

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 9:25 am 
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pô, fazendo mais umas pesquisas, agora achei um probleminha :P

encontrei 3 tipos de cabos :P

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o problema nas fotos ai que vejo é o plug branco do balanceador
na primeira foto mostra 3 cabos no plug
na segunda aparece 5 cabos
na ultima, 3 cabos também mas em lugares diferente....
será que eles fazem a mesma coisa, ou pode mudar de carregador para carregador?

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 5:46 pm 
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Pode carregar pelo só cabo do balanceador, ou com o cabo e o plug normal ao mesmo tempo, depende do carregador... no caso, o meu faz qualquer um deles. Todos os carregadores que são copias do Bantam fazem (ex. Turnigy e outros)

Ah, também tem que não existe apenas 1 padrão de conector do cabo de balanceamento.

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 5:58 pm 
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então, estava lendo e vi que
posso plugar na bateria o positivo e o plug do balanceador e carregar uma celula individualmente, ai depois eu plugo o negativo e o plug do balanceador e carrego a outra celula....
acho q vou acabar fazendo isso
carregando celula individualmente

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 6:03 pm 
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Fabio_Floripa escreveu:
então, estava lendo e vi que
posso plugar na bateria o positivo e o plug do balanceador e carregar uma celula individualmente, ai depois eu plugo o negativo e o plug do balanceador e carrego a outra celula....
acho q vou acabar fazendo isso
carregando celula individualmente

Sim, o problema é que vai levar o dobro do tempo kkkk

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 7:30 pm 
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alekimura escreveu:
Fabio_Floripa escreveu:
então, estava lendo e vi que
posso plugar na bateria o positivo e o plug do balanceador e carregar uma celula individualmente, ai depois eu plugo o negativo e o plug do balanceador e carrego a outra celula....
acho q vou acabar fazendo isso
carregando celula individualmente

Sim, o problema é que vai levar o dobro do tempo kkkk


poís é. mas eu nao vou fazer isso sempre..
so de vez em quando, então não sera problema
só provavelmente a amperagem da carga devera ser reduzida né

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Ter Jan 27, 2009 8:07 pm 
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Pode manter a mesma corrente de carga, sem problema!

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 Título: Re: LiPo
MensagemEnviado: Qua Jan 28, 2009 10:51 am 
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Fabio BP escreveu:
Olá pessoal,
Tenho notado que algumas pessoas acham que pack com hard case para automodelo é um item obrigatório, mas não. Ao menos que queira participar de campeonatos que exijam este item de segurança para participar.
Mas se seu foco no hobby não é competir seriamente, e nem tem “caixa” para isto, está mais para brincar com os amigos sem se preocupar quem ganhou e quem chegou em último, e se você tem um off-road e sempre que possível evita terrenos e obstáculos que possuem grande risco de quebrar seu auto, você não precisa necessariamente de um hardcase.
Mas não discordo do pessoal, que tem e não compete seriamente, pois segurança é sempre bom.

Mas a questão é, o hard case também aumenta o valor do pack de bateria, além da dimensão, que na minha opinião eu prefiro ter uma pack comum/convencional, e eu mesmo decidir proteger (ou não proteger) ele da forma que achar melhor, para a ocasião do terreno que irei rodar, com materiais encontrados facilmente (ex: Depron, folha de EVA, espuma rígida, borracha, etc.) e usando o bom senso para a absorção de impacto nos lugares de interesse, pensando que se for para danificar seriamente o pack, o carro terá que quebrar bastante para danificar o pack de tal modo. Ou dependendo do acidente nem o hard case salvará sua lipo, mesmo que ela não pegue fogo.
Sem o hard case de fábrica, cria-se também uma vantagem, que para quem tem 2 hobbies auto e aero (como eu), a bateria ou as baterias se tornam "Flex" no hobby, podendo tirar a proteção feita (aliviando peso) para usar em um aeromodelo.
Por exemplo: 1 pack 3S 4000mAh sem hard case, servirá tanto para um Stampede VXL, quanto para um modelo glow convertido para elétrico.

No meu caso, tendo dois packs 2S 5000mAh sem hard case, posso usar tanto no meu E-maxx (protegendo os packs ou não), quanto usar em um aero, que o motor voe bem com uma 4S 5000mAh (ligando os packs em série). Ou com baterias diferentes usando em outros modelos, mas que forneçam a corrente necessária para os dois tipos de modelos (aero e auto).

Outro fator importante na escolha do pack de lipo, é evitar comprar packs na configuração em paralelo (2S2P, 3S2P, 2S3P) se tiverem os conectores de balanceamento iguais a packs somente ligados em série (2S, 3S). Digo isso, pois independente da qualidade do fabricante, num mesmo lote, uma célula nunca vai ficar exatamente igual à outra, sempre vai haver uma diferença, mesmo que desprezível nos primeiros ciclos, mas logo se notará caso despreze o balanceamento de todas as células.
Se seu pack é 2S2P, terá 4 células para balancear, se o conector tiver somente 3 fios, que é o conector comum para 2S(1P), seu balanceador vai “enxergar” cada par de células como uma célula só, ou seja, como se fosse somente 2 células.

Por isso não é prudente pensar só no agora, quando a bateria está nova, mas no futuro quando a bateria estiver próximo do fim da vida útil. É que nem no casamento, "até que a morte os separe", ao menos que haja um divórcio no caminho ( :lol: ), você terá que cuidá-la da melhor forma para estender o máximo a sua vida útil, carregando balanceando.
Agora, se não tiver balanceador e/ou (o ponto que eu queria chegar) conectores para encaixar e balancear todas as células dentro do pack. Não terá certeza da "saúde" de cada célula, principalmente no fim da vida útil, quando a lipo mais precisa. Então não interessa se a bateria é de boa qualidade ou uma Xing-ling, pois faltando conector para analisar todas as células, sempre terá a incerteza de como estarão se comportando as células ligadas em paralelo.

Quando comprei minha primeira lipo, faz alguns anos, quando era novidade lipo em aeros e ainda se usava motores com escovas, o pack que comprei nem se quer tinha conector de balanceamento, era um pack 3S 1320mAh, e este pack não durou nem 2 meses voando todo final de semana. Uma célula caiu a tensão mais que as outras, deu uma leve estufada e perdeu uma pequena parte da capacidade de descarga, prejudicando-a ainda mais na descarga e comprometendo as duas ainda boas, no final da carga do pack.


Com isso, espero te ajudado a esclarecer algumas coisas.
E ajudando também a tirar suas próprias conclusões.

Abraço


bela explicacao..

agora, pergunta tola de leigo.. como vc faz p/ usar lipos no E-maxx? já que ele nao tem cut off no ESC original? tá usando algum dispositivo de corte?

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