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MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 11:08 am 
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Estava pensando em um jeito de achar a descarga máxima que um carro aproveitaria com baterias 2s ou 3s depois que gastei uma boa grana em baterias 2s de alta descarga sem necessidade.
Usando a corrente constante dos ESC como parâmetro pra calcular a potência do carro em Watts em cada configuração de voltagem, ie, 4s, 5s ou 6s cheguei na fórmula :
D = P /V x Ca Sendo D a descarga da bateria, P a potência do combo motor e esc, V a voltagem do conjunto de baterias, isto é 2s(7.4V), 3s(11.1V), 4s(14.8V), 6s(22.2V), Ca o armazenamento da bateria que você está pensando em comprar, ie, 4000mAh, 5000 mAh etc. Lembrando que pra calcular a Potência do combo ( P) usei a fórmula Potência= Corrente x voltagem.
Usando o Inferno VE como exemplo:
Combo Orion Vortex 8 com esc de 120A de corrente contínua em 4s, que é o máximo dele, dá 120A x 14.8V (4S) = 1776W de potência. Desconsiderei a corrente de picos q eles dizem que o esc aguenta porque na prática dura muito pouco.
Com 1776W de limite, já que o carro não vai usar mais do que isso procurando por baterias de 4000mAh ( 4 amperes ) em 4s ( 14.8V ) se percebe que uma bateria com 30C de descarga mínima já atinge a potência limite do carro.

Usando o Vorza como exemplo
em 4s já que o esc do combo mamba monster 2200 também tem 120A é o mesmo que o Inferno VE, para baterias de 4000mAh não tem porque gastar mais com baterias acima de 30C
Em 5s ( 18.5V) P = 120 x 18.5 = 2220W usando um pack 2s de 4000mAh e outro 3s de 4000mAh
D = P /V x Ca, D = 2220 /18.5 x 4 , D = 30C de descarga
Em 6s (22.2V) P = 2664W usando as mesmas baterias de 4000mAh porque costumam ser baratas vê-se que a descarga pra atingir 2664W seria de 30C também


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MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 11:40 am 
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ja eu acho que quanto maior a descarga melhor né não?
eu acho que o fato da bateria ter uma grande descarga não necessariamente o combo vai puxar né? então num é melhor "sobrar" bateria do que ela ser a conta?

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José Manoel


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MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 1:55 pm 
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Exatamente, isso seria a potencia minima da bateria, o que faria ela trabalhar no limite, ocasionando aquecimento e vida útil curta. Para calcular de uma maneira mais fácil, é só ver a potencia do esc e multiplicar por 1,5. se o esc é de 120A basta multiplicar 120 x 1,5 = 180A ou seja, compra bateria com 180A de descarga.

Anderson

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MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 5:11 pm 
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O ESC da revinho é de 60A contínuos, e aguenta uma corrente de pico de 385A. Com isso, uma bateria de 1.3Ah 3S com 30C de descarga entregaria cerca de 40A contínuos. Por isso o ideal é utilizar 3S2P, ou 2S2P, para poder entregar os cerca de 60A contínuos. Mas supondo quebateria consiga entregar 80A contínuos, uma daquelas Nanotech 65/130C (http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _Pack.html por exemplo... não achei ade 1.3Ah ainda)... Ela entregaria cerca de 150A de pico (menos da metade do pico de consumo do ESC).

Se usar 2S2P ou 3S2PP, vc aumenta a corrente de pico que a bateria suporta entregar para cerca de 300A.

O que isso significa? Mais punch. Maior aceleração, retomadas mais rápidas, melhor aproveitamento da bateria. Isso falando em um ESC de 60A contínuos, e baterias pequenas.

Acho que seria válido tomar a corrente de pico para considerar nestes cálculos, e não a corrente contínua.

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MensagemEnviado: Dom Out 30, 2011 5:38 pm 
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Neste caso, o meu esc que tem 1080A de pico precisaria de uma bateria de 5000Mah 200C, corrente pico como o próprio nome já diz, só ocorre por cerca de 0,1S que é o momento da inercia para o movimento do automodelo, após isso ele já consome a corrente continua do motor.

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MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 1:35 am 
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O problema é que os fabricantes de baterias mentem. Eu tenho aquelas turbinas elétricas (EDF) e tenho como fazer o ESC gerar consumo contínuo, com ela consigo inchar e superaquecer qualquer Lipo com um pouco mais da metade da carga máxima teórica suportada, da para ver claramente que a coisa não é o que promete, isso levando em conta as melhores marcas entre as populares como Zippy e Turnigy.

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MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 1:30 pm 
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Bota 0,1s de maior potencia em cada aceleracao e retomada numa corrida, e você da uma volta no segundo colocado.

Nao to falando que as baterias do mercado suprem totalmente. So disse que qto maior a descarga, melhor. Pois nestes casos, o limitante é a bateria.

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MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 2:54 pm 
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Eu já preferi comprar uma bateria pra ter de sobra, é uma nano-tech, que só tem comentários bons, eu uso um esc de 60, e a bateria de 4,5A com 35C. Vou colocar um ESC de 100a, e nem to me preocupando com a bateria, sei que vai aguentar :)

Como disseram, é muito bom comprar com uma descarga bem mais alta que o ESC, nunca se sabe o que vem dessas marcas...

Abraços...


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MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 4:44 pm 
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doug01n escreveu:
Bota 0,1s de maior potencia em cada aceleracao e retomada numa corrida, e você da uma volta no segundo colocado.

Nao to falando que as baterias do mercado suprem totalmente. So disse que qto maior a descarga, melhor. Pois nestes casos, o limitante é a bateria.


Nesse caso se refere a baterias mais fracas? pois potencia de pico só é exigida no momento da aceleração inicial, quando o carro está parado, ela é usada para romper a barreira da inércia. quando em movimento entra a potência continua, pois o carro já está em movimento.

Anderson

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MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 9:01 pm 
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É bem esse 0,1s que destroi minha engrenagem :evil: :evil: :evil: :evil: , sorte que o rádio tem várias opções de controle :bleh: :bleh: :bleh:

the_same_x escreveu:
doug01n escreveu:
Bota 0,1s de maior potencia em cada aceleracao e retomada numa corrida, e você da uma volta no segundo colocado.

Nao to falando que as baterias do mercado suprem totalmente. So disse que qto maior a descarga, melhor. Pois nestes casos, o limitante é a bateria.


Nesse caso se refere a baterias mais fracas? pois potencia de pico só é exigida no momento da aceleração inicial, quando o carro está parado, ela é usada para romper a barreira da inércia. quando em movimento entra a potência continua, pois o carro já está em movimento.

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MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 12:48 pm 
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Uma outra vantagem de usar Lipo superdimencionada:

Ex:

Lipo 2S carregada tem 8,4v.

Lipo 2s 5000mah 20C - Significa que a Lipo sustenta 7,4v com carga a 20C, com menor carga = maior voltagem.

Logo Lipo 2S 5000mah 40C no mesmo automodelo da bateria acima terá uma voltagem maior = maior desempenho.

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MensagemEnviado: Seg Jan 23, 2012 8:53 pm 
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Esqueçam o que eu falei. Deve ter alguma coisa além da fórmula U=r.i e P=r.i² que a gente aprende na escola ou então multiplicar pelo armazenamento não tenha nada a ver com a corrente que a bateria sustenta. O fato é que eu fiz um teste com a mesma engrenagem com duas baterias 2s 6000mAh de 65c pra mais e o carro andou bem mais rápido e tinha muito mais aceleração do que o limite teorico que eu tinha estabelecido. Com 6s 5000mAh 65c pra mais então entortou o eixo da transmissão.


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MensagemEnviado: Ter Jan 24, 2012 7:22 am 
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O pessoal tá embolando as idéias....
O esc não puxa 1080 Amperes da bateria, nem por um milésimo de segundo.


Existem duas correntes no sistema, a q vai da bateria pro esc e a q vai do esc pro motor.

A corrente q vai da bateria pro esc não alcança números exorbitantes. Apesar do mamba ser 120A já vi esse esc puxando quase 160A da bateria. É preciso levar em consideração q, além do esc mandar corrente diretamente pro motor uma parte da corrente puxada da bateria vai para os capacitores. Outra coisa q faz aumentar a corrente q o esc puxa da bateria é a relação.

Grafico da corrente drenada de uma bateria Zippy 6S 5000MAh usando MMM2200:
Imagem
Max amp draw is 154.35A
Max watts is 3009.82w
Calculated HP = 4 hp (!)

Já a corrente q vai do esc pro motor pode alcançar valores exorbitantes. Isso acontece por causa dos capacitores q acumulam bastante energia puxada da bateria e, em determinadas situações, soltam essa energia pro motor de uma vez só, como um tiro ou, exemplificando melhor, como um flash de câmera fotográfica. Ou seja, nessas situações, a corrente mandada pro motor é a corrente q o motor exige mais a corrente liberada pelo capacitor. Esta pode chegar a mais de 1000A mas isso não é contínuo, é só pico.

valeu

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4Pk

Seja livre, compre um off road.


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MensagemEnviado: Seg Jan 30, 2012 5:00 pm 
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entra aí tbm a importância de usar aqueles bancos de capacitores para dar maior descarga, ou seja, o "tiro" que o Germano comentou. Eu uso esse banco de 4 capacitores no ESC XERUN 120A e da uma baita diferente pro original de 2 capacitores.

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MensagemEnviado: Qui Fev 02, 2012 10:36 pm 
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Caramba pessoal é muito termo técnico p/ os novatos kkk,mas vejam se vcs podem me ajudar...tenho esc xl5 da traxxas e peguei uma nano tech 2s 2p 6.6mah 65-130C,posso usar os dois juntos de boa? ou essa descarga gde da batera pode fritar o xl5? digo isso pq vi uma 2s 40c fritar o esc da summit 1/16 hoje á tarde...isso aconteceu na summitinha do marcelo aqui do forum.

Valeu
Beto

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