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MensagemEnviado: Qui Fev 02, 2012 11:31 pm 
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Beto Rocha escreveu:
Caramba pessoal é muito termo técnico p/ os novatos kkk,mas vejam se vcs podem me ajudar...tenho esc xl5 da traxxas e peguei uma nano tech 2s 2p 6.6mah 65-130C,posso usar os dois juntos de boa? ou essa descarga gde da batera pode fritar o xl5? digo isso pq vi uma 2s 40c fritar o esc da summit 1/16 hoje á tarde...isso aconteceu na summitinha do marcelo aqui do forum.

Valeu
Beto


pode usar sim, pq a corrente q vai pro esc é so o q o motor puxa


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MensagemEnviado: Sex Fev 03, 2012 12:15 am 
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pedro-bz escreveu:
Beto Rocha escreveu:
Caramba pessoal é muito termo técnico p/ os novatos kkk,mas vejam se vcs podem me ajudar...tenho esc xl5 da traxxas e peguei uma nano tech 2s 2p 6.6mah 65-130C,posso usar os dois juntos de boa? ou essa descarga gde da batera pode fritar o xl5? digo isso pq vi uma 2s 40c fritar o esc da summit 1/16 hoje á tarde...isso aconteceu na summitinha do marcelo aqui do forum.

Valeu
Beto


pode usar sim, pq a corrente q vai pro esc é so o q o motor puxa


Valeu Pedro!!! mas pq então essa 2s 40c fritou o esc da summitinha? o cara q causou esse incidente disse q foi por causa da descarga de 40c...ou será q esse esc da 1/16 é uma porcaria?

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MensagemEnviado: Sex Mar 09, 2012 5:05 pm 
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Purts quanta filosofia...

Na realidade as correntes que o ESC indicam são as correntes que os FET’s podem agüentar em regime e em pico. Nada disso tem relação ao que o carro esta consumindo, por isso os cálculos são muito subjetivos.
Para se calcular de maneira coerente as correntes consumidas entra muita física na estória como, atrito, aerodinâmica, dímetro dos pneus, relação usada, peso do carro, perdas do sistema elétrico, perdas mecânicas e por ai vai.....

O jeito mais fácil e usar uma “super bateria” com alta capacidade de descarga e medir as correntes envolvidas da sim determinar as correntes necessárias...

Mas existe um fato importante, a capacidade de descarga das baterias tem relação direta a resistência interna da bateria, nesse caso independente do consumo quanto maior a capacidade da bateria menos perdas vc terá no seu sistema...

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MensagemEnviado: Sex Mar 09, 2012 6:04 pm 
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Boa tarde coelho! deixa ver se entendi o q vc falou...comprei uma lipo
2s 2p 6.600mah 65-130C, p/ usar com um motor 550 12T e um esc xl-5
(esse é o combo original q vem na stampede 4x2) então com essa bateria
estarei poupando o equipamento?

Obrigado

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Beto Rocha

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MensagemEnviado: Dom Mar 11, 2012 1:30 am 
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Beto Rocha escreveu:
Boa tarde coelho! deixa ver se entendi o q vc falou...comprei uma lipo
2s 2p 6.600mah 65-130C, p/ usar com um motor 550 12T e um esc xl-5
(esse é o combo original q vem na stampede 4x2) então com essa bateria
estarei poupando o equipamento?

Obrigado


Eu me referi como sistema a bateria, no seu caso ela esta super dimensionada, porem a bateria terá uma durabilidade muito grande, pois não terá nenhum aquecimento e seu combo vai ter sempre um bom rendimento pelo fato da bateria não ter quedas de tesão nos momentos que o carro pedir por potencia....

É claro que tudo é uma questão de bom senso, não vai me comprar uma bateria de 200C para andar de latinha...rs

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MensagemEnviado: Dom Mar 11, 2012 2:04 pm 
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Coelho escreveu:
Beto Rocha escreveu:
Boa tarde coelho! deixa ver se entendi o q vc falou...comprei uma lipo
2s 2p 6.600mah 65-130C, p/ usar com um motor 550 12T e um esc xl-5
(esse é o combo original q vem na stampede 4x2) então com essa bateria
estarei poupando o equipamento?

Obrigado


Eu me referi como sistema a bateria, no seu caso ela esta super dimensionada, porem a bateria terá uma durabilidade muito grande, pois não terá nenhum aquecimento e seu combo vai ter sempre um bom rendimento pelo fato da bateria não ter quedas de tesão nos momentos que o carro pedir por potencia....

É claro que tudo é uma questão de bom senso, não vai me comprar uma bateria de 200C para andar de latinha...rs



OK! então podemos dizer q é melhor ter "Cs" sobrando do q faltando né;até ja comprei uma outra bateria, 5600mah 2S2P 50~100C e vou instalar um 21T 550,pois me disseram q o 12T ñ vai durar muito com a lipo 2S.Mas muito obrigado mesmo Coelho...qdo se é novo num assunto,muitas vezes ficamos perdidos com tantas informações,mas aí aparece uma(s) boa alma(s) e explica de uma forma facil de se entender.

Valeu :drinks:

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MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 3:21 pm 
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Não entendi o que é melhor: 2s1p ou 2s2p?
em que situação devo escolher uma ou outra??

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MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 5:19 pm 
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gcmauricio escreveu:
Não entendi o que é melhor: 2s1p ou 2s2p?
em que situação devo escolher uma ou outra??


na pratica isso nao muda nada na bateria.... escolha pela amperagem, voltagem e descarga


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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 10:09 am 
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Beto Rocha escreveu:
Coelho escreveu:
Beto Rocha escreveu:
Boa tarde coelho! deixa ver se entendi o q vc falou...comprei uma lipo
2s 2p 6.600mah 65-130C, p/ usar com um motor 550 12T e um esc xl-5
(esse é o combo original q vem na stampede 4x2) então com essa bateria
estarei poupando o equipamento?

Obrigado


Eu me referi como sistema a bateria, no seu caso ela esta super dimensionada, porem a bateria terá uma durabilidade muito grande, pois não terá nenhum aquecimento e seu combo vai ter sempre um bom rendimento pelo fato da bateria não ter quedas de tesão nos momentos que o carro pedir por potencia....

É claro que tudo é uma questão de bom senso, não vai me comprar uma bateria de 200C para andar de latinha...rs



OK! então podemos dizer q é melhor ter "Cs" sobrando do q faltando né;até ja comprei uma outra bateria, 5600mah 2S2P 50~100C e vou instalar um 21T 550,pois me disseram q o 12T ñ vai durar muito com a lipo 2S.Mas muito obrigado mesmo Coelho...qdo se é novo num assunto,muitas vezes ficamos perdidos com tantas informações,mas aí aparece uma(s) boa alma(s) e explica de uma forma facil de se entender.

Valeu :drinks:



Pessoal, então dai vem a indicação no manual do Vorza. ˜minimo de 25c" ??

Minha preocupação era isso mesmo.

Então só pra resumir, ( se entendi )

Se eu pegar uma Lipo com 40c pro Vorza, alem de andar um pouco melhor, a bateria vai ter uma vida util prolongada ? Já que está com "c"sobrando.

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Obrigado Senhor meu Deus por mais um dia de vida.


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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 10:11 am 
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Galera, essa coisa de que descarga alta queima os eletrônicos é mentira,
principalmente o ESC... Eu liguei minha lipo 3S que fornece 80A no GT3B e não
aconteceu nada, imagina num ESC, que é bem mais resistente...

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Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 10:15 am 
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João Victor escreveu:
Galera, essa coisa de que descarga alta queima os eletrônicos é mentira,
principalmente o ESC... Eu liguei minha lipo 3S que fornece 80A no GT3B e não
aconteceu nada, imagina num ESC, que é bem mais resistente...


Mas no caso Joao nao tem um motor puxando corrente no rádio. Por isso não queima. No caso do Rádio é apenas o que ele precisa de tensão e corrente. Como o rádio consome muito pouco, vc vai recarregar sua batera uma vez por ano heheheheh ( zueira )

É isso mesmo ?

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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 10:30 am 
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Eu uso baterias em serie que cada uma fornece 512A continuos, ficando em serie, da 1000 e poucos A. Meu esc eh um blur que tem 120A. Nunca queimou. Pq queimaria?!

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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 10:37 am 
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O pessoal precisa rever seus conceitos de corrente.. A corrente só será enviada se for solicitada..

Ou seja: Não é por que você liga uma lampadinha de 0,5A numa bateria de caminhão que ela vai queimar, mesmo a bateria de caminhão podendo fornecer quase 500A durante a partida do motor..

Só precisa ter em mente que se o motor solicitar algo acima que o ESC possa manipular - através de ajustes mal feitos no engrenamento - ele vai queimar mesmo..


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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 10:51 am 
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a voltagem demasiada pode queimar o esc, mas amperagem demasiada não acontece nada.

se o motor puxa 60A e o esc é de 35A, o esc queima, não por causa da bateria, mas por causa do motor que puxa mais amperagem do que recebe. seria isso Abib?

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MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 12:29 pm 
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Trocando em miúdos a vantagem de você ter uma bateria SUPER dimensionada é que você andara praticamente o tempo todo como se tive-se acabado de recarregá-la, já se você usa uma "no limite mínimo" vai andar alguns minutos e já poderá sentir a falta de potencia causada pela queda de tensão (voltagem caindo)...

Pelo que tenho lido os maiores problemas estão nos motores e suas relações, pessoal pega especificação dele nos sites onde tem a especificação dele rodando sem carga ai põem no carro, se não levar em conta o peso/relação acaba errando na escolha do esc adequado e conseqüentemente na escolha da bateria, por regra básica sempre que possível coloque os componentes pra trabalhar com folga principalmente o esc e baterias...

O consumo do veiculo segue uma lógica simples...

O motor solicita energia> o esc envia> a bateria fornece

Se o motor solicitar mais do que o esc agüenta ele esquenta ate o porto de queimar ou no mínimo perde vida útil...
Se o motor solicita e o esc tem capacidade suficiente ou mesmo de sobra ele vai requerer essa energia da bateria se ela não tiver ou não for capaz de fornecer é ela que vai aquecer e possivelmente pifar...


a bateria NUNCA empurra a energia caminho a fora ela so fornece o que lhe é solicitado...

uma forma simples de entender eletronica em geral é compara-la com um encanamento de agua...

no caso a bateria faz as vezes de caixa d'agua o esc é a torneira e motor pode ser vc que esta gastando...

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Editado pela última vez por jefta em Ter Out 30, 2012 9:11 pm, em um total de 1 vez.

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