RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 11, 2025 5:58 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 8:34 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Images: 60
Olá amigos, vamos ver se já aconteceu com alguém... estava usando uma lipo 7,4 5000 2s carregadinha, no sábado, depois de 5 minutos o carro parou, quando tirava do chão e acelerava tudo o motor só dava uns 30% de potência, troquei a bateria e tudo voltou ao normal... pensei comigo :rip: a bateria com menos de 20 ciclos e sempre balanceada.
Chegando em casa medi no voltímetro e ela estava com 5,3V.... pensei :rip: mesmo, coloquei no Imax B6 e tentei balancear e apareceu a mensagem de LOW , pensei :rip: de vez!
A noite procuei na net e achei isso em um site de aeromodelos.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.ph ... ht=storage
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries

Deixei ela parada o domingo inteiro e hoje cedo fui medir.... 6,4V... opa... não :rip: tanto assim, coloquei no carregador e tentei colocar no modo STORAGE... deu OVER , ai tentei no modo BALANCE, para minha surpresa ele começou a balancear.
Alguém já passou por algo assim ???
Será que é possível ela voltar dos mortos ou foi apenas efeito do Hallowen ??? :machado:
Abraços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 8:39 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
Heber Off escreveu:
Olá amigos, vamos ver se já aconteceu com alguém... estava usando uma lipo 7,4 5000 2s carregadinha, no sábado, depois de 5 minutos o carro parou, quando tirava do chão e acelerava tudo o motor só dava uns 30% de potência, troquei a bateria e tudo voltou ao normal... pensei comigo :rip: a bateria com menos de 20 ciclos e sempre balanceada.
Chegando em casa medi no voltímetro e ela estava com 5,3V.... pensei :rip: mesmo, coloquei no Imax B6 e tentei balancear e apareceu a mensagem de LOW , pensei :rip: de vez!
A noite procuei na net e achei isso em um site de aeromodelos.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.ph ... ht=storage
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries

Deixei ela parada o domingo inteiro e hoje cedo fui medir.... 6,4V... opa... não :rip: tanto assim, coloquei no carregador e tentei colocar no modo STORAGE... deu OVER , ai tentei no modo BALANCE, para minha surpresa ele começou a balancear.
Alguém já passou por algo assim ???
Será que é possível ela voltar dos mortos ou foi apenas efeito do Hallowen ??? :machado:
Abraços

Bom, ela baixou demais a voltagem, muito provavel que comprometeu a capacidade de carga e descarga, como você não comentou que ela inchou, sugiro que você faça uma ciclagem com ela, descarregue toda e depois carregue e veja quanto está entrando de carga para ver se vale a pena arriscar continuar com ela.

Anderson

Personal album

MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 5:52 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Ela não estufou, dei uma carga balanceando e aparentemente ficou normal, vamos fazer uns testes...

Personal album

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 12:34 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Se quando vc chegou em casa estava 5,3v significa que na hora do uso ficou muito abaixo disso, aposto na casa dos 3~4v.
A Lipo na verdade não estraga a menos de 3v poe celula e sim a menos de 2,7v, estes 0,3v é uma margem segura usada por todos os fabricantes, abaixo de 2,7v por celula, no seu caso 5,4v com certeza houve perca de capacidade de carga. Carregue, depois descarregue no B6 e verifique a capacidade.

Cutoff a 3v por celula é tão ou mais importante que balancear.

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 12:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
Cutoff o ideal é 3,2V ou 3,4V(que eu uso) pois as celulas não descarregam uniformemente, sempre uma fica com menos voltagem que a outra, uma pode estar a 3,5V e a outra a 2,5V por exemplo em uma 2S.

Anderson

Personal album

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 12:51 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Nos meus eu coloco a 3,2v e carrego em casa sempre balanceando e na pista carga normal. É sempre bom aumentar esta margem, mesmo porque abaixo de 3,3v o punch e voltagem despencam em exponencial.

the_same_x escreveu:
Cutoff o ideal é 3,2V ou 3,4V(que eu uso) pois as celulas não descarregam uniformemente, sempre uma fica com menos voltagem que a outra, uma pode estar a 3,5V e a outra a 2,5V por exemplo em uma 2S.

Anderson

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 2:06 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

O problema que vejo é que ela estava completamente carregada e em 5 minutos descarregou para 5,3v.... depois subiu para 6,4v e o meu esc esta com cutoff de 3,0v

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas