RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 3:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 12:02 pm 
Novo no Fórum

Amigos.

Fiz uma pesquisa rapida porem não encontrei extamente o que eu preciso saber sobre carregadores, (caso o tópico seja redundante solicito que os moderadores me informem e se quiser delete o mesmo).

Quero montar um carregador para o controle do meu auto, é um Hobby King GT-2 2.4Ghz.
Sei que ele tem entrada 12v para recarregar, mais notei que todos os carregadores que tenho, para pack de bateria NI-MH, tem uma voltagem superior a voltagem do pack ou de uma unica pilha.
Ex. Glow ingiter 1.2 v = carregador tem voltagem maior.
Pack de bateiras Bosh 9.6 volts tem carregador 12v.

Assim gostaria de saber qual a relação entre a voltagem nominal do carregador e a voltagem total do "pack", para montar um compativel com as pinhas que tenho nele, 8 unidades de Sony 2500 mha

At. Cobu

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Out 31, 2011 12:27 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

As fontes sempre tem uma tensão maior, pois quem controla a carga geralmente é o equipamento como celular, iPod, telefone sem fio, etc..., e por isso a fonte precisa ter tensão suficiente para alimentar as baterias + o circuito de controle.
Na maioria dos rádios para RC, esse controle de carga não existe, tem penas um diodo para proteger em caso de inversão da polaridade da fonte.
Quanto a tensão da fonte ser maior nesse caso é para suprir a necessidade de tensão máxima de cada pilha durante o ciclo de carga, ou seja no caso das NiMH a tensão fica em torno de 1,44V que no total daria 11,52 mais perda no diodo 0,6V que somadas ficam proximas aos 12V, como essas fontes tem um circuitinho interno para manter a corrente constante não teria problema nenhum em ter uma tensão maior que a nominal das baterias, pois a propia fonte se encarrega de manter a corrente ideal para a carga das baterias.
Isso é muito aplicado para cargas lentas em baterias como as NiMH e NiCd, isso não se pode aplicar as baterias de Lilo, Lipo, etc...

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 12:39 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho melhor não arriscar inventando coisa e usar logo um carregador de Ni-MH 9,6v de no máximo 500mah. Sendo o melhor mesmo usar um carregador computadorizado tipo B6. No caso nas pilhas recarregáveis Sony estão entre as piores do mercado, descargaram sem uso rapidamente, recomendo Duracell recarregál e Philips.

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 1:05 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 0
Aquelas recarregáveis Turnigy achei excelentes...

Tamiya TT01E - BMW M3 Sport EVO
Tamiya M-Chassis M05 - Mugen CR-X Pro

Personal album

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 4:12 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Eu sou fan das lipo, instalei elas até no meu barbeador..rs ....brincadeira...
Mas se for para usar pilhas NiMH de otima qualidade vai de ENELOOP, essa é uma das melhores pilhas que já usei, elas simplesmente não descarregam sozinhas.
Acredito que as Turnigy LSD(Low Self Discharge) devem ser boas tb...

Mas voltando ao carregador, se vc limitar a correte ou usar uma fonte de 12V com corrente baixa (aprox. 500mA ou menor) vai muito bem para carregar as pilhas, não tem segredo..

[]´s

MensagemEnviado: Ter Nov 01, 2011 6:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

As Turnigy LSD são as melhores, o problema é que ninguem vende e quando vende é caro, mas é uma ótima pilha recarregavel. Tenho desde os primeiros modelos verdinhas e até hoje recebem 100% de carga, mais de 1 ano de uso.

Coelho escreveu:
Eu sou fan das lipo, instalei elas até no meu barbeador..rs ....brincadeira...
Mas se for para usar pilhas NiMH de otima qualidade vai de ENELOOP, essa é uma das melhores pilhas que já usei, elas simplesmente não descarregam sozinhas.
Acredito que as Turnigy LSD(Low Self Discharge) devem ser boas tb...

Mas voltando ao carregador, se vc limitar a correte ou usar uma fonte de 12V com corrente baixa (aprox. 500mA ou menor) vai muito bem para carregar as pilhas, não tem segredo..

[]´s

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas