RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Mar 29, 2024 6:48 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jun 27, 2012 4:29 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Procurei em todas as páginas a resposta da minha dúvida, mas achei coisas parecidas, mas não exatas como eu exatamente quero.
Bom, comprei duas baterias da turnigy de 2200Mah de 40 ou 50 c, não me recordo agora o número exato (comprei de um participante aqui do fórum, que segundo ele diz ser novas).E gostaria de saber, se quando eu receber essas baterias, posso carregar ela conforme ela veio, não sei se com metade da carga, ou totalmente carregada, se preciso descarregar por via das dúvidas, e como proceder exatamente para carregar no carregador turnigy acuccel 6, se com 1C(conforme vem especifícado geralmente na bateria) ou com menos, o que dizem que garante a vida útil da bateria, e quais configurações devo deixar habilitadas e desabilitadas no carregador para não haver falhas na hora em que estiver carregando, etc...Vou usar uma fonte de 12v com 5A.
E ai, como proceder corretamente sem por eu risco minhas baterias?
Obrigado!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 27, 2012 7:11 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Primeiro relaxe..

Você nao precisa saber quanto de carga existe na bateria, não precisa saber qual é a descarga da bateria (40C, 50C).. Não precisa ciclar tampouco.. O B6 para LiPo é inteligente e sabe quando a tensão máxima é atingida..

Quanto maior a corrente durante a carga, menos "qualidade" terá seu carregamento.. Carregar a 1C é padrão.. Cargas lentas podem ser feitas a 0,7C..

Procure apenas balancear sempre que for possível..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 27, 2012 9:31 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
Primeiro relaxe..

Você nao precisa saber quanto de carga existe na bateria, não precisa saber qual é a descarga da bateria (40C, 50C).. Não precisa ciclar tampouco.. O B6 para LiPo é inteligente e sabe quando a tensão máxima é atingida..

Quanto maior a corrente durante a carga, menos "qualidade" terá seu carregamento.. Carregar a 1C é padrão.. Cargas lentas podem ser feitas a 0,7C..

Procure apenas balancear sempre que for possível..



Apesar de eu ter esquecido de citar isso mesmo que vc acabou me respondendo, se carrego a 0,7c ou a 0,5c, pois varia muito as respostas de outras pessoas, e queria saber exatamente se carrego a 0,7c ou 0,5c, mas mesmo eu esquecendo de citar isso na minha pergunta, vc acabou me respondendo.E a respeito de balancear eu já estava ciente, só queria mesmo saber a quanto seria o ideal para carregar sem prejudicar as baterias.
Mas agradeço pela sua resposta, foi certeiro no que eu realmente queria saber.
E carregando a 0,7c saberia me dizer mais ou menos quanto tempo de carga para cada bateria?Não tenho pressa nem nada, só por curiosidade mesmo.(lembrando que uso uma fonte de 12v de 5A.
Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 27, 2012 9:33 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
1C dá aproximadamente 1 hora..

0,7C deve dar uma hora e meia..

Se tiver balanceando pode demorar um pouco mais..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 27, 2012 10:00 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
1C dá aproximadamente 1 hora..

0,7C deve dar uma hora e meia..

Se tiver balanceando pode demorar um pouco mais..




Ta bom, pensei que fosse questão de mais de 4horas por ai, então se for 2horas pra cada uma, ta de bom tamanho, o importante é as baterias durarem...hehehehe'
Abraço e valeu pela ajuda!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 27, 2012 10:19 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
1C significa a capacidade da bateria em uma hora..
2C se carrega no dobro da capacidade, o que reduz o tempo pela metade..
0,5C dá metade da capacidade, o que dobra o tempo inicial..

O rendimento coulométrico das baterias de LiPo são grandes, ou seja: quase toda a corrente fornecida pelo carregador é absorvida pela bateria..

Nas baterias NiCd mais antigas, o rendimento era baixo, algo em torno de 60%.. Nestes casos, se você carregasse a bateria a 1C (que normalmente demoraria uma hora), teria que esperar quase 1:30 horas para terminar sua carga, pois 40% era perdido em calor.. Para alguns leigos parecia que algo estava errado, pois, por exemplo, para uma bateria de 1000mAh, o carregador havia empurrado quase 1600mAh..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 28, 2012 3:11 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
1C significa a capacidade da bateria em uma hora..
2C se carrega no dobro da capacidade, o que reduz o tempo pela metade..
0,5C dá metade da capacidade, o que dobra o tempo inicial..

O rendimento coulométrico das baterias de LiPo são grandes, ou seja: quase toda a corrente fornecida pelo carregador é absorvida pela bateria..

Nas baterias NiCd mais antigas, o rendimento era baixo, algo em torno de 60%.. Nestes casos, se você carregasse a bateria a 1C (que normalmente demoraria uma hora), teria que esperar quase 1:30 horas para terminar sua carga, pois 40% era perdido em calor.. Para alguns leigos parecia que algo estava errado, pois, por exemplo, para uma bateria de 1000mAh, o carregador havia empurrado quase 1600mAh..






Carreguei as lipos, uma delas no caso, a 1º célula acusou 4.18v e a 2º célula 4.17 sendo que me da um total de 8.28V(informação essa que mostra no meu indicador de voltagem que comprei).Sendo que na tela do carregador dizia que iria carregar em 8.4V, e foi nesse exato momento que o mesmo apitou avisando sobre o fim do carregamento.É normal essa diferença de uma célula para outra e a diferença do que me mostrou no carregador se comparado com a informação do indicador de voltagem?E sobre o runtime que vou ter e que quando chegar próximo aos 3v de limite que posso usar(no caso parar de brincar pra não danificar a lipo), esse limite no caso é o dos 8.28V como mencionei acima, ou 8.4V que indicou na tela do carregador?
Ta tudo normal, ou algum problema com as LIPOS?
OBS:Carreguei balanceando, e carreguei a 0,5 o que vi se eu não me engano no youtube um cara ensinando(as 10 primeiras cargas, depois posso carregar a 0,7 como vc havia me falado antes), e a minha levou 133:00 mais ou menos para carregar cada lipo.
Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 28, 2012 7:17 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Seu carregador é barato, assim como sua bateria.. Não espere perfeição no balanceamento.. então, para esta bateria é sim normal essa diferença..

Quanto ao Runtime, tudo vai depender se como seu ESC está configurado em CutOff.. Se tiver com 3v/cell, ele vai cortar nesta tensão.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 28, 2012 9:28 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
Seu carregador é barato, assim como sua bateria.. Não espere perfeição no balanceamento.. então, para esta bateria é sim normal essa diferença..

Quanto ao Runtime, tudo vai depender se como seu ESC está configurado em CutOff.. Se tiver com 3v/cell, ele vai cortar nesta tensão.




Meu RC tem cutoff sim, mas em relação ao carregador, então o povo fala da boca pra fora sobre ele, dizendo que é um dos melhorzinho e tal, então seria uma propaganda enganosa...rsrsrsrs.Mas mesmo quem utiliza ele assim como eu, e ele balancear as lipos e ficar uma célula diferente das outras, então é extremamente normal, é isso?E em relação ao cutoff sei plenamente o funcionamento dele, e mesmo se não tivesse eu tenho um buzzer que vou usar mesmo tendo o cutoff, e só queria saber o tempo de duração do divertimento, segundo o ex dono das lipos, disse que em torno de 50min. com as duas em paralelo que é a forma em que eu vou usar.E também segundo ele, as lipos são novas, como ele tinha quatro, resolveu vender essas duas!
Durando 50min. como ele falou, e mais 15, 20 min. da original, já ta de bom tamanho.....hehehehehe'
Abraço!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 28, 2012 9:41 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Ninguém disse que o carregador é ruim, mas ele não é o melhor.. tampouco sua bateria.. Diferenças de 0,05v são comuns nas XingLings..

Quanto a duração, não tem como lhe responder.. depende do carro, do motor, da pista, da tocada, da carga.. só usando e cronometrando..

Mas não se empolgue muito.. pois 50 minutos sem parar é bem difícil de se conseguir..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 29, 2012 2:43 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
Ninguém disse que o carregador é ruim, mas ele não é o melhor.. tampouco sua bateria.. Diferenças de 0,05v são comuns nas XingLings..

Quanto a duração, não tem como lhe responder.. depende do carro, do motor, da pista, da tocada, da carga.. só usando e cronometrando..

Mas não se empolgue muito.. pois 50 minutos sem parar é bem difícil de se conseguir..



O carro é um e-revo1/16, como é a terceira vez que ando com ele, sendo a última com as baterias de lipo, e andando sem parar e muitas vezes rápido, creio que chegou sim aos 50min., só não fui mais pois tinha que parar de brincar mesmo na ocasião.
Mas creio que mesmo que não durasse 50min, mas bem mais que os 10min. de tempo da bateria original, já esta de bom tamanho!
Seguinte, não sei se vc tem ou sabe de alguém que tenha o mesmo carro que o meu, ou se mesmo assim sabe me responder, com as baterias em paralelo, o revinho não empina como nos videos que eu vejo na net, será que configurei errado pra um modo mais lento?To achando meio estranho que ele não empine.
Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 29, 2012 7:08 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Coloque o pinhão menor.. mas esta dúvida não deveria ser levantada neste tópico..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 29, 2012 8:58 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
Coloque o pinhão menor.. mas esta dúvida não deveria ser levantada neste tópico..


Ok, mas pra finalizar, já estou usando o pinhão menor!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 29, 2012 9:01 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Então use duas 3S de 1600mAh..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 29, 2012 9:48 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Sex Jun 15, 2012 5:52 am
Mensagens: 58
Localização: PR
Abib escreveu:
Então use duas 3S de 1600mAh..



Mas duas de 2s já esta bom, mas é que sempre via em videos antes de comprar o meu, que o pessoal com 2s o carrinho já saia empinando, e achei estranho o meu não estar empinando.Mas vamos supor que o meu esteja configurado certinho no modo sport ou corrida(os mais rápidos), digamos que fui um comprador de um carro premiado, pelo fato do meu não empinar, pois o de todo mundo empina e capota fácil.Mas só achei estranho isso, porque mesmo com as duas 2s o carrinho anda muito, e o runtime até que foi satisfatório se comparado a bateria original.Mas mexi de novo nas configurações do ESC e tal e vou ver se percebo alguma diferença, se não, vai assim mesmo, o importante é que ele continue voando assim e o melhor sem ficar empinando, que é uma coisa que a maioria reclama que ele faz toda hora, e o meu não....rsrsrsrsrs!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB