RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Abr 18, 2024 1:39 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Set 06, 2012 1:29 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
João Victor escreveu:
Sim, é 0,7C e não 0,7A,
vc pode carregar em até 1,5A que vai demorar mais ou menos
uma hora e meia, e a vida útil da sua bateria continuará alta,
até 1C continua com vida útil longa, se sempre carregar balanceando,
o que não é aconselhável é carregar a mais de 1C, tem gente que quer carregar em 30 minutos,
acaba ferrando a bateria, embora muitas suportem isso, nunca é aconselhável...




Que burro, se for realmente isso, eu vou me matar por vacilar todo esse tempo carregando a mais de horas cada bateria.... :putz:

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2012 5:59 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
thomas_eu escreveu:
Colorado, acho que vc ta vacilando ai cara. Duas horas pra carregar uma bateria de 2200? O ideal e carregar a 0,7C acho que vc deve ta carregando a 0,7A...





To carregando assim:
Imagem

Porém não captei como carregar a 0.7A.Fucei em tudo no carregador e não achei como deixar assim em 0.7A, ou é uma coisa totalmente diferente.
Eita coisa complicada isso de carregar hein!
valeu's!

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2012 10:56 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Vou te explicar melhor,
1C = Total da capacidade da bateria,
Ex: se é uma bateria de 5000mah, 1C= 5A,
se for de 2200mah, 1C = 2.2A,
se for 1000mah, 1C= 1A,
e assim ai, baterias podem ser carregadas a até 1C com total segurança, e sem perder
muita vida útil (não importa como vc carrega, pode ser a 0,1C, ela vai durar mais, mas não vai durar pra sempre),
então, alguém te recomendou que vc carregasse a 0,7C, e vc está carregando a 0,7A, 0,7A representa menos de
0,4C de uma bateria de 2200mah, em vez de vc colocar pra carregar em 0,7A, troca por 1,5A, ai sim será 0,7C...
E outra dica, sempre carregue balanceando, isso já ajuda em muito na vida útil da bateria...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Set 08, 2012 12:37 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
João Victor escreveu:
Vou te explicar melhor,
1C = Total da capacidade da bateria,
Ex: se é uma bateria de 5000mah, 1C= 5A,
se for de 2200mah, 1C = 2.2A,
se for 1000mah, 1C= 1A,
e assim ai, baterias podem ser carregadas a até 1C com total segurança, e sem perder
muita vida útil (não importa como vc carrega, pode ser a 0,1C, ela vai durar mais, mas não vai durar pra sempre),
então, alguém te recomendou que vc carregasse a 0,7C, e vc está carregando a 0,7A, 0,7A representa menos de
0,4C de uma bateria de 2200mah, em vez de vc colocar pra carregar em 0,7A, troca por 1,5A, ai sim será 0,7C...
E outra dica, sempre carregue balanceando, isso já ajuda em muito na vida útil da bateria...





Putz, que burro, nunca me liguei nisso, as vezes deixava de andar mais no mesmo dia, por causa dessa demora no carregamento.Mas agora sim saquei, vc foi certeiro no que eu queria saber, em carregar a 1.5A.Agora creio que o negócio vai fica bom.valeu mesmo, e sempre que precisar vou enche o saco de vcs aí......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:drinks:

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 5:11 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Nov 01, 2011 1:18 pm
Mensagens: 3
Localização: São Paulo - SP
Aproveitando o tópico, comprei um adaptador (imagem abaixo) para carregar em série 2 baterias 2S de 2.200mah da Turnigy.
Imagem

Ele ainda não chegou, porém após a compra eu estranhei que a ligação dele no carregador e nas baterias deixa ambos os plugues da bateria (preto e vermelho) desligados, como pode ser visto nessa imagem Imagem

Alguém já experimentou esse tipo de carregamento ?

To estranhando carregar a bateria pelo plug do balanceamento :blink: !

Será que é melhor comprar as plaquinhas pra carregar em paralelo, que utilizam todos os cabos ?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 11, 2012 9:48 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
danidanidani escreveu:
Aproveitando o tópico, comprei um adaptador (imagem abaixo) para carregar em série 2 baterias 2S de 2.200mah da Turnigy.
Imagem

Ele ainda não chegou, porém após a compra eu estranhei que a ligação dele no carregador e nas baterias deixa ambos os plugues da bateria (preto e vermelho) desligados, como pode ser visto nessa imagem Imagem

Alguém já experimentou esse tipo de carregamento ?

To estranhando carregar a bateria pelo plug do balanceamento :blink: !

Será que é melhor comprar as plaquinhas pra carregar em paralelo, que utilizam todos os cabos ?





Comprei esse, só to esperando chegar, creio que deva ser bem melhor:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14856

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 11, 2012 10:02 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Nov 01, 2011 1:18 pm
Mensagens: 3
Localização: São Paulo - SP
Então.. a diferença é que um carrega em série (o meu) e outro em paralelo (o seu).

Digamos que para carregar apenas uma bateria 2S (7.4v) de 2.200mah em 1C configurariamos o carregador para 2S - 2.2A.

Para carregar duas em paralelo, teríamos de configurar para 2S - 4.4A, pois o carregador identificaria o pack como 2S, porém com uma capacidade maior (soma-se os mah), para carregarmos em 1C usaríamos 4.4A.
Para carregar duas em série, teríamos de configurar para 4S - 2.2A, pois o carregador identificaria o pack como 4S (14.8v) e a capacidade (mah) continuaria a mesma, então para carregarmos em 1C usaríamos 2.2A .

Depois que mandei a mensagem até hj procurei mais sobre esse adaptador e descobri que realmente para carregar até 5A não precisa conectar individualmente todos os chicotes de força da bateria pois o cabo de balanceamento serviria para tal. Porém mais do que 5A é muita corrente para os fios, que são fininhos - nesse caso teriamos de ligar os chicotes individualmente.

Mas enfim, não sei o que é pior ou melhor para a bateria, alguém que manje de circuitos pode explicar quais os ganhos e perdas de cada tipo... eu particularmente acho que deve dar na mesma... afinal os próprios packs são ligados em série (por exemplo 2S, 3S, para conseguir maior Voltagem) e/ou em paralelo (por exemplo 2S2P, para conseguir mais mah).

Vou esperar chegar para fazer alguns testes em carregar elas individualmente e em série, para ver se existe algum comportamento diferente quando está carregando, de performance nos carrinhos, tempo de duração das baterias e etc.

Edit: Correção em negrito!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 2:03 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 2:20 am
Mensagens: 628
Images: 0
Localização: Porto alegre-RS
Uma dúvida, para se carregar em paralelo duas baterias nesses adaptadores, sendo que para carregar uma bateria configuramos o carregador para 1,5A que seria 0,7C, e para duas, seria arriscado colocar o dobro, no caso para 3,0A que carregaria a 0,14C?Não há perigo de haver falha do adaptador e ao invés de carregar as duas baterias com essas capacidades e carregar somente uma e danifica-las ?Seria mais seguro carregar a 0,7C para as duas, ao invés de 0,14c?
Obrigado!

_________________
e-revo 1/16---> GT3C

team associated TC4 3300 KV-fórmula truck--->traxxas TQ


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2012 7:39 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Nov 01, 2011 1:18 pm
Mensagens: 3
Localização: São Paulo - SP
Meu adaptador chegou a algum tempo e eu tenho carregado baterias 2S de 2.200 mah e 5.800 mah em série usando ele.

Funciona perfeitamente é só informar ao carregador que a bateria é 4S e carregar em 1C, no caso das de 2.200 mah, 2.2A - mais do que isso começa a esquentar e MTO a fonte que alimenta o carregador e ela começa a falhar. Mas isso nada tem haver com o carregamento em série, na verdade se eu tivesse comprado o adaptador em paralelo eu teria que informar que a bateria era uma 2S e teria que carregar em 2C, no caso 4.4A e meu carregador não aguentaria, preciso tomar vergonha na cara e comprar um carregador de lipo da Traxxas, vi outro dia na pista e me pareceu animal, carregando em 4A e absolutamente gelado !

Sempre carrego no modo balance e as baterias sempre ficam perfeitas, não muda nada o desempenho da bateria carregar individual ou em pares, o tempo de duração sempre é o mesmo, o único cuidado que tenho é tentar carregar baterias que estejam no mesmo nível de carga, para ter menos trabalho de balanceamento e erros.

Voltando a sua dúvida, a grande vantagem de carregar em conjunto é diminuir o tempo de carga da bateria, seja em casa ou na pista. Logo se você ta acostumado a carregar individualmente a 0,7C e digamos que demore 80min, você carregar duas em paralelo a 0,7C vai subir o tempo de recarga para 160min, ou seja... de nada adiantou - na minha opinião é até pior você ter que ficar preso 160min em casa esperando acabar a carga para poder sair e etc.

De qualquer forma, o fabricante da sua bateria fala em quantos C ela pode ser carregada, no caso das Turnigy falam até em 5C - óbvio que ninguém vai até isso para preservar a vida útil dela, porém no pior cenário possível, de falha no seu adaptador, ela faria 1 carga em 1.4C, não estragaria a bateria e você logo identificaria que uma bateria carregou e outra não, logo aquela saída da plaquinha não ta funcionando.

Meu conselho é carregar em 1.4C e comparar o desempenho da bateria e ver se ambas sempre ficam no mesmo nível de carga ao término do carregamento.

Outra vantagem do carregamento em série é que eu vejo na tela do carregador em quantos Volts está cada célula, assim sei se elas estão iguais no inicio da carga e se terminaram no mesmo nível no final da carga.

Espero ter ajudado !

Edit: Correção em negrito


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 30, 2013 1:12 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 25, 2012 12:58 pm
Mensagens: 248
Localização: fortaleza CE
galera andei lendo, e fiquei com uma duvida, pois utilizo esse carregador
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=7028
com esse aditador paralelo
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=31314
com essa bateria
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=8578

eu só coloco 3 baterias da mesma! A pergunta é, eu carregar a 4,5A pois divide por 3 fica 1,5A para cada bateria ou carregar a 1,5 pois já vai para as 3 baterias 1,5 real.

_________________
Buggy 1/10 HSP XSTR photoelectricity
*Motor: Velineon 3500 Brushless
__________________________________
Savage Flux HP
*Motor: Tork 2200Kv Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB