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MensagemEnviado: Dom Out 07, 2012 3:44 am 
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Bom galera, não tenho certeza se o post ta no lugar certo, mas ai vai:

Minhas LiPo Zippy 3s1p 30C e 20C 5000mAh estão apresentando o mesmo problema. A célula do meio descarrega muito mais rápido que as outras duas. Hoje, usando a 20C por 30 minutos as células estavam com 4.0v, 2.9v e 4.1v, diferença monstro! No B6 todas carregam normalmente e chegam no 4.2v sem problema.

Tem algum motivo para a elétrica externa da bateria causar esse problema ou a única causa é célula defeituosa? Achei coincidência demais, duas baterias de descarga diferente apresentar o mesmo problema de célula na mesma posição. Tipo motor super aquecido, esc ruim, alguma outra coisa poderia causar esse sintoma?

De qualquer forma vou ciclar as duas no B6 pra ver se melhora.


Abraços e somo nozes.

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Renato "Kinder"
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MensagemEnviado: Dom Out 07, 2012 8:11 am 
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kinder escreveu:
Bom galera, não tenho certeza se o post ta no lugar certo, mas ai vai:

Minhas LiPo Zippy 3s1p 30C e 20C 5000mAh estão apresentando o mesmo problema. A célula do meio descarrega muito mais rápido que as outras duas. Hoje, usando a 20C por 30 minutos as células estavam com 4.0v, 2.9v e 4.1v, diferença monstro! No B6 todas carregam normalmente e chegam no 4.2v sem problema.

Tem algum motivo para a elétrica externa da bateria causar esse problema ou a única causa é célula defeituosa? Achei coincidência demais, duas baterias de descarga diferente apresentar o mesmo problema de célula na mesma posição. Tipo motor super aquecido, esc ruim, alguma outra coisa poderia causar esse sintoma?

De qualquer forma vou ciclar as duas no B6 pra ver se melhora.


Abraços e somo nozes.



Cara, você carrega elas no modo balance? Porque esse modo preserva as lipos, apesar de demorar um pouco mais, e não é bom deixar elas abaixo de 3.2v por célula e blablabla :mrgreen: . No mais, é normal uma das células ir pro saco antes das outras. Eu tinha uma 2s Turnigy 5000mah 20/30C e era assim também, mesmo eu cuidando, ela sempre descarregava uma célula mais rápido que a outra. O que melhorava um pouco *eu acho*, era ligar leds somente na célula que ficava com mais carga pelo cabo balanceador. O que você pode fazer é desmontar o pack e fazer 2 Lipos de 2s, e as células restantes, deixar de "reserva" pra alguma outra aplicação, ou descarta-las. :putz:


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MensagemEnviado: Dom Out 07, 2012 11:10 am 
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Essas 3s não tem nem 3 ciclos, foi a segunda vez que usei a 30c e a primeira vez da 20c. As minhas 2s sempre carreguei no modo balance e nunca tive problema. Eu li por ai que o melhor seria eu descarregar elas por completo (3v em cada célula) e carregar de novo em carga lenta tipo 0,1C. Já estou com uma delas espetada do B6 descarregando...

Só queria ter certeza de que não tem como a elétrica do carro causar esse tipo de problema.

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MensagemEnviado: Dom Out 07, 2012 1:03 pm 
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Cara vc ta usando cut off no esc? Se sim ta em quantos V? Deixa o cut off em 3.7v e ve se vai continuar dando esse problema...

O que achei estranho eh que vc usou a bateria por 30min e ainda sim duas celulas estavam em 4.0v... talvez o problema seja no carregador

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Thomas Brum

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MensagemEnviado: Dom Out 07, 2012 2:10 pm 
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thomas_eu escreveu:
Cara vc ta usando cut off no esc? Se sim ta em quantos V? Deixa o cut off em 3.7v e ve se vai continuar dando esse problema...

O que achei estranho eh que vc usou a bateria por 30min e ainda sim duas celulas estavam em 4.0v... talvez o problema seja no carregador


Verdade heim, thomas, pode ser o carregador. Coloca um monitor de lipo nas baterias e vê se não é o carregador. :|


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MensagemEnviado: Dom Out 07, 2012 2:20 pm 
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Pois é Felipe! O meu carregador por ex, tá doidão... rsrs

Quando vou carregar no modo balance, ele lê as células todas erradas, tipo uma 3s: 2.0V , 7.1V, 3.6V. E sei que o problema é no carregador, pois já testei a bateria no carregador de um amigo...

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MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 8:24 am 
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São baterias baratas.. Não espere muita coisa delas.. Elas estão no limite da qualidade..

A maioria pode até dar sorte de pegar todas as células boas numa bateria, mas não é difícil aparecer células ruins nestes packs..

É resultado do processo de fabricação: Todas são feitas com materiais de qualidade no limite.. Depois são testadas.. Aquelas células que não falharem nos primeiros testes são direcionadas para montar os packs como Zippy, Tunigy, etc..

As que não passam no controle de qualidade irão montar as B-Grade..


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MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 11:07 am 
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Ontem descarreguei um pack no B6. As células ficaram 3.45v, 3.0v, 3.49v. Deixei descansando 10 minutos e mandei descarregar de novo e chegou em 3.39v, 3.0v, 3.43v. Coloquei em carga lenta no modo balance a 0,4A no B6 o que da menos de 0,1C. Elas igualaram no 3.5v e subiram gradativamente com a célula do meio subindo voltagem primeiro que as outras duas. Parou o balance umas 10h depois com 4.19v, 4.20v, 4.20v. Deixei tudo desligado e vim pro trabalho.

A noite vou conferir se houve alguma perda de carga e caso não tenha caído a voltagem, vou fazer uma descarga. Alguma recomendação? Devo fazer uma descarga lenta e ir monitorando a voltagem? Se sim, o que seria descarga lenta? 0,1C?

Li alguns relatos que essa carga lenta e descarga podem nivelar o consumo das células e deixar o pack todo funcional de novo.

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MensagemEnviado: Seg Out 08, 2012 5:36 pm 
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Abib escreveu:
São baterias baratas.. Não espere muita coisa delas.. Elas estão no limite da qualidade..

A maioria pode até dar sorte de pegar todas as células boas numa bateria, mas não é difícil aparecer células ruins nestes packs..

É resultado do processo de fabricação: Todas são feitas com materiais de qualidade no limite.. Depois são testadas.. Aquelas células que não falharem nos primeiros testes são direcionadas para montar os packs como Zippy, Tunigy, etc..

As que não passam no controle de qualidade irão montar as B-Grade..



A vantagem é que vc pega e compra outra, nenhuma bateria é indestrutivel,
se usar errado dá merda... essas Turnigy/Zippy são mais fáceis de dar problema,
mas com o preço de uma de marca, vc compra 5 Zippys, se uma ficar ruim vc vai lá e compra outra...

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Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 12:37 pm 
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Bom, continuando o diário... hehehehe

Cheguei em casa ontem e as células estavam 4.19v, 4.12v, 4.20v. Botei no B6, modo balance de novo. Ficou umas umas duas horas e chegou em 4.20v pra todas. Descansou por uma hora e coloquei pra descarregar. Setei 0.9A mas o B6 ta descarregando a 0.5A, não entendi porquê. Passou a madrugada toda descarregando e hoje de manhã tava em 3.71v, 3.71v, 3.72v. Eu não sei se o B6 faz descarga em balance também, mas parece que a tensão está baixando junto nas 3 células, pelo menos no começo da descarga.

Testei as baterias com um monitor de LiPo e as informações batem com a voltagem detectada pelo B6. Se tem algo errado com o carregador não é no medidor de voltagem individual por célula.

Segue o baile...

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MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 3:13 pm 
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Atualizando!

Então Smoker, vou fazer um resumão do meu caso com essas LiPos:

2x Zippy 2s 5000mAh 30C Hardcase
1x Zippy 3s 5000mAh 30C Hardcase
1x Zippy 3s 5000mAh 20C Hardcase

As 2s, que são as mais velhas, tem menos de um ano de uso, chuto umas 15 cargas cada uma no máximo. As 3s são novas, devem ter umas 8 cargas a 30C e umas 5 a 20C.

Todas sempre funcionaram muito bem. Depois que chegaram as 3s eu parei de usar as 2s, porque o buggy usa um pack só por vez, e duas 3s sobravam pro meu uso. Funcionaram bem por umas duas cargas. Ai, as duas começaram a apresentar o mesmo defeito, ao mesmo tempo. O defeito é o seguinte: a célula de número 2 carrega e descarrega muito mais rápido que as outras duas células. Nas duas baterias 3s, o problema apareceu na célula de mesmo número ao mesmo tempo. Eu carregava elas no modo balance, as três células chegavam em 4.2v, mas na hora do uso eu cheguei a medir 3.6v(1) 2.4v(2) 3.5v(3) nas células. Como a 3s 20C tinha acabado de chegar, achei que tinha comprado bixada, mas ai a 3s 30C passou a mostrar o mesmo defeito. Beleza, eu acreditava que talvez a controladora do buggy ou o motor, sei lá, de alguma forma mágica conseguia drenar mais energia da célula do meio. Não deixei mais as células baixarem de 3.2v, e passei a monitorar direto enquanto usava.

Ai peguei a Mad, que por acaso usa um par de 2s, e que sorte minha não ter vendido o par de 2s. Carreguei a primeira vez e andei sem problema. Cheguei em casa, carregador no modo storage e as duas foram pra 3.8v por célula. Guardei e assim ficou. Ai fui andar de novo, 2s no carregador, modo balance, e lá se foram para 4.2v, sem stress. Parti pro uso e quando fui medir a tensão nas 2s a surpresa: 1(3.5v 2.9v) e 2(3.6v 2.9v). A segunda célula das 2s passou a apresentar o mesmo problema das 3s. Elas ficaram uns dois meses paradas sem uso, e com 3.8v em cada célula como manda o script.

Nesse ponto passei a duvidar do carregador. Carros diferentes, usos diferentes, baterias diferentes, o único ponto em comum é o carregador. Não manjo de eletrônica a ponto de conseguir testar um carregador computadorizado desses, então a alternativa é pegar outro e ver o que acontece. Se o problema continuar, vou ter que arrumar outras baterias pra testar o carregador velho.

Eu fiz um ciclo completo com as 3s, descarregando até onde dava e carregando em 0,5C no modo balance, ou seja, carregando a 0,5Ah em 10h de carga bem lenta. Nenhuma mudança no comportamento das células. Como são 4 baterias, não consigo acreditar que seja bateria cansada ou solda mal feita entre as células, ou mesmo azar.

Já pedi um carregador novo, mas vai demorar pra chegar, então se alguém tiver algum ai encostado que tenha pelo menos charge/balance/discharge e esteja funcionando bem, to pagando bem pouco já que é pra testar. Hahahahhahaha.


Esse site (manorc) tem MUITA informação e esse cara é muito foda com elétrica/eletrônica. Vou tentar contato com ele pelo site e ver se pelo menos ele me diz se é possível que o carregador afete as baterias dessa forma. O problema pode estar na fonte de alimentação ou mesmo na rede elétrica da minha casa, eu sei lá onde mais.

Bom, se alguém conseguiu ler esse post todo, meus parabéns e muito obrigado!


Abraços,

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MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 3:23 pm 
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cara, essas lipo zippy são umas merdas! tenho 2 e não recomendo a ninguém! elas simplesmente incharam do nada. fiquei brabo e pus num esc 120A (baterias de 100A cada) e andei kkk

poxa, nenhuma tem 100 ciclos, tem menos que isso. uma delas tem esse mesmo problema de descarregar uma mais rápido q a outra, mas não é tanto assim... agora com lipos nano-tech é uma beleza, tenho 2 delas e digo que é as melhores baterias que comprei em minha vida... elas descarregam e ficam com carga parecida.

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MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 3:31 pm 
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kkkk lucas tu é doido, as baterias dizem ter 20C, todo mundo já avisa,
que sempre tem um pouco menos, ai tu bota um motor que puxa mais que o anunciado
e quer que a bateria não frite? tenho zippy a 3 ou 4 meses, não deram problema nenhum,
só soltou uma solda, fora isso mais nada...

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MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 5:18 pm 
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então, antes de eu fazer isso, as baterias tinham estragado...

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