Atualizando!
Então Smoker, vou fazer um resumão do meu caso com essas LiPos:
2x Zippy 2s 5000mAh 30C Hardcase 1x Zippy 3s 5000mAh 30C Hardcase 1x Zippy 3s 5000mAh 20C Hardcase
As 2s, que são as mais velhas, tem menos de um ano de uso, chuto umas 15 cargas cada uma no máximo. As 3s são novas, devem ter umas 8 cargas a 30C e umas 5 a 20C.
Todas sempre funcionaram muito bem. Depois que chegaram as 3s eu parei de usar as 2s, porque o buggy usa um pack só por vez, e duas 3s sobravam pro meu uso. Funcionaram bem por umas duas cargas. Ai, as duas começaram a apresentar o mesmo defeito, ao mesmo tempo. O defeito é o seguinte: a célula de número 2 carrega e descarrega muito mais rápido que as outras duas células. Nas duas baterias 3s, o problema apareceu na célula de mesmo número ao mesmo tempo. Eu carregava elas no modo balance, as três células chegavam em 4.2v, mas na hora do uso eu cheguei a medir 3.6v(1) 2.4v(2) 3.5v(3) nas células. Como a 3s 20C tinha acabado de chegar, achei que tinha comprado bixada, mas ai a 3s 30C passou a mostrar o mesmo defeito. Beleza, eu acreditava que talvez a controladora do buggy ou o motor, sei lá, de alguma forma mágica conseguia drenar mais energia da célula do meio. Não deixei mais as células baixarem de 3.2v, e passei a monitorar direto enquanto usava.
Ai peguei a Mad, que por acaso usa um par de 2s, e que sorte minha não ter vendido o par de 2s. Carreguei a primeira vez e andei sem problema. Cheguei em casa, carregador no modo storage e as duas foram pra 3.8v por célula. Guardei e assim ficou. Ai fui andar de novo, 2s no carregador, modo balance, e lá se foram para 4.2v, sem stress. Parti pro uso e quando fui medir a tensão nas 2s a surpresa: 1(3.5v 2.9v) e 2(3.6v 2.9v). A segunda célula das 2s passou a apresentar o mesmo problema das 3s. Elas ficaram uns dois meses paradas sem uso, e com 3.8v em cada célula como manda o script.
Nesse ponto passei a duvidar do carregador. Carros diferentes, usos diferentes, baterias diferentes, o único ponto em comum é o carregador. Não manjo de eletrônica a ponto de conseguir testar um carregador computadorizado desses, então a alternativa é pegar outro e ver o que acontece. Se o problema continuar, vou ter que arrumar outras baterias pra testar o carregador velho.
Eu fiz um ciclo completo com as 3s, descarregando até onde dava e carregando em 0,5C no modo balance, ou seja, carregando a 0,5Ah em 10h de carga bem lenta. Nenhuma mudança no comportamento das células. Como são 4 baterias, não consigo acreditar que seja bateria cansada ou solda mal feita entre as células, ou mesmo azar.
Já pedi um carregador novo, mas vai demorar pra chegar, então se alguém tiver algum ai encostado que tenha pelo menos charge/balance/discharge e esteja funcionando bem, to pagando bem pouco já que é pra testar. Hahahahhahaha.
Esse site (manorc) tem MUITA informação e esse cara é muito foda com elétrica/eletrônica. Vou tentar contato com ele pelo site e ver se pelo menos ele me diz se é possível que o carregador afete as baterias dessa forma. O problema pode estar na fonte de alimentação ou mesmo na rede elétrica da minha casa, eu sei lá onde mais.
Bom, se alguém conseguiu ler esse post todo, meus parabéns e muito obrigado!
Abraços,
_________________ Renato "Kinder" - Kyosho Mad Force Kruiser VE - FS Racing BL-4 => 116 km/h Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"
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