RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 16, 2024 8:46 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 7:59 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 10, 2012 9:49 pm
Mensagens: 23
Boa noite galera, estava pensando em comprar um carregador de 4 baterias Lipo.

Eu tenho um IMAX B6-AC

So ando em pista Off-Road, (com uma truggy Losi combo mamba monster)
Tenho 2 baterias 5s 5000mha
Pretendo comprar mais 2 baterias 4s 5000mha
e esse carregador : http://www.amainhobbies.com/product_info.php/cPath/1574_116/products_id/214203/n/Hitec-X4-AC-Plus-Four-Channel-AC-DC-Multi-Charger-6S-6A-50W-x-4

Esse carregador é bom? gostei dele pq liga direto na tomada! e carrega 4 baterias

Nesse ultimo sabado 19-01-2013, ficava so olhando os Nitros andando e minha bateria carregando rsrsrs..... ai tava querendo colocar um grana a mais em um carregador e 2 baterias!
(Obs: Não gosto de carregar baterias a mais de 1C por motivos de segurança)

Vale a pena ou estou utilizando o meu carregador de modo errado?

valeu!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 8:08 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Rafael Tozzo, eu não sei sobre o carregador, mas vou te falar algo que talvez desanime você um pouco...
esse carregador tem 4 carregadores de 50W, para carregar uma Lipo 5S a 5A você precisa de um carregador de 105W,
a sua lipo 5S com o carregador de 50W o máximo que você irá conseguir carregar é a 2.4A, ou seja, vai demorar 2 horas e alguns minutos pra carregar elas, e as 4S, precisam de um de 85W pra carregar a 5A, com o de 50W você só conseguirá carregar a 3A, vai demorar pouco mais de uma hora e meia...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 9:13 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 10, 2012 9:49 pm
Mensagens: 23
João Victor escreveu:
Rafael Tozzo, eu não sei sobre o carregador, mas vou te falar algo que talvez desanime você um pouco...
esse carregador tem 4 carregadores de 50W, para carregar uma Lipo 5S a 5A você precisa de um carregador de 105W,
a sua lipo 5S com o carregador de 50W o máximo que você irá conseguir carregar é a 2.4A, ou seja, vai demorar 2 horas e alguns minutos pra carregar elas, e as 4S, precisam de um de 85W pra carregar a 5A, com o de 50W você só conseguirá carregar a 3A, vai demorar pouco mais de uma hora e meia...


Olha só! não sabia disso!

Vale mais apena eu comprar um que carrega 2 baterias com um W maior! como esse aqui: http://www.amainhobbies.com/product_info.php/cPath/1574_116/products_id/241162/n/Dynamite-Passport-Duo-AC-DC-Dual-Battery-Charger-6S-10A-200W-x-2 ??

Po Joao! valeu mesmo cara! tirou mtas duvidas em apenas 4 linhas!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 9:28 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
o carregador da Amain carrega a 6A por porta... não é bem o q citou:
Specifications:
Type: Multi-Chemistry AC/DC battery charger
Input: 100-120V AC, or 12-15V DC, 20-Amp minimum
Charge Current: 6 Amps
# Cells: 1-15 cells NiCd/NiMH, 1-6 cells Li-Ion/LiPo/LiFe, 1-10 cells Pb
Cooling Method: Twin fans
LCD: Yes
Discharge: Yes
LED: Yes

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 9:47 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BlackSh33p escreveu:
o carregador da Amain carrega a 6A por porta... não é bem o q citou:
Specifications:
Type: Multi-Chemistry AC/DC battery charger
Input: 100-120V AC, or 12-15V DC, 20-Amp minimum
Charge Current: 6 Amps
# Cells: 1-15 cells NiCd/NiMH, 1-6 cells Li-Ion/LiPo/LiFe, 1-10 cells Pb
Cooling Method: Twin fans
LCD: Yes
Discharge: Yes
LED: Yes


Mas tem o limite de ''W'', que é a voltagem(V) multiplicada pela amperagem (A), ou seja,
uma lipo 2S ele consegue carregar a 6A, uma 3S não, e quanto mais voltagem, menor a amperagem que ele vai mandar...
Um de 200W não acho legal, porque dos 200 você só vai usar 105, a não ser que vá carregar a mais de 1C...
Não sei se te interessa, vi que você quer um de marca, mas tem um na HK que tem 4 portas de 100W, assim você consegue
carregar todas as suas lipos a 5A tranquilamente...

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... arger.html
E fonte é só pegar uma de CFTV no mercado livre que é baratinho... ou na própria HK que também tem fonte pra esse carregador...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 10:17 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 10, 2012 9:49 pm
Mensagens: 23
João Victor escreveu:
BlackSh33p escreveu:
o carregador da Amain carrega a 6A por porta... não é bem o q citou:
Specifications:
Type: Multi-Chemistry AC/DC battery charger
Input: 100-120V AC, or 12-15V DC, 20-Amp minimum
Charge Current: 6 Amps
# Cells: 1-15 cells NiCd/NiMH, 1-6 cells Li-Ion/LiPo/LiFe, 1-10 cells Pb
Cooling Method: Twin fans
LCD: Yes
Discharge: Yes
LED: Yes


Mas tem o limite de ''W'', que é a voltagem(V) multiplicada pela amperagem (A), ou seja,
uma lipo 2S ele consegue carregar a 6A, uma 3S não, e quanto mais voltagem, menor a amperagem que ele vai mandar...
Um de 200W não acho legal, porque dos 200 você só vai usar 105, a não ser que vá carregar a mais de 1C...
Não sei se te interessa, vi que você quer um de marca, mas tem um na HK que tem 4 portas de 100W, assim você consegue
carregar todas as suas lipos a 5A tranquilamente...

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... arger.html
E fonte é só pegar uma de CFTV no mercado livre que é baratinho... ou na própria HK que também tem fonte pra esse carregador...


Eu vi essa da Hobby king, gostei dela! porem eu teria que comprar um fonte.
Eu preferia um que fosse tudo uma coisa so, carregador +fonte.

Mais so de vc me explicar a relação de W para carregar as baterias! ja não vou gastar grana atoa em um que carrega 4 baterias a 50w, ia ser isso que você falou ia ficar frustrado rsrsrs esse da hobby king + essa fonte fica http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__13416__HobbyKing_600W_17V_Power_Supply.html fica show? ou é melhor uma fonte bi-volt? as que não tem essa chavinha vermelha?

Como essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17755__HobbyKing_540w_220_240v_Power_Supply_13_8v_18v_30amp_.html


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2013 10:30 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Eu acho melhor comprar uma fonte CFTV mesmo, no mercado livre você acha pela metade do preço da HK...
Mas se quiser pegar a da HK, quando à isso de bivolt, vai da sua escolha, aqui no RJ só se vê 110, raramente um 220, geralmente nos chuveiros...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jan 31, 2013 9:10 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Dez 27, 2012 10:08 pm
Mensagens: 42
Localização: Poa-RS
João tudo bem, seguinte eu tenho um carregador da hobbykyng ( ECO 4 port 6s 400w ) http://www.jaguarhobby.com.br/ecommerce ... dor-multi-

So posso dizer que o carregador é um espetáculo, a fonte que estou usando para ligalo é essa,

http://www.ribershop.com.br/loja/produt ... automotiva

abas as empresas mencionadas foi aonde comprei o carregador e a fonte.
Espero ter ajudado

Abs a todos....
:bruce:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 8:42 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 6:51 pm
Mensagens: 251
Images: 10
Localização: Ipiranga - São Paulo/SP
Pessoal, comprei essa mesa de carregamento paralelo;

Imagem

Tenho o Imax B6 desse tipo;

Imagem

Essas são as Especs dele;
Input Voltage: 11~18v
Circuit power: Max Charge: 50W / Max Discharge: 5W
Charge Current Range: .1~5.0A
Discharge current range: .1~1.0A
Li-ion/Poly cells: 1~6


Minha dúvida é a seguinte, tenho duas Lipo 4S, 40/50c e 5000mAh.
Carregando em paralelo, vou precisar coloquar o cutoff em 10000mAh, certo?
Qual o maximo de voltagem que consigo, sem comprometer muito a durabilidade delas?

Também tenho uma Nanotech 4S, 45/90c e 5000mAh.
Posso carregar as 3 juntas, já que as mesmas possuem mAh igual?

Obrigado e desculpe se a pergunta é muito básica. Mas não achei ninguém falando algo parecido, pra tomar como base.

_________________
Qualificações; viewtopic.php?f=3&t=41080


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 9:43 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
trisken, deixa esse cutoff desligado que é uma bosta, um pouco de energia é desperdiçada em forma de calor,
e se o carregador mandar 5000mah certinho pra uma bateria de 5000mah, ela vai carregar uns 4500mah apenas,
geralmente sempre passa uns 10 ou 15% da capacidade da bateria... o carregador detecta sozinho quando está 100% carregada e desliga, então esse cutoff é inútil...

O seu carregador tem 50W, com lipo 4S,
faz-se as contas:

50W / 16.8V = 2.9A que é o máximo de amperagem que ele vai conseguir mandar,
por isso que eu sempre indico, se for usar de 4S pra cima, o melhor é usar carregadores de 80W pra cima...

Quanto a carregar as 3, teoricamente acho até que pode, mas elas podem carregar de formas diferentes, já que
a descarga é diferente, pode acontecer de uma carregar muito antes da outra, e o carregador vai continuar mandando
carga mesmo depois dela carregada, pq tem que carregar a outra ainda, o que pode inchar a sua bateria...

Nunca ponha 2 baterias pra carregar, se uma estiver carregada e a outra estiver descarregada...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 10:45 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jun 16, 2012 6:51 pm
Mensagens: 251
Images: 10
Localização: Ipiranga - São Paulo/SP
João Victor escreveu:
trisken, deixa esse cutoff desligado que é uma bosta, um pouco de energia é desperdiçada em forma de calor,
e se o carregador mandar 5000mah certinho pra uma bateria de 5000mah, ela vai carregar uns 4500mah apenas,
geralmente sempre passa uns 10 ou 15% da capacidade da bateria... o carregador detecta sozinho quando está 100% carregada e desliga, então esse cutoff é inútil...

O seu carregador tem 50W, com lipo 4S,
faz-se as contas:

50W / 16.8V = 2.9A que é o máximo de amperagem que ele vai conseguir mandar,
por isso que eu sempre indico, se for usar de 4S pra cima, o melhor é usar carregadores de 80W pra cima...

Quanto a carregar as 3, teoricamente acho até que pode, mas elas podem carregar de formas diferentes, já que
a descarga é diferente, pode acontecer de uma carregar muito antes da outra, e o carregador vai continuar mandando
carga mesmo depois dela carregada, pq tem que carregar a outra ainda, o que pode inchar a sua bateria...

Nunca ponha 2 baterias pra carregar, se uma estiver carregada e a outra estiver descarregada...


Orra, legal hein. Não sabia que ele detectava sozinha quando estava carregada. Por isso deixei o cutoff.

Então pra carregar de uma forma melhor, tenho que comprar um carregador mais forte. Vou ver isso.

É, acho que pra carregar em paralelo, é melhor as baterias serem exatamente iguais.
Vou vender essa nanotech então, apesar de ela ter uma boa descarga, é mais jogo eu conseguir carregar as 3 ao mesmo tempo. Comprei ela primeiro, e paguei um pouco mais barato nas outras duas iguais. E com 40c de descarga, já tenho o suficiente pro meu motor(120A).

_________________
Qualificações; viewtopic.php?f=3&t=41080


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB