RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 6:25 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 1:50 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:32 pm
Mensagens: 3
Sou novato no automodelismo e no fórum, apesar de estar de olho nesse a um tempo.


Estou com 3 baterias lipo 5s (duas de 5800mAh e uma de 4500mAh), mas para minha total infelicidade, todas estão com uma célula com baixa voltagem ( meu carregador thunder ac6 acusa "low volt", e mostra que cada uma delas tem uma célula abaixo de 2.5v, e por isso, não as carrega)

Apesar de já ter visto em alguns comentários espalhados pelo fórum, que é possível tirar uma célula problemática e continuar usando a bateria, tenho dúvida em como faze-lo.

Minha dúvida é como devo desmontar essas baterias para montá-las com uma célula a menos.

Agradeço desde já. :drinks:


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 2:00 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Amigo,
Tente carregar por alguns segundos usando NiCD ou NiMH para ver se a celula volta para 3V, as vezes a celula não esta perdida apenas descarregou demais....

Casos não surta efeito, a desmontagem e montagem da bateria é bem critico e perigoso, caso tenha convicção que consegue fazer tente fazer com elas BEM descarregadas.... pois curtos podem acontecer, ai é chuva de prata...kk

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 2:04 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:32 pm
Mensagens: 3
Coelho escreveu:
Amigo,
Tente carregar por alguns segundos usando NiCD ou NiMH para ver se a celula volta para 3V, as vezes a celula não esta perdida apenas descarregou demais....

Casos não surta efeito, a desmontagem e montagem da bateria é bem critico e perigoso, caso tenha convicção que consegue fazer tente fazer com elas BEM descarregadas.... pois curtos podem acontecer, ai é chuva de prata...kk



Coelho,

Obrigado pela resposta. Será muito bom se der certo :D

Mas ficou uma dúvida: Tem jeito de eu carregar só a célula problemática ? Ou eu carrego o pack todo ?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 3:31 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
usacre escreveu:
Coelho escreveu:
Amigo,
Tente carregar por alguns segundos usando NiCD ou NiMH para ver se a celula volta para 3V, as vezes a celula não esta perdida apenas descarregou demais....

Casos não surta efeito, a desmontagem e montagem da bateria é bem critico e perigoso, caso tenha convicção que consegue fazer tente fazer com elas BEM descarregadas.... pois curtos podem acontecer, ai é chuva de prata...kk



Coelho,

Obrigado pela resposta. Será muito bom se der certo :D

Mas ficou uma dúvida: Tem jeito de eu carregar só a célula problemática ? Ou eu carrego o pack todo ?

Tem jeito sim de carregar apenas a celula com defeito usando o conector de balanceamento, mas nesse caso carregue o pack inteiro é mais facil e menos arriscado.

[]´s

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 3:34 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Coelho escreveu:
usacre escreveu:
Coelho escreveu:
Amigo,
Tente carregar por alguns segundos usando NiCD ou NiMH para ver se a celula volta para 3V, as vezes a celula não esta perdida apenas descarregou demais....

Casos não surta efeito, a desmontagem e montagem da bateria é bem critico e perigoso, caso tenha convicção que consegue fazer tente fazer com elas BEM descarregadas.... pois curtos podem acontecer, ai é chuva de prata...kk



Coelho,

Obrigado pela resposta. Será muito bom se der certo :D

Mas ficou uma dúvida: Tem jeito de eu carregar só a célula problemática ? Ou eu carrego o pack todo ?

Tem jeito sim de carregar apenas a celula com defeito usando o conector de balanceamento, mas nesse caso carregue o pack inteiro é mais facil e menos arriscado.

[]´s


Parece lógico, mas não é... os carregadores geralmente não detectam células com menos de 3V, aí ele colocaria a bateria como se tivesse uma célula a menos e não carregaria a que está morta... então carregar uma célula só é impossível...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 9:31 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
João Victor escreveu:

Parece lógico, mas não é... os carregadores geralmente não detectam células com menos de 3V, aí ele colocaria a bateria como se tivesse uma célula a menos e não carregaria a que está morta... então carregar uma célula só é impossível...

Me desculpe, mas vc sabe doque eu estava falando?!
Da para carregar apenas uma celula sim, é mais simples doque vc imagina.

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 29, 2013 10:51 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
cara acho perigoso desmontar lipos, não seria melhor comprar uma nova?

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 30, 2013 11:21 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 21, 2012 1:26 am
Mensagens: 193
Images: 0
Localização: Camboriú/ Sc
em uma bateria de 5s normalmente teremos 6 pinos, começando pelo negativo e so ir fazendo os pares avançando 1 pino por celula, por exemplo,
pino 1&2 celula um (numero menor sempre é o negativo) pinos 2&3 celula 2, pinos 3&4 celula 3.... e assim por diante, basta ficar tento aos polos negativo e positivo, coisa simples ja que sempre tem um fio preto indicando o negativo, pra quem nao tem noçao nenhuma de eletronica recomendo um multimetro digital, custa coisa de 20 reais e indica certinho os polos e a voltagem da tal celula....

_________________
Thunder Tiger EB4 S3 Kit Pró Converted!!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 30, 2013 1:21 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
jefta escreveu:
em uma bateria de 5s normalmente teremos 6 pinos, começando pelo negativo e so ir fazendo os pares avançando 1 pino por celula, por exemplo,
pino 1&2 celula um (numero menor sempre é o negativo) pinos 2&3 celula 2, pinos 3&4 celula 3.... e assim por diante, basta ficar tento aos polos negativo e positivo, coisa simples ja que sempre tem um fio preto indicando o negativo, pra quem nao tem noçao nenhuma de eletronica recomendo um multimetro digital, custa coisa de 20 reais e indica certinho os polos e a voltagem da tal celula....


É exatamente o que estava pensando... assim agente consegue fazer a carga individual de cada célula. Simples né?!
Mas para o nosso amigo Usacre acho melhor tentar da forma mais facil que é carregar tudo. Se não funcionar partimos para um nível mais difícil e por ultimo desmontar as baterias e fazer a substituição de celular....

[]´s

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jan 30, 2013 8:20 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:32 pm
Mensagens: 3
Coelho, jefta, João Victor e fkot2006

Meu problema foi resolvido !

Agradeço muito a ajuda de vocês !!

Fiz o procedimento da carga em NiMH (poucos segundos) e parei de tentar usar o XH ADAPTOR (liguei o cabo de balanceamento da bateria direto no carregador)

Imagem

Acho que o grande vilão era esse adaptador.

Agora todas as células são detectadas.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2013 7:26 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
usacre escreveu:
Coelho, jefta, João Victor e fkot2006

Meu problema foi resolvido !

Agradeço muito a ajuda de vocês !!

Fiz o procedimento da carga em NiMH (poucos segundos) e parei de tentar usar o XH ADAPTOR (liguei o cabo de balanceamento da bateria direto no carregador)

Imagem

Acho que o grande vilão era esse adaptador.

Agora todas as células são detectadas.

Beleza, valeu pelo feedback..... para o forum isso é bem importante e para minha curiosidade tb...rs

[]´s

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB