RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Abr 24, 2024 7:35 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jun 03, 2013 10:15 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Olá a todos, estou com uma dúvida, queria comprar um destes http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=36006 para carregar em paralelo. Tenho 2 X 2S de 5000 mAh e 2 x 2S 6000 mAh. Como por precaução sempre carrego a 0.5 C ou seja, 2,5 A nas de 5000mAh e 3,0 A nas de 6000 mAh, neste esquema cada carga demora em média 2 horas em cada (dependendo de como foi o uso), tá froids..... Sei que com este carregador consigo em 2 horas carregar 2 de cada vez..... tá certo?

Agora minha dúvida.... vou configurar meu carregador pra mandar 5 A, assim vai 2,5 A pra cada bateria certo? Imagina que uma bateria está com 7,4 v (ou usei até o ESC diminuir cortar) e outra com 7,8 v (usei só um pouco)... esta placa de carga paralela, carrega e balanceia todas por igual? Ou seja, a de 7,8 V vai carregar mais rápido que a de 7,4 V... o que vai acontecer? Ele identifica que aquela bateria está carregada e para de mandar energia ou continua mandando energia para todas baterias (inclusive a que carregou primeiro) até que todas estejam carregadas?

Qual é o comportamento dele?

Valeu pela ajuda!
Jo


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 03, 2013 10:31 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
jojorge01 escreveu:

Qual é o comportamento dele?
Jo


Olá, na verdade, assim que você pluga as duas baterias, elas se equalizam, ou seja, a que tiver mais carga vai "doar" para a que tiver menos carga, até que estejam com a mesma voltagem, processo que continua ocorrendo ao carregar, a recomendação é não misturar bateria com mais de 30% de diferença, descontando a voltagem mínima de 6V. Se uma está com 7V a outra pode estar no máximo 7,3V pois:

Bat 1: 7V-6V(voltagem mínima) = 1V
Bat 2: 7,3V - 6V(voltagem mínima) = 1,3V
Diferença de 30%

The_same_x

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 03, 2013 9:00 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Fala the_same_x, valeu pela explicação.... já tinha lido em um fórum gringo esta recomendação de no máximo 30% de diferença entre as baterias, mas acho que esta "equação" fica meio confusa né... ter que ter duas baterias com uso com diferença entre 30%...

Alguém sabe se na prática isso é mais ou menos assim?
Sempre uso uma bateria inteira e outra uma "parte"... será que estarei mais ou menos nesta faixa sempre ?
Pelas contas que fiz acho que é mais ou menos isso.... então acho que até vale a pena o equipamento certo?

Agradeço as opiniões!!

Jo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 04, 2013 8:50 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
Bom, eu uso uma para carregar as minhas baterias de aviões, são 7 de 1300mah, nunca misturei meia carga com descarregada, sempre usei nos aviões até cortar e depois coloco a carregar, geralmente estão com 3,7v por célula. Como não tem limitador eletrônico nessa placa, creio que se colocar duas com diferença muito grande é capaz de inchar pois a carregada irá atuar como um "carregador" para a outra, pois estão ligadas em paralelo.

A principal vantagem ao meu ver, é a possibilidade de colocar todas as baterias a carregar ao mesmo tempo e não se preocupar em ficar trocando toda hora a bateria carregada. Pois o tempo de carregamento será o mesmo que carregar cada uma em separado.

Same

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB