RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Abr 25, 2024 9:25 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 5:11 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 30, 2013 11:38 am
Mensagens: 251
Localização: Blumenau - SC
FATBOYSLIM escreveu:
Valeu FBerto e Mach, ja comprei a Duratrax, ela é 5000mah. Eu tava precisando comprar mais bateria, pois só tenho uma. heheheh. Obrigado

RSRSRSRRS, andar com uma bateria só é F@$%$, quando o cara tá empolgado acaba a brincadeira.
FATBOY, comprou a tua bateria onde?

_________________
Himoto EMXT1 - só a carcaça KKKKK
Savage XS SS - Só falta as asas 107Km/h


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Set 13, 2013 6:16 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Ago 02, 2013 6:52 pm
Mensagens: 283
Images: 7
Localização: Joinville/SC
FBerto, essa eu comprei hj no mercadolivre. E tbm comprei uma na semana passada no ebay, da mesma marca, só que essa é 35c hard case.

_________________
Savage Flux Hp

2 x 2s gens ace 7000mah 50c
2 x 2s smc 6500mah 70c
2 x 3s gens ace 5000mah 60c


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Set 14, 2013 12:10 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 21, 2013 6:32 am
Mensagens: 34
Aê amigos!

to com esse combo : Motor 550 X-car 2650kv + -ESC Hobbywing 60A / e outro HK 3100KV brushless (3650 size) + ESC: HK 45A

tenho três baterias de 5000 manh 40C, todas com conectores bullet (não encontro em lugar nenhum da cidade), o carregador IMAX B6 tem saídas com conectores DANS, o esc conectores também BULLET só que fêmea, iguais as da baterias, ai não encaixam, alguém tem que ser substituído, então to pensando em passar tudo pra conectores DANS pq eles eu encontro por aqui.

A pergunta é a seguinte: posso cortar os fios da bateria de boa pra trocar os terminais ? Outra pergunta, uma fonte de noot nao serve para o IMAX B6? e pra dar a primeira carga? o que fazer? tem alguma observação especial?

Valeu!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Set 14, 2013 4:16 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Abr 30, 2013 11:38 am
Mensagens: 251
Localização: Blumenau - SC
Fabrico Mourão escreveu:
Aê amigos!

to com esse combo : Motor 550 X-car 2650kv + -ESC Hobbywing 60A / e outro HK 3100KV brushless (3650 size) + ESC: HK 45A

tenho três baterias de 5000 manh 40C, todas com conectores bullet (não encontro em lugar nenhum da cidade), o carregador IMAX B6 tem saídas com conectores DANS, o esc conectores também BULLET só que fêmea, iguais as da baterias, ai não encaixam, alguém tem que ser substituído, então to pensando em passar tudo pra conectores DANS pq eles eu encontro por aqui.

A pergunta é a seguinte: posso cortar os fios da bateria de boa pra trocar os terminais ? Outra pergunta, uma fonte de noot nao serve para o IMAX B6? e pra dar a primeira carga? o que fazer? tem alguma observação especial?

Valeu!!!


Quando for trocar os conectores da bateria, corta primeiro um fio, coloca o conector novo, encaixa ele na capa isolante pra dai cortar o outro.

Evita ao máximo fechar um curto entre os fios pra não estragar a bateria.
Quanto a fonte de note pra alimentar o imax, melhor não, pode queimar o carregador e geralmente não fornecem a amperagem suficiente.

Se tu é chegado em eletronica, da pra adaptar uma fonte de PC pra por a funcionar o carregador.

_________________
Himoto EMXT1 - só a carcaça KKKKK
Savage XS SS - Só falta as asas 107Km/h


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 15, 2013 11:59 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 14, 2013 8:26 pm
Mensagens: 292
Localização: SÃO PAULO / capital
O problema com as fontes de pc que são baratas e geram uma quantidade de amperes alta é a voltagem que conseguem atingir , se for conhecedor de eletrônica vai chegar aos 13,5 v que vão alimentar no máximo uma 3s se for para cimia infelizmente ou importa uma específica ou monta uma para uns 5 a com trafo mesmo.

_________________
BUGGY TURNIGY 1/16 EP (BONZINHO)
SAKURA ZERO TURNIGY 4000 kv (BOM)
BUGGY 2 WD B44/ TC02 6000 KV (CANHÃO)
AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 12:07 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 01, 2010 7:56 am
Mensagens: 1865
Images: 0
Localização: São Paulo - SP
EDUARDOCHEDID escreveu:
O problema com as fontes de pc que são baratas e geram uma quantidade de amperes alta é a voltagem que conseguem atingir , se for conhecedor de eletrônica vai chegar aos 13,5 v que vão alimentar no máximo uma 3s se for para cimia infelizmente ou importa uma específica ou monta uma para uns 5 a com trafo mesmo.


?!?!

_________________
Team Associated RC8T FT
Team Associated SC10 4x4 FT
HPI WR8 Flux Ken Block - GYNKHANA_FIVE
Tamiya TT01E - BMW M3 Sport EVO
Tamiya M-Chassis M05 - Mugen CR-X Pro


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 1:10 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 14, 2013 8:26 pm
Mensagens: 292
Localização: SÃO PAULO / capital
Não entendeu , é o seguinte as fontes de pc possuem 2 saídas 12v e outra 5 v ,carregadores para acima de 4s precisam de pelo menos 16 v de entrada portanto você precisaria modificar essa fonte entendendo de eletrônica o suficiente para modificar alguns componentes internos da fonte para subir essa tensão porém ela fica instável acima de 14 v modificada o que pode gerar a queima do carregador , ou simplesmente montar uma fonte a partir de um transformador 15 v vendido em loja de eletrônica e um retificador zener para potência.

_________________
BUGGY TURNIGY 1/16 EP (BONZINHO)
SAKURA ZERO TURNIGY 4000 kv (BOM)
BUGGY 2 WD B44/ TC02 6000 KV (CANHÃO)
AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 1:17 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 01, 2010 7:56 am
Mensagens: 1865
Images: 0
Localização: São Paulo - SP
Aham tá bom, estuda um pouco mais, VC q se diz entendedor de eletrônica, começa estudando potência elétrica

_________________
Team Associated RC8T FT
Team Associated SC10 4x4 FT
HPI WR8 Flux Ken Block - GYNKHANA_FIVE
Tamiya TT01E - BMW M3 Sport EVO
Tamiya M-Chassis M05 - Mugen CR-X Pro


Editado pela última vez por mach em Seg Set 16, 2013 1:25 am, em um total de 2 vezes.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 1:20 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jul 14, 2013 8:26 pm
Mensagens: 292
Localização: SÃO PAULO / capital
Ok eu o farei obrigado pela dica.

_________________
BUGGY TURNIGY 1/16 EP (BONZINHO)
SAKURA ZERO TURNIGY 4000 kv (BOM)
BUGGY 2 WD B44/ TC02 6000 KV (CANHÃO)
AGORA VOU ATRAS DE UM 1/8 PARA FAZER UM DEMONIO


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 10:54 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:43 am
Mensagens: 2825
Images: 0
Localização: Joinville SC
EDUARDOCHEDID escreveu:
Não entendeu , é o seguinte as fontes de pc possuem 2 saídas 12v e outra 5 v ,carregadores para acima de 4s precisam de pelo menos 16 v de entrada portanto você precisaria modificar essa fonte entendendo de eletrônica o suficiente para modificar alguns componentes internos da fonte para subir essa tensão porém ela fica instável acima de 14 v modificada o que pode gerar a queima do carregador , ou simplesmente montar uma fonte a partir de um transformador 15 v vendido em loja de eletrônica e um retificador zener para potência.



Eduardo,quer dizer então que se eu quiser carregar uma Lipo de 4s ou mais no meu Imax B6,usando a minha fonte que tem de saída +12v 5A, não vai rolar? pensava que o limite na hora de carregar uma bateria fosse apenas a amperagem e não a voltagem, pois a fonte gera somente 5A. Lembrando que no Imax B6 os limites de entrada são de 11v - 18v.......e pra carregar, o charger rate do Imax B6 é de 0.1 - 5A.

_________________
Beto Rocha

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho


Editado pela última vez por Beto Rocha em Seg Set 16, 2013 11:00 am, em um total de 1 vez.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 10:57 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 01, 2010 7:56 am
Mensagens: 1865
Images: 0
Localização: São Paulo - SP
Escreveram coisas com equívocos aí, sem base técnica, se eu quiser carregar uma lipo 12S usando uma fonte de 12V, carrego

_________________
Team Associated RC8T FT
Team Associated SC10 4x4 FT
HPI WR8 Flux Ken Block - GYNKHANA_FIVE
Tamiya TT01E - BMW M3 Sport EVO
Tamiya M-Chassis M05 - Mugen CR-X Pro


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 11:03 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 10, 2008 11:59 pm
Mensagens: 2942
Localização: Brasília
Beto Rocha escreveu:
Eduardo,quer dizer então que se eu quiser carregar uma Lipo de 4s ou mais no meu Imax B6,usando a minha fonte que tem de saída +12v 5A, não vai rolar? pensava que o limite na hora de carregar uma bateria fosse apenas a amperagem e não a voltagem, pois a fonte gera somente 5A. Lembrando que no Imax B6 os limites de entrada são de 11v - 18v.......e pra carregar, o charger rate do Imax B6 é de 0.1 - 5A.

Carrega normal, o eduardo que viajou ali...

_________________
Savage Flux HP, Ofna GTP2-e e Tamiya DT02
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 11:07 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Ter Mai 13, 2008 10:07 pm
Mensagens: 998
Localização: armação dos buzios - RJ
a fonte so precisa entregar 12v pro carregador q este carregara ate uma 6s (22,2v) ou mais, é a tal da potencia eletrica como o mach ja disse...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 11:08 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:43 am
Mensagens: 2825
Images: 0
Localização: Joinville SC
mach escreveu:
Escreveram coisas com equívocos aí, sem base técnica, se eu quiser carregar uma lipo 12S usando uma fonte de 12V, carrego



Mach,na verdade não estou contrariando nem vc, nem o Eduardo,é que sou totalmente leigo nessa questão e nunca parei pra ver se no manual do Imax B6 fala algo a esse respeito.Mas o fato de a entrada de energia desse modelo (Imax B6) ser de até 18v me faz crer que talvez haja fundamento no que o Eduardo disse.Mas vamos conversar numa boa,afinal estamos aqui pra aprender uns com os outros e isso pode vir à ser info muito valiosa.


Abraço à todos :drinks:

_________________
Beto Rocha

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 16, 2013 11:56 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 01, 2010 7:56 am
Mensagens: 1865
Images: 0
Localização: São Paulo - SP
Como vc disse estamos aqui para aprender, então se alguém vem e escreve coisas afirmando tal fato equivocadamente, está repassando informações ERRADAS que podem PREJUDICAR a outros

Então vamos lá
- Uma fonte de PC modificada (e sem aquela modificação na linha 5V para dar um "turbo" nela) entrega em média 12V 15A (doze volts à 15 ampèr, ampèr = corrente)
- Potência elétrica: P = I . U
onde I é o valor da corrente, U é o valor da tensão (V) e P estará em watts (W)
- Outra regra é: se temos um equipamento q consome mais potência que uma fonte pode fornecer temos uma queda na linha de tensão, dependendo do tipo de proteção da fonte de energia ela pode desligar, entrar em curto, sobre aquecer..
- A fonte de PC entregaria então P = 15 . 12 = 180W
- Vcs devem ter notado que os carregadores inteligentes q usamos, sempre dão como especificação XX Watts, no caso do iMaxB6, 50 watts
- Vamos trabalhar valores

- Temos uma Lipo 2S 6000 (aqui não faz diferença a capacidade de descarga dela, os C)
- Para o carregador conseguir carregar essa LIPO a 6A (1C): P = 6 . 8.4 = 50.4W, nos mostra que o carregador estará no seu limite, em 50W, para a fonte estará usando um pouco mais q 1/3 de sua capacidade

- Temos uma lipo 3S 5000
- Para carrega-la a 1C: P = 5 . 12.6 = 100.8W, aqui vemos um problema, o consumo para a carga está o dobro q o carregador suporta, que é de 50W, dependendo do carregador ele até deixa vc escolher a corrente de 5A, mas na hora de carregar para não forçar a fonte e limitado aos seus 50W ele derruba a potência de 5A de carga. Para a fonte, 2/3 de sua capacidade.
- Fazendo as contas inversas:
P = I . U
50 = I . 12.6
I = 50 / 12.6 = 3.97A. Esses 3.97 será a potência em q o carregador irá carregar

Temos uma lipo 6S 5000
- P = 5 . 25.2 = 126W. Essa seria a potência necessária para carrega-la, a fonte, ainda consegue entregar os 180W. vamos ver agora com qtos ampèr o carregador vai conseguir carregar
P = I . U
50 = I . 25.2
I = 50 / 25.2 = 1.98A. Esses 1.98A será a potência em q o carregador irá carregar
- Por isso vemos no mercado vários carregadores com vários watts, neste último exemplo se pegássemos um carregador de no mínimo 150W, poderíamos carregar essa lipo 6S com 5A de carga sem problemas, e a fonte ainda iria aguentar

- Agora, entenderam a relação da potência?! Dúvidas, perguntem.

_________________
Team Associated RC8T FT
Team Associated SC10 4x4 FT
HPI WR8 Flux Ken Block - GYNKHANA_FIVE
Tamiya TT01E - BMW M3 Sport EVO
Tamiya M-Chassis M05 - Mugen CR-X Pro


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB