RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 6:51 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jan 20, 2014 4:18 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Dom Jul 29, 2012 4:13 am
Mensagens: 12
Galera comprei meu primeiro eletrico mas nao eh um carro eh uma spartan...
Dispenso comentários, a lancha eh um avião, diversão garantida mas como estou acostumado com carros a combustão estou sofrendo com o runtime e tenho algumas duvidas...

A configuracao dela eh : 2x lipo 3s 5000mah esc vxl-6s motor castle 1800kv ORIGINAL , ainda nao fiz nenhum up nela (mas já encomendei alguns)

Duvida: normalmente ando na manha, dando algumas boas aceleradas, o esc refrigerado a Agua nem esquenta(ao toque ) e motor e baterias ficam mornos, tranquilo... Ontem assim q botei o barco na Agua começou a chover entao resolvi correr um pouco... Consegui drenar as Duas baterias (em serie) em 8 minutos!! OITO!!! Achei muito pouco, muito mesmo, andei quase que o tempo todo com 80-85% de aceleração, mas nao colei mto o dedo nao... Foi um passeio tranquilo eu ate assustei quando o esc entrou no modo de proteção por baixa voltagem.... Assim que tirei o barco da Agua examinei tudo e fiquei um pouco assustado...

As baterias estavam ligeiramente mais quentes q o normal, em torno de 45-50°C o motor tambem ligeiramente mais quente e o esc como eh refrigerado a Agua nao da pra notar mas os capacitores (mosfets) estavam a +- uns 90°C, eu assustei pq nunca vi eles tao quentes, mas andei com o barco umas 6x nao sei se isso eh normal... Só que agora eu to com medo daquela m... Explodir...

Quanto a runtime pensei em 3 possibilidades
1ª usar 2 lipos 6s 5000mah em paralelo = 22,2V 10000mah (mais cara)
2ª passar a noite carregando 6 baterias, ir no lago com uma mala de baterias e ficar trocando toda hora ou ter q empurrar o carro pra ir embora (um saco)
3ª comprar mais 2 baterias 3s 5000mah e ligalas em paralelo entre si e em serie com mais 2 iguais tambem em paralelo entre si = 22.2v 10000mah (mais barata porém barco mais pesado)

Nao estou tao preocupado com velocidade pq a lancha eh mto mais rápida do q precisa portanto estou tendendo para 3ª opção, além do q dessa forma nao terei problema com taxa de descarga e etc

Agora quero saber se esse aquecimento eh normal ou se nao posso correr mto pois eh perigoso estourar os capacitores...
Outra coisa, em carros aumentar o peso forca suspensão e servos e acaba nao valendo a pena mas em barco só vai aumentar o arrasto na Agua e comportamento em curvas, aceleração.... Mas usar 4 baterias vai aumentar o peso a ponto de nao valer a pena? Digo, o maior peso vai drenar tanta energia a mais q nao terei um runtime significativamente maior?
Sei que parece mais facil simplesmente trocar as baterias mas em um carro você para ele no seu pé e troca, o barco você tem q levar p margem, tirar da Agua, sentar no chão com ele no colo, trocar, botar na Agua........ TRAMPO!!!!

Desculpem o texto enorme e obrigado!!!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 20, 2014 12:15 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Assim ...

Vou falar o que conheço:

1 - Carregar baterias e suave ...Inclusive recomendo vc comprar muitas baterias 2S e no máxima 3S ... Tem placas que carregam 6 baterias de uma so vez e balanceando ainda !
Isso e bom pois o peso é pouco. Baterias 4S pra cima e muito pesado coisa de 0,5 Kg pra cima no mínimo e isso judia de qquer coisa.

2 - Quanto ao esquentar, pode ser que seu ESC esteja exigindo muito ... Dá uma olhada e veja se nao tem como configurar o punch de aceleração. No Inferno GT2 existe isso.

3 - O "esquentamento" da bateria tem um limite. Porém se ta esquentando demais, e sinal que seu ESC exige carga que sua bateria não tem como entregar ... Vc pode melhorar isso aumentando a bitola dos fios e/ou conectores.

4 - Ligar em serie exige conectores da mesma bitola .... Cuidado ai que vc pode derreter algo ! Inchar baterias...

5- A ultima coisa que me vem na cabeça é ... Baterias não são iguais.
Procure varias marcas ...vá testando a que melhor adapta ao seu carro/lancha.
A descarga contínua e o precoce esgotamento e sinal que as células não estão em boas condições apesar de serem novas.


Tenho baterias de varias marcas pra 3 modelos de carros de diferentes ESC´s
Cada um uma particularidade..

Tenho baterias de diferentes marcas, mah, C´s, e voltagens que variam de 2S a 4S.

Todos meus automodelos já coloquei pra andar no limite e com dedo atolado andei em média 20 minutos no minimo !


Poste o modelos das suas baterias com specs delas ...



Abços e espero ter ajudado

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 20, 2014 4:41 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Dom Jul 29, 2012 4:13 am
Mensagens: 12
Pantcholino escreveu:
Assim ...

Vou falar o que conheço:

1 - Carregar baterias e suave ...Inclusive recomendo vc comprar muitas baterias 2S e no máxima 3S ... Tem placas que carregam 6 baterias de uma so vez e balanceando ainda !
Isso e bom pois o peso é pouco. Baterias 4S pra cima e muito pesado coisa de 0,5 Kg pra cima no mínimo e isso judia de qquer coisa.

2 - Quanto ao esquentar, pode ser que seu ESC esteja exigindo muito ... Dá uma olhada e veja se nao tem como configurar o punch de aceleração. No Inferno GT2 existe isso.

3 - O "esquentamento" da bateria tem um limite. Porém se ta esquentando demais, e sinal que seu ESC exige carga que sua bateria não tem como entregar ... Vc pode melhorar isso aumentando a bitola dos fios e/ou conectores.

4 - Ligar em serie exige conectores da mesma bitola .... Cuidado ai que vc pode derreter algo ! Inchar baterias...

5- A ultima coisa que me vem na cabeça é ... Baterias não são iguais.
Procure varias marcas ...vá testando a que melhor adapta ao seu carro/lancha.
A descarga contínua e o precoce esgotamento e sinal que as células não estão em boas condições apesar de serem novas.


Tenho baterias de varias marcas pra 3 modelos de carros de diferentes ESC´s
Cada um uma particularidade..

Tenho baterias de diferentes marcas, mah, C´s, e voltagens que variam de 2S a 4S.

Todos meus automodelos já coloquei pra andar no limite e com dedo atolado andei em média 20 minutos no minimo !


Poste o modelos das suas baterias com specs delas ...



Abços e espero ter ajudado


Tudo traxxas cara, a lancha ta toda original, a bateria eh 25c portanto da descarga de ate 125 ampères e pelas minhas contas esse esc puxa no max 80...
Uma coisa que você esqueceu de levar em conta eh q nao eh um auto, eh nauti... Num carro você nao anda o tempo todo acelerando, a nao ser em pistas/corridas, geralmente a gente alivia o gatilho em curvas ou apos alguns segundos quando o carro atinge uma boa velocidade, no barco a aceleração eh constante, sem propulsão ele para, rodas fazem mta falta...
As ligações que pensei em fazer são todas com conectores originais traxxas e as baterias nao esquentam mto mesmo, o q esquentou demais foram os capacitores do esc, plugues cabos e etc td em ordem....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 20, 2014 5:20 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Recomendo se for trocar as baterias, nunca usar uma de cada no seu nauti! Se usar uma de cada, corre o risco de explosão!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB