RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 9:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Ago 11, 2014 10:46 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jul 30, 2014 8:46 pm
Mensagens: 8
tenho duvidas quanto a regulagem, posso danificar meu motor por deixar muito apertado a regulagem do motor coroa e pinhao?? pois pretendo deixar bem justo pra evitar de danificar minha coroa.. estou penssando em colocar uma coroa de fero pra evitar de quebrar a coroa, mas tenho medo tambem de forcar o diferencial. o que fazer??


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 12, 2014 4:31 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
A regulagem dessa forma pode prejudicar todo o conjunto. Até mesmo o eixo do motor pode entortar, estourar com rolamentos ou gastar os mancais... Ao contrário do que pensas, o desgaste das peças será antecipado, devido à grande pressão e maior atrito. A maneira certa de regular (ao menos uma delas) é colocando um papel entre as engrenagens (coroa e pinhão) e fazê-las encaixarem. Faça com que fiquem bem justas, dê o aperto suficiente e faça com que girem até que o papel saia. Uma folha normal é suficiente (A4, ofício...). Dessa forma evitarás o desgaste deixando a relação com a folga suficiente para que não pule e tb para que não haja desgaste prematuro. O diferencial tem a regulagem ideal, e uma relação de aço ou nailon não altera a força que ele fará, a não ser pela diferença entre os tamanhos entre coroa e pinhão (relação mais curta força mais).

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 12, 2014 9:23 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
dz7modelismo escreveu:
A regulagem dessa forma pode prejudicar todo o conjunto. Até mesmo o eixo do motor pode entortar, estourar com rolamentos ou gastar os mancais... Ao contrário do que pensas, o desgaste das peças será antecipado, devido à grande pressão e maior atrito. A maneira certa de regular (ao menos uma delas) é colocando um papel entre as engrenagens (coroa e pinhão) e fazê-las encaixarem. Faça com que fiquem bem justas, dê o aperto suficiente e faça com que girem até que o papel saia. Uma folha normal é suficiente (A4, ofício...). Dessa forma evitarás o desgaste deixando a relação com a folga suficiente para que não pule e tb para que não haja desgaste prematuro. O diferencial tem a regulagem ideal, e uma relação de aço ou nailon não altera a força que ele fará, a não ser pela diferença entre os tamanhos entre coroa e pinhão (relação mais curta força mais).


Alguma lubrificação também é importante. Procure graxa branca e use depois de tirar o papel da relação. Outra opção é o pó de grafite, mas este tende a sair mais facilmente.

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 12, 2014 2:16 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
Bushido escreveu:
Alguma lubrificação também é importante. Procure graxa branca e use depois de tirar o papel da relação. Outra opção é o pó de grafite, mas este tende a sair mais facilmente.


Isso, eu tava quase dormindo :bocejo: e esqueci esse detalhe, hehehe! :putz:

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2014 5:58 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jul 30, 2014 8:46 pm
Mensagens: 8
umm muito bem. entendi amigos, mas quando eu mensionei coroa de pinhao eu me referi com o seguinte proposito... se eu por coroa de aco, nao vai mais quebrar a coroa... e pode quebrar entao o diferencia pq a coroa ta guentando pau e o mais fraco sempre quebra, tenho medo dequebrar o diferencia... ou nao?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2014 7:35 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 11:28 pm
Mensagens: 122
Localização: Lages - SC
Não necessariamente, aí vai depender de que material são feitos teus diffs. Geralmente são de aço temperado, mais difícil de moer. Mesmo assim ainda pode quebrar coroa ou pinhão, que é onde o esforço é maior, pois força para tocar os dois diffs. Passa o modelos do teu RC ou fotos que a gente pode ver melhor como te orientar. Tb vai depender da relação usada, longa ou curta, motor, bateria, tamanho dos pneus, forma de andar... Sempre tenha em mente que nenhuma peça é indestrutível, tudo depende do modo que é usado o RC e da manutenção e regulagem. Quanto à lubrificação, sempre vai sair, seja graxa, óleo ou grafite, a menos que tenhas uma proteção fechada. Se colocar graxa ou óleo viscoso, preste bastante atenção ao andar na areia ou poeira. Eu prefiro andar com coroa e pinhão secos ou só com grafite nessas condições, pois segurando sujeira pode moer com tudo. Uso pinhão de metal e coroa plástica, como um elo fraco, que se trancar, ao invés de estourar eixos, rolamentos e outras peças, vai estragar só a coroa, já que uso brushless com punch mais forte.

_________________
ESSA NOITE...VAMOS DOMINAR O MUNDO!!!
MONSTER THUNDER TIGER BRUSHLESS GAIOLA ALUMÍNIO
MONSTER "VARIOUSS" (gaveta)
ZCRAWLER PROJECT(under construction)
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=58&t=47750


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB