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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 4:31 pm 
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Boa tarde,

Em um carro com ESC de 25A posso usar no máximo baterias com quantos "C"? e no caso de um carro com ESC de 80A? O número de "C" faz muita diferença? O que uma bateria com descarga maior pode pode resultar no funcionamento do carro? Estava vendo umas baterias Turnigy, as dos modelos Nano-Tech são boas? e as modelo Compact da Zippy?

Valeu!

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 4:59 pm 
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JokerPow, tudo se baseia na corrente que o motor puxa. Se seu motor puxa 40A contínuos, quando está sendo exigido ao máximo, você deve possuir um ESC de mais de 40A,
com uma margem de segurança de uns 30~40%, para que o ESC não queime, então, seria legal usar um ESC de 60A para esse motor.
Se o seu motor puxa 40A, você deve possuir uma bateria que forneça mais que 40A, para que ela rode com folga, e não dê problemas. O valor do ESC, já tem uma margem
de segurança de 20A, mas mesmo assim, eu costumo me basear pelo ESC, e não pelo motor, porque as baterias que temos no mercado, infelizmente mentem muito no valor da descarga,
então, tendo um ESC de 60A, vou pegar uma bateria que forneça mais de 60A, com também, 30 a 40% de margem, nesse caso, pegaria uma bateria que fornece 80A para cima.

Se você quer saber como calcular a descarga de uma bateria, é a seguinte conta:
Capacidade da bateria em Ampéres (1000mah = 1 Ampér) x Descarga da bateria em C

Ex: Minha bateria é 5000mah 30C,

A capacidade dela em Ampéres é de 5A, multiplicando a Capacidade pela Descarga de 30C da bateria,
ela possui 150A de descarga, ou seja, funcionaria com uma bela margem nesse motor que tenho de 40A.

Quanto mais descarga melhor, pois menos força-se a bateria, ou seja, mais vida útil a mesma tem, e maior é a segurança.

Descarga maior, dificilmente influencia no desempenho do automodelo, se influencia, é tão imperceptível, que vc só saberia
se tivesse um medidor de velocidade, e estivesse usando o automodelo pra bater record de velocidade.

Ou seja, tenho um motor que puxa 40A, colocando uma bateria de 80A, ou uma de 320A de descarga, notarei pouca diferença,
a única diferença é que a bateria de 320A durará mais tempo usando nesse meu motor, pois erá menos forçada.

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 5:00 pm 
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O ESC só fornece o que o motor "solicita". SE seu ESC de 25A trabalha normal com seu motor, então suponha que precisará de uma bateria que lhe forneça no MÍNIMO 25A constantes. Exemplos: um pack com 5000mAh e 20C de descarga fornece( ao menos em teoria), 100A constantes. Um pack com 4000mAh e 30C fornece 120A constantes. E por aí....
Nada adianta, por exemplo, você comprar um pack que te forneça 100A, sendo que seu Combo( limitado pelo ESC) consuma somente 25A. O desempenho não mudará.
Do contrário, se por exemplo seu Combo necessite de 60A, mas você usa um pack que fornece somente 50A, neste caso seu Combo trabalhará aquém de sua capacidade e ainda arruinará sua bateria. Ela no MÍNIMO vai estufar e ter sua vida útil comprometida. Há casos até de bateria LiPO pegar fogo. É verídico.
Ainda em relação à bateria: desconsiderando a questão da descarga total; quanto maior o número de "mAh", maior será seu runtime.
Sim, as Nano Tech são boas, assim como também as Zippy "tradicionais" e as "Compact". A promessa de superioridade das Nano Tech em relação às comuns é o fato de suportarem caregamentos a mais de 1C. Exemplo: se o pack possui 5000mAh. Numa LiPo comum, você pode carregá-la no máximo À 5A. Nas Nano Tech, podes carregá-las à taxas de carga maiores. Exemplo: à 6A

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 5:23 pm 
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Nossa, excelente as explicações, obrigado mesmo, esses cálculos são muito importantes.
Ofneiro, o meu esc de 25A é o original do Extreme Rally 1/16.
Você tem um igual, qual bateria recomenda para ele?
Na verdade seria, qual o máximo de mAh e C eu consigo usar nele?

Valeu!!!

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 5:53 pm 
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Só medir o compartimento, e comprar uma bateria qualquer, que forneça mais que 25A de corrente...
Creio eu que vá caber no máximo uma bateria lipo de 2200mah...

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 6:01 pm 
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Que eu achei sim, 2.200 mAh foi o máximo....
Os "C" pode ser qualquer um, quanto mais melhor?
Achei no máximo com 90C. Mas estava muito cara.
Devo comprar uma de 60C mesmo, no máximo.
Não vai queimar meu ESC né? rs

Valeu.

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 6:15 pm 
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Não, o motor que decide quanto vai puxar, o ESC
só queimaria se o motor puxasse mais que ESC pode aguentar,
ou vc colocasse uma bateria de voltagem maior que a permitida,
se vc comprar bateria lipo 2S, tá de boa.

Se seu ESC é de 25A, uma bateria de 2200mah (2.2A), precisa apenas de 15C pra suprir o motor,
ou seja, uma de 20C já seria suficiente, mas pra ter uma boa durabilidade, eu pegaria uma de 30C.

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 6:46 pm 
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Legal João Victor,
Vou seguir sua recomendação....30C

Valeu!!!

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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 7:53 pm 
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Tem outra continha boa !)

Procura na web o manual do motor, ou especificações, descobre qtos "watts" tem.

Continha:
Bateria Amp x Descarga (C) x voltagem
2 (2000mAh) x 20 (C) x 7,4 = 414,9 watts

Lembrando que, como a batera baixa a carga, consequentemente baixa os watts, então terá q ter pelo menos o dobro dos watts do motor.

Respeitando sempre a Amperagem do ESC e motor suportado, da para andar na margem de segurança!!!

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 8:13 pm 
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JokerPow escreveu:
Nossa, excelente as explicações, obrigado mesmo, esses cálculos são muito importantes.
Ofneiro, o meu esc de 25A é o original do Extreme Rally 1/16.
Você tem um igual, qual bateria recomenda para ele?
Na verdade seria, qual o máximo de mAh e C eu consigo usar nele?

Valeu!!!


Cara, eu uso no meu Rally uma Zippy 2S de 2200mAh e 20C. Acho uma bateria excelente. E é mais que suficiente para tocar o carro em qualquer regime de uso. Serve milimetricamente nele. Tive apenas que recuar mais para a lateral externa aquele bloco plástico
que impede que o pack "escorregue" para fora do carro lateralmente.
João Paulo.

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MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 6:32 pm 
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Ofneiro e João Victor.

Mudando um pouco de assunto, para converte-lo para drift eu preciso trocar os diferenciais, igual aquele que vem no Kit? Vi um tal de diferencial blocado para vender. Sabem o que é isso?
Ou basta ter as rodas de drift que já está tudo certo?

Valeu!!!

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MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 7:23 pm 
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Por ele ter a medida de entre-eixos pequena, deve ser relativamente difícil de fazer drift com ele. Não sei se será possível fazer sem blocar o diferencial. Mas eu faria o teste... Ate porque geralmente quando se boca um diferencia, não tem volta.
O diferencial, tem o trabalho de fazer uma roda girar mais que a outra nas curvas, quando se bloca o diferencial, você trava essas engrenagens que compõem ele, pra tirar essa função, e geralmente dá mais facilidade na derrapagem.
Antes de blocar, ou comprar um já blocados, testa só com os pneus, talvez seja suficiente, se não for...

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MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 9:28 pm 
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No meu eu instalei o diferencial blocado na traseira e os pneus para drift. Mas é difícil driftar com ele. Ele mais faz "zerinhos" do que drift. Mas dá pra divertir.

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MensagemEnviado: Dom Nov 30, 2014 11:24 pm 
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Como eu consigo saber quantos amperes meu motor puxa? Só com amperímetro ou existe um calculo tmb?

Valeu...

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