RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 7:39 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2015 8:16 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Ago 28, 2015 7:56 am
Mensagens: 4
Bom dia! :D
Tenho um Maximus primeira geração que herdei do meu pai (creio que o modelo seja de 1986) e tentei por ele pra andar. Pra minha surpresa ele andou perfeitamente, mas não aguentou mais que 5min de carga e rapidamente a bateria morreu.
O carregador original que eu tenho foi pro saco, pois meu irmão (5 anos) foi mexer e colocou na tomada com tensão errada.

Venho procurando alternativas para confeccionar uma bateria caseira NiMH (não tenho a menor noção de qual tipo seja o melhor para isso) e dei uma olhada para fazer com pilhas recarregáveis e isolar com fita isolante. Mas acho que essa não seja a melhor maneira. Sobre o carregador, eu não tenho nenhum e preciso de ajuda para comprar.


Me digam, por favor, um jeito de por ele pra funcionar novamente (com uma carga que eu possa brincar mais que 15min) e um carregador pra fazer a bateria funcionar bem.
Ou se a ideia do carregador e bateria caseiros seria uma boa opção

Desde já, obrigado!!! :cry:


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2015 11:27 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Dá para montar sim uma bateria com pilhas NiMh recarregáveis, mas geralmente não fica bom,
pelo que entendo, as pilhas geralmente têm uma resistência interna diferente uma da outra, e geralmente a que prevalece num pack é a pior e não a média,
então você tem que ter mecanismos pra selecionar sempre as pilhas com resistência mais parecida.
Eu acho que seria mais vantajoso se você comprasse um pack de pilhas já pronto, ou talvez até mesmo procurasse por outros tipos de bateria que coubessem no Maximus...
Aqui no fórum tem bastante tópicos sobre esse modelo e se você der uma boa olhada, vai achar bastante dicas pra coisa do tipo...

Se você só quer andar uns 15 minutos normalmente, se você achar pilhas recarregáveis de uma marca consideravelmente boa, creio que você consiga sim, mas se for daquelas chinesinhas, não acho que vá dar muito certo não. Pra montar o pack, só desse jeito que você falou, um ponto de solda no topo e na base de cada uma e vai ligando o positivo de uma no negativo de outra, até só sobrar 1 positivo e um negativo livre, então você puxa um fio de ambos e assim você tem o seu pack pronto.

E carregador é simples, é só procurar um carregador com voltagem compatível (geralmente um pouco acima do pack de baterias, ex: São 6 pilhas, as NiMh e NiCd possuem 1,2V nominal cada, ou seja, seria 7,2V de voltagem no pack. O carregador mais usado pra esse tipo de pack é o de 9V, porque a voltagem da bateria sobe além da nominal). E a amperagem geralmente é de 1/8 da amperagem do pack, por exemplo, as pilhas são de 800mah, o carregador deve ser de 100mah. A carga demorará por volta de 8 horas, mas só assim pra bateria não estragar.

Ou então você pode procurar a voltagem que seu carrinho tem, e comprar uma bateria LiPo ou LiFe que tenha uma voltagem próxima, além de você brincar por muito mais tempo e sem perder força (claro, olhando sempre pra ver se o motor não tá torrando), você pode comprar um carregador que carrega em uma hora, e mesmo assim a bateria vai durar muito.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Set 05, 2015 6:43 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Ago 28, 2015 7:56 am
Mensagens: 4
Mas como sou iniciante eu não conheço nenhum tipo de carregador. Poderia usar por exemplo uma fonte com essas especificações que você falou?
A bateria eu já achei uma, me disseram uma vez que se eu por LiPo o sistema por ser antigo pode não aguentar, então continuo com as Nimh mesmo. É um modelo da traxxas. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... dor-ve-_JM

Mas não sei onde plugar esse carregador, pois é veicular. Desculpa a inocência, mas se puderem ajudar.....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB