RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 3:47 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2018 2:15 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:36 am
Mensagens: 3
Boa tarde à todos,

De antemão peço desculpas se este não for o local correto da dúvida (espero que seja), pois vi tópicos parecidos em outros locais.

Comprei 2 carrinhos monster truck, um pro meu filho e claro um pra mim brincar com ele.
Como é presente de aniversário dele, eu abri apenas para ligar e testar, para não ter surpresas no dia da entrega do presente.
O modelo é o 9115 1/2 link:
https://www.banggood.com/9115-112-2_4GH ... rehouse=CN

Minha dúvida é sobre o carregamento e tempo de uso, pois veio com um carregador de 220v (não tinha opção de escolha) ainda bem que tenho 1 tomada 220v em casa, porque aqui no PR é tudo 110v.

Bom vamos aos detalhes
No site informa o seguinte:
- tempo de carga estimado: 2 horas;
- autonomia de 10 - 15 minutos

Detalhes do carregador:
Input: 220-240V ~50/60Hz ------- Output: 3.2v - 1000mA

Detalhes da bateria:
- marca Aurora = Li-ion-FE / 16500 / 800mAh / 9.6V

Gostaria de saber qual bateria mais indicada para para aumentar o tempo de autonomia dele.
Pelo que li, acredito que uma Lipo 2s e um carregador Imax B6, mas teria alguma específica que dure uma meia hora e carregar com 1 hora?

Desde já agradeço a ajuda.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2018 7:05 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
alex.spi escreveu:
Boa tarde à todos,

De antemão peço desculpas se este não for o local correto da dúvida (espero que seja), pois vi tópicos parecidos em outros locais.

...


Boa tarde, as baterias Li-Fe são meio complicadas de substituir pq a tensão de trabalho delas são bem diferentes das de Li-Po (essas que carregam rápido e têm boa autonomia). Enquando as LiPo têm 3,7V de tensão nominal e 4,2 de tensão máxima (carregadas), as Li-Fe têm apenas 3,65V totalmente carregadas, então, sua bateria de 3 células LiFe, possui 11V máximo e 9V nominal.

Se você colocar uma Li-Po de 3 células, totalmente carregada ela chegará a 12,6V, ultrapassa a tensão da LiFe por 1,6V e se colocar uma LiPo 2S, terá apenas 8,4V carregada.

O ideal era ver se há informação no manual que indique se há essa possibilidade de colocar uma bateria de tensão mais alta. No mais, 1,6V eu não acho nada absurdo e é quase certo que o seu carrinho suporta tranquilamente.

Caso opte por pegar uma LiPo, pegue 3 células (3S) e com a maior capacidade possível em Miliamperes (mAh), desde que ela caiba no seu carrinho.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 28, 2018 9:01 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:36 am
Mensagens: 3
Obrigado, João Vitor.

Se puder ou outro amigo do fórum, tenho mais dúvidas:

1 - quando você disse: "uma Li-Po de 3 células, totalmente carregada ela chegará a 12,6V, ultrapassa a tensão da LiFe por 1,6V"
E, se para garantir eu carregar a lipo até atingir a voltagem necessária (11V) e desligar o carregador (desde que o carregador informe a voltagem no momento que carrega, claro) é possível fazer isso ou vou danificar a Lipo com esse procedimento?

2 - quando você disse: "e se colocar uma LiPo 2S, terá apenas 8,4V carregada."
Qual é o problema de usar uma 2s no exemplo acima? o carrinho vai andar menos tempo que a bateria atual?

Próximos passos:
- medir o compartimento da bateria e verificar qual bateria de maior mAh cabe lá e comprar, se não for muito caro a intensão é 2 para cada carrinho;
- comprar um carregador, alguma sugestão?, vi que pessoal do fórum utiliza muito o Imax B6, pena que é caro aqui.

Desculpe o monte de dúvidas, quero brincar bastante com meu filho e ficar esperando 2 horas ou mais pra carregar e andar somente 10 minutos é complicado, e quero que ele goste do hobby, pois é o meu primeiro carrinho RC "grande" também, rssss
Estou até planejando uma pista de terra, não vai ser fácil fazer na enxada, rsss, mas se conseguir acho que vai ficar legal e meu filho vai gostar bastante.

Obrigado pela ajuda e esclarecimentos.

Alex


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Nov 28, 2018 8:37 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
alex.spi escreveu:
Obrigado, João Vitor.

Se puder ou outro amigo do fórum, tenho mais dúvidas:

1 - quando você disse: "uma Li-Po de 3 células, totalmente carregada ela chegará a 12,6V, ultrapassa a tensão da LiFe por 1,6V"
E, se para garantir eu carregar a lipo até atingir a voltagem necessária (11V) e desligar o carregador (desde que o carregador informe a voltagem no momento que carrega, claro) é possível fazer isso ou vou danificar a Lipo com esse procedimento?

2 - quando você disse: "e se colocar uma LiPo 2S, terá apenas 8,4V carregada."
Qual é o problema de usar uma 2s no exemplo acima? o carrinho vai andar menos tempo que a bateria atual?
...

Alex


Boa noite Alex, então, não sei se seu carrinho possui a função chamada Cut-off, as baterias de lítio têm uma bateria mínima, que caso atingidas e ultrapassadas (menor tensão que o limite), a bateria pode estragar, portanto, a função Cut-off, ao atingir essa determinada tensão, automaticamente corta a corrente para o motor e seu carrinho para. Como a tensão de corte das Li-Fe são em 2,5V por célula e a sua tem 3 células, ao alcançar 7,5V, ele vai cortar o motor, por isso, usar uma bateria de 2 células (8,4V), não iria ser interessante, vc não conseguiria usar ela até a tensão mínima de 6V dela, portando não usaria nem metade da sua carga.

Já ao usar a 3S, de 12,6V totais, e 9V de tensão mínima (para não estragar), você não terá esse problema. Em compensação, se o seu cut-off corta em 7,5V, vc estragará a LiPo, então você terá que comprar um Buzzer para cada automodelo, Buzzer é um apito que ao chegar próximo da tensão mínima, começa a apitar, assim indicando que você deve parar e substituir ou carregar sua bateria. (ele é conectado no cabo de balanceamento da sua LiPo).

Esses 1,6V a mais não são prejudiciais na maioria dos casos e caso você não carregue sua bateria completamente, bateria LiPo não vicia, então não será um problema para a bateria, a única coisa que vai acontecer é que você vai andar por menos tempo, não valeria muito à pena.

O Imax B6 é bom, mas dependendo do tamanho da sua bateria, valha a pena um carregador daqueles simples de 800mAh, ele carrega 800mAh por hora, se sua bateria for de 1200mah por exemplo carregará em uma hora e meia.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Dez 04, 2018 8:13 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:36 am
Mensagens: 3
Bom dia, João e demais do fórum.

Dando retorno à ajuda.

Andamos com os carrinhos e deu uma média de 10 a 12 minutos (meu filho acelerou mais e acabou antes, rsss).
Tempo de recarga completa (até acender a luz verde) 2h31min.

"a função Cut-off, ao atingir essa determinada tensão, automaticamente corta a corrente para o motor e seu carrinho para"
sim, ele simplesmente parou de andar e desconectei a bateria.

Estávamos numa estrada de terra, e os carrinhos no sol o tempo todo, e esquentou demais a bateria e o por baixo onde fica o motor.

Vou providenciar as baterias e o buzzer.

Obrigado pela ajuda João.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB