Se você está falando de carregar "pilhas" AA de NiCd ou NiMH para alimentar rádios, dá para usar, mas o ideal é formar 2 conjuntos de 4 pilhas em série, e ligar estes dois conjuntos em paralelo.
Porque?
Não sei exatamente qual a tensão de saída do 905, mas para carregar 8 pilhas em série (9,6V), o carregador precisaria fornecer pelo menos uns 15V, e não acredito que ele forneça isso.
Então, ligar 4 pilhas em série (4,8V) é mais garantido.
Outra coisa:
Não use carga rápida. Pilhas AA ou AAA não foram feitas para isso, e podem explodir sem aviso. Elas vão bem, vão bem, não esquentam, derrepente esquentam demais e explodem. Melhor não arriscar.
Use a carga lenta, e calcule o tempo na seguinte base:
Tempo em horas = (1,2 x Capacidade de uma pilha em mA/H) / Corrente do carregador em mA.
Se estiver carregando 2 conjuntos de 4 pilhas, multiplique o tempo por 2.
Consulte o manual do 905 para ver qual a corrente que ele fornece em carga lenta, e não misture pilhas de capacidades diferentes num mesmo processo.
Exemplo:
Você quer carregar 2 conjuntos de 4 pilhas cada, e cada pilha tem 1500mA/H. Digamos que o 905 forneça 75mA em carga lenta:
Tempo = (1,2 x 1500) / 75
Tempo = 1800 / 75 = 24 H.
Como são dois conjuntos, multiplique por 2, então, 48H. Este é o tempo necessário para sair de 8 pilhas completamente descarregadas, e tê-las completamente carregadas. Obviamente que, se as pilhas ainda tiverem alguma carga, o tempo será menor, e o final da carga pode ser verificado pela temperatura das pilhas: quando estiverem de mornas para ligeiramente quentes, está OK. Isso só vale para NiMH, que não tem efeito memória.
Claro que dá para alterar o 905 a aumentar a corrente em carga lenta, reduzindo o tempo, é simples de fazer, só trocar 1 resistor, mas aí precisa fazer contas.
_________________ Stampede XL5 Yokomo YR-4 M2-J Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing) Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)
|