RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 17, 2025 8:35 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 2:14 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Pessoal, tenho um hobbico 905, estava carregando meu pack nicd de 2000 quando na terceira girada do timer, o ponteiro dele foi pra zero, daí desliguei, esperei esfriar e liguei novamente, e só fica no zero, se mudar o botão pra Discharge aí o ponteiro vai pra esquerda indicando que está descarregando, mas girando o timer pra com o botão na posição de carregar, nada feito, o ponteiro não sai do zero...

Será que já era ? Fiquei sem carregador ?

Valeu,
Fernando Scolari.

Turnigy 5.0 20C/Flightmax 5.0 20C
Sanwa MX-3

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 9:06 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

e aí galera, alguem tem uma dica ?

Sanwa MX-3

MensagemEnviado: Qua Abr 23, 2008 8:39 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Ôpa, desculpa a demora em responder, não tinha visto seu post...

O circuito de descarregador do 905 é bem simples, só um resistor (uma peça grande, parece um tijolinho branco). Se o amperímetro indica corrente na posição de descarga, significa que esta parte está OK.

A parte do carregador tem uma ponte retificadora (um tijolinho preto com 4 perninhas), dois diodos (cilindros pretos com a inscrição 6A8), e 2 resistores de valores diferentes (tijolinhos brancos de tamanho menor), que são comutados pelo timer e limitam a corrente num valor mais alto (carga rápida) ou mais baixo (carga lenta).

Como você não disse se o carregador não funciona de jeito nenhum, ou se em carga lenta ele está funcionando, teremos que testar ambas as possibilidades.

Faz o seguinte:

Antes de tudo, abra o aparelho, e veja se não tem nenhum fio desligado.

Arrume um multímetro. Se não conseguir, pode ser uma lâmpada pequena de 12 V.

Ligue o 905 na tomada, deixe o timer no zero e o interruptor na posição de carregar. Meça a tensão na saída do carregador, com o multímetro, ou dê um jeito de ligar a lâmpada no conector que você ligaria na bateria.

Se houver tensão (o multímetro vai indicar cerca de 12V, ou a lâmpada vai acender), significa que seus diodos e a ponte retificadora estão OK, e provavelmente foi o resistor da carga rápida que queimou (é o que tem o menor valor).

Se não houver tensão, significa que um diodo (ou os dois), ou a ponte retificadora queimou.

Aí é só trocar os componentes defeituosos (não se preocupe, é tudo barato).

Se quiser comprar a minha porcaria :lol: , digo, o meu 905, eu tenho um novinho para te vender...

Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)

MensagemEnviado: Dom Abr 27, 2008 4:26 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Opa Finck, agora fui eu quem demorou pra ver sua resposta, valeu pelas informações, muito bem detalhadas !

Seguinte, antes de vc responder, eu levei num amigo que trabalha com eletrônica, chegando lá, imagina o que aconteceu ? A porcaria funcionou normalmente... paguei o maior mico... mas tudo bem, chegando em casa fui colocar o pack pra carregar (já que a bagaça tinha voltado a funcionar), carregou nos primeiros 15 minutos, depois não carregou mais... abri ele, tirei a capa to timer, lixei o contato do timer, e nada... no dia seguinte tentei novamente, fucnionou que foi uma beleza, carregou diretão sem parar...

A porcaria tem vontade própria... to tentando trocar essa porcaria por uma coisa um pouco melhor (ou menos porcaria.. eeeheh)

Cara, os cilindros pretos com a inscrição 6A8, não tem, só tem um, e ainda acho que está ligado invertido... segundo o cara que viu pra mim, disse que ele só é acionado se eu for conectar numa bateria de 12v, daí precisarei inverter ele senão não vai funcionar... deixei do jeito que está.

Mais uma informação, quando ele não carrega, é possível perceber que a fonte está funcionando, ela fica vibrando.

Bom, é isso, enquanto eu não consigo trocar a porcaria, eu vou brigando com ele... hehehehe

Valeu
Fernando Scolari

Sanwa MX-3

MensagemEnviado: Dom Abr 27, 2008 9:35 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

o meu também é assim, por isso comprei outro e uso ele só como fonte e descarregador...

MensagemEnviado: Dom Abr 27, 2008 3:39 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Estranho isso...

Aparelhos que funcionam na casa dos outros mas não na nossa me fazem pensar em tomada com defeito (ou instalação elétrica com problemas)...

Quanto ao diodo 6A8, eu falei bobagem, ele serve como proteção contra inversão de polaridade na hora de ligar na bateria do carro, e não faz diferença no carregador.

MensagemEnviado: Ter Mai 06, 2008 11:03 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Finck, hoje voltei no amigo da eletrônica, agora o hobbico pifou de vez mesmo, e foi possível ele verificar o que era, e foi a ponte retificadora que se queimou, ela estava solta da plaquinha dissipadora, o parafuso estava frouxo e provavelmente ela queimou pq aqueceu demais, o dissipador não estava bem preso nela...

Amanhã vou procurar uma aqui na cidade, mas meu amigo já avisou que é difícil de achar aqui na cidade... vamos ver o que vira antes de jogar a poraria fora, é a última tacada... rsrsrs

Até mais,
Fernando Scolari

Sanwa MX-3

MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 1:45 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Finck, quando puder responder pra me dar uma ajuda, antes que eu torre tudo.. rsrsr

Seguinte: só achei ponte retificadora de 25 amperes, bem maior, mas coloquei assim mesmo, aproveitei pra colocar um fan de 40x40mm pra usar como exaustor, liguei ele no positivo e negativo da ponte retivicadora, nos terminais identificados pelos dinais + e -, não nos terminais com ~. Daí aconteceram algumas coisas estranhas que não sei se deveriam ser assim:

1. O fan liga quando eu conecto a bateria no hobbico, mesmo ele estando sem entrada (fora da tomada), basta o interruptor estar na posição "Charge" que ele já roda. Quando eu ligo o hobbico na tomada, aí o fan vai a mil por hora (ele é de 12v e 0,09mA, to com medo dele estourar com o tempo).

2. Antes, durante a carga, o amperímetro só marcava até 3 amperes, agora, ele passa dos 5, vai pra quase 6, os packs carregam mais rápido, mas não sei se pode ficar assim.

O que eu percebi também, é que esta ponte retificadora, como não chega a trabalhar no máximo (de 25A ela só está trabalhando com 10A) ela não aquece muito como a antiga de 10A, e ainda mais com o exaustor gambiarra, o carregador nem esquenta a parte frontal... :)

Bom, mesmo assim estou na luta pra conseguir comprar outro carregador...
até mais..
Fernando Scolari

Sanwa MX-3

MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2008 5:38 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Foi muito bom você ter colocado uma ponte que aguenta mais corrente, e a ventoinha também foi boa idéia. Pode deixar assim que não tem problemas, ao contrário.

Você já percebeu os efeitos positivos da ponte mais fria. Ponte mais fria = menos calor dentro da carcaça do aparelho. Menos calor = menos perdas no transformador, e menor resistência nos seus enrolamentos (a resistência de um fio aumenta junto com a temperatura. Menos perdas = maior capacidade de fornecer corrente, sem cair a tensão na saída.

Quando você espeta uma bateria que está bem descarregada, ela vai "puxar" mais corrente no início da carga, mas claro que o transformador do carregador precisa estar em condições de fornecer esta corrente maior. E isso você conseguiu fazer, não exatamente com a troca da ponte por uma mais "forte", mas sim com a redução de aquecimento que a troca propiciou.

Apesar disso, assim que puder trocar o 905 por um carregador mais avançado, faça-o. Se não quiser gastar muito, uma alternativa barata é o Duratrax Piranha (+/- R$ 75). Eu tenho um, uso junto com uma fonte de computador (tem um post sobre isso nesta mesma sala), e ele tem funcionado direitinho, tanto para NiCd como para NiMH. Como ele não tem descarregador embutido, eu montei um descarregador de lâmpadas, que resolveu meu problema.

MensagemEnviado: Seg Mai 12, 2008 12:31 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

"Se não quiser gastar muito, uma alternativa barata é o Duratrax Piranha (+/- R$ 75)."

Finck, é o que vou fazer, já tenho a grana pro carregador, estou tentando compra-lo no site RCFAST.NET, mas o site está com defeito... amanhã os caras devem arrumar...

Valeu pelos esclarecimentos, agora eu tenho uma bomba relógio "tunada" hahahahahaha..

Fernando Scolari

Sanwa MX-3

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas