RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:53 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2008 3:12 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Estou com problema em alguns packs meus, a resistencia interna foi lá pro alto, procurando na rede ví que zapear as celulas melhora voltagem durante descarga e diminui resistencia interna, pelo que pude ver, parece que é um processo onde é dado um "choque" na celula, este pode ser de até 85v, alguem sabe se é seguro fazer isso de alguma outra forma sem usar aparelhos como este?!?!?
Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2008 10:24 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Ale pergunta pro MM! ele é o ninja das baterias :mrgreen:

MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2008 1:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olha bem, me parece que é feio com descagas de capacitores na celula, os valores são entre 10000~60000uF, mas não sei exatamente como é o processo... Se o Marquinhos explicar, o esquema é o Nosso "queridão" Deivid desenvolver um "Zapper" Nacional! hehehe

MensagemEnviado: Dom Jul 20, 2008 3:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Alguem?!

MensagemEnviado: Dom Jul 20, 2008 4:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

alekimura escreveu:
Alguem?!

Eu também tenho essa dúvida, será que ninguém sabe por aqui?

:?:

MensagemEnviado: Dom Jul 20, 2008 6:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vai na tomada de casa e faz um zapping de 110v :mrgreen:

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 7:44 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

alekimura escreveu:
Olha bem, me parece que é feio com descagas de capacitores na celula, os valores são entre 10000~60000uF, mas não sei exatamente como é o processo... Se o Marquinhos explicar, o esquema é o Nosso "queridão" Deivid desenvolver um "Zapper" Nacional! hehehe

Cara.. não achei nada de concreto a respeito.. mas decidi fazer um teste por conta propria o resultado eu diria que foi interessante...

peguei o mesmo circuito de pulsos do descarregador nacional, só que agora para carregar... pra alimentar coloquei dois packs carregados em série (pra funcionar como fonte)

tenho umas células de IB4200 zuadas lá que não pegavam nem 300mAh mas não estavam mortas.. simplismente davam o pico cedo...... por 5 minutos dei pulsos de 2,5s e descanso de 0,5s em uma celula com esses 14,4V !!!! sei la quantos amperes deu... mas a celula esquentou pra kct.. fiquei até pensando que ia explodir (pode acontecer).

resultado... carreguei depois a celula no ICE por pulsos a 8A.. descarreguei.... esperei esfriar e recarreguei normalmente a 5A e ela pegou 3730mAh..(antes pegava 300mAh) .. fez uma descarga razoavel..

isso com certeza não é feito assim , pois esquentou d+ e pode explodir.... talvez seja com capacitores como o ale falou... se alguem tiver uma ideia.......................

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 8:02 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

vejam isto....

Increasing battery power by zapping (BU48)

Remote control (RC) racing enthusiasts have experimented with all imaginable methods to maximize battery performance. One technique that seems to work reasonably well is zapping nickel-cadmium cells with a very high pulse current. Zapping is said to increase the cell voltage by 20 to 40mV when measured under a 30A load. This would increase the cell voltage from 1.25V to about 1.28V. (Note that industry tends to rate nickel-cadmium at 1.25V whereas the consumer market has adapted 1.20V. It is simply a preference of rating). According to experts, the voltage gain is stable; only a small drop is observed with usage and age.

During the race, the motor draws 30A from a 7.50V battery (6 cells connected in series). This calculates to over 225W or about a quarter HP of power. The race lasts for roughly four minutes. By raising the cell voltage by say 30mV from 7.50Vto 7.68V per pack, an extra 5W can be drawn. Although small, this extra power is critical to the winning team.
According to experts, zapping works only reliably with nickel-cadmium cells. nickel-metal-hydride has been tried but the results are inconclusive. The zapping process is done with a 47,000mF capacitor charged to 90V. Best results are achieved if the battery is cycled twice after treatment, then zapped again. Once in service, zapping will no longer improve the cell's performance. Neither does zapping regenerate a cell that has become weak.

Companies specializing in zapping batteries use top quality Japanese-made nickel-cadmium cells. The cells are normally sub-C and are handpicked at the factory. Specially labeled, the cells arrive in a discharged state with an open cell voltages of 1.11 to 1.12V. If below 1.06V, the cell is suspect and zapping does not work well. A low voltage may hint at elevated self-discharge or chemical deficiencies. The 1.1V is produced through the electro-chemical potential of the nickel-cadmium cell. This voltage is present even with no charge. Applying a load would cause the open terminal voltage to collapse.

There are no apparent side effects to zapping, however, the battery manufacturers remain non-committal. No scientific explanation is available and only little is known on the longevity of the cells after treatment.

Ou seja.... é feito com um capacitor gigantesco... se alguem quiser posso fazer um cicuitinho por um precinho pequenininho.. hehehe...

maaaaaasss.. nada comprovado para NIMH e nada comprovado cientificamente.....

não sei se vale a pena não...

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 12:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

É pq a unica coisa que eu quero é baixar novamente a resistencia interna de algumas celulas minhas, tenho pack que está assim como a que você falou, pico falso, mas se eu dar uma carga com corrente baixa, ela pega pelo menos a carga nominal, durante o uso, as primeiras 3~5 voltas ela está meio "xoxa", depois fica normal, e se eu usar no dia seguinte, posso carregar normal, com 5.5A como de costume, pega carga normal e a resistencia está baixa, engraçado, mas eu acho que Latinha estraga as packs, pois nunca puxa muita corrente, por isso acho que packs 4200 são muita coisa pra latinha, provavelmente, se tivessem só GP3700 ou 3300 BOAS, o pessoal ia virar mais rápido que hoje... alguns packs meus que estavam aparentemente mortos, com mais de 100mOhms de resistencia interna, depois de 1 volta com mod. cairam pra 20~15mOhm :blink:

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 1:13 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

alekimura escreveu:
É pq a unica coisa que eu quero é baixar novamente a resistencia interna de algumas celulas minhas, tenho pack que está assim como a que você falou, pico falso, mas se eu dar uma carga com corrente baixa, ela pega pelo menos a carga nominal, durante o uso, as primeiras 3~5 voltas ela está meio "xoxa", depois fica normal, e se eu usar no dia seguinte, posso carregar normal, com 5.5A como de costume, pega carga normal e a resistencia está baixa, engraçado, mas eu acho que Latinha estraga as packs, pois nunca puxa muita corrente, por isso acho que packs 4200 são muita coisa pra latinha, provavelmente, se tivessem só GP3700 ou 3300 BOAS, o pessoal ia virar mais rápido que hoje... alguns packs meus que estavam aparentemente mortos, com mais de 100mOhms de resistencia interna, depois de 1 volta com mod. cairam pra 20~15mOhm :blink:

cara.. essa é a tese que defendo.. a 3700 é a bat perfeita pro lata .. relação pesox capacidade

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 1:34 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Deividfei escreveu:
alekimura escreveu:

cara.. essa é a tese que defendo.. a 3700 é a bat perfeita pro lata .. relação pesox capacidade

Eu tô usando 3700, 3800 e até uma 3300!

São muito boas e a descarga não deixa a desejar perto de uma 4200!! (Pro Lata!)

Isso que o Kimura disse tem muito nexo sim, eu mesmo acabei com dois packs IB4200, acredito que pela baixa corrente que o Latinha puxa!

QUem sabe não deveríamos voltar aos NICD 2400? hehehe eu usei e aprovo!

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 1:36 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Seanikaido escreveu:

Simmmmm!! to com 2 packs 2400 nicd que comprei do Alekimura e alias ainda nem paguei!!!! :oops: e vou te falar em ... são otimos!

Editado pela última vez por Deividfei em Seg Jul 21, 2008 2:15 pm, em um total de 3 vezes.

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 2:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Deividfei escreveu:
Seanikaido escreveu:

Eu tô usando 3700, 3800 e até uma 3300!

São muito boas e a descarga não deixa a desejar perto de uma 4200!! (Pro Lata!)

Isso que o Kimura disse tem muito nexo sim, eu mesmo acabei com dois packs IB4200, acredito que pela baixa corrente que o Latinha puxa!

Simmmmm!! to com 2 packs 2400 nicd que comprei do Alekimura e alias ainda nem paguei!!!! :oops: e vou te falar em ... são otimos!

muito legal a tese, quero ver é comprar essas baterias novas!!

Imagem

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 2:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não entendi as mensagens acima... Ficou tudo doida

MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2008 2:10 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Seanikaido escreveu:
Não entendi as mensagens acima... Ficou tudo doida

O Cold que não manja naaaaaada de HTML errou na hora de editar a citação... rsrsrsrsrsrsrsrsrs...

pois é.. bat nova pode esquecer!!! mas o futuro ta chegando e logo vamos estar falando so de lipo...

Editado pela última vez por Deividfei em Seg Jul 21, 2008 2:16 pm, em um total de 1 vez.

Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas