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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 7:04 pm 
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Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida.

Uma bateria de nimh, de 7.2v e uma bateria de lipo de 7.4 tem muita diferença na força!? Desprezando-se claro a diferença de 0.2 entre uma e outra.

Por exemplo. Sabe-se que as baterias de litium possuem uma capacidade de descarga bem maior que as de niquel.

Por essa lógica, imagino que para que um pack de niquel tenha a mesma força que um pack de lipo de 7.4, aquele tenha que ter uma voltagem maior, tipo 8.4 ou 9.6!!

Será que dá para ter uma base desse tipo de comparação ou a voltagem é o que interessa mesmo, e a capacidade de descarga não consegue igualar nada!?

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Abraços. Pabulinho.

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 10:07 pm 
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Bom, eu não sou especialista, mas vamos lá:

Quanto maior a voltagem da bateria, maior deverá ser a capacidade de descarga dela, uma vez que a potência (watts) = corrente (amp) X tensão (volt)

Esses 0,2 volts que você citou é desprezível, uma vez que as baterias pegam facilmente muito mais de 1,2 volts quando carregadas. Ou seja, é normal um pack de 7,2 volts passar de 8 volts após a recarga.


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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 10:11 pm 
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Pois é, até aí tudo bem.

Mas normalmente um pack de nimh tem no máximo 10c de descarga enquanto uma lipo tem fácil 20c 25c ou 30c.

Isso não faz diferença significativa?!

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 10:34 pm 
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pabulinho escreveu:
Pois é, até aí tudo bem.

Mas normalmente um pack de nimh tem no máximo 10c de descarga enquanto uma lipo tem fácil 20c 25c ou 30c.

Isso não faz diferença significativa?!

Faz diferença se o seu motor pede mais que 10C da sua pack
Se seu motor exige mais do que sua atual pack consegue fornecer sim.

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 11:26 pm 
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Exatamente

É igual um chuveiro: se ele consome 5000 watts a 220 volts, dá 23 ampéres. Se você colocar um disjuntor de 25 ou 30 ampéres, não fará diferença, porque ele não vai usar mesmo.

Ah, eu pensei que você estava comparando NiMH com Li-Ion. Mas realmente Li-po é o futuro.


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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 11:45 pm 
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Isso mesmo =D
E nos caso das baterias, quando ela não é capaz de fornecer o que o motor pede, ela vai baixar a tensão, e claro, o motor vai girar menos...

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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2008 10:49 am 
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O que que um latinha normalmente consome?!

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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2008 12:00 pm 
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7,9A


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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2008 6:12 pm 
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Afff... e minhas duas baterias são de 4c... Nem os latinha elas conseguem empurrar. hauhauhauhauhau... Lamentável.

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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2008 7:29 pm 
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Mas até onde eu sei, você multiplica a capacidade de descarga pelos mAh

Por exemplo:

2000mah com 4C = 8000mA ou 8A
3000mah com 4C = 12000mA ou 12A

Alguém pode confirmar?


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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2008 7:38 pm 
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Fernando escreveu:
Mas até onde eu sei, você multiplica a capacidade de descarga pelos mAh

Por exemplo:

2000mah com 4C = 8000mA ou 8A
3000mah com 4C = 12000mA ou 12A

Alguém pode confirmar?

Isso mesmo!

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MensagemEnviado: Qui Jun 12, 2008 11:10 am 
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Desculpa, editei aqui.... tinha lido errado e já entendi o que houve... heheheh. desconsidera.


Então continuando com minha humilde dúvida:

Se o motor puxa 7,9 amperes e meu pack tem capacidade de descarga de 4c, eu não consigo fazer ele andar 100%, correto??!

Precisaria de um pack de pelo menos 8c ou não tem nada a ver!?

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MensagemEnviado: Qui Jun 12, 2008 11:32 am 
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pabulinho escreveu:
Desculpa, editei aqui.... tinha lido errado e já entendi o que houve... heheheh. desconsidera.


Então continuando com minha humilde dúvida:

Se o motor puxa 7,9 amperes e meu pack tem capacidade de descarga de 4c, eu não consigo fazer ele andar 100%, correto??!

Precisaria de um pack de pelo menos 8c ou não tem nada a ver!?


Incorreto. O número de C é uma variável que deve ser MULTIPLICADA pela capacidade de sua Bateria.

Que bateria você está querendo usar? Como o Fernando já disse, se for uma de 2000mah com capacidade de descarga 4c, ela terá uma capacidade de descarga CONSTANTE de 8A. Entendeu o cálculo?

Ah, não existe NENHUMA máquina que tem rendimento 100%. Isso mesmo, nenhuma no mundo.

Aqueceu, perdeu rendimento. Só para se ter idéia, o rendimento de um motor a combustão, gira em torno dos 30/40%.

Desculpa, mas para mim é muita teoria em uma coisa que na prática, é bem diferente.

O motor não "puxa" com amperagem constante, a carga que ele irá solicitar mudará de acordo com o terreno, pneus, peso do modelo, temperatura no dia, temperatura do motor no momento!

Com o aquecimento do pack, a capacidade de descarga vai mudando também (Lipo consegue manter bem mais)

Agora, falando praticamente.

O que você tem, e você quer fazer o quê? :D

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MensagemEnviado: Qui Jun 12, 2008 12:22 pm 
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Primeiramente obrigado pela explicação... heheheh...

Na verdade só quero aprender um pouco mais.

A história é a seguinte:

Eu tenho um pack de 3.000 mah de nimh com descarga de 3c e 7.2.

Comprei um pack de 4.250 mah de lipo com descarga de 20c e 7.4

com certeza, o RC vai ficar muito mais forte e rápido com a de lipo, não só por causa dos 0,2 vots a mais, mais pela descarga muito maior.

Aí vamos lá: a minha pergunta inicial era, uma bateria de nimh de 8.4 vai fazer o carrinho ficar melhor que a de lipo de 7.4, mesmo tendo uma descarga bem menor?

Não sei se fui mais claro agora.

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MensagemEnviado: Qui Jun 12, 2008 1:48 pm 
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Foi mais claro sim, e, na minha opnião, sim, uma bateria com maior voltagem, vai fazer com que o motor tenha maior giro.

Não acredito que a Lipo de 7,4 v , mesmo com alta descarga, bata a de 8,4v.

Massss como eu não tenho muita prática com Lipo, peço ajuda dos universitários!

E aí pessoal? :D

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