RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 4:58 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Dez 05, 2008 3:56 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
tenho varias baterias de nimh inutilizadas devido estarem com uma ou duas celulas pifadas (0 v ) , e achei um projeto de um aparelho chamado Zapper que por uma descarga capacitiva reativa as celulas zeradas, o projeto só tem fotos e não tem o circuito, pelo que entendi , um transformador com uma ponte retificadora carrega uns capacitores ( 2000uf/100v) e por um SCR descarrega sobre a celula aberta restaurando a resistencia interna, ALGUEM CONHECE ISSO.
tenho o projeto numa pasta nos meus docunentos , mas não consegui colocar aquí, só consegui reduzir duas fotos.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Imagem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album

MensagemEnviado: Sex Dez 05, 2008 4:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

http://www.rcmart.com/catalog/rc-batter ... th=52_1277

Na verdade, o processo é para aumentar a voltagem da bateria durante a descarga e baixar a resistencia interna.

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 3:16 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Alekimura , oque voce acha da possibilidade do Zapper recuperar essas celulas abertas ( 0v ) abaixando a resistencia interna delas com a descarga capacitiva ?

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 3:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Oliveirarmp escreveu:
Alekimura , oque voce acha da possibilidade do Zapper recuperar essas celulas abertas ( 0v ) abaixando a resistencia interna delas com a descarga capacitiva ?

Acho pouco provavel, normalmente as celulas que ficam assim é pq foi revertida a polaridade

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 4:19 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Alekimura , essas baterias são Yokomo 4200, tenho 14 que comprei de um cara que veio do Japão á dois anos passar o natal com a familia, carreguei só uma vez ( pegaram + de 4700) e ficaram guardadas todo esse tempo porque não andei com os carros delas ( elas não servem nos Tamiyas ), agora que fui carregar as bichinhas e não pegam mais carga, estou fazendo uma fonte de 100V com capacitor de 50000uf ( + ou - o que usa no zapper ) e vou dar umas descargas nelas, se não der certo já estão perdidas mesmo.
depois eu pego só as celulas boas e monto uns 4 pacs.

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 5:02 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Oliveirarmp escreveu:
Alekimura , essas baterias são Yokomo 4200, tenho 14 que comprei de um cara que veio do Japão á dois anos passar o natal com a familia, carreguei só uma vez ( pegaram + de 4700) e ficaram guardadas todo esse tempo porque não andei com os carros delas ( elas não servem nos Tamiyas ), agora que fui carregar as bichinhas e não pegam mais carga, estou fazendo uma fonte de 100V com capacitor de 50000uf ( + ou - o que usa no zapper ) e vou dar umas descargas nelas, se não der certo já estão perdidas mesmo.
depois eu pego só as celulas boas e monto uns 4 pacs.

Eu acho que é pior fazer isso que tentar ciclar, tente fazer ciclos (o mesmo ciclo que fazemos quando pegamos baterias NOVAS)

Para quem não sabe, quando compramos baterias Zero, ela pode ter ficado na prateleira muito tempo, logo, zerar é "comum", Baterias assim, não se pode carregar a corrente muito alta, vc precisa fazer ciclos começando com corrente baixa (tanto na carga quanto na descarga) e ir subindo... tipo, faça uns 5 ciclos, começando com 1A e aumentando 1A por ciclo. Foi o que um Japones me disse a um tempo atras...

MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2008 6:05 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

vou tentar com uma , vou deixar no ICE com 500ma de carga e desc. para começar, 5 ciclos vai demorar uns 3 dias, mas se der certo até o fim do ano eu salvo algumas.

Imagem

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas