RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Dez 28, 2008 10:00 pm 
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Hoje quando fui pra pista percebi que minha LiPo estava estufada (é uma Intellect 2S 25C 5000mah), mas ela não estava estufada quando eu a carreguei pela ultima vez semana passada, e disso eu tenho certeza porque verifiquei após a carga e ela estava normal... carreguei ela balanceando com o iMax.

Tem como ela estufar enquanto está guardada?
Será que tem como reverter o processo?

De qualquer forma, não resisti e usei ela assim mesmo... andei uns 10-15min de 7700kv com ela na pista e parecia tudo normal com a descarga... e sem fumaça ou explosão! Heuheueheu..

Alguém aí dá uma luz?

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 10:59 am 
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estufa sim. tem como reverter.... ai tem gente que diz que sim, e tem gente que diz que não..

bom. bem vindo ao maravilhoso mundo das lipos...

se pode pegar fogo?? pode sim, é só continuar usando ela estufadinha. uma hora ela explode, carregando ou andando. uma hora vai.

e pra quem achava que lipo é eterna.. ta ai... daqui a pouco com o tempo vai aparecendo mais gente tendo problemas com a Lipo... que como as nimh ou nicd tem vida util tb. e um dia ela se vai!! hehehe

acho que o melhor a fazer é furar ela e jogar dentro d'agua, não arriscaria meu com uma lipo estufadinha.. mesmo sabendo que pode demorar a explodir. ou pode nunca explodir. sei-la.

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 11:14 am 
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Não é aconselhavel guardar uma lipo totalmente carregada por muito tempo... na verdade, bateria nenhuma é uma boa ideia por N motivos....

a bateria armazena energia atraves de reação quimica.... com a mudança de temperatura isso muda.. se vc carrega hj a 20º ... e amanha esta a 30° ou vice versa, vc pode estrapolar a carga e ter o mesmo efeito de bateria com sobrecarga entendeu? é so isso... nao passa de uso inadequado... nao guardem suas lipos totalmente carregadas

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 12:25 pm 
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Galera as LiPo são tudo de bom!
todo mundo fica com medo das LiPos por causa de videos no Youtube :putz:
ninguem nunca viu uma LiPo explodir no carro!tem sempre uma camera apontada para a bateria bem na hora que vai explodir!e nos videos nunca se fala como estão sendo carregadas!
tudo que é feito fora das especificações não dá certo! e as SUB-C tambem explodem!lembram o que aconteceu com o pack do marquinhos né?
já pesquisei sobre isso e realmente elas estufam um pouco sim! é normal!
só estou usando LiPo agora!as minhas já cairam,amasaram e tudo mais e nada de explodir :mrgreen:

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 12:54 pm 
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Tide, eu acho que todo mundo entendeu que lipo é boa. mas não é a 8ª maravilha do mundo. melhor que NIMH sim. mas ta longe de ser perfeita... elas explodem usando bem ou mau. as vezes até cuidando bem elas estufam. como as nimh.

lipo é tudo de bom, e o que me diz das LiFePo.... que pra min, a vida das lipos ja esta contada... daqui um ou 2 anos ja era as lipo. e a discução no forum vai ser. gente, lifepo é muito melhor e bla... bla... bla...

TIDE escreveu:
Galera as LiPo são tudo de bom!
todo mundo fica com medo das LiPos por causa de videos no Youtube :putz:
ninguem nunca viu uma LiPo explodir no carro!tem sempre uma camera apontada para a bateria bem na hora que vai explodir!e nos videos nunca se fala como estão sendo carregadas!
tudo que é feito fora das especificações não dá certo! e as SUB-C tambem explodem!lembram o que aconteceu com o pack do marquinhos né?
já pesquisei sobre isso e realmente elas estufam um pouco sim! é normal!
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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 1:46 pm 
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Nao concordo com o fim da lipo pras life....

pelo simples fato da tensao ser menor e o peso maior.... acho que elas vao ter que conviver um om tempo uma com a outra...a vantagem da life éo tempo de carga que da pra carregar em 5c.... isso é muito bom... porem 6,4 pra 7,4V é uma boa diferença... em um 5700Kv sao 5700 cinco mil e setessentos giros a menos.... acha pouco!? ....eu nao.... se fosse em carros de passeio que visa longetividade... blz.. mas qdo falamos de performance ... peso e potencia fala bem alto.... andar com LIfe ao invés de LIPO seria como andar com um pack de 5cell ao inves de 6cell de nimh... pensem nisso.....



Cold Fusion escreveu:
Tide, eu acho que todo mundo entendeu que lipo é boa. mas não é a 8ª maravilha do mundo. melhor que NIMH sim. mas ta longe de ser perfeita... elas explodem usando bem ou mau. as vezes até cuidando bem elas estufam. como as nimh.

lipo é tudo de bom, e o que me diz das LiFePo.... que pra min, a vida das lipos ja esta contada... daqui um ou 2 anos ja era as lipo. e a discução no forum vai ser. gente, lifepo é muito melhor e bla... bla... bla...

TIDE escreveu:
Galera as LiPo são tudo de bom!
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ninguem nunca viu uma LiPo explodir no carro!tem sempre uma camera apontada para a bateria bem na hora que vai explodir!e nos videos nunca se fala como estão sendo carregadas!
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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 1:50 pm 
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Tem outro ponto, LiPo anda mais... mas será que anda muito mais? ninguem que usa LiPo coloca lastro para deixar o carro com o mesmo peso que com NiMH, tem que colocar por volta de 170g de lastro para igualar (considerando uma Lipo de 5000 comparado a uma NiMH de 4200), e isso faz muita diferença...

Sobre estufar, o Helvio uma vez me disse que é normal... Mas, pode acontecer por sobrecarga ou deixar cair demais a tensão, vendo o manual do meu carregador, fala que é para carregar a Lipo até 3.8v por celula quando for guardar.

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 2:10 pm 
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segundo relato de quem usa. a diferença na voltagem não muda em nada o desempenho do carro. talvez isso possa ser visualmente. mas melhor do que especular é colocar um do lado do outro. ai podemos ver se esses 5700 rpm a menos vão fazer diferença.

Deividfei escreveu:
Nao concordo com o fim da lipo pras life....

pelo simples fato da tensao ser menor e o peso maior.... acho que elas vao ter que conviver um om tempo uma com a outra...a vantagem da life éo tempo de carga que da pra carregar em 5c.... isso é muito bom... porem 6,4 pra 7,4V é uma boa diferença... em um 5700Kv sao 5700 cinco mil e setessentos giros a menos.... acha pouco!? ....eu nao.... se fosse em carros de passeio que visa longetividade... blz.. mas qdo falamos de performance ... peso e potencia fala bem alto.... andar com LIfe ao invés de LIPO seria como andar com um pack de 5cell ao inves de 6cell de nimh... pensem nisso.....



Cold Fusion escreveu:
Tide, eu acho que todo mundo entendeu que lipo é boa. mas não é a 8ª maravilha do mundo. melhor que NIMH sim. mas ta longe de ser perfeita... elas explodem usando bem ou mau. as vezes até cuidando bem elas estufam. como as nimh.

lipo é tudo de bom, e o que me diz das LiFePo.... que pra min, a vida das lipos ja esta contada... daqui um ou 2 anos ja era as lipo. e a discução no forum vai ser. gente, lifepo é muito melhor e bla... bla... bla...

TIDE escreveu:
Galera as LiPo são tudo de bom!
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ninguem nunca viu uma LiPo explodir no carro!tem sempre uma camera apontada para a bateria bem na hora que vai explodir!e nos videos nunca se fala como estão sendo carregadas!
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alekimura escreveu:
Tem outro ponto, LiPo anda mais... mas será que anda muito mais? ninguem que usa LiPo coloca lastro para deixar o carro com o mesmo peso que com NiMH, tem que colocar por volta de 170g de lastro para igualar (considerando uma Lipo de 5000 comparado a uma NiMH de 4200), e isso faz muita diferença...

Sobre estufar, o Helvio uma vez me disse que é normal... Mas, pode acontecer por sobrecarga ou deixar cair demais a tensão, vendo o manual do meu carregador, fala que é para carregar a Lipo até 3.8v por celula quando for guardar.

eu fiz!
coloquei lastro para igualar o peso e não mudou nada!
Ale lembra que la na pista nos vimos que meu carro estava desigual,pois tinha mais peso de um lado que do outro né? coloquei chumbo de roda pra igualar!
não mudou o desempenho em nada!só ficou mais dificil para o bicho :mrgreen:

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 2:25 pm 
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TIDE escreveu:
alekimura escreveu:
Tem outro ponto, LiPo anda mais... mas será que anda muito mais? ninguem que usa LiPo coloca lastro para deixar o carro com o mesmo peso que com NiMH, tem que colocar por volta de 170g de lastro para igualar (considerando uma Lipo de 5000 comparado a uma NiMH de 4200), e isso faz muita diferença...

Sobre estufar, o Helvio uma vez me disse que é normal... Mas, pode acontecer por sobrecarga ou deixar cair demais a tensão, vendo o manual do meu carregador, fala que é para carregar a Lipo até 3.8v por celula quando for guardar.

eu fiz!
coloquei lastro para igualar o peso e não mudou nada!
Ale lembra que la na pista nos vimos que meu carro estava desigual,pois tinha mais peso de um lado que do outro né? coloquei chumbo de roda pra igualar!
não mudou o desempenho em nada!só ficou mais dificil para o bicho :mrgreen:

Não mudou nada oque? o Desempenho? Digo, continua andando mais que NiMH?

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 2:52 pm 
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alekimura escreveu:
TIDE escreveu:
alekimura escreveu:
Tem outro ponto, LiPo anda mais... mas será que anda muito mais? ninguem que usa LiPo coloca lastro para deixar o carro com o mesmo peso que com NiMH, tem que colocar por volta de 170g de lastro para igualar (considerando uma Lipo de 5000 comparado a uma NiMH de 4200), e isso faz muita diferença...

Sobre estufar, o Helvio uma vez me disse que é normal... Mas, pode acontecer por sobrecarga ou deixar cair demais a tensão, vendo o manual do meu carregador, fala que é para carregar a Lipo até 3.8v por celula quando for guardar.

eu fiz!
coloquei lastro para igualar o peso e não mudou nada!
Ale lembra que la na pista nos vimos que meu carro estava desigual,pois tinha mais peso de um lado que do outro né? coloquei chumbo de roda pra igualar!
não mudou o desempenho em nada!só ficou mais dificil para o bicho :mrgreen:

Não mudou nada oque? o Desempenho? Digo, continua andando mais que NiMH?

sim continua andando mais que NiMH!
acho que por causa do runtime feladamãe que as LiPos tem,a aceleração é praticamente igual do começo ao fim da reta onde testei com e sem lastro!
o desempenho continua maravilhoso

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 8:09 pm 
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Não foi oque aconteceu nos testes que realizamos, acho que suas NiMH não servem como base para comparação.

Não posso comentar muito sobre o teste, mas a diferença de Lipo para NiMH usando pneu alpha e motor 9.5 é de + ou - 3 décimos de segundo por volta, e a diferença de LiPo para NiMH usando pneus Sorex e motor 9.5 não existe, vira exatamente o mesmo tempo. Agora um detalhe, as primeiras 5 voltas de NiMH são mais fortes que LiPo.

Não tem como dizer se anda mais ou menos OLHANDO, pode parecer mais rápido, mas oque realmente vai apontar é o Cronometro.

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 11:31 pm 
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Quando criei esse tópico eu sabia que os defensores das NiMh não iam deixar passar sem tirar uma onda! Hehe.
Calmaí galera... a bateria estufou um pouco, mas estou usando ela de boa sem fumaça e sem explosões! :wink:

Sempre que carrego ela uso o balanceador, e uso o cut-off do Mamba para não deixá-la descarregar demais tbm... a única coisa que falaram aí que é errado e eu costumo fazer é guardar as baterias 100% carregadas, frequentemente faço isso sem querer.

Agora, são fatos:

1 - Essa LiPo que eu uso é uma das mais baratas do mercado e não tá na lista das aprovadas pela ROAR (talvez por isso tenha estufado!)
2 - Mesmo que eu venha a perdê-la no futuro, o preju será pouco em vista dos que já tive com NiMh
3 - Essa 2s de 5000mah dá um runtime de quase 15min andando de 7700kv numa pista longa, na mesma pista uma IB4200 durava 7min
4 - Mesmo limitando o punch em 30% no esc, já perdi uma coroa e uma correia (que ficou banguela) com essa bateria (algo que nunca tinha me acontecido em mais de 1 ano andando de NiMh).

Agora, isso se resume em tempos melhores nas voltas?
Depende do circuito... em circuitos travados mal se vê diferença de stock pra modified, ou de 5 pra 6 cells!!
Aqui no retão da AJARC visualmente a LiPo anda mais, e nas retomadas vc sente o carro com muito mais força e até se vê que come mais pneu... mas obviamente não marquei tempo pra ter número exatos.

Por mais que se duvide desses fatos (e eu sempre duvidei MUITO), quem experimenta LiPo muda de idéia na hora!

Aliás, o Aldo (que não é NADA iniciante! Hehe.) me passou por MP uma receita pra tentar desestufar a bateria, vou colá-la aqui:

-----------------

Gunz, as lipo estufam por carga desbalanceada ou descarga além do seu limite.

Tenta "desestufar" a sua. Descarrega as células individualmente (identifica pelo cabo de balanceamento cada uma das células e descarrega cada uma até 3V), depois carrega cada célula individualmente bem lento, a 1A até 4,15.

Provavelmente irá desinchar a célula. Aí, descarrega ele com o balanceador até 3V e carrega balanceando novamente, a 0,5C.

-----------------

Depois tento essa receita pra ver no que dá, mas uma coisa é certa... continuarei a usar essa bateria até ver fumaça! Hehehehe... "Burn baby, burn!" :twisted:

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MensagemEnviado: Seg Dez 29, 2008 11:44 pm 
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Sobre LiPo X LiFePo4... na minha modestíssima opinião a LiFe até tem potencial para dar um pontapé nas LiPos devido ao seu tempo de carga fantástico e sua descarga de 30C que não é nada mal. Mas pra isso alguma empresa vai ter que abraçar a idéia e investir pra deixar as LiFe melhores, menores e mais leves (me parece que a Orion vai tentar fazer isso).
Mas enfim, da mesma forma que isso pode acontecer, também pode acontecer das LiPos serem melhoradas e aceitarem cargas bem mais rápidas tbm... vai saber?

Eu não arrisco um palpite... :?

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ja cansei de tentar explicar.... nao sei nem porque continuo entrando nesses assuntos... ai ai ai .....

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