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MensagemEnviado: Seg Ago 13, 2007 10:51 am 
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Meu novak 4,5 pede, segundo o manual, 10~10,5 de relação... o seu deve ficar na casa dos 11~11,5.

Coloque coroa maior e pinhão menor até chegar nessa relação..

abraço


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MensagemEnviado: Seg Set 10, 2007 5:22 pm 
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alguem tem ou alguem sabe onde tem para vender o cooler do gtb? Sera que ele aguenta uns 10 min sem cooler com uma relacao 11?


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MensagemEnviado: Seg Set 24, 2007 10:27 am 
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opa, to andando com relacao 9 sem cooler!! A bateria tambem parece que ta durando mais!! So que estou usando uma bolha que ventila bem kkk.


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MensagemEnviado: Ter Set 25, 2007 4:41 pm 
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Galera,
Pegando carona ai neste tópico, uso um TA05-R.

Estou querendo colocar um Mamba Max 7700 kv + esc.

Estou com uma corôa de 105T e tenho pinhôes 28T e 29T.

É loucura ? deveria aumentar o pinhão (38, 39 ou 40T ?)

eU devo colocar ELE pra correr em uma pista de 60metros de reta.

Um abraço rapaziadA


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MensagemEnviado: Ter Set 25, 2007 7:17 pm 
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Já acho loucura vc correndo com 28. Não conheço o Mamba, mas 8,4 de relação acho um pouco longa demais.

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MensagemEnviado: Ter Set 25, 2007 8:57 pm 
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MSYano escreveu:
Já acho loucura vc correndo com 28. Não conheço o Mamba, mas 8,4 de relação acho um pouco longa demais.


É o que o pessoal usa em brasileiro.

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 Título: gear
MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 2:05 am 
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OI, amigo o novak 3,5 precisa de pelo menos um gear final de 10~11 vc esta com 5 alguma coisa, realmente vc vai futuramente danificar o seu esc, para calcular é bem simples , muita gente critica o novak por esquentar e na verdade o pessoal não sabe é usar !, isso caso não saiba !.
Ex: a coroa 70 o pinhão 30 , 70div30 , 70/30 = 2.5 , vezes ( x) o gear interno so seu carro, vc acha por ai na net digitando gear ratio internal, me parece que o TA é 2,6 , 2,5x 2,6 = 6,25 , longe ainda pro novak3.5, uma coroa 78 e pinhao 20 da +/- uns 10 de ratio final.
é logico que é gostoso andar com ratio pequeno o carro corre mesmo, mas é so pra dar umas brincadas de vez em quando, da pra fazer o carrinho passar do 200km como o do video do youtube,
( http://www.youtube.com/watch?v=yI5xLNeNDO8 ) mas no dia a dia não da amigo pois certamente o esc, o motor , as baterias, chassis parafusos, roda, pneu .... e $$$, vai tudo pro saco hehe. valeu.


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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 2:52 am 
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Caro Mestre PRCG,

Então vc recomenda a relação 8.44 ? (28 T)

Lembro novamente que irei correr com uma mamba 7700 kv + esc, numa pista com reta de 60 metros e varias curvas de alta.

Será que vai superaquecer ou guenta bem o tranco ?

Esta pista fica em niteroi (http://www.rcniteroi.com) e predomina os carros a combustão ..... será que detono eles ? huahuahuah

Que diferença faria se invés de pinhão 28T eu usasse um pinhão 39T (6.06) ou um 40T (5.91) ? Mais velocidade ? motor mais quente ? menos estabilidade ? Esc fritando ? ???? ????? ?????

Sou garoto ainda no hobby e aprendo muito com vcs .....

Abraço a todos ;.....


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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 3:30 am 
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missionario escreveu:
Caro Mestre PRCG,

Então vc recomenda a relação 8.44 ? (28 T)

Lembro novamente que irei correr com uma mamba 7700 kv + esc, numa pista com reta de 60 metros e varias curvas de alta.

Será que vai superaquecer ou guenta bem o tranco ?

Esta pista fica em niteroi (http://www.rcniteroi.com) e predomina os carros a combustão ..... será que detono eles ? huahuahuah

Que diferença faria se invés de pinhão 28T eu usasse um pinhão 39T (6.06) ou um 40T (5.91) ? Mais velocidade ? motor mais quente ? menos estabilidade ? Esc fritando ? ???? ????? ?????

Sou garoto ainda no hobby e aprendo muito com vcs .....

Abraço a todos ;.....


Não fui chamado, mas vou meter o bedelho....
Velhinho,
A pista que correm o Brasileiro é como a que citou: reta longa e curvas de alta.
Em campeonatos o pessoal usa a relação no limite do limite... E com certeza, muita gente frita ESC's e motores a dar com pau nessa de encontrar os seus limites.
Portanto, tenha este valor como referência apenas...
Sugiro que parta para uma relação mais curta que isso, pelo menos pra começar. Algo em torno de 9 a 9,5.
Daí você vai acompanhando o desempenho do conjunto... se o motor tá esquentando, se o ESC tá esquentando...
Não tem fórmula mágica. As referências ajudam muito, mas o que vale mesmo é o famos "EXPERIMENTÔMETRO".
Ah! A diferença entre usar as relações que citou é que as duas últimas (6.06 e 5.91) precisariam de uma reta de 200m pra atingirem a velocidade final, enquanto a primeira atingiria a velocidade final em aproximadamente 1/5 disso.
Beleza?
Grande abraço

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 Título: Re: gear
MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 8:37 am 
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rcelétrico escreveu:
OI, amigo o novak 3,5 precisa de pelo menos um gear final de 10~11 vc esta com 5 alguma coisa, realmente vc vai futuramente danificar o seu esc, para calcular é bem simples , muita gente critica o novak por esquentar e na verdade o pessoal não sabe é usar !, isso caso não saiba !.
Ex: a coroa 70 o pinhão 30 , 70div30 , 70/30 = 2.5 , vezes ( x) o gear interno so seu carro, vc acha por ai na net digitando gear ratio internal, me parece que o TA é 2,6 , 2,5x 2,6 = 6,25 , longe ainda pro novak3.5, uma coroa 78 e pinhao 20 da +/- uns 10 de ratio final.
é logico que é gostoso andar com ratio pequeno o carro corre mesmo, mas é so pra dar umas brincadas de vez em quando, da pra fazer o carrinho passar do 200km como o do video do youtube,
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poxa!!! não desmereça o forum!!!

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?t=2804

aqui tem internal ratio de varios carrinhos, e ainda ensina a calcular.

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 Título: Re: gear
MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 9:30 am 
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Ex: a coroa 70 o pinhão 30 , 70div30 , 70/30 = 2.5 , vezes ( x) o gear interno so seu carro, vc acha por ai na net digitando gear ratio internal, me parece que o TA é 2,6 , 2,5x 2,6 = 6,25 , longe ainda pro novak3.5, uma coroa 78 e pinhao 20 da +/- uns 10 de ratio final.
é logico que é gostoso andar com ratio pequeno o carro corre mesmo, mas é so pra dar umas brincadas de vez em quando, da pra fazer o carrinho passar do 200km como o do video do youtube,
( http://www.youtube.com/watch?v=yI5xLNeNDO8 ) mas no dia a dia não da amigo pois certamente o esc, o motor , as baterias, chassis parafusos, roda, pneu .... e $$$, vai tudo pro saco hehe. valeu.


poxa!!! não desmereça o forum!!!

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?t=2804

aqui tem internal ratio de varios carrinhos, e ainda ensina a calcular.


Caro companheiro Cold. Na lista não consta o TA-05R. Mas já ensino o Internal Ratio é de 2,25

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 Título: Re: gear
MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 9:30 am 
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OI, amigo o novak 3,5 precisa de pelo menos um gear final de 10~11 vc esta com 5 alguma coisa, realmente vc vai futuramente danificar o seu esc, para calcular é bem simples , muita gente critica o novak por esquentar e na verdade o pessoal não sabe é usar !, isso caso não saiba !.
Ex: a coroa 70 o pinhão 30 , 70div30 , 70/30 = 2.5 , vezes ( x) o gear interno so seu carro, vc acha por ai na net digitando gear ratio internal, me parece que o TA é 2,6 , 2,5x 2,6 = 6,25 , longe ainda pro novak3.5, uma coroa 78 e pinhao 20 da +/- uns 10 de ratio final.
é logico que é gostoso andar com ratio pequeno o carro corre mesmo, mas é so pra dar umas brincadas de vez em quando, da pra fazer o carrinho passar do 200km como o do video do youtube,
( http://www.youtube.com/watch?v=yI5xLNeNDO8 ) mas no dia a dia não da amigo pois certamente o esc, o motor , as baterias, chassis parafusos, roda, pneu .... e $$$, vai tudo pro saco hehe. valeu.


poxa!!! não desmereça o forum!!!

http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?t=2804

aqui tem internal ratio de varios carrinhos, e ainda ensina a calcular.


Caro companheiro Cold. Na lista não consta o TA-05R. Mas já ensino o Internal Ratio é de 2,25


ja vou adicionar aaaaagoraaaaaaa!!! VAleu!!!!

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 11:29 am 
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OI, iiiiiii desculpa mesmo eu não fiz por querer alias eu não havia procurado por aqui, mas ja que tem aqui é uma mão na roda.
Valeuuu


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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 8:46 pm 
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Caro Mestre PRCG,

Então vc recomenda a relação 8.44 ? (28 T)

Lembro novamente que irei correr com uma mamba 7700 kv + esc, numa pista com reta de 60 metros e varias curvas de alta.

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Abraço a todos ;.....

Quando corri em Indaiatuba (pista de alta, com reta grande e curvas abertas) com o Mamba Max 7700 usei uma relação final de 9.375. Mas tava um dia quente, por isso precisei maneirar pra não "fritar" o motor. Aqui em São José, que também é uma pista de alta, usei 8.52 (mais velocidade final) e não tive problema de superaquecimento, mas o dia não estava muito quente...

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2007 9:44 pm 
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Começa com 9 e ve se ta muito quente, se estiver aumenta a relação, se não diminui!

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